Nova planta aquática 100% Lusa


Vasco Matos

Recommended Posts

Saudações aquariofilistas!

 

Todos aqueles que têm um quintal, uma varanda, ou simplemente uma janela com vasos, já reparam de certeza que quando vem o Inverno aparecem plantas invasoras, cujas sementes voam atá chegar aos nossos vasos.

 

Muitas dessas plantas vêm no Inverno porque necessitam de muita humidade, e no Verão definham, voltando novamente quando há menos calor e mais humidade no ar.

 

Uma destas plantas chamou-me à atenção, um trevo um pouco diferente dos trevos habituais.

 

Coloquei-o num aquário, e, passados meses, a planta vingou, tornando-se uma nova planta aquática.

 

Ela é semelhante à Hydrocotyle verticillata, mas muito mais pequena no seu tamanho máximo. Este facto pode ser excelente para certos tipos de layout, talvez em aquários mais pequenos.

 

Em aquas maiores esta plantas irá parecer-se muito a um cogumelo, devido à proporção com o hardscape. Muito mais que a Hydrocotyle verticillata, que mesmo na forma submersa e com muita luz fica talvez um pouco grande demais se quisermos recriar certos ambientes naturais.

 

Estou disponível a oferecer esta planta a quem quiser de forma a testarmos nos nossos aquas se de facto podemos incluir esta planta no rola das restantes plantas aquáticas.

 

Deixo aqui as fotos da planta na forma emersa:

 

PL1_zpsefcdf005.jpg

 

PL2_zps8d75827a.jpg

 

E na forma submersa. Reparem no tamanho da planta em relação ao camarão.

 

PL3_zps25f7e020.jpg

 

PL4_zps99061eb7.jpg

Editado por Vasco Matos
  • Votar + 3

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e uma planta bastante engracada e uma excelente idea, vou pesquisar nos meus vasos do quintal para ver se nao tenh o la disso, quando a plantaste?

Tens.se reproduzido?

 

Cumprimentos

 

Desculpem la a escrita mas no tablet e assim xD

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem bonita, pena não ter "quintal"...

 

Trata bem dessa vascus matuscilata biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente é bem parecida com a verticillata, mas não devem ser da mesma familia. A verticillata é uma planta difícil de manter, precisa de muita luz e fertilização.

Eu tenho no meu aquário e vejo-me grego para a manter. Agora até tenho conseguido reproduzi-la, mas no inicio foi difícil.

 

Devido ao seu tamanho pequeno, pode muito bem servir para fazer tapete.

Eu até te pedia um bocado para experimentar, mas vou primeiro procurar nos vasos cá de casa biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e uma planta bastante engracada e uma excelente idea, vou pesquisar nos meus vasos do quintal para ver se nao tenh o la disso, quando a plantaste?

Tens.se reproduzido?

 

 

 

Boas DarkAxe! Já a tenho debaixo de água há dois meses, já está perfeitamente ambientada. Reproduz-se como a Hydrocotyle verticillata, e é muito parecida, mas muito mais pequena.

 

 

Boas,

 

Bem bonita, pena não ter "quintal"...

 

Trata bem dessa vascus matuscilata biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

 

Olá Ferreira! É pena ela já ter nome...deve ser Trifolium qualquer coisa, pois parece-me ser da família deles...

 

a umas que tem nos muros de pedra no inverno que usei como flutuante e tem crescido e reproduzindo

 

ÉverdadeRui, há plantas que por necessitarem de muita humidade podem consegfuir viver submersas. Já tive outras que consegui manter debaixo de água, mas nenhuma até hoje tinha um aspecto que fizesse sentido.

 

Esta planta ayté pode ser usada como planta de tapete, pois debaixo de água ainda fica mais pequena que emersa.

 

Boas, realmente é bem parecida com a verticillata, mas não devem ser da mesma familia. A verticillata é uma planta difícil de manter, precisa de muita luz e fertilização.

Eu tenho no meu aquário e vejo-me grego para a manter. Agora até tenho conseguido reproduzi-la, mas no inicio foi difícil.

 

Devido ao seu tamanho pequeno, pode muito bem servir para fazer tapete.

