CalmLake II


vitorfranco

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Está na hora de modificar a minha banheira, mas antes de começar, gostaria de apresentar a ideia para este novo CalmLake II.

 

Gostaria de ter a opinião dos experts bem como dos menos experts :), do tipo; o que trocavam; o que retiravam; o que acrescentavam; etc.

 

Sem+t%25C3%25ADtulo.jpg

Provavelmente nem estou a falar de plantas que desconhecem, no entanto para qualquer dúvida, ficam aqui os links das mesmas.

 

Limnophila sessiliflora http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=047

Bacopa caroliniana http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=043

Rotala rotundifólia http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=033

Myriophyllum mattogrossense http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=037

Alternanthera reineckii 'Purple' http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=023B

Hygrophila corymbosa 'Siamensis' http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=053A

Staurogyne Repens http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=049G

Marsilea Hirsuta http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=010

Ludwigia repens 'Rubin' http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=033D

Hygrophila polysperma 'Rosanervig http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=050B

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Victor,

 

a mim parece-me bem, mas se deres juntamente a ideia que tens a nivel de troncos ou pedras, será mais facil ver isso mais composto!!!

 

na minha opinião, tens ai uma linha de "vermelhos" onde talvez precise de uns contrastes!!!

 

boa montagem!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dando o meu contributo com o pouco que sei,

A marsilea hirsuta, pela que tenho e visto que não cresce muito depressa, sugiro uma eleocharis, contudo caso comeces com uma boa quantidade de marsilea de inicio é capaz de se conseguir um tapete ao fim de alguns meses.

Não gostaste da sagitaria subulata?

Gosto dos tons vermelhos.... mas isso são gostos.

boa montagem... caso precises de ajuda, é sós dizer.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

Nesta montagem as pedras e troncos vão ser completamente engolidos pelas plantas (espero) apenas vou colocar para delinear os espaços e não haver invasões entre espécies de plantas.

Linha de vermelhos...que todos os anjinhos, pai natal, etc te ouçam, neste aquário as plantas tem a mania que é para ficar verde, na melhor das hipóteses ficam rosa muito pálido, talvez, vamos ver com o upgrade que tenho no co2, pode ser que venha a ter vermelhos.

 

Tiago,

Gostei muito de ver a Marsilea Hirsuta, mas "tapete ao fim de alguns meses" é que não é do meu agrado, e que tal se agarrar na tua ideia e meter apenas por baixo da Hygrophila corymbosa e completar o restante espaço com Eleocharis sp "mini"

A Sagitaria sebulata é para ultimo recurso, gosto dela até ao dia em que começa a crescer feita louca, armada em valisnéria :) desta vez queria tentar algo diferente.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a Eleocharis acicularis e tem crescido bem... tudo depende da quantidade inicial e estou plenamente satisfeito.

Espera que o pessoal responda melhor sobre a marsilea, pois o aquário é o que está em casa dos meus pais: "Aquapais".

Das plantas vermelhas tenho a ludwigia repens rubin e a rotala tem alguns tons vermelho e gosto bastante de ambas, tanto pelo crescimento como pela cor que têm.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espectáculo Vítor. Vai ser um prazer ver renascer essa "banheira".

 

Gostei da lista das plantas.

 

No meu comunitário tenho tapete de marsilea + eleocharis sp. mini, não está mau, mas... :confused4:

 

Já pensaste num tapete de lilaeopsis brasiliensis? Vai ser a minha próxima aposta.

 

Grande abraço e força nisso!

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago,

A Eleocharis acicularis é muito parecida com a eleocharis sp. mini, mas parece menos exigente em termos de luz, é capaz de ser melhor.

"Aquapais"...isso não era um programa de televisão? :) essa aquário era um Low-Tech, não será por ai que Marsilea não se desenvolve? Com o meu arsenal de fertilizantes e co2 pode ser que resulte.

 

Ferreira,

"tenho tapete de marsilea + eleocharis sp. mini, não está mau, mas..." mas o que? não se dão bem no teu aquário? a transição de uma para a outra não resulta?

Fica o apontamento da lilaeopsis brasiliensis, sempre é melhor que a Sagitaria sebulata, aparentemente não cresce tanto.

 

 

  • Votar + 1

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário Aquapais é um low-tech, mas as plantas na generalidade crescem bem, tendo novos rebentos de marsilea, mas sem a mesma rapidez da sagitaria ou eleocharis que tenho visto.

Nada melhor que experimentar... quantos vasos para começar?

A eleocharis é muito invasiva, por isso é dificil separar da marsilea.

  • Votar + 1

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferreira,

"tenho tapete de marsilea + eleocharis sp. mini, não está mau, mas..." mas o que? não se dão bem no teu aquário? a transição de uma para a outra não resulta?

Fica o apontamento da lilaeopsis brasiliensis, sempre é melhor que a Sagitaria sebulata, aparentemente não cresce tanto.

mas... isto...

 

:rolleyes: Avalia por ti próprio.

 

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

promete este projecto.

Gosto desse esquadrão de Corydoras.

 

A Eleocharis acicularis é muito parecida com a eleocharis sp. mini, mas a Acicularis é bem maior. (3 a 5 cm da min e 20 a 40 cm da Acicularis).

Em vez da Sagittaria subulata recomendo antes a Echinodorus tenellus que é bem mais pequena. (mas também faz um bom tapete)

A lilaeopsis brasiliensis tem um crescimento bem lento, mas também é uma planta interessante, não dá muito trabalho.

Não sei muito bem qual é a ideia | imagem para o projecto, mas gostaria de ver um apontamento preso a um tronco ou pedra, talvez esta:

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=049B

ando muito tentado com esta planta...

Sugiro um areão diferente para a parte frontal sem nada/tapete, um areão mais fino que destaque as corydoras (branco ou preto).

bom trabalho

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto existem perto de 80 escavadoras dentro do aquário, 13 adultos e pouco mais de 60 putos, em Janeiro ficaram apenas os adultos mais 2 ou 3 putos

 

logo quando chegar a casa é que vou ver se as plantas se mantêm enterradas

 

IMG_4400.JPG

 

IMG_4398.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas de tapete, mesmo sendo a marsilea hirsuta, vai ser muito difícil com esses belos peixes. Dificilmente elas vão conseguir crias raiz, suficientemente forte para se safarem...e mesmo assim...julgo que eles, as vão arrancar.

 

Já tentei uma vez e não deu certo. E só tinha 5 Corydoras!!!!

 

Abraços

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu aquário escolhi as corydoras pygmeus por causa do tamanho.... mas tivesse estes exemplares preferia fazer um aquário a pensar neles.

Gostei do pormenor dos pauzinhos de gelado....andam a ser bem tratados os bichos!!!

com as plantas que estão agora no aquário devem-se conseguir manter plantadas, o problema vem com as plantas de tapete.

Eu consegui a manter a marsilea no aquário com corydoras paleatus, por isso é possivel, vamos a ver o que acontece.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

se colocares um substrato mais pesado e fino à frente pode ser que resolva.

Se as corydoras tiverem um bom terreno de pasto deixam as plantas em paz.

No meu nem a corydoras nem as Kuhlis conseguem desenterrar as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não tenho nenhuma planta desenterrada, inclusive uns pezinhos de marsilea hirsuta que o Tiago me ofereceu para experimentar, as corys por enquanto passam ao lado :) sei que não é facil, quando tive a sagitária, todos os dias tinha que replantar, mas com alguma teimosia, consegui ganhar a guerra contra as corys.

 

Tiago, ainda na semana passada desmontei o aquário que tinha na cozinha para as corydoras, não venhas dar-me mais ideias, se a minha cara-metade sabe que andas a meter-me ideias na cabeça, quando cá vieres ela bate-te. Estás sempre atento aos pormenores, mas desta vez enganas-te pois com os paus de gelado não deu resultado, teve que ser com pauzinhos de mexer o café :tongue:

 

Acabei de plantar 30 pés de Bacopa caroliniana, nem quero comentar :mad:. (comprar plantas, ou entrega em mãos ou na loja)

 

IMG_4401.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devido à diversidade de plantas que tenho neste momento que não tem nada a ver com as inicialmente estipuladas, este projecto foi por água abaixo.

Brevemente abrirei novo tópico, com novo projecto que ainda se encontra em fase de estudo.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de plantar 30 pés de Bacopa caroliniana, nem quero comentar :mad:. (comprar plantas, ou entrega em mãos ou na loja)

 

IMG_4401.JPG

Vitor, não evites utilizar o feedback. Pessoal assim normalmente não tem feedback aberto mas pedes a um admin para abrirem.

 

Quanto ao tapete e as corys, muito boa sorte. Vai ser MUITO difícil :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, tinha muitas folhas soltas dentro do saco, tenho que dar o beneficio da duvida, pois é possível que estivessem em condições e no transporte terem marado.

 

Tiago, deixa-me estudar isto e tirar daqui as corys, na primeira semana de Janeiro vou começar a entrega-las e depois falamos.

 

A marsilea não foi levantada pelas corys mas não pegou.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.