Primeiro Aquário By NeOXinHuH


Rui Oliveira

Recommended Posts

Olá Malta.

 

após me terem oferecido um aquário usado e restante equipamento, fiquei logo com o bichinho dos peixes, mas como qualquer iniciante, tenho lido bastante e aqui no fórum, onde obtive mt informação útil.

 

Dados do aquário:

 

Medidas:

C:51 cm

L:25 cm

A:29 cm

L: 37 Litros

Temp: 25ºC

 

Filtro:

Tipo interno

Marca: Tetratec

Modelo: IN400Plus

 

Termostato:

Aquapor Eco-Term 75W

 

Bomba do Ar:

Aquapor Bomba de Ar Eco 9800

 

Decoração:

Planta artificial

e Barco com esconderijos.

 

Foto do setup:

http://imageshack.com/a/img9/5484/ox8d.jpg

 

O aquário não tem peixes, pois estou a fazer a preparação do mesmo, já está com água há 2 semanas, coloquei comida de peixe 1 única vez para iniciar o ciclo e fiz hoje a 1ª TPA em 20% da água.

 

Produtos que comprei mas ainda não coloquei nenhum no aqua:

Sera Quick Test pH,kH,gH, NO3 e NO2 - penso que seja completo.

Sera Bio Nitrivec - bactérias

Sera Aquatan - anticloro

 

Comida:

ActivePet do pingo doce para peixes tropicais.

 

Pretendo ter:

Coridora

Guppies

Neons Chineses

 

1ª Leitura de água há minutos, por teste de tira, podem não ser valores reais, mas é aproximado

pH: 7.2

kH: 6ºd

GH: >6º D

NO2: 0

NO3: 100

 

Penso ter mais ou menos tudo encaminhado, mas caso achem que algo não está bem, aceito e agradeço sugestões.

 

Obrigado

Cumprimentos

NeOXinHuH

Editado por Rui Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não há comentários, espero que seja sinal que está tudo bem :)

 

reparei que não tenho teste de amónia, tenho que comprar.

 

Tenho uma dúvida, a comida de peixe de coloquei, está no fundo do aquário, pois as folhas engrossaram e foram para o fundo, e está lá desde 2ª feira, não devo retira-la?

 

Obrigado

Cumprimentos

NeOXinHuH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui!

 

Em relação á comida ela vai decompôr-se e alimentar as bactérias. Podes também enviá-la directamente para dentro do filtro. Não é preciso muita. Eu coloco caracóis para fazer o ciclo. São muito importantes para a limpeza do aquário e ajudam nesse sentido também.

 

Quanto ao aqua...o que posso dizer-te é que deves tê-lo da maneira que gostares mais. Eu pessoalmente não gosto de nada que não seja natural. Só coloco pedras e troncos para decorar. Podes sempre ir a uma mata e arranjar umas pedras que não sejam calcárias, lavas bem com água a ferver e podes colocar no aqua, o mesmo se passa com troncos ou raizes, desde que não sejam resinosos.

 

Quanto às plantas, acho que faz toda a diferença colocares plantas naturais. Para o ecossistema do aquário são importantíssimas, pois vão absorver o Nitrato que em grande quantidade pode fazer mal à Fauna.

 

Já agora, cuidado com a quantidade de peixes, se comprares peixes de cardume deves colocar sempre um minimo de 5/6, e lê de modo a veres qual o pH/gH das espécies, de modo a que tenhas um aquário com água compatível com a Fauna.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

obg pelo feedback, a comida que coloquei que foram 3 ou 4 folhas estão lá desde 2ª Feira mas não dissolveu, continua no fundo, mas vejo partículas a circular pelo aquário o que a partida será bom sinal.

 

O facto de ter 0 nitritos e 100 nitratos e não saber o valor da amónia, é o que me está a deixar mais preocupado.

 

Quanto às plantas naturais entendo que seja sempre melhor, mas é algo que requer manutenção regular, dai ter optado por artificial.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite , o Ciclo do azoto começa com a Amónia, nitritos e por fim nitratos , visto que tens nitritos a 0 e os nitratos a 100 e já tens o aqua a ciclar ha muito tempo , pela minha experiência e inclusive acabei há pouco tempo de ciclar 9 aquários de varias dimensões e diferentes setups , deves ter a amónia a zero , eu pelos testes que fiz nos meus , quando tinha nitritos a zero e nitratos bastante altos a amónia era sempre zero. mas como isto não é uma ciência exacta cabe a ti decidir se deves meter já os peixes ou não .
Em relação as plantas elas ajudam muito a absorver os nitratos do aqua assim como outros tipos de nutrientes , ou seja ajudam a melhor o habitat do aquário para os peixes , se não quiseres arriscar com plantas de solo podes sempre adquirir plantas de superfície para começar , elas ajudam a absorver os nutrientes em excesso que tenhas na coluna de agua ( nitratos , fosfatos etc etc ) . Se quiseres meter plantas visto que ainda não adicionaste peixes eu aconselho a comprares um substrato indicado para plantas de preferência um fértil por baixo e por cima um inerte (ex JBL manado ) , e caso escolhas plantas "low tech " não tens de te preocupar com mais nada por bastante tempo .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update ao aqua:

 

Fauna:

1x Viuva Rosa || Gymnocorymbus Ternetzi

2x Fundulopanchax gardneri Jos Plateau (1x macho e uma fêmea)

1x Botia Yôyô

1x Betta Crowntail macho

 

o Betta está em maternidade porque já sei que pode dar confusão.

 

os os gardneri, foram comprados na aquaporto e foram introduzidos esta tarde, e as coisas andam agitadas lá dentro, os outros dois soltos (botia e viúva) andam sempre atrás deles,

 

é normal certo?

 

Update: as coisas já estão mais calmas :)

Editado por Rui Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.