Eu até te pedia um bocado para experimentar, mas vou primeiro procurar nos vasos cá de casa biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Boas André! Por acaso consigo manter a Verticillata num aqua sem CO2 e com pouca luz, mas de facto é planta que prefere aquários de alto metabolismo. E mantém-se emersa muito facilmente.

 

Se quiseres é só dizeres, esta planta é boa para fazer de cogumelo, para colocar entre os troncos. Como é pequena deve fazer um efeito excelente! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah realmente realizaste o meu sonho!

Uma planta para tapete muito pequena!

E melhor ainda GRATIS xD

 

Viva os vasos da minha mae! Agora e rezar e esperar ahahah,

 

Cumps

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conseguiste achar esta espécie nos teus vasos? Há uns trevos que são mais comuns mas são muito maiores, estes são mesmo miniatura e um pouco mais raros de encontrar.

 

Há outra planta, ainda mais pequena que esta que também aparece no Inverno, e tem duas folhas parecidas com a Glossostigma, mas em ponto muito mais pequeno. Também estou a ver se esta se desenvolve debaixo de água.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Vasco tudo bem?

essa planta é muito parecida com a Hydrocotyle pussila, só que mais pequena.

 

É verdade Paulo, é bem parecida!

 

Seria bom saber qual o nome da planta, se é da familia dos trevos (Trifolium qualquer coisa) ou de outra espécie qualquer... Já andei a pesquisar mas não encontro...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

De facto é uma planta especial, visto que muito antes de ter encontrado a Hydrocotyle verticillata, no meu imaginário do que seria um plantado ideal, tinha concebido na minha mente uma planta que imitasse um cogumelo, por tudo o que um cogumelo simboliza na Natureza.

 

Depois de ter a Verticillata no meu aquário, o principal factor de não inclui-la nos meus plantados era o seu tamanho final.

 

Esta planta, dá-me gozo porque é umas 5x mais pequena que a sua sósia. E apesar de ter retirado esta planta do aquário ''The Colour Within'', devido ao facto de na parte central ter retirado todas as plantas de tapete, ela continua a crescer nos outros aquas da minha casa.

 

Como ainda não consegui saber o real nome científico desta planta, baptizei-a de Trifolium sp. '' Mini verticillata''.

 

Só como curiosidade, em Belém, Lisboa, encontrei-a agarrada a uma árvore, rodeada por um musgo verde...

 

Já agora, uma mensagem para todos os que têm a mente aberta a novas curiosidades: existem muitas plantas, (que florescem nos leitos dos rios nacionais, e outras que aparecem no Outono e Inverno, e que desaparecem quando a Primavera e Verão chega), que podem ser adaptadas ao ambiente submerso e que aqui podem crescer e prosperar. Tentem. Não é só a Tropica que nos pode oferecer novas opções de Flora para os nossos aquários...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

Deixo aqui uma foto, que apesar de ter sido tirada aos meus barbos, e de fraca qualidade, é bem perceptível a presença da tua Trifolium sp no aquario :)

Quanto tempo levou até teres algumas pistas de que esta estava a prosperar?

Cumprimentos

 

WP 000162

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso neste fim de semana, retirei um pouco de musgo que estava no meu prédio, lavei e coloquei no topo de um tronco que fica no meu aqua mais pequeno (ainda não tenho fotos). Fica fora de água, mesmo no limite da linha de água. Achei que fica engraçado.
Será que vai agarrar e crescer? Fará mal ao aqua?

 

Foto ilustrativa do mais similar que encontrei na net:

musgo9.jpg

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso neste fim de semana, retirei um pouco de musgo que estava no meu prédio, lavei e coloquei no topo de um tronco que fica no meu aqua mais pequeno (ainda não tenho fotos). Fica fora de água, mesmo no limite da linha de água. Achei que fica engraçado.

Será que vai agarrar e crescer? Fará mal ao aqua?

 

Foto ilustrativa do mais similar que encontrei na net:

musgo9.jpg

 

Se o submergires permanentemente ele acaba por morrer... Já experimentei e só o consegui manter em terrário no aquário ele aguenta um tempo inicial submerso mas depois acaba por morrer de vez.

Editado por Murkas
  • Votar + 1

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se o submergires permanentemente ele acaba por morrer... Já experimentei e só o consegui manter em terrário no aquário ele aguenta um tempo inicial submerso mas depois acaba por morrer de vez.

 

Exacto, daí eu ter posto no tronco, sem estar dentro de água, está mesmo no limite da linha de água. Deverá apanhar humidade suficiente, até pela evaporação da água. Depois actualizo com fotos.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É verdade Paulo, é bem parecida!

 

Seria bom saber qual o nome da planta, se é da familia dos trevos (Trifolium qualquer coisa) ou de outra espécie qualquer... Já andei a pesquisar mas não encontro...

 

Talvez num organismo mais dedicado a isso, pudesse existir alguém capaz de a identificar.

Assim de repente só me estou a lembrar do Aquário Vasco da Gama e da Estufa Fria...

Era uma questão a explorar e, quem sabe, levar o nome Vasco Matos e de Portugal aos aquários tropicais de todo o planeta.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco, Deixo aqui uma foto, que apesar de ter sido tirada aos meus barbos, e de fraca qualidade, é bem perceptível a presença da tua Trifolium sp no aquario :) Quanto tempo levou até teres algumas pistas de que esta estava a prosperar? Cumprimentos

 

Olá Daniel! Sim, consegue-se ver a planta! Note-se que já a tive num aquário de alto metabolismo e noutro de baixo metabolismo, e a planta fica bem diferente.

 

Com muita luz, CO2 e fertilizações regulares a planta fica com o aspecto de cogumelo bem pequeno. No meu outro aqua, sem CO2 e com menos luz, começa a desenvolver um tipo de rama a par da ''cabeça de cogumelo''.

 

 

Por acaso neste fim de semana, retirei um pouco de musgo que estava no meu prédio, lavei e coloquei no topo de um tronco que fica no meu aqua mais pequeno (ainda não tenho fotos). Fica fora de água, mesmo no limite da linha de água. Achei que fica engraçado.

Será que vai agarrar e crescer? Fará mal ao aqua?

 

Oi Thunder! De certeza que vai singrar, desde que não fique submersa! Adoro esse tipo de musgo, e se houvesse um musgo desse tipo que se adaptasse à forma submersa, seria fantástico! Imagino troncos cobertos por esse musgo...lindo!

 

 

 

Talvez num organismo mais dedicado a isso, pudesse existir alguém capaz de a identificar.

Assim de repente só me estou a lembrar do Aquário Vasco da Gama e da Estufa Fria...

Era uma questão a explorar e, quem sabe, levar o nome Vasco Matos e de Portugal aos aquários tropicais de todo o planeta.

 

Quem sabe Capagebe! Primeiramente quero montar um aquário pequeno em que esta planta tenha lugar de destaque, de forma a servir de ''montra''. Vamos ver no que dá!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

Talvez num organismo mais dedicado a isso, pudesse existir alguém capaz de a identificar.

Assim de repente só me estou a lembrar do Aquário Vasco da Gama e da Estufa Fria...

Era uma questão a explorar e, quem sabe, levar o nome Vasco Matos e de Portugal aos aquários tropicais de todo o planeta.

para a identificaçao de plantas podem tentar o departamento de botanica do ISA (instituto superior de agronomia) eles tem la pessoas muito competentes e prestaveis que facilmente podem ajudar a identificar essas especies,possuem ainda um grande arquivo com especies catalugadas e quem sabe podem dar o nome a uma especie nova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a identificaçao de plantas podem tentar o departamento de botanica do ISA (instituto superior de agronomia) eles tem la pessoas muito competentes e prestaveis que facilmente podem ajudar a identificar essas especies,possuem ainda um grande arquivo com especies catalugadas e quem sabe podem dar o nome a uma especie nova.

Obrigado Paiva, vou fazer isso!

 

De momento chama-se Trifolium sp. ''Mini Verticillata'', e talvez experimente fazer um tapete num aquário pequeno com esta planta de modo a passar oficialmente a ser considerada mais uma planta aquática.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , tbm vou andar atento a ver se a encontro por ai, eu tentei com uma que tbm se parecia muito a essa, mas maior mas nao se parecia reproduzir por estolhos e no meu aquario "derreteu"...

vou tentar mais umas vezes a ver o que da

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes isso pode acontecer, o chamado ''melting'', ou a planta nova ser atacada por algas, mas se cortares esse pé e deixares o resto enterrado pode surgir uma nova planta. Apesar de não serem todas as plantas que se propagam no meio aquático.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais