A gestação do "The Salty"


Recommended Posts

Boas tardes,

 

Alguns de vós já me conhecem da água doce, principalmente pelos meus disparates, invenções e mau feitio.
Poucos pelos aquários que possuo :)

 

Como estou a mudar de casa, além dos que possuo de água doce estou a pensar em fazer um salgado. Quer dizer, eu VOU MESMO fazer um salgado, só à mulher é que digo que estou a pensar (sabem como é...)

 

Ideias: 150x50x50 com sump e que não necessite de muita luz (sem HQI porque a EDP anda a precisar de um par de estalos)

 

 

Dúvidas:

1ª Nunca tive sumps na água doce. O aquário precisa de ser mesmo furado ou dá para trabalhar com um tubo "aspirador" e uma bomba?

2ª A água: de osmose, destilada ou ir apanhar ao mar?

3ª Escumador: já vi artigos de aquários de 500 litros que não tem escumador, obrigando a várias TPA's. Tenho um hang-on para 100 litros.

4ª Que material necessito mesmo, que luz preciso e que se aguente com pouca luz, o que me falta?

 

NOTA: Só irei mandar fazer o aquário em Janeiro. Mas as medidas serão essas ou no máximo 150x55x55. Não me aptece aumentar a coluna de água exactamente pela luz.

 

Material em "stock": Termostato de 300w, filtro Eheim Ecco 300, Filtro UV-C de 18w, escumador hang-up.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes dessas perguntas todas . o que é que pretendes ter em agua salgada ? so peixes ? peixes e corais ? que tipo de corais.... essa deve ser a tua primeira pergunta o que quero ter . so depois disso é que dá para responder concretamente as perguntas que fizeste. pois toda configuraçao ou material a usar mudar consoante o que se quer ter....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desse material aproveita o termostato.

 

1-Se puderes tenta fazer uma coluna seca externa, fica mais clean.

2-Agua de osmose para a reposicao e natural para as tpas.

3-No escumador nao podes facilitar. Esquece esse que tens, precisas de um com, no minimo, o dobro da litragem.

4-Compra uma calha t5 da ati e ficas bem servido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, enganei-me no nome.

Seria para colocar dentro da sump :)

No meio disto tudo, do material que tenho, poderei aproveitar o termostato, o UV-C e nada mais... :(

Tenho um aquário de 50x25x30, mas para fazer dele uma sump também já me está a parecer que é pequeno...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo a ponderar reduzir as medidas do aquário.

Isto deve-se ao problema da parede de casa ter 50 cm (onde iria ficar uma lateral do aquário).
Mas como estou a pensar em furar, apenas poderei ter uns 40 (corrijam-me se 10 cm não chegarem para os tubos de PVC).

Assim faria com 150x40x40.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor sempre furar o aqua, menos stresses com volume de água transportado e inundações, muito mais estético. Com coluna seca é claro (externa seria o ideal).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coluna seca é uma das ideias a ponderar, mas terá que ser num canto do aquário, não gosto de ver uma parte do vidro frontal do aquário tapado.

Era uma ideia para manter os 50/55 de profundidade.

Não sei é se com estes 150 de comprimento será boa ideia colocar o retorno de água pela coluna seca ou se não será melhor colocar do lado oposto.

Além disso andei a ver uns 150x40x40 usados, mas que são furados. Se me calhar um desses, já não vale a pena fazer a coluna seca.

 

Dúvida: a coluna seca a certa altura não será um balde de detritos? (Em contra partida deverá ser melhor a tirar a porcaria que anda à superfície da água...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água salgada tem de ter sempre a superficie em movimento devido às trocas gasosas.

 

Coluna seca externa traseira, perdes 10cm do aqua em profundidade.

 

Não furar o aqua nesta altura é um erro.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E porque não coluna seca interna na lateral ou num canto? Não perdes cm em profundidade , fiz a minha em triângulo no canto e quase não se nota que lá esta ... O retorno com tubo pvc mais fino e externo e resolve se a questão ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usares o sistema bean animal só com dois furos não.

 

 

Andei a pesquisar, mas não percebi muito bem o funcionamento.

 

 

 

Água salgada tem de ter sempre a superficie em movimento devido às trocas gasosas.

 

Coluna seca externa traseira, perdes 10cm do aqua em profundidade.

 

Não furar o aqua nesta altura é um erro.

 

 

Mas para perder 10cm, coloco a saída de água a ir directamente à sump, não preciso de coluna seca. Correcto?

 

 

 

 

Boas

E porque não coluna seca interna na lateral ou num canto? Não perdes cm em profundidade , fiz a minha em triângulo no canto e quase não se nota que lá esta ... O retorno com tubo pvc mais fino e externo e resolve se a questão ;)

 

Sim, era o que eu estava a dizer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Houston, we have a problem!!!!

 

Ora bem, a procura pelo aquário continua.

Existe a possiblidade e arranjar sem ser furado.

Para fazer uma coluna seca, quais as medidas aconselhadas da coluna e das furações para ver se algum vidraceiro me faz isso e quanto custa?

Neste momento estou com as hipóteses de 120x50x50 e de 150x50x50.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto maior melhor melhor, agora equaciona custos... quanto maior mais caro, escumador mais eficiente, bombas de circulação, aquecimento, trocas de agua, balling, etc

 

Coluna seca para mim será sempre externa e traseira. Não fures simplesmente o aquario sem qualquer tipo de pretecção p a saida de agua.

 

Att

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto maior melhor melhor, agora equaciona custos... quanto maior mais caro, escumador mais eficiente, bombas de circulação, aquecimento, trocas de agua, balling, etc

 

Coluna seca para mim será sempre externa e traseira. Não fures simplesmente o aquario sem qualquer tipo de pretecção p a saida de agua.

 

Att

 

RF

 

Obrigado Ricardo.

A minha ideia seria fazer num canto traseiro do aquário para não perder volume útil.

As minhas dúvidas prendem-se com as medidas dos furos e da própria coluna seca.

Alguma ajuda com essas medidas? Gostaria de avançar rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Em principio irei amanhã buscar um aquário de 100x50x50.

Possuo um aquário de 50x30x25 (CxAxP) que estou a pensar em transformar em sump.

 

Dúvidas:

1º 50x30x25 chega para a sump?

2º Conhecem alguém na zona de Alfragide/Amadora que fure o aquário?

3º Das medidas dadas pelo Rakiki, quais as melhores para optar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge as medidas que deste para a sump na minha minha opinião são pequenas, fala com o Rui da Vidromoldura (fica no Cacém) ele ajuda em qualquer duvida em relação aquário, sump e furos, porque esta tudo relacionado.

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já cá está!
Medidas confirmadas: 100x40x50 (CxAxP) = 200 Litros brutos.

Próximos passos: furar o aquário para fazer coluna seca e fazer a sump.

 

Lá fui eu à arrecadação e descobri para lá um aquário com 80x40x30 (CxAxP). Já chega para a sump?

 

 

 

Boas Jorge as medidas que deste para a sump na minha minha opinião são pequenas, fala com o Rui da Vidromoldura (fica no Cacém) ele ajuda em qualquer duvida em relação aquário, sump e furos, porque esta tudo relacionado.

1 abraço

 

Há por aí um contacto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais