O Refugio das Tylos


tat

Recommended Posts

Boa noite,

 

Decidi criar este tópico para partilhar convosco a minha primeira montagem, para invertebrados.

A ideia é mesmo partilhar muitas ideias, mostrar fotos, e receber opiniões.

 

Então é assim, vi recentemente umas tylomelanias (rabbit snail em inglês), e fiquei obcecado por este caracol, tão especial.

De tal maneira, que decidi montar um aquario apenas para elas, onde espero criar as condições ideias para elas.

Se tudo correr bem, espero também fazer criação.

 

Assim sendo, vou receber na proxima semana 6 Orange Tylomelania, que se juntarão a 4 neritinas que por aqui andam a encher tudo de ovos :)

O setup erá:

Dimensões: 55 x 35 x 35

Volume: 65 Litros
Iluminação :Calha de 120LED/m

Filtragem : Eheim 2211 , com aneis ceramica, esponja azul e lã vidro

Areão : Areia de Filtro de Piscina

Aquecimento : Termostato de 100W

Decorações
- 1 Tronco Red Moor wood
- 1 pedra calcaria apanhada na Serra de Aire e Candeeiros

Flora : Feto Java, Lotus e Lemma minor

 

Fauna
- 3 Neritinas
- 6 Orange Tylomelania

 

Previsto:
TPAS: De 3 em 3 semanas de 30% da capacidade
Suplemento: Decalcit e casca de choco no fundo.

Parametros:

KH=4dkH

PH=7.5

GH=7dGH

Ca=60ppm

 

É isto, espero que gostem e claro, qualquer tipo de opinião é bem vindo.


Panoramica Geral:

 

6jum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se é para tylos, as plantas não são boa ideia. As únicas que consigo manter com tylos são anubias e mesmo assim estão todas roidas. :tongue:

 

Se queres fazer criação, aconselho-te a subir o ph para os 8. Desde que o fiz os tylo não param de reproduzir.

 

Boa sorte,

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Micro,

 

Quantas tylos tens? Tens um aquario só para elas?

Como tem sido a criação? Com que frequencias e quantas "crias"?

 

Relativamente ás plantas, o que tenho lido, é que se as tylomelania forem alimentadas, com aquelas pastilhas de fundo, courgete, ervilha, por exemplo, não vão tocar nas plantas.

Ou seja, se tiverem de barriga cheia, não querem saber de roer plantas.

 

Assim, é isto que quero experimentar. Desconfio que o feto de java vai sofrer um bocado, mas vamos ver :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje foi o dia da introdução das amigas tylos no aquario.

Seriam 6 tylos, mais 2 neritinas para dar uma ajuda com as green spot.

Supostamente seriam 6 tylomelania orange, mas acabaram por vir (se não estou em erro) 5 orange, 1 Patrichalis e uma "bébé", com menos de 1cm :)

 

Como companhia no aquario, terão 2 neritinas red spotted, 1 horned e 1 clython corona.

 

Infelizmente as cascas delas podiam estar em muito melhores condições. Tenho esperança, que no neste refugio preparada com elas, melhorem substancialmente o aspecto das suas cascas.

Para tal vou adicionar calcio na forma do Decalcit, e tenho uma casca de choco por baixo de uma pedra....

 

Bem, mas como o pessoal curte é fotos, aqui ficam elas!

