Espaço Bangai


afonso321

Recommended Posts

Olá a todos

muitos já conhecem outros não, vou tentar arrumar melhor o meu espaço artesanal de criação dos cardinais de bangai (pterapogon kauderni) após um curto circuito que me matou cerca de 50 cardinais, vontade de desistir não me faltou mas, graças ao apoio familiar decidi continuar, assim vou remodelar o espaço e criar um novo espaço para maternidade e cresce , este novo sistema fica ao lado do actual mas vai funcionar separado (pelo menos para já).

 

Este é o espaço actual

Salgadoscriaccedilatildeo_zps26ffedfb.jp

 

Este é o espaço novo ainda sem água Maternidade e Cresce

DSCF4572_zpsd056ad40.jpg

 

A Maternidade vai ser dividida em três secções de 40cm cada por 50cm profunfidade

DSCF4573_zps185a4294.jpg

 

Em vez de coluna seca a saída de água é lateral como se vê na foto

DSCF4576_zps8649c036.jpg

 

Pormenor do tubo de queda que liga os dois aquários á sump

DSCF4575_zpseed6d47c.jpg

 

Sump

DSCF4574_zps6fb84a56.jpg

 

quando houver mais pormenores darei notícias.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mauro boa noite

vamos ver depois espero que cá venha fazer uma visita.

ainda não me recompus depois deste prejuizo todo, mas vamos devagar que lá chegaremos

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

obrigado

a porta está aberta como de costume, para os que não conhecem não esperem encontrar nada profissional, tudo aqui é artesanal até as calhas de leds.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

embora devagar o espaço "bangai" vai andando.

o sistema já tem água e está a funcionar desde o dia 16 de dezembro, na sump tem siporax algumas rochas vivas, matéria anti-amónia e carvão activado.

agora vamos dar tempo ao ciclo do azoto e depois começar a colocar os peixes.

 

NH3Absorvent_zps39e821c9.jpg

 

DSCF4584_zpsc11a6b70.jpg

 

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de vários membros

aqui deixo duas fotos (obtidas por pesquisa da net) de sexagem dos Cadrinais, posso confirmar que esta informação é correcta, embora eu use outra forma que para mim é mais rápido mas menos fiável, por isso sugiro que sigam o exemplo da imagem.

ps. por vezes é necessário recorrer a uma lupa não muito potente.

 

eis o Macho

CardinalMacho_zpsb6fc90e0.jpg

 

e a Fêmea

CardinalFecircmea_zpse8e3c5c8.jpg

 

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite sr Afonso

 

Antes de mais, tem aí um projecto muito bom.

Não sei se está recordado mas já trocamos algumas mp exactamente sobre a sexagem dos cardinais.

Para mim esse será mesmo o mais correcto mas também muito difícil pois essas saliências são bastante pequenas e como é lógico os peixes não estão sempre quietos o que dificulta bastante.

Eu neste momento tenho dois, que penso ser casal. Já são bastante grandes e acredito que com o tamanho deles se fossem do mesmo sexo já se tinham pegado um com o outro.

O que noto é uma pequena diferença de cores, um mais claro que outro e aquela "mancha" branca que tem por cima da boca um tem essa mancha bem maior que outro, sem falar na estrutura da boca que é um pouco diferente. Embora que não ache fiável distinguir macho e fêmea pela estrutura da boca, muito menos quando são exemplares muito novos.

 

Cumprimentos e Parabéns por este projecto

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

obrigado Ricardo pelo seu report

penso quanto mais testemunhos deste facto maior será a certeza de verificar a sexagem por este método, o ideal será usar uma lupa de pouca ampliação, e então com paciência já se conseguem distinguir.

Existem de facto alguns aspectos físicos que os destiguem mas tal como disse anteriormente são menos fiáveis, por esse motivo nunca os divulguei, para não correr o risco de enganar alguém.

Para mim dá-me algum gozo olhar para eles e tentar diferenciá-los, normalmente acerto mas, é melhor usar a lupa.

vamos ver como vai correr este novo projecto.

no espaço anterior onde estão neste momento os casais, o mês passado por motivo de um curto-circuito em que eu só dei conta 12 horas depois, perdi 50 cardinais e cinco peixes grandes do meu aquário principal.

bom vamos ver

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Afonso ,

 

Fico contente pelo projecto continuar :) acredito que tenha sido desmotivante com os problemas que teve mas ja deu a volta .

 

Um dia destes vou ver as novas alteraçoes , talvez num domingo a seguir ao cafe :)

 

Abraço e força que esta muito bom .

 

Rogério Carvalho

 

 

Ps - O projecto da artemia esta a andar ???

Editado por carvalhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rogério bom dia

Aparece quando quiseres há sempre tempo para um cafézinho.

a artémia ainda não alterei nada faço a eclusão da mesma forma artesanal, isto é: uma garrafa de plástico cortada e virada ao contrário com um tubo de ar a borbulhar, mas talvez pense em modernizar um pouco um dia destes.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto de ver esse entusiasmo!!!

 

A pedido de vários membros

aqui deixo duas fotos (obtidas por pesquisa da net) de sexagem dos Cadrinais, posso confirmar que esta informação é correcta, embora eu use outra forma que para mim é mais rápido mas menos fiável, por isso sugiro que sigam o exemplo da imagem.

ps. por vezes é necessário recorrer a uma lupa não muito potente.

 

eis o Macho

CardinalMacho_zpsb6fc90e0.jpg

 

e a Fêmea

CardinalFecircmea_zpse8e3c5c8.jpg

 

cumprimentos

afonso

Já agora uma dica a acrescentar....

 

Estas saliências são fácilmente visiveis (até para mim Mr MAGOO) após lhes enchermos a barriga com uma boa dose de paparoca!!!

;)

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sei que perdeu muitos peixes, acompanhei o desenvolvimento da sua tragédia.

O lado bom desses percalços que a maioria de nós já passou é que quando se volta, ou melhor, acabamos por renovar de alguma maneira o nosso sistema e mudar alguma coisa que achavamos que estava mal

 

Sim realmente faltou referir que este método é mais visível com a barriga cheia, mas mesmo assim eu tenho dificuldade em ver. Vou ter que comprar uma lupa.

Mas o melhor mesmo é usar um macho já mais velho e juntar o/os que se quer identificar. Por experiência própria dois machos dá faisca e se tiverem juntos muito tempo um acaba por morrer.

 

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

Gonçalo grande abraço, já algum tempo que não cruzávamos aqui opiniões.

de facto com a barriga cheia vê-se melhor, embora o emprego da lupa de pouca ampliação seja uma boa ajuda.

tal como diz o Ricardo dois do mesmo sexo dá faísca e da grossa acrescento eu, principalmente em aquários pequenos.

já tive vários no aquário anterior sem problemas graves, mas com 160x60x60.

de certa forma estou ancioso que passe o tempo para ver este novo aquário povoado.

Fica a informação hoje é dia de nascimento de Bangais, um já nasceu ás 19 horas (o peso não sei ??? lol) os outros vamos ver se esta noite aparecem.

vou dando noticias.

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

O seu casal está isolado ou só quando vê o macho com a boca cheia é que o retira para um aquário a parte?

Tenho dois, que penso que sejam casal, já a um mês sensivelmente.São adultos(digo adultos por causa do tamanho) mas estão juntos com um hepatus e dois ocellaris.

Gostava de criar mas neste momento é quase impossível ter outro aquário só para eles. Na altura que remodelei o meu aquário ponderei bastante no que ia fazer e uma das ideias era recriar o habitat natural desta espécie, mas como já tinha uma quantidade significativa de corais acabei com esquecer essa ideia.

 

 

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

Podes ter no aquário com os restantes. Se vires um deles a deixar de comer já sabes o que se passa...

Depois e apanhar as técnicas de apanhar o macho sem que ele cuspa os ovos. Eu só o tirava quando estava no final da incubação...

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

obrigado Nelson

de momento não tenho disponiveis pois tive um azar há um mês atrás e perdi 50 que estavam já com 4 meses.

agora talvez só para Maio de 2014 pois estou novamente no início.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

Gonçalo grande abraço, já algum tempo que não cruzávamos aqui opiniões.

de facto com a barriga cheia vê-se melhor, embora o emprego da lupa de pouca ampliação seja uma boa ajuda.

tal como diz o Ricardo dois do mesmo sexo dá faísca e da grossa acrescento eu, principalmente em aquários pequenos.

já tive vários no aquário anterior sem problemas graves, mas com 160x60x60.

de certa forma estou ancioso que passe o tempo para ver este novo aquário povoado.

Fica a informação hoje é dia de nascimento de Bangais, um já nasceu ás 19 horas (o peso não sei ??? lol) os outros vamos ver se esta noite aparecem.

vou dando noticias.

abraço

afonso

Verdade.

 

Também estou a começar do zero.. Tenho neste momento 4 mas que ainda não têm o tamanho para começar a reproduzir. Mais um mês ou dois e estarão lá!

 

Abraço

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá epa isso é o que eu ando a namorar já há algum tempo, até tenho um refúgio á frente do meu computador para um futuro casal.

depois trocamos impressões.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e que tenham um bom Natal familiar.

neste dia 20 acabaram de nascer 33 cardinais, vamos ver como vai correr pois ainda não os posso colocar no espaço que criei está ainda no meio do ciclo e não me parece seguro, mas espaço também não me falta.

Retirei o macho como de costume para junto da fêmea para deixar os filhotes em paz, mas o inesperado aconteceu, eis que a fêmea o atacou e matou-o, estou incrédulo pois tal atitude nunca tinha acontecido, não faço a menor ideia do que terá passado pela cabeça da bicha.

Acreditem que preferia ter ficado sem a reprodução do que perder este macho.

estas pequenas coisas deixam-me desolado

enfim má prenda de natal

darei noticias mais para diante

um abraço a todos e umas boas entradas do novo ano

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais