Areão de coral como substrato


triclinas

Recommended Posts

Boa tarde a todos, venho por este meio solicitar as vossas ideias e opiniões em relação a colocação de areão de coral ( 50kg adquirido aqui no forum a um membro por bom preço) , como substrato num 1,50x60x60, estou prestes a iniciar a montagem, mas estou indeciso em relação ao areão de coral ou areia de filtro de piscina, visto ter uma granulometria um bocado grande ( 0,10/0,15 mm) e talvez mais tarde dê problemas, ao deixar passar os detritos mais facilmente para baixo, tenho um outro com areia de filtro de piscina e nunca tive problemas, mas decidi fazer uma coisa diferente e além de ser vantajoso por um lado ( aumenta o pH) pode trazer desvantagens por outro, na questão de passagem e acumulação de detritos no fundo, alguém tem este tipo de areão ? Será que a uma bomba de circulação resolve?

 

Obg a todos

Ate já

Cumps

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho areia de piscina e nunca tive problema nenhum e fica muito bonito, em relação á areia de coral tem de ser moida e com uma granulação muito pequena senão já não dá para mbunas que eles andam sempre em escavações e depois ferem a boca

 

CUMPS

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu tenho areão de coral moido, mas com uma granulometria muito fina.

no teu caso, penso que a longo prazo poderas vir a ter problemas.

é certo que com uma bomba de circulação os detritos depositados serão menos, mas fica sempre qq coisa.

ao longo do tempo, certamente irá acumular muita materia organica o que terá impacto nos nitratos.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a agua da tua zona tem o ph baixo, aconselho-te areao de coral moido mas fino.

se o ph ja te sai perto dos valores para malawis, então opta pela areia de filtro de piscina ou areia de silica.

podes tambem colocar pedras calcárias para esse efeito, ou se usares sump , colocar lá pedras calcárias partidas.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sai alta, vou mesmo optar pela areia de filtro de piscina no max mat ha uns sacos de 25 kg em conta, tb tenho alguns corais para por e rochas de coral e como neste vou utilizar sump, ponho também uns sacos de coral moido se for preciso.

 

Obg

Cump

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Novidades????

 

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde

Peçodesculpa de usar este tópico mas tenho uma dúvida que talvez me possam esclarecer.

Estou a alterar o layout para construir um Novo Aquario. Comprei areia de cilica. Fiz bem? ( é para Malawi)

Devo lavar a areia? É que não sei como fazer para a lavar não é nada fácil,...

Por fim gostava de saber a vossa opinião para lavar um Aquario de 1m por 40cm não sei se cabe na banheira... Não sei como fazer...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em relação ao areão, existem várias opiniões, mas eu uso areão de coral.

1º porque gosto mais da cor e do tipo de grão,e em 2º porque ajuda a tamponar o ph em valores mais altos.

é mais cara, mas poupa algum trabalho.

claro que a rocha calcaria também ajuda, mas como te disse é o que eu uso e prefiro.

 

se essas medidas que referes são do aquário para malawis, desculpa-me dizer-te, mas na minha opinião essas medidas não servem para malawis.

vai correr bem nos 1ºs tempos, mas quando os peixes crescerem vais ter problemas.

isto deduzindo que não queres um mono-espécie ou ter 4 ou 5 peixes no aquário.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais