Novo na aquariofilia [Ajuda]


PedroPaiva

Recommended Posts

Boa noite,

 

Sou novo neste mundo maravilhoso da aquariofilia e como tal estou a tentar obter o máximo de informação que puder de maneira a dar aos meus peixes as melhores condições de vida :smile2:.

 

Tenho um aquário há um ano mas infelizmente não tenho conseguido estabilizá-lo devido a erros pouco inteligentes da minha parte e a informação enganosa dada pelos vendedores :unsure:.

Apenas o vosso fórum e alguns livros sobre aquariofilia me têm ajudado a resolver os problemas que sucessivamente me têm aparecido.

O meu aquário foi comprado em segunda mão e por isso veio com algumas coisas que penso serem inaceitáveis para o bem estar dos meus peixes: pedras de calcário; conchas e decorações não adequadas para o aquário.

Já retirei as pedras, conchas e decorações inadequadas ao aquário assim que me apercebi do mal que fazia aos meus peixes.

O aquário que comprei vinha também com alguns peixes de água fria entre eles um peixe dourado (que segundo o que li no vosso fórum não é adequado ao tamanho do meu aquário) e depois para piorar ainda mais a situação, a dona da loja, aconselhou-me a juntar peixes de água quente aos peixes de água quente, o que foi ridículo pois a diferença de tamanhos fazia com que os maiores atacassem o mais pequenos comendo as suas barbatanas.

 

Cometi o erro de seguir o conselho (como novato que sou) mas quando me apercebi deste grande erro procedi à mudança da fauna do aquário tendo agora apenas peixes de água quente.

 

No entanto, alguns foram morrendo com as seguintes doenças: nuvem de algodão na boca (que tentei tratei com baktopur da Sera) e doença dos pontos brancos( que tentei tratar com Costapur da Sera).Após a morte deles procedi à limpeza do aquário, e a uma troca parcial da água, como me foi indicado.

 

Feito isto e com o aquário supostamente estabilizado continuei a ler o vosso fórum e a consultar alguns livros sobre o tema mas os problemas continuaram a aparecer. Neste momento tenho 1 coridora muito parada e uma espada fêmea também estranha estando constantemente no fundo do aquário. Movimentando-se de vez em quando para o cimo mas com pouca frequência. No entanto os outros dois espadas movimentam-se normalmente e aparentam estar bem de saúde.

 

 

Abaixo vou referir as informações técnicas sobre o meu aquário e sobre a fauna que nele vive:

 

Fauna

  • 2 espadas fêmeas e 1 espada macho
  • Uma coridora (limpa-fundos)
  • Um tubarão bicolor albino que me foi vendido enganosamente como sendo um peixe pacífico e que apenas limpava os vidros não interagindo com os outros peixes.
  • Vários filhotes de espada com pouco mais de um semana

Dimensões do aquário: 57*30*32

 

Termostato: TetraTec HT50

 

Filtro interno: Do qual eu desconheço a marca por ter sido comprado em segunda mão.Mas funciona com um filtro de carvão activado

 

Decorações: 3 plantas e um quartzo em forma de relógio que utilizo para que o tubarão bicolor albino se possa esconder

 

Areão: Areão do Jumbo adequado para a aquariofilia e algumas pedras decorativas compradas na ornimundo.

Em substituição das pedras de calcário e das conchas que vinham erradamente a fazer de areão.

 

pH: entre 7 e 7,5

 

A alimentação que lhes dou é a seguinte: Supervit da tropical e Vipachips para os peixes de fundo.

 

Valores da qualidade da água:

 

Neste momento não possuo mais nenhum teste que me possa indicar outros valores da água mais pretendo comprar um multi-test que me permita verificar se o ciclo do Azoto já acabou e se os demais valores da água estão corretos.

 

Perguntas:

O que estarei eu a fazer mal para que tenha constantemente peixes a adoecer?

O ciclo do Azoto terá já acabado tendo em conta o tempo que tenho o aquário a funcionar? Ou terão as bactérias desaparecido com a mudança do "areão" de fundo?

 

 

Desde já agradeço toda a atenção que me derem, pois a vossa ajuda é muito importante para a saúde dos meus peixes e para conseguir manter o meu aquário.

 

Pedro Paiva

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro e bem vindo,

 

É pena que não tenhas vindo te informar primeiro antes de fazer a compra :/
Continuo a ver que tens alguns erros, que se os corrigires, acredito teres a maior parte do assunto resolvido. Já agora, excelente exposição das caracteristicas do aquário, permite ver logo onde estao as causas do problema:
-Não tens nada que faça o ciclo de azoto no aquário! O filtro de carvão activado serve apenas para remover iões nocivos da água(metalicos e inórganicos) e medicamentos (que teem como efeito secundário, matar as bacterias do filtro). O areão que puseste pode ser a unica coisa a ajudar te no ciclo! puseste o faz mais de um mês?

E os medicamentos que usaste? foi também á mais de um mês?
Solução é simples! põe qualquer coisa no filtro aparte do carvão activado(a esta altura já deve estar gasto! