"Avós", um hino à persistência


SALADAdeFRUTA

Recommended Posts

Alguém se lembra do "Avós"?

 

 

Montagem em Fevereiro

 

6ngLKrE.jpg

 

 

Este aquário tem 80*40*50 e é basicamente um high-tech da feira:

 

tem andado com as mesmas lâmpadas desde que alterei a calha há quase dois anos, vou mudá-las esta semana;

o CO2 é e sempre foi DIY de garrafa

o difusor é o que é, 10 euros

a fertilização agora é muito completa, mas foi um combate durante meses

o substrato é JBL, tanto o fértil como o inerte

 

 

O mais importante, este aquário é um maldito dum hino à persistência. Olhando para ele agora, eu vejo que tudo é possível com resiliência e dedicação.

Desde há 10 meses, quando o montei, foi casa acolhedora a quase todas as pragas de algas e não só que possam imaginar. É BBA, é cladophora, é staghorn a cobrir o tapete todo, é hair algae até à superfície (ainda estou em combate com esta), é água verde, e muito mais.

 

Tenho de admitir que por vezes não lhe dei a atenção que precisava, mas nunca desisti dele. Passou-me pela cabeça vezes sem conta, mas nunca desisti.

 

Já sofreu diversas mudanças de flora, tendo a mais recente acontecido há uma semana. Portanto muita da flora ainda está a desenvolver, e a coisa promete...

 

 

10 meses depois, 9 de Dezembro de 2013

 

pkSBtZi.jpg

LlOil4m.jpg

 

 

Nunca desistam!

 

Bem hajam

Editado por SALADAdeFRUTA
  • Votar + 2

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O harscape é simples, mas funciona, gosto bastante.

As plantas que tens parece que vão no bom caminho, já tens um bom tapete e com a côr que tem parece que ainda promete muita evolução.

Só para tirar dúvidas, os peixes estão de férias?

Parece que vi..... uns camarões ou foi uma visão?

Boa montagem, continua no bom caminho.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar dos peixes que viste no tópico onde actualizava este aquário? Ui, já vão longe, os espadinhas foram vendidos e já lhes perdi o rasto. O escalar dei-o, supostamente para um aquário muito maior e com outros escalares, mas o dono diz que não consegue tirar fotos. Os camarões, vendi-os, nunca se deram bem com a fertilização os Crystal Red. Os White Pearl foram desaparecendo.

Agora tenho dois ottos, cerca de 14 amanos e alguns wild.

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora está com bom aspecto.

O que estás a utilizar para fertilização? Continuas com CO2 caseiro?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Entre as dragonstone é cuba, entre as duas lá atrás entra um bocadinho a hemianthus micranthemoides.

 

Estou com uma infestação sem fim à vista de thread algae na parvula, e tenho uns spots de bba, guerra química para cima delas, xô diabo!

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre as dragonstone é cuba, entre as duas lá atrás entra um bocadinho a hemianthus micranthemoides.

 

Estou com uma infestação sem fim à vista de thread algae na parvula, e tenho uns spots de bba, guerra química para cima delas, xô diabo!

 

CO2 caseiro e complicado... Isso pode muito bem ser variaçoes de CO2. As BBA avancam muitas vezes por esse motivo.

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, mas o orçamento para a aquariofilia foi aprovado unanimemente por mim, não agrada a todos, e o ambiente no aquário está instável, aparecem logo bba e rhizoclonium a cobrar forte e feio.

 

Excel para cima da bba, uma escovinha aqui e ali no emaranhado e a coisa ganha pernas.

  • Votar + 1

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está bem bonito, eu gosto.

 

No meu as BBA's também são de estimação tenho de andar sempre em cima delas. Mas se assim não fosse nem tinha piada :cool2:

 

Continua o bom trabalho.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No geral gosto bastante!

No entanto, tenho dois reparos a fazer. O tamanho das pedras que poderiam ser maiores para se destacarem da flora e aquela planta ao lado direito da wallichi que me parece Pogostemon Stellata. Tem a folha demasiado grande comparado com o resto e, na minha opinião, poderias ganhar mais em troncando-a por algo com as folhas mais pequenas.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal.

 

 

De momento colocar fauna ainda é uma ideia no canto da minha cabeça, porque só apanhei o equilíbrio no aquário há pouco mais de 1 mês, e ainda tenho algumas algas para controlar. Mas é uma forte possibilidade sim.

 

 

A tal planta com folhas grandes ao lado da walichii é na verdade uma planta bastante rara de ver e com uma beleza incrível.

É a ludwigia inclinata "cuba".

 

Tem uma manuntenção bastante complicada porque a maior parte das vezes apodrece se for podada. Quando tirei as fotos ainda não tinha cortado os ramos maiores, daí parecer tão fora de eacala com o resto.

 

 

saladadefruta

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.