 

A primeira, uma das tylo orange, como podem ver, parece-me que aquela casca poderia estar bem melhor (ou será mesmo assim?) :
Esta Tylo Orange, tem cerca de 5cms, com muito bom aspecto, mas parece-me que lhe caiu a ponta da concha, nao termina em bico. Aqui anda ela explorando os arredores:
7064.jpg
Esta tem a casca bastante escura , mas parece-me em óptimas condições:
uwj8.jpg
Esta aqui, tem perto de 4 cms, e parece ter carencias acentuadas de calcio na casca:
aj1w.jpg
Aqui outra, a passear no vidro (4cms), na minha opiniao, aquela casca também já teve melhores dias....
gzvz.jpg
A pequenina tylo orange (será mesmo), talvez nascida pelo caminho, com uns 0.5cms se tanto!
p9mw.jpg
A intrusa, a Tylo Patrichalis, com uns generosos 6 cms, mas muito parada.....
kn9z.jpg
Tylo Orange 5 cms - a mais exploradora!
1el2.jpg
E para o fim, a foto da belissima neritina clython corona:
y6kl.jpg

 

 

Por hoje é isto :) Depois conto partilhar os hábitos de alimentação das bichas.

Qualquer comentário é muito bem vindo!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Micro,

 

Quantas tylos tens? Tens um aquario só para elas?

Como tem sido a criação? Com que frequencias e quantas "crias"?

 

Relativamente ás plantas, o que tenho lido, é que se as tylomelania forem alimentadas, com aquelas pastilhas de fundo, courgete, ervilha, por exemplo, não vão tocar nas plantas.

Ou seja, se tiverem de barriga cheia, não querem saber de roer plantas.

 

Assim, é isto que quero experimentar. Desconfio que o feto de java vai sofrer um bocado, mas vamos ver :)

 

Boas,

 

Adultos tenho 4 laranja, 2 amarelos de casca escura e texturada, 2 amarelos de casca mais clara e mais lisa, 2 pretos com pintinhas brancas e 2 castanhos. É difícil tentar classificá-los até porque (ao contrário do que se acreditava) eles reproduzem entre si o que dá uma variedade de cores, padrões e conchas muito grande.

 

Com excepção dos castanhos (que provavelmente são os dois do mesmo sexo), já todos reproduziram (algumas vezes resultando hibridos) e neste momento são tantas crias a passear pelo aquário que não sei dizer ao certo quantos são!

 

Estão num aquário de 45cm só para eles (estou à espera de arranjar uns dennerli que ainda não consegui). O substrato é apenas areia de coral, e a decoração é basicamente só dragon stone (com 2 anúbias nana muito mal tratadas).

 

A reprodução dos tylo é apenas de 1 caracol já formado de cada vez, mas não te consigo dizer com que frequência porque eles quando nascem escondem-se. Apenas sei que vão nascendo porque tenho sempre crias pequeninas a passear pelo aquário.

 

Quanto à teoria de que não atacam plantas se tiverem bem alimentados... é possível caso tenhas poucos e lhes dês muita comida. Mas isso também implica uma muito maior manutenção do aquário em termos de limpezas e trocas de água (o que é incompatível com os dennerli que requerem uma água sempre limpinha). E quando começares a ter muitos acaba por ser complicado. Só para te dar um exemplo, no meu aquário experimentei plantar uma valisnéria nana com 50cm numa noite e no dia seguinte quando cheguei a casa depois do trabalho nem sequer vestígios encontrei!!! E olha que são alimentados todos os dias!

 

Quanto aos teus, não te preocupes muito com as cascas (principalmente com a terminação que é natural estar corroida), mas olha que tens pelo menos 3 variedades. Só o da primeira e da última foto são "orange". O da segunda não tenho a certeza porque a foto está desfocada, mas parece ter a casca lisa e nesse caso diria que é hibrido.

 

Boa sorte com eles,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho alimentado as tylos, tenho-as deixado raspar livremente o vidro, e comer outros restos disponíveis no aquario.

 

Entretanto experimentei a dar-lhes a habitual rodela de courgette, e como bem podem ver, gostam bastante!

 

cclg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Não tenho alimentado as tylos, tenho-as deixado raspar livremente o vidro, e comer outros restos disponíveis no aquario.

 

Entretanto experimentei a dar-lhes a habitual rodela de courgette, e como bem podem ver, gostam bastante!

 

cclg.jpg

Olá já tens criação? :)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

?????????????

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais