Ramirezi - Sexo, Compatibilidade e Espécies


Visitante

Recommended Posts

Boas

 

Sendo recente no forum, num tópico que coloquei referi o meu objectivo futuro de ter um casal de Ramirezis. Assim gostava de pedir ajuda nalgumas dúvidas que tenho. Para referência os habitantes actuais do aquário (87L) são 8 Neons e 2 Pitbulls.

 

1 - Em procuras que tenho feito pela net encontro fotografias bem diferentes do peixe (nas colorações). Existem diversas espécies? Se sim quais e características.

 

2 - Pretendo adquirir um casal, pelo que é bom saber como se identifica o sexo.

 

3 - Depois dos Ramirezi, e porque o aquário é meu e da minha esposa, para completar ela gostava de colocar um casal de Betas, pelo que gostava de saber se são compatíveis. A não serem, que sugerem para o meio-topo do aquário, visto os Ramirezis serem de meio-fundo?

 

Obrigado.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

existem duas variações da espécie (mutações) que eu conheço, são aqueles que têm uma coloração parecida com a dos selvagens e são uns que têm o corpo quase todo dourado, ambas as mutações requerem iguais cuidados, sendo a dourada a mais sensivel devido a cruzamentos consanguíneos que ajudaram na mutação, mas não é nada de significativo, onde vive um o outro vive igualmente bem.

o macho diferencia-se na fêmea porque: não é tão arredondado, tem cores mais garridas e tem algumas manchas pretas que as fêmeas não têm e as barbatanas dorsal e anal são mais ponteagudas, as barbatanas peitorais por vezes são maiores.

a fêmea costuma ter a barriga avermelhada.

quando dois machos se encontram é frequente haverem algumas brigas.

são te aconselho os bettas, pois os ramirezis não vão resistir áquelas barbatanas coloridas e soculentas (devem ser :roll: ) dos bettas.

se comprares uns 10 neons vais ter a parte do meuio do aquário com mais vida.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor do taslixado:

 

olá!

 

 

Não te aconselho os bettas, pois os ramirezis não vão resistir áquelas barbatanas coloridas e soculentas (devem ser :D ) dos bettas.

se comprares uns 10 neons vais ter a parte do meuio do aquário com mais vida.

 

abraços!

 

:oops: Atenção ao tamanho dos neos vs ramirezis

.

. ><)))º< ~

 

>()º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AVISO: Bem, depois de um pequeno problema logístico que surgiu com este tópico, a minha mensagem, que era anterior à do RuiC, desapareceu. Vou tentar enviar uma resposta tão parecida com a anterior quanto possível. Entretanto, este aviso é só para não se perder o fio à meada.

 

RE-RESPOSTA:

1. Quamto às espécies de ramirezi, há só uma. Quanto às variações naturais há uma só também. (ACRESCENTO: Um indivíduo de uma espécie é aquele que tem a capacidade de se reproduzir com outro indivíduo da mesma espécie e de sexo oposto, nascendo desse acasalamento indivíduos que herdam esta mesma capacidade. Variações (ou variantes?) duma mesma espécie são distinções entre indivíduos da mesma espécie que não afectam aquela capacidade (p.e. colorações diferentes). Peço desculpa pela falta de rigor científico, mas acho que dá para entender...) O que há são variações obtidas por selecção humana. e que por vezes tornam mesmo difícil a distinção do sexo nesta espécie.

 

A coloração da variante natural/selvagem é assim:

Corpo principalmente amarelo («cor de base»...?).

Faixa preta que atravessa os olhos na vertical. Faixa preta vertical a meio do corpo - pode ter mais que uma pelo corpo, mas todas verticais. Primeiros raios da barbatana dorsal pretos (embora na fêmea possam ser cinzentos).

É normal terem tons vermelhos nas extremidades de todas as barbatanas. Por vezes também na parte frontal superior da cabeça. Os olhos também têm orlas vermelhas. Na fêmea, o ventre pode tornar-se avermelhado, principalmente quando se aproxima da desova.

Pigmentação azul: Surgem pontos de cor azul brilhante/fluorescente um pouco por todo o corpo, mas principalmente numa linha bem definida acima da boca, que se pode prolongar para cima até ao topo. Os restantes surgem principalmente na parte de trás do corpo, até à faixa preta mais ou menos, em pontos mais ou menos dispersos, sendo comum entrarem na cauda e na base da dorsal. Segundo a minha curta experiência de 2-3 meses, esta coloração não é constante, vai e vem. Parece aumentar quando os alimento com dáfnias e artémias (secas mesmo).

http://www.aquaplant-chile.cl/acuario/pece...mg/ramirezi.jpg

 

Variantes conseguidas por selecção humana (conheço duas):

Variante 'dourada': Tem o corpo TODO AMARELO (penso que os primeiros raios da dorsal continuam a ser pretos, mas não tenho a certeza). É normal subsistirem tons vermelhos nas extremidades das barbatamas.

http://www.thekrib.com/Apisto/P-ram-beard.jpg

 

Variante 'azul', também chamados 'german blue rams'. Caracteriza-se por uma disseminação tão grande dos pontos azuis que eles ocupam todo o corpo. Mantêm-se as faixas pretas.

http://www.thekrib.com/Apisto/P-ramirezi.jpg

 

Quando o taslixado fala numa variação/mutação parecida com a variante selvagem, penso que ele se refere a ramirezis que, mantendo mais ou menos o padrão de cor normal, sofre alterações principalmente morfológicas: primeiros raios da dorsal super-desenvolvidos (inclusive nas fêmeas), outras barbatanas super-desenvolvidas, corpos mais arredondados, talvez mais faixas negras (?), ... É isso taslixado?

http://www.nanyangfish.com.my/fc-18a.jpg

 

Estas alterações tornam por vezes difícil a distinção do sexo.

 

2. Dimorfismo sexual:

- Primeiros raios da dorsal: No macho são bem maiores que os seguintes (na fêmea apenas um pouco maiores). No macho são sempre pretos (excepção no caso dos dourados?), nas fêmeas podem ser cinzentos.

- Final da dorsal: No macho é pontiaguda, na fêmea aredondada.

- Tamanho do corpo: Os machos costumam ser um pouco maiores.

- Ventre vermelho/rosa/laranja: É próprio da fêmea, principalmente quando se aproxima da desova. (cuidado para não confundir com o vermelho às vezes bastante alargado das barbatanas peitorais recolhidas!!!)

- Pigmentação azul no interior da faixa central a meio do corpo: Por muito (ou pouco) azuis que sejam, os machos nunca têm pontos azuis sobre a faixa preta central (salvo caso de manipulação humana)! Nas fêmeas isso pode acontecer (dependendo da dispersão do azul). Se houver outras faixas pretas no corpo, estas podem ter pontos azuis, mesmo nos machos.

- (ACRESCENTO:) Comportamento: Se o seu ramirezi escavar o areão (não me refiro a "comer terra", mas sim a fazer uma verdadeira depresão no cascalho) será macho. Se tiver três ramirezis e quase só houver brigas entre dois deles, o terceiro deve ser do sexo oposto (aqui ter cuidado: pode ser por diferenças de tamanho/força; em caso de desova, o casal atacará qualquer peixe que se aproxime dos ovos, pode não haver ainda formação de nenhum casal, ...)

 

3.

são te aconselho os bettas, pois os ramirezis não vão resistir áquelas barbatanas coloridas e soculentas (devem ser  ) dos bettas.

:lol::P Peço desculpa, mas NMHO, os betta macho é que têm a mania de atacar até à morte tudo o que seja remotamente parecido com eles. Até guppys!!! Por falar nisso, os meus guppys não têm razão de queixa. Pelo contrário, eles é que são os chatos (trapahões acho mais correcto).

Estou certo que toda a gente lhe dirá que os ramirezi devem conviver com outros peixes pacíficos. Até os tetras se tornam, por vezes, incómodos, pois são vorazes com a comida e é frequente não sobrar nada para os rams...

