Twinstar - Uma forma milagrosa de matar algas??!?


Pedro Rosa

Recommended Posts

Um aparelho milagroso contra as algas... quase todas :)


main_img.jpg


Alguem conhece/utiliza?



Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia sequer da sua existência mas vendo pelo site deixo já um reparo, a peça que fica de fora é parecida com um ipod e a peça que fica dentro é, digamos , feia e enorme. Não deveria ser ao contrário?

 

Quanto à sua utilidade para mim é nula pois ela não me resolve o meu maior pesadelo - as bba!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Quanto à sua utilidade para mim é nula pois ela não me resolve o meu maior pesadelo - as bba!

Boas,

 

Já somos 2!

 

P*ta que paríu essa alga :tapfoot:

 

:naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso analisar estes novos aparelhos com atenção.

Aparentemente isto promete bastante. Tenho acompanhado um tópico no UKAPs e todas as expectativas são altas.

Muita gente reticente mas toda a gente que exprimentou, gostou.

Para quem ter plantados a sério com o minimo de trabalho, deve dar alguma atenção a isto.

Podem mandar bocas, etc, mas creio que isto vai ser um aparelho que vai dar que falar nos próximos tempos (para "pros" e mais azarados com algas).

 

Há um feedback do Viktor Lantos, no tal tópico que referi, sobre a utilização do aparelho.

Leitura interessante:

---
3 thing which was a major improvement on the first test.
1. water clarity - we had issues before with this
2. stone algae issues
3 plants algae issues

We could handle them without the device for sure. But Clarity was a problem only in this tank. None of our others. Maybe the 2075 filtration power was not enough on this tank or the filter bacteria just not performed well. Maybe a little oxygen would have helped on this, but we used Eheim skim to add in oxygen. Frequent water changes etc before and after 3-4 days the cloudiness comes back.

Stone algae issue. We usually clean these dragons in every 4-6 weeks. But this is a clay kind of stone and whenever you brush it it is damaging etc. Also almost impossible to clean off the holes. Neritina and Otocinclus just not helping with this. Or they would needed in a large group if you use this much light. With 2-3 snails and 5 otociclus this just not worked. algae was quicker.

Plant algae issues. Sure with other maintenance tasks this would be clean too. But it would take weeks to eliminate all issues and in that timeframe you need to put in a lot of energy and time. Lets say use a hose to suck down the carpet and the tennellus many times. Trimming down the infected leaf and taking care that the new leaf will look healthy. Meanwhile also need to remove the HC carpet to clean the soil under that (because of BGA) and plant it back or need to inject carbo several times to the soil and see if that helps and not burn your HC field at the same time.

So as you see you can do almost anything. And your tank will get back on track, but it is time consuming and frustration. We only changed water and used the fertilizers the same way as before.

On my test 2 i also see similar effects but seiryu stones are cleaning up much slower at all. But i am not touching the stone or cleaning Twinstar in the remaining 2-3 days til i complete the 1 month test.

As i see from other users they also have similar experiences. Clear water, less issue with algae, less maintenance. So i guess the point is that to use less chemicals less algae eaters and change your maintenance routine a bit if you have such an "assistant" with you.
---

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ver resultados com os meus próprios olhos e num ambiente que possa ver para lá da cortina, é um produto que não me seduz. Acredito que funcione como um complemento a um equilíbrio no ecossistema, de outra forma não acredito.

 

Depois, o preço. É caro para algo que ainda não deu provas, além do desgaste do material com a utilização.

 

Talvez seja bom para ajudar aqueles que fazem das algas um bicho de sete cabeças..

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Talvez seja bom para ajudar aqueles que fazem das algas um bicho de sete cabeças..

 

 

Há quem desista de plantados por causa das algas...

 

Está tudo a começar a testar isto lá por fora. Quem experimentou está contente, mas acho que o melhor é estarmos atentos e ir lendo feedback.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,
Desculpem a minha ignorância, mas este aparelho faz o quê?
Sim percebi que inibe/elimina algas, mas o aparelho em sí mesmo, faz o quê?
Qual é a forma de funcionar?

Filtra e retém o 'esporos' das algas?
É capaz de me ter escapado alguma coisa (o mais provável),
mas nas leituras que fiz fiquei no campo da magia!

Vou aguardar que alguém explique melhor.

hummm...

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vi melhor sobre as possibilidades de funcionamento.

Até parece um princípio interessante ,a ser verdade.

No entanto falta desmontar para ver exactamente o que está lá dentro(e meter as fotos na net).

Preferia não ver o aparelho, ficar a funcionar como um Uv externo.

vamos ver quanto tempo vai durar a especulação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estraga a graça toda, qual a graça de ter um aqua totalmente autosustentado, "clean", que chatice é bom de ver em fotos sim, mas ter um aqua sempre assim era aborrecido, venham as pedras verdes de algas , viva as algas , é verde ?? então é mais uma plantinha extra no aqua, dá um ar super natural.

 

Pronto está bem........ :shock4::shock4::shock4: eu saio!!!..... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais é de louvar surgirem novas tecnologias no campo da aquariofilia. É sempre bom para nós, amantes dos plantados, que apareçam mais armas de modo a termos plantados mais belos.

 

Quanto a este dispositivo em particular, é pena só eliminar as algas verdes... é que essas são facilmente controladas com uma equipa de limpeza eficaz. Talvez com a excepção da Cladophora aegarophila, que quando ''pega de estaca'' é dificil de erradicar.

 

Mas bom mesmo era eliminar BBA's... Quando surgir um dispositivo que elimine estas algas, isso sim, será revolucionário!

 

Outro ponto negativo é a estética...quanto menos aparelhos (e mais pequenos) tivermos no aquário melhor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim, tento manter o aquário tanto quanto possível simples e natural mas não sou fanático. Se há um aparelho que evita milagrosamente as algas então viva o aparelho!

 

Porém, tenho mesmo muita muita dificuldade em acreditar em aparelhos milagrosos, já os vi aparecerem e desaparecerem por diversas vezes do hobby.

 

Se eu tivesse um problema com BBAs (felizmente há anos que não acontece) tentaria resolver as coisas com a Equação Anti-Algas e, no caso específico das BBAs, eu começaria por apostar em conhecidos comedores desta alga, como as Jordanellas... de facto, é um peixe que eu mantenho preventivamente em aquários plantados, além de bonitos, são excelentes devoradores de algas e têm comportamentos interessantes, defendendo ovos e crias, à maneira dos ciclideos.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu tivesse um problema com BBAs (felizmente há anos que não acontece) tentaria resolver as coisas com a Equação Anti-Algas e, no caso específico das BBAs, eu começaria por apostar em conhecidos comedores desta alga, como as Jordanellas... de facto, é um peixe que eu mantenho preventivamente em aquários plantados, além de bonitos, são excelentes devoradores de algas e têm comportamentos interessantes, defendendo ovos e crias, à maneira dos ciclideos.

 

 

Miguel

 

Miguel, trouxeste esses peixes das tuas viagens? (ou seja, são selvagens)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os que tenho em aquário são F1 mas ainda mantenho os pais, selvagens, em lago de jardim (são peixes que aguentam frio).

 

A Jordanella é uma espécie comum em aquariofilia, eu próprio a vinha a manter durante muitos anos, mesmo antes de a apanhar diretamente na natureza, o ano passado. Está claro, uma estirpe selvagem é outra coisa, é muito mais "the real thing": as jordanellas do mercado são criadas em massa na Ásia e selecionadas para se tornarem maiores e mais vermelhas mas... não é a mesma coisa. Por exemplo, os peixes de origem selvagem têm um brilho néon mais intenso, permitindo ver os machos a exibirem-se em lago de jardim, mesmo a vários metros de distancia.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Boa Noite,

O Twinstar despertou-me imenso a atenção quando apareceu não só pela inovação mas também pela estética e funcionalidade, daí ter feito uma importação de 3 twinstar 2 nanos e um Super S, com a finalidade de testar e ver se realmente cumpria com o que era anunciado.

A conclusão que cheguei depois de 4 meses a testar é que realmente funciona,nos aquários já instalados as folhas das plantas até mesmo as mais exigentes ficam 100% isentas de esporos de algas e se colocarmos plantas novas esses esporos de algas nas folhas nem chegam a aparecer.

A nível de esterilização só posso mesmo estar satisfeito baixas de peixes inexistente e doenças nem vê-las...

Relativamente á manutenção muito simples até agora só fiz uma que consistiu em mergulhar o difusor numa diluição de 1/10 de lixivia com água durante 3 horas e o difusor fica impecável.

A nível estético as bolhas que o aparelho liberta não sei precisar bem de quanto em quanto tempo pois ele segue um modo de funcionamento continuo e alternado dão um "brilho" ao aquário e ás plantas.

Recomendo :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Excelente feedback. Parece ser consensual que de facto o aparelho funciona.

A manutenção e os custos associados tem sido também algo debatido.

Passados mais dois meses continuas sem problemas?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já estou como tu Pedro! Tenho curiosidade em experimentar mas custa-me gastar 150/170€ por um "gingarelho"! lol

 

Eu tenho acompanhado o tópico do ukaps e já vi que tem havido problemas com as manutenções, nomeadamente com o aparecimento de uma especie de algodão branco. Segundo li tb, as spare parts são bem carotas (não é que seja de admirar...)

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu tenho acompanhado o tópico do ukaps e já vi que tem havido problemas com as manutenções, nomeadamente com o aparecimento de uma especie de algodão branco. Segundo li tb, as spare parts são bem carotas (não é que seja de admirar...)

 

Isso e não se saber bem o "consumo" de spares (tempo que duram)... são as grandes questões!

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom como ainda não tinha dito nada por aqui aproveito a deixa no ponto em que ficou a conversa.

 

Posso afirmar que estou satisfeito com o desempenho do gingarelho, mas também vos venho advertir que o mesmo avariou passados 4 meses de utilização :confused4:

 

Apesar das manutenções quinzenais que faço juntamente com o difusor de Co2, deixou de fazer electrolise, felizmente ainda se encontra dentro da garantia dada pelo fabricante e vão me enviar um difusor novo sem qualquer tipo de encargo. Logo no aspecto da assistência por parte do fabricante acho mais um ponto a favor.

 

Venho comprovar alguns aspectos já referidos.

 

Enquanto tive o aparelho em funcionamento, constatei que realmente as plantas nunca foram afectadas por nenhum tipo de alga, sendo que não tenho o aparelho em funcionamento já há 2-3 semanas, tenho vindo a constatar o aparecimento de algumas GSAs nas folhas das plantas de crescimento mais lento, algo que nunca se tinha verificado nesta montagem, assim como maior abundância destas nos vidros.

 

O hardscape sempre teve GSA desde que tenho a calha mais perto do topo do aquário e com 4x54w, mas noto que o verde das mesmas se tem intensificado sem a presença do aparelho e quando passo a escova de dentes estão muito mais impregnadas. Não é nada que me preocupe pois acho perfeitamente normal acontecer, mas cá está o aparelho a meu ver não as eliminava mas dava uma boa ajuda na sua manutenção :smile2:

 

Quanto a fauna pode ser coincidência ou não, antes de instalar o aparelho andava a ter algumas baixas de P. Simulans, depois do instalar não tive mais problemas, e agora que avariou tive novamente 2 baixas no aquário.

Como disse pode ser coincidência.

 

Mas o que é um facto que afirmo com 100% de certeza é que a fauna quando estava a usar o aparelho agradecia o boost de O2 estando muito mais activa no pico de Co2, de momento posso constatar que a partir das 20h até as 22h altura em que tenho os níveis de Co2 mais elevados, a fauna tem tendência a ficar mais estática :rolleyes: (culpa minha sou CO2 dependente)

 

Outro aspecto positivo, é a cristalinidade da agua, é impressionante mesmo, sempre fui adepto de usar Purigen nos filtros, e já achava que este produto da Seachem contribuía e muito para esse aspecto, com a Twinstar em funcionamento é impressionante como o aquário fica. Creio que muito se deve ao boost de O2 e ao melhor funcionamento das colónias de bactérias dentro dos filtros.

 

É de relembrar que a electrolise não foi inventada há dois dias :smile2: , e um dos usos desta é no tratamento de aguas para consumo humano, O2 em estado puro mata parasitas erradica esporos de algas em suspensão na coluna de agua, acho um gadget de grande valor por este motivo, e prefiro muito mais usar um aparelho destes do que um filtro UV onde a durabilidade e eficácia da lâmpada vs. caudal do filtro entre num domínio muito mais discutível para mim :bleh:

 

 

Se me fizerem a pergunta: Voltavas a comprar ??

 

A minha resposta é sim, por todos os motivos já acima referidos.

 

 

Bom fica mais um testemunho para poderem tirar as vossas conclusões.

 

Abraço

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ótimo relato Nuno.

Vem no seguimento do que se tem lido por aí, a par das muitas avarias - até antes de colocar a funciona :)

É um produto novo que precisa de ir sendo melhorado para evitar esses sobresaltos.

 

A saude da fauna tem sido algo que tb se tem lido por aí, por isso a coincidencia é capaz de não existir. Claro que como injectas muito CO2...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica um Cast da ScapeFu ao Dave Chow onde este fala sobre a experiência que tem com o aparelho :tongue:

 

http://www.scapefu.com/scapefu020-dave-chow-twinstar-algae-planted-aquarium/

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boa Noite,

O Twinstar despertou-me imenso a atenção quando apareceu não só pela inovação mas também pela estética e funcionalidade, daí ter feito uma importação de 3 twinstar 2 nanos e um Super S, com a finalidade de testar e ver se realmente cumpria com o que era anunciado.

A conclusão que cheguei depois de 4 meses a testar é que realmente funciona,nos aquários já instalados as folhas das plantas até mesmo as mais exigentes ficam 100% isentas de esporos de algas e se colocarmos plantas novas esses esporos de algas nas folhas nem chegam a aparecer.

A nível de esterilização só posso mesmo estar satisfeito baixas de peixes inexistente e doenças nem vê-las...

Relativamente á manutenção muito simples até agora só fiz uma que consistiu em mergulhar o difusor numa diluição de 1/10 de lixivia com água durante 3 horas e o difusor fica impecável.

A nível estético as bolhas que o aparelho liberta não sei precisar bem de quanto em quanto tempo pois ele segue um modo de funcionamento continuo e alternado dão um "brilho" ao aquário e ás plantas.

Recomendo :)

 

 

Aqui fica um Cast da ScapeFu ao Dave Chow onde este fala sobre a experiência que tem com o aparelho :tongue:

 

http://www.scapefu.com/scapefu020-dave-chow-twinstar-algae-planted-aquarium/

 

então como se tem portado o dito gingarelho passado estes meses todos?

sempre se confirma a validade de aproximadamente um ano e as sucessivas limpezas à rede, para quem tem a agua mais dura ou usa o E.I por exemplo?

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais