Novo na aquariofilia [Ajuda]


PedroPaiva

Recommended Posts

boas

se tivesse no teu lugar e pelo que ja foi dito arranjaria um amigo ou ate uma loja de confiança que te desse abrigo

a esses peixe e mudadria o aqua para uma coisa mais natural como o subestrato

e começava do zero se tiveres alguem de perto com um aqua ja maturado que te forneça agua isso ia te acelarar

o ciclo digo por experiência e optava por pois de certeza que havera mendros de perto da tua residencia

e essas plantas trocava por plantas naturais pois serao uma grande ajuda no equilíbrio dos parametros da agua

aqui nos classificados encontraras tudo o que necessitas a um optimo preço

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro Paiva,

 

Se vais começar um aquario de novo, pensa bem qual o objectivo do aquário, e só depois é que pensava nas decorações(isto incluo o substrato).
1-Não ponhas o Espada num aquário de 1 litro ou globo. Isso é a resvalar já nos direitos dos animais, e no conforto do mesmo... Vê se arranjas alguém que te adopte o animal por uns dias.
2-Pensa bem se queres mesmo plantas ou não... São mais uns seres vivos que vais por no aquário, e que vais ter de te preocupar com eles também por causa das suas necessidades. Elas precisam de iluminação apropriada, o que não é barato. Precisam de nutrientes e suplementos, que tens que tar sempre a seguir com testes, ambos que te saem do bolso, e são um quebra cabeças de gerir a certa altura. Os unicos serviços que as plantas te vão prestar no teu aquario são a absorção de nitratos (que não há problema em teres no teu aquário, e podes combater o excesso com TPAs) e decoração.
3- Como és iniciado, e tás a ter montes de problemas com doenças e parametros que te são ainda desconhecidos, não ponhas areão/areia/fundo qualquer no teu aaquário. Substrato (outro termo para material do fundo do aquário) só vai acumular parasitas, germes e lixo que depois liberta nitritos e amonia mais tarde no teu aquário. Também, torna muito dificil a manutenção e limpeza do aquário (aspiras o fundo todas as semanas?). Se tencionas ter plantas, não tens remédio senão pores substrato, mas como te disse no ponto anterior, é melhor não teres também plantas.
4-Quanto a espécies de bichos a pores depois de terminares o ciclo. Guppies. Só e exclusivamente Guppies. É um bom peixe para tu começares a treinar as tuas técnicas de aquáriofilia.

Assim, resumindo:
1-Leva o espada para um aquário de um amigo ou alguém aqui da comunidade que confies (acredita que ninguém te rouba um espada).
2-Não te aventures ainda em plantas.

3-Não ponhas substrato.
4-Os teus 1ºs peixes devem ser os guppies.

Se seguires os conselhos que eu te dou aqui ao longo dos posts, vais ter um aquário estável, resiliente e mais importantes, com animais saudáveis e felizes.

Espero que oiças os meus conselhos, e não cometas os erros que cometi,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Penso que muitas opiniões e conselhos já te foram dados. Todos bons e variados.

 

Por esta altura o meu medo é o de que comeces a pensar que isto é um bicho de sete cabeças... e acabes por desistir.

 

Na minha opinião (mais uma...) tiveste azar com a casa onde compraste os peixes.

Acho que devias começar por aí... pesquisar lojas exclusivas de aquarofilia, perto do local onde moras.

Infelizmente existem lojas que vendem tudo e mais qualquer coisa, sem terem conhecimentos suficientes e acabam por induzir em erro, as pessoas que se querem iniciar neste maravilhoso mundo.

Quanto a compras on-line, não te consigo aconselhar, pois nunca as fiz.

 

Sou a favor de plantas naturais nos aquários de iniciados. Existem algumas de fácil manutenção. Os peixes agradecem sempre.

Quanto a peixes, só depois se saber quais as condições que o aquário tem (dimensões, qualidade da água, substrato, filtragem,etc...) é que pensaria nisso.

  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escrevi o comentário e não o revi, obviamente que não queria dizer para pôr o espada num aquário de 1 litro, queria dizer 15 litros :sleep:

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor de plantas naturais nos aquários de iniciados. Existem algumas de fácil manutenção. Os peixes agradecem sempre.

Estou no Hobby á vários anos, e gostaria que me explicasses de que maneira os peixes apreciam a presença de plantas vivas (em deterimento de outros esconderijos) mais promenorizadamente.

De resto concordo que tens de ter cuidado com as lojas. Vai sempre a uma que só venda peixes. Tens um polo de boas lojas de exóticos em Benfica.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Sobre as plantas concordo com o Miguel e acho que é melhor não o colocar devido ás seguintes razão:

Em primeiro lugar neste momento não estou disposto a fazer novos investimentos devido as insucessos passados e para além disso se este recomeço não resultar e eu continuar a ter problemas com o meu aquário vou abandonar, infelizmente, este mundo maravilhoso da aquariofilia para grande pena minha :( .

Em segundo lugar se não consigo ter um aquário com peixes pouco exigentes como os espadas como conseguirei ter plantas que exigem novos coisas como um substrato fértil, fertilizante e parâmetros da água exactos.

 

Sobre o substrato:

A ausência de substrato não atrasará o ciclo do azoto?E não é prejudicial para os peixes viver num aquário sem areão? Para não falar da questão estética.

Nota: sim costumo aspirar o areão todas as semanas..

 

Vou seguir o conselho do capagebe e procurar lojas exclusivas de aquariofilia para comprar os meus guppys em Janeiro depois de ter feito o ciclo do azoto. Alguém me pode indicar lojas de confiança que costumem frequentar na zona da Grande Lisboa e arredores?

Alguém me pode indicar um artigo neste forum que fale de filtros e de tipos de filtragens? é que eu já tentei procurar e não consegui encontrar nenhum .

Já agora volto a perguntar é possível seguir o ciclo do azoto sem o teste da Amónia, apenas como o teste dos Nitritos?

 

 

Os melhores cumprimentos,

Editado por PedroPaiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Ainda bem que tomaste essa decisão das plantas.
Acerca do substrato, e respondendo ás tuas perguntas:
-A ausencia do substrato não atrása o ciclo. Tens é de começá-lo bem (mandas uns quantos flocos de comida para lá para se formar os quimicos necessarios para o inicio do ciclo), e teres bastante massa filtrante no teu filtro para as bacterias se fixarem no filtro, e não na superficie do aquário.
Até podes por logo um Guppy ou 2 sem começares o ciclo (até ajuda a começares)
-perguntas "E não é prejudicial para os peixes viver num aquário sem areão?". A minhas resposta é não! Se me perguntares "E não é prejudicial para os peixes viver num aquário com areão?". A minha resposta é um categórico SIM!

Os peixes quando é de noite ou posam no fundo, ou ficam a nadar lentamente á superficie. O areão é como já disse em posts anteriores, é um ninho de doenças e algas anaeróbicas, extremamente nocivas para os teu peixes. percebes onde quero chegar?

Tirares o areão não exclui o trabalho de aspiração, TPAs e as outras manutenções que tinhas antes.

-Termos estéticos... Isso cabe á opinião do freguês... Eu gosto de aquários sem nada (apesar de ter um plantado que me anda a deixar louco!). Podes usar algumas placas de xisto no fundo ou grandes calhaus rolados (são faceis de aspirar->não há acumulação de germes e patogenes).
-Acerca do teste de amónia. Se seguires as minhas indicações, não precisas do teste de amónia.

Cumprimentos,

 

P.S.: Não sei, mas acho que aqui no forum em geral não podes fazer publicidade a lojas de aquariofilia, mas mando te um PM com algumas recomendações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou no Hobby á vários anos, e gostaria que me explicasses de que maneira os peixes apreciam a presença de plantas vivas (em deterimento de outros esconderijos) mais promenorizadamente.

 

Boas, amigo Guerreiro

 

Não era apenas no aspecto de as plantas servirem de esconderijo, mas também.

 

Ainda não conheci um esconderijo artificial melhor do que um musgo de java, para casos de alevins guppy, só para dar um exemplo.

Para além disso, as plantas naturais, como deves saber, ajudam a melhorar a qualidade da água, uma vez que a oxigenam (de dia, claro) e degradam os nitratos.

Se não houver plantas naturais, obrigará a maior regularidade de tpa's, o que, no caso de um iniciado, poderá acarretar mais problemas, visto que os iniciados até costumam ter aquários pequenos, em que ocorrem desequilibrios mais facilmente.

É o tão falado ciclo do azoto, em que entram peixes, bactérias nitrosomonas, bactérias nitrobacter e plantas. Se retirarmos as plantas, a Natureza vai acabar por ter de as substituir pelas algas, que acabarão sempre por aparecer e com mais pujança, sem a concorrência de plantas.

Num ecossistema natural, a maior parte do amónio é consumida como substância nutritiva pelas plantas (e pelas algas) e utilizada como fonte de azoto necessário para a produção de proteínas.

Eu, nos meus aquários, procuro recriar as condições mais parecidas com as da Mãe Natureza.

 

Também poderíamos falar no caso de ciclídeos dos lagos africanos, em que existem muito poucas plantas, embora existam algumas e muito resistentes. Mas mesmo nesse caso não colocaria plantas de plástico em detrimento de plantas naturais.

 

Vejo, num aquário, um género de biotipo em constante mutação. Mesmo em termos estéticos, um aquário com plantas naturais, nunca tem o mesmo aspecto ao longo do tempo, surgem novos e diferentes esconderijos de mês para mês.

É discutível, mas como seres vivos que são, os peixes não terão humor?? Serão os peixes tão diferentes de nós? Pelo menos já ouvi alguém dizer que stressam...Não se sentirão eles "cansados" de uma casa eternamente imutável? Não ficarão com as suas cores mais vivas, se andarem saudáveis? A saúde não passará também pelas emoções, tais como tristezas ou depressões?

No meu caso, sinto-me sempre muito influenciado pelo meio ambiente que me rodeia, e continuo a preferir bosques naturais a bosques de plástico.

 

Mas claro que haverá sempre defensores de aquários com plantas de plástico, uma vez que nem dão(?) trabalho nenhum. (se calhar também têm se ser retiradas e muito bem lavadinhas, para retirar as algas).

Também, e pelo mesmo motivo, existirá sempre quem prefira peixes de plástico, cães de borracha, gatos de peluche, feijoadas sem calorias, escadas rolantes, casamentos sem sexo, barrigas de aluguer, vinho sem alcool, cigarros sem nicotina, etc...

Todos temos o direito às nossas preferências. Viva a liberdade!

  • Votar + 2

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, amigo Guerreiro

 

Não era apenas no aspecto de as plantas servirem de esconderijo, mas também.

...

Olá capagebe,

 

Obrigado por esclareceres a tua opinião acerca desta temática. Claramente estás mais esclarecido no assunto do que eu supus. Senti axincalhado quando postas-te pela primeira vez a tua opinião contrária á minha, pois expus os porquês de um novato não ter plantas devidamente explicado, e tu explicaste-te com quase um "porque sim".

 

Aparte disso, só tenho uns comentários:

-É verdade que as plantas oxigenam o aquário de dia. De noite fazem o contrário(enchem aquilo de CO2). Num aquário de iniciado, se formos apenas dependermos de plantas para o que os peixes precisam para respirar, não durava muito tempo a experiencia (temos todos que admitir que em relação á natureza, todos os nossos aquários estão com densidades superiores ao natural). A unica real melhoria que as plantas trazem para o aquário, é a absorção de nitratos, em que ambos concordamos, mas que uma TPA faz a mesma coisa.

-É verdade do que acontece se não tiveres plantas no aquário. A probabilidade de aparecerem Blooms de álgas é maior. Mas o mesmo acontece com um aquário com plantas que não tem a manutenção que devia. E o problema de limpar as algas é muito mais fácil num sem substrato ou plantas (que podem morrer asfixiadas por tantas algas) do que um plantado.

-Em termos de aspecto, é o gosto de cada um...

-Acerca de emoções, estive envolvido num estudo de peixes limpadores de recife (Labroides dimidiatus ?), em que injectavam activadores e inibidores hormonais. Quando injectavam um inibidor em particular, o animal claramente entrava em depressão (deixava de se alimentar, actos de suicidio). Os animais de controlo não mostravam qualquer sinal de depressão, apesar de viverem em condições estoicas (aquarios sem substrato, e apenas 1 a 2 canos como esconderijos. Plantas por serem vivas, são essenciais para o bem estar emocional de um animal? Não, mas o que a planta normalmente oferece (esconderijo e protecção, execução de certos rituais,etc)? sim. Logo não é por ela estar viva, mas pela presença fisica.

-Um aquário nunca consegues recriar os mecanismos da natureza a 100% e manter as condições constantes. Vais ter que estar sempre a interferir no sistema, pois ele está em constante desiquelibrio. Dai fazer as escolhas que pareço mais apropriadas para os animais/plantas e outros tais viverem felizes e saudaveis. Há compromissos que tens de fazer, que no meu caso, é a parte estética quem perde sempre. Mas isto é a minha opinião.

 

Os melhores cumprimentos,

Editado por Miguel Guerreiro_10483
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nosso interesse é comum, obviamente.

Ainda bem que existem estes fóruns para a troca de ideias.

Longe de mim querer axincalhar alguém com o teu conhecimento.

A universidade da vida também me foi ensinando a fazer cada vez menos pressupostos.

 

O que me vai deixando triste, são exemplos de casas de animais que apenas têm como objectivo o lucro fácil e não se preocupam com os seres vivos que comercializam.

 

Assim sendo, penso que será de evitar transmitir a um iniciado a ideia de que um peixe se irá ambientar muito bem num globo de vidro com uma data de brinquedos de plástico.

Tal como antigamente, nos jardim zoológicos se punham os animais em jaulas de grades e cimento, com dimensões exíguas e hoje se tenta corrigir essa atitude.

O humanismo vai avançando (discutível) e a preocupação pelo bem-estar dos outros seres vivos deveria avançar no mesmo sentido.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me pode indicar um artigo neste forum que fale de filtros e de tipos de filtragens? é que eu já tentei procurar e não consegui encontrar nenhum .

Não há.

Tens filtragem que respondem a 3 necessidades diferentes:

-Fisica(tira particulas da água por meios fisicos)

-Quimica (tira iões e outras substâncias quimicamente activas da água)

-Biológica (providencia área para fixação das bactérias do ciclo de azoto)

 

Exemplos:

Fisica - crivos, esponjas, filtro de piscina

quimica - Ozono, UV(?), Carvão activado

Biologico - Esponjas, biobolos, (material com grande relação área para volume).

 

Isto é o basico, e onde a aquariofilia te pode responder. Mas se quiseres mais, informa-te em artigos de aquariologia.

 

Vai dando noticias do aquário.

Editado por Miguel Guerreiro_10483
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.