Guppy fêmea doente!!!! AJUDA URGENTE


Fabio Domingos

Recommended Posts

Boas Tenho um aquário de 56 litros com areal de pedra preta, filtro mecânico interno, termostato e o termómetro , e ainda um compressor com pedra pum, de decoração tenho plantas de plástico, pedras vulcânicas e um pote de porcelana.

O aquário tem quatro guppys : 1 macho, 2 fêmeas e ainda um recém nascido dentro de uma maternidade( filho da guppy doente).

A guppy que está doente já veio da loja grávida, é bastante maior que os outros guppys que tenho, ela está sempre no fundo do aquário e cada vez nada menos tempo, quando o faz parece uma cobra pois os movimentos são esquisitos, e também noto que a barbatana de cima está colada ao corpo.... cada dia está pior mal se mexe.

Alguém sabe o que posso fazer para a recuperar!!!? e para que não volte a acontecer? pois já me aconteceu com outro guppy(macho) que acabou por morrer.

 

agradeço ajuda

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive a usar esha 2000 e ela já nadava normal por todo o aquário , mas agora parece que apareceu outro sintoma, não sei se é escamas levantadas mas ela esta com uma cor acinzentada.. começou na parte superior com pequenos pontos cinza e agora nota-se reflexos cinza por todo o corpo, fazendo-se notar mais na parte superior... mas quando a capturei com a rede para a poder observar bem notei que esses pontos ou reflexos cinza não se podem observar quando ela esta fora de agua.... Será as escamas levantadas ou é outro tipo de doença!!!?

Ela já não se põe no fundo do aquário e come muito melhor!

 

Que devo fazer!!? Subi a temperatura para 30, fiz bem?? Pode ser velhice!!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso não esteja isolada, isola-a, é o melhor.

São apenas esses os sintomas? o peixe de momento nada normalmente? alimenta-se bem? não passa grande parte do seu tempo estático no aquário? São precisos mais dados para se tentar perceber o que possa ser

A melhor forma para veres se o peixe tem escamas eriçadas é observares o peixe visto de cima, quando se encontra com as escamas eriçadas vê-se claramente nessa posição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já agradeço a ajuda!

 

Gostaria de o fazer mas não tenho como isola-la pois apenas tenho este aquário e uma maternidade que esta cheia de crias de guppy.

Os sintomas são apenas pintas acinzentadas na parte de cima; barbatanas a perder notavelmente a cor e pintas menos notáveis no resto do corpo.. só não penso no ictio devido a que estas "pintas" desaparecem se a retirar da agua!! o que é esqueci-to.

Ela come bem e nada naturalmente e já não permanece no fundo do aquário.

 

Se não fosse a pele estar esqueci-ta, sem cor e essas tais pintas estaria tudo ok !!

Já tentei tirar foto mas a qualidade não é suficiente para se notar os sintomas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que te posso dizer, da minha experiência com guppies, e tendo em conta que o peixe tem uma alimentação variada e condições equilibradas de luz (certo?) normalmente quando a sua velhice começa a aumentar, eles começam a perder a cor, é um dos sintomas mais evidentes de velhice.

Quanto às pintas não te sei dizer, a minha experiência com guppies não é muita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a variação de comida talvez não seja a adequada... dou-lhes comida em flocos e agora tenho dado um pouco de comida para alevins!! Que outro tipo de comida posso dar?? A luz está ligada mais o menos 10 horas por dia. com uma lâmpada que já vinha no aquário que comprei em segunda mão!

Pois realmente pensei em velhice porque de repente perdeu quase toda a cor ( era violeta e agora está toda de cor cinza)...

Agradeço as ajudas!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por as dicas,

A guppy deve acabar por morrer esta noite... Dá para ver que está a sofrer e as pintas agora são uma mancha que lhe chega até a boca e atacou os olhos também!!! Parece pó!!

Esta já não se safa mas gostava de saber o que fazer por se houver uma próxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece tipo algodão ?? Caso seja, será uma doença provocada por fungos ! Faz um tratamento anti fungico ao aquário, o ideal seria teres isolado a femea, mas já que não podes... em último caso, se vires que já nao ha nada a fazer e que o peixe está realmente a sofrer, sacrifica-o. A mim, pessoalmente, custa-me muito, mas custa-me ainda mais ver o peixe a sofrer, sabendo que já não há grande volta a dar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a guppy já morreu, mas não se parecia a algodão é um pouco difícil de explicar mas parecia um género de pó.. e quando a retirei da agua tive a observa-la mas não notei nenhuma outra anomalia e o tal" pó" não se pode observar depois de retirada da agua,e as cores das barbatanas desapareceram. Já começa a dar que pensar isto de ter um aquário, há sempre algum problema :confused4: . Também noto que as minhas decorações estão todas laranja da sujidade!!!

Uffff... Pensei que fosse mais facil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.