[AJUDA] Os meus peixes estão todos a morrer!


drexinho

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Antes de mais, aqui está um vídeo do meu aquário com mais de uma dezena de animais aquáticos lá dentro. (alguns em modo-zombie)
http://www.youtube.com/watch?v=eRVLeDQNo8M

Antes de mais quero deixar bem claro que sou um nabo nisto e acabei de começar nestas coisas dos peixes & aquários.
Tenho um aquário de 60cm, uma planta de vasinho e meia duzia daquelas ervas que crescem até à tona que rapidamente transformam o aquário num jardim da babilônia, areia meia grossa como fundo, um termostato que vinha com o aquário (regulado nos 26º) e um filtro interno daqueles que tem um tubo a sair da água para fazer de chuveiro. Eis o que me aconteceu.

Como disse, sou um novato e quando comecei nem sabia que existia o ciclo do azoto. Até lá os únicos ciclos que conhecia eram For e While.

Mal comprei o aquário lavei-o e coloquei água la dentro. De seguida fui prontamente a uma loja de animais adquirir 2 limpa fundos (Corydoras aeneus) e 1 plecostamus. Todos eles pequenos.

No dia seguinte, não contente, fui comprar 3 guppys e 6 neons.

Dois ou três dias mais tarde fui comprar 1 Betta macho bem bonito e 2 Botias Palhaço.

Mais tarde uns dias, comprei 2 Mollys fêmeas (normais) e 3 guppys

Depois comprei mais 6 neons e 1 Molly macho

Tudo muito bonito até que me apareceram 2 peixes minúsculos no aquário (estas guppys...). Comprei uma maternidade nos Chinese e prontamente coloquei os mini-peixes debaixo e a fêmea na divisão de cima, não estivesse mais a caminho.

Qual o meu espanto quando no dia seguinte acordo e vejo a fêmea a boiar de costas e apenas um mini-peixe vivo! Removi o(s) cadáver(s) e deixei o mini-peixe sobrevivente sozinho na maternidade. Morreu horas mais tarde. Muito esquisito.
Antes destas duas primeiras baixas, havia alturas em que os peixes me apareciam todos sem cor, meios transparentes e desorientados. Eu aumentava um bocado a temperatura para os 28º e dava-lhes mais comida e eles lá recuperavam. Nestas ocasiões os neons tem um comportamento zombie, nem em cardume andam. Cada um no seu lado, a flutuar ao sabor da corrente...

Achando eu que teria sido uma coisa normal, ignorei. No dia seguinte fico boquiaberto ao ver mais uma guppy desfalecida, juntamente com uma Molly!

No dia seguinte o destino escolheu um neon e o Molly macho!

Ontem foi outro neon e o Betta!

Não sei bem o que se passa. Qual a importância deste ciclo de azoto? Sem o fazer é impossível restaurar o equilíbrio? Será da temperatura? Hoje os neons de manhã andavam todos perdidos outra vez, lá tive de deixar a luz do aquário ligada porque coincidência ou não, parece que ajuda.

 

Sem me agredirem muito, tentem-me ajudar maltinha. Os peixes estão todos a patinar...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lê isto:

Manual de Inicio na Aquariofilia

 

Não fizeste o ciclo do azoto, compraste demasiados peixes e ao mesmo tempo, tens peixes que não são compativeis, etc. Erros que toda a gente comete quando não se informa antes.

 

Tenta corrigir os erros, compra acelerador de ciclo (bacterias) e/ou arranja água e/ou matéria filtrantes de outro aquario já antigo.

 

Mesmo que não consigas salvar estes, poderás começar de novo como deve de ser.

 

Dá notícias!

 

Boa sorte!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lê isto:

Manual de Inicio na Aquariofilia

 

Não fizeste o ciclo do azoto, compraste demasiados peixes e ao mesmo tempo, tens peixes que não são compativeis, etc. Erros que toda a gente comete quando não se informa antes.

 

Tenta corrigir os erros, compra acelerador de ciclo (bacterias) e/ou arranja água e/ou matéria filtrantes de outro aquario já antigo.

 

Mesmo que não consigas salvar estes, poderás começar de novo como deve de ser.

 

Dá notícias!

 

Boa sorte!

 

Tens ai a explicação para o que te aconteceu, tenta ciclar o aquário primeiro, compra as baterias para acelerar o ciclo e vai fazendo TPA's para ver se salvas algum peixe. Acho que já vi teu filtro interno algures, isso não tem jeito nenhum para um aquário desses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão das mortes, é sem duvida motivada pela falta do ciclo do azoto, estabilizar isso agora, não vai ser fácil, podes tentar salvar esses peixes, mudando 20% da água diariamente e conforme foi dito pelo vai adicionando bactérias.

Falta ainda um filtro, pois pelo que vi no filme, não tens, isso é uma bomba de ar.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo é um filtro, na parte debaixo tem a esponja e tal.. O aquário comprei-o no PingoDoce (não riam) e já trazia este filtro e o termostato. Sendo assim posso fazer TPAs diárias de 20%, adicionar bactérias e estabilizar o aquário? A minha mulher adicionou para lá umas gotas de um produto qualquer para criar bactérias antes de colocar os peixes. Não me recordo do nome mas ela tarda nada já aqui vem acrescentar informações.

 

Algum produto de bactérias recomendado para o meu tipo de aquário? Dosagem?

 

Custa-me desfazer assim dos peixes (não pelo seu custo mas sim por eles em si)... Nem tenho um aquário suplente para fazer o ciclo de azoto em separado.

 

Viram as manchas do Betta no vídeo? Ele ficou assim do dia para a noite...

 

Desde já obrigado a todos pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não te desfazeres deles tens que começar já a tratar das TPA's e bacterias para o ciclo se completar, mas irás ter mais baixas certamente.

"Bacterias em pacote" tens algumas, não sei nome de nenhuma para recomendar.

Se conseguires mais plantas tambem ajuda! Mas aí já entra mais complicação com quais adquirir...as fáceis! Anubias, Feto de Java, Egeria, Valisneria, etc.

 

Não vi o video, aqui o Youtube está bloqueado :(

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir estes conselhos e vou comprar então as bactérias e fazer TPAs diáriamente... Depois vês o vídeo, o Betta ganhou umas manchas brancas e numa determinada zona do corpo começou a perder a cor nas escamas... A temperatura a 27º está boa para eles todos? É que eu andei a ver as fichas individuais e uns requerem 24º outros 28º outros não sei quanto...

 

Desculpem lá as perguntas, mas prometo que é a última (por agora, e só porque vou trabalhar de novo :) )

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá já nem sei que peixes te restam...usa esta ferramenta para te ajudar com a fauna e parametros correctos para todos...mas nos 26/27ºC deve estar ok.

 

Aqadvisor

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Além de tudo o que já te disseram (e bem), ao fazeres as TPA's que neste caso eu faria de 20 a 30%, não esquecer que a temperatura da água deve estar próxima da que tens no aquario e de adicionares um anti-cloro.

 

As bactérias só adicionas depois da TPA, senão estás a deitá-las fora. Atenção que se lavares o filtro, "só" o podes lavar com a água que retiras do aquario.

 

Não sei os peixes que vais conseguir salvar, mas vamos admitir que se safam todos, para um aquario de 60 cm tens aí algumas incompatibilidades, i.e., o Betta vai andar sempre a "ratar" as caudas dos guppys (machos), quanto aos Botias Palhaço quando crescerem o aquario torna-se muito pequeno e começam-te a "lavrar" o solo à procura de comida (tipo peixe de água fria).

 

 

Boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais