Oaquárionãoémeumasquemtratadelesoueu O_o


Toutinho

Recommended Posts

Depois de um interregno nos meus posts, vou fazer aqui um resumo de uma montagem minha icon_smile.gif



Este aquário nasceu em 2011 com o seguinte.... nem sei o que isto era icon_lol.gif

O nome do aquário é este porque supostamente em 2011 o aquário era das minhas filhas, mas elas.... se não tratasse eu icon_eek.gif

Elas quiseram os peixes e o aquário, mas foi só o "quero" do momento.



Aquário: 34x19x24 Cerca de 15,5 litros brutos

img0240ln.jpg



Renasceu nas minhas mãos em 27/12/2012 com o seguinte setup:



Aquário: 34x19x24 Cerca de 15,5 litros brutos

Móvel: O da sala... icon_

Luminária: Trazia incluída uma lâmpada economizadora 7W

Filtragem: Filtro interno de capacidades desconhecidas (mas poucas, garanto) icon_eek.gif

Aquecimento: Não tinha.

Outros Equipamentos: Mais nada icon_lol.gif

Hardscape: Areão preto, pedra branca e uma decoração de cerâmica que fazia parte da montagem anterior.

Fauna: 5 neons chineses

Flora: Parvula mini, Rotalla (não sei qual), musgo Flame e uma planta que não sabia o nome.



Passou por várias fases:

img0631cn.jpg

img0897cq.jpg

i7gn.jpg



No dia 13 de Abril de 2013 fiz o upgrade para 60 litros icon_Também passou por várias fases

Setup:

Aquário: 30x50x40 = 60 litros brutos

Móvel: Móvel IKEA (Aqueles famosos icon_smile.gif)

Luminária: Começou com uma barra Aqualed light de 30W. Actualmente tem 2 calhas TMC de Leds.

Filtragem: Eheim liberty 2042

Aquecimento: Não tem, tenho um termostato de 150W de prevenção para uma onda de frio.

Outros Equipamentos: Bomba de circulação Tunze Mini

Hardscape: Areão preto e pedras.

Fauna: Começou com 5 neons chineses e 2 Tylos sp Orange, depois aumentei a família para 12 neons.

Flora: Eleocharis parvula sp mini e Eleocharis Vivipara



img1073xr.jpg

img1076lg.jpg

img1093tu.jpg

img1110xp.jpg

img1151zp.jpg

img1623ms.jpg

img1631ya.jpg

bqd5.jpg



Setup actual:

Aquário: 30x50x40 = 60 litros brutos

Móvel: Móvel IKEA (Aqueles famosos icon_smile.gif)

Luminária: Actualmente tem 2 calhas TMC de Leds.

Filtragem: Eheim liberty 2042

Aquecimento: Não tem, tenho um termostato de 150W de prevenção para uma onda de frio.

Outros Equipamentos: Bomba de circulação Tunze Mini

Hardscape: Areão preto, pedras e um tronco.

Fauna: 15 neons chineses, 2 Tylos Adultas + 3 já nascidas no aquário (tamanho mini) e MUUUUUITOS red cherry icon_

Flora: Eleocharis parvula sp mini e Flame moss. Actualmente o tronco tem Weeping moss que renasceu nem sei como, depois do tronco ser desinfectado e estado um ano a seco icon_neutral.gif



w1wx.jpg

chh6.jpg



Estou à espera de actualizar a iluminação para uma Beamswork Double Hi Lumen (PLANT VERSION) que esteticamente é mais bonita que as calhas da TMC.

 

Duas fotos de hoje icon_e_smile.gif



Quantos são? spiteful.gif

 

6dxd.jpg

 

9ibd.jpg

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Toutinho, bemvindo de volta, lol.

Muito bonito, mas as primeiras fotos já tinha visto por aí, mas eu que não percebo nada de aquascaping gostei muito desta ultima, dá mesmo a impressão de que passa por ali uma corrente, há um acompanhamento muito harmonioso dos trncos pedras e plantas com o substrato, denunciando um declive provocado por uma corrente .

1 LIKE dos grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Após muito tentar, este ultimo rescape teve bastante planeamento e ajuda. Bastante para os meus parâmetros biggrin.png' alt=':biggn:'>

Não foi montado "no momento", mas foi estudado com alguma antecedência.

 

Posso considerar um passo em frente na forma que sempre montei aquários, com cuidado estético :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Também gosto. Está bastante agradável e com alguma harmonia.

 

Não consigo é gostar desse pré-filtro, é um "trambolho" dentro do aquário.

 

Uma sugestão, em vez de teres essa bomba na parede esquerda se a colocasses debaixo da saída do filtro era capaz de provocar um movimento mais correcto da água. Assim tens o filtro a empurrar para um lado e a bomba para o outro :unsure:

 

Essa caracolada minorca não são mini-tylos, pois não? :naughty:

 

Grande abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é precisamente que a circulação seja toda em volta do aquário, de forma a não haver zonas paradas na coluna de água.

 

O pré filtro é bastante útil, apesar de feio.Eu também não gosto muito do efeito, mas cumpre a função dele na perfeição. Queria ter já o musgo maior, a tapar, mas vai com o tempo.

 

Os mini caracóis são physas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Mini tylos há 3 :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui vai uma actualização icon_e_smile.gif

 

Mudei a minha calha, para uma nova: Beamsworks Double 18" Plant version

Em termos de iluminação não mudo muito, troquei Leds por Leds. Em termos de "quantidade" de luz também não, mas em esteticamente ficou mais bonito como se pretendia.

cvuc.jpg

lf6i.jpg
O musgo vai crescendo bem

9t3z.JPG

Meti umas flutuantes smile.gif

6b30.jpg

Ando aqui com umas ideias para dar uma volta no tapete... amanhã é dia de limpezas e TPA, logo verão good.gif

Abraço drinks.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues colocar o filtro apoiado num dos vidros laterais? Melhorava a circulação pelo aquário todo, não achas? Provavelmente implica mudares a forma como a calha fica suspensa! E esse pré-filtro é mesmo necessário? É tão grande e feio :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este aquário foi inicialmente desenhado para um projecto diferente. Depois mudei e tive de fazer adaptações. Na 1ª fase do projecto tive o filtro na lateral, quando o mudei é que passou mais para dentro.

Problema de circulação até nem tenho, o que acontece é que as tampas são incompatíveis com o filtro. Com a calha nova também é impossível ter o filtro de lado.

 

Quanto ao pré filtro, eu sei que é feio, mas muito útil. Eu dividi a filtragem, tendo a mecânica no pré filtro e a biológica na mochila.

Dessa forma consigo protecção aos camarões, filtragem mecânica que facilmente tiro e lavo na TPA semanal. Aumentei muito a filtragem biológica, pois todo o interior da mochila tem cerâmicas.

 

Também era suposto as plantas já terem dado uma ajuda, mas ainda não deram :huh:

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Farto de esperar pela Parvula que faça tapete e tape a base do tronco, decidi abrir um pequeno espaço e tapar a base do tronco com Blyxa Japónica :)

Agradeço ao Diogo Reis que me enviou uns pés para eu renovar este projecto :thumbup3:

 

Antes

esqg.jpg

 

Depois

f9v.JPG

kduo.jpg

r437.jpg

cx5h.jpg

 

Agora é esperar para ver a evolução :baned:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás bom pá,

 

Parvula sem "bomba" é mais difícil de fechar, é preciso ter paciencia amigo.

 

Eu gosto bastante e acho que quando isso crescer vai ficar muito bonito.

 

PS: O pré filtro pode ficar horrendo do ponto de vista da estética mas no que toca a limpar o filtro é uma saúde do caraças....

 

Abraço

ST

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Naz

 

Bons olhos te vejam :thumbup3: Essa saúde?

 

O pré filtro é mesmo algo que só tem mesmo a desvantagem de ser feio, em tudo o resto é só vantagens.

 

Estou a tomar medidas para fertilizar com mais força, 1º tenho de retirar os inverts que aqui habitam.

Mas também penso que uma zona de tapete de Parvula e outra com uma moita de Blyxa poderá fazer um bom efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas


Aqui vai uma actualização. Plantas flutuantes ratadas das physas, musgo a crescer bem, as Blyxas aguentam-se bem sem CO2 e o Weeping foi dar uma volta (ele volta, eu sei :twisted: )


7b0e.jpg

ug1b.jpg

gfvc.jpg

pxf2.jpg


Para a semana, logo se vê :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

31/01/2014

Entrou o meu macho Rhinogobius wuii que neste momento está sozinho. Mudou-se para este aquário :thumbup3:

Mal possa terá uma companheira.

1h0k.jpg

1h0k.jpg

8y63.jpg

zxps.jpg

 

m2bh.jpg

qdun.jpg

tg1g.jpg

t3as.jpg

 

cyml.jpg

 

03/02/2014

Meti CO2 pressurizado :cool2:

xq4i.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje fiz magia :tongue:

Desapareceu o difusor de CO2 e a Tunze. Agora existe o difusor e uma koralia, mas são ninja :thumbup3:

Eu sei que os vidros estão sujos, isso é a magia de amanhã :sleep2:

 

0eot.jpg

u9f7.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vidros limpos biggrin.png' alt=':biggn:'>


1v78.jpg

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As tylos estão comigo desde o meu primeiro aquário, comprei-as na Oliaquadream.

Algumas já morreram e outras nasceram.

 

Neste momento não sei onde encontrar, também procuro e não encontro em lado nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, isso está cada vez melhor :thumbup3:

 

Podes colocar os parâmetros da agua no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

Depois de uma época de menos "força anímica" em que a minha aquariofilia se ressentiu, deixo aqui uma actualização mais clean e com a manutenção feita.

 

IMG_2042_zpsb7484e40.jpg

IMG_2041_zps29011233.jpg

IMG_2040_zps414a9238.jpg

IMG_2039_zps01d00da8.jpg

 

O musgo irá levar uma reformulação, pois apesar de o ter mudado para preencher uma área maior, não gosto tanto.

Tenho de pensar e logo vejo outra forma :thumbup3::thumbup3:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda és pior que eu :) mas que grande desarrumação que vai nesse musgo, agarra numa tesoura e apara isso :)

 

Ainda tens o termostato ligado? Cá em casa os meus já sairam todos há mais de um mês e a agua mantêm-se nos 23º, ainda por cima os neon chineses são de aguas mais frias.

 

Ah e se não for pedir muito :P podes ao menos limpar o vidro da frente do lado de fora antes de tirares as próximas fotografias? Basta um pano seco :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo estava bastante maior e mais compacto. Retirei-o todo e tentei "reformular" isto, mas não gosto do resultado.

Preferia apenas uma zona com musgo. Não há tanto como tinha, mas parece mais porque o espalhei pelas hastes do tronco.

Acho que vou voltar à ideia original, esta não correu bem.

 

O termostato está lá, mas desligado da ficha. Como referi andei bastante afastado disto, o mês de Abril e Maio foram um bastante complicados e os aquários estiveram mesmo para ir embora. Não desprezei o tratamento e a manutenção dos animais, mas tudo o resto ficou em modo auto-suficiente e pouco cuidado. Como vou reformular isto, vou retirar o termostato e o musgo (novamente) e recomeçar com a manutenção diária.

 

Os vidros.... é aquela questão, até parecia mal estarem todos limpos biggrin.png' alt=':biggn:'>

As fotos foram tiradas um pouco à pressão, só para actualização do tópico. Não é só os vidros do lado de fora, falta ainda trabalho para meter o aquário como acho que merece estar :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.