 

Veja este tópico

 

Bem, penso que foi mais ou menos isto que escrevi da outra vez.

 

Abraços,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor do taslixado:

 

olá!

 

 

Não te aconselho os bettas, pois os ramirezis não vão resistir áquelas barbatanas coloridas e soculentas (devem ser :P ) dos bettas.

se comprares uns 10 neons vais ter a parte do meuio do aquário com mais vida.

 

abraços!

 

:lol: Atenção ao tamanho dos neos vs ramirezis

 

É a favor do taslixado, porquê? Tem experiência de ramirezis atacarem caudas de bettas? Ou de outro peixe?

 

E já agora, poderia ser mais específico sobre o tamanho dos neons vs ramirezi?

 

Agradeço a atenção,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"É a favor do taslixado, porquê? Tem experiência de ramirezis atacarem caudas de bettas? Ou de outro peixe?

 

E já agora, poderia ser mais específico sobre o tamanho dos neons vs ramirezi?

 

Agradeço a atenção"

 

É assim:

 

Os Ramirezis são ciclideos, embora pacíficos, têm instintos característicos destes.

 

Quando escrevi, neons vs ramirezi, Quero dizer que se o aquário for do tipo grande ~ 1 metro e bem plantado, é bem possível compatibilidade entre ambos. Do tipo Escalar e Neons.

 

Colocar Escalares pequenos num aquário com Neons "estabelecidos", também é possível compatibilidade entre ambos :D

 

Quanto aos Bettas, são peixes lentos e simultaneamente agressivos.

 

Repara que os lojistas os expõem em recipientes tipo quarentena.

São peixes para, aquilo a que se chama, aquário especifico, só para eles.

 

Podes telos num aquário só com aquecimento e plantas,têm um órgão respiratório auxiliar. ANABANTÍDEOS.

 

Espero ter ajudado, e não te esqueças que à desvios em todas as regras.

.

. ><)))º< ~

 

>()º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"[...] não te esqueças que à desvios em todas as regras."

 

Exactamente, e o ramirezi é o desvio à regra dos ciclídeos! :roll:

 

Agora a sério, os ramirezi não são agressivos (como os bettas), apenas um pouco territorialistas, e isso muito, muito, muito com os da própria espécie. Os meus pegam-se um bocado, mas só um com o outro.

Com os guppys, eles são muito permissivos, até na hora de comer! :( De vez em quando lá «arrancam» em direcção a um, mas nunca presenciei um toque verdadeiro. E uma distância de 3cm (4 ou 5 se estiverem mesmo de mau humor) é perfeitamente suficiente para se sentirem descansados da sua «territorialidade» - em qualquer lugar do aquário. Excepção feita às tocas, mas isso os guppys entendem... :) Aliás, alevinos de guppy com 1cm não se preocupam muito com os ramirezi... Ou seja, tanto ou menos que com os guppys adultos...

Quanto ao Comedor de Algas Chinês, bem... falando em territorialistas... :D :shock:

 

Abraços,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Para referência os habitantes actuais do aquário (87L brutos) são 8 Neons e 2 Pitbulls.

 

3 - Depois dos Ramirezi, e porque o aquário é meu e da minha esposa, para completar ela gostava de colocar um casal de Betas, pelo que gostava de saber se são compatíveis. A não serem, que sugerem para o meio-topo do aquário, visto os Ramirezis serem de meio-fundo?

 

Na primeira mensagem deste tópico, na pergunta 3 pretendia saber se seria possível juntar os Ramirezi com um Betta. Com as respostas dadas e alguma leitura cheguei à conclusão que são algo imcompativeis, tanto que a opção lá em casa, já que a minha esposa gostava de ter um Betta, foi adquirir um aquário próprio para ele. Vejam este tópico relacionadohttp://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...2622&highlight=

 

Agora em relação à segunda parte da questão 3. Que sugerem para o topo do aquário, já que os Ramirezi gostam de andar no fundo?

 

Obrigado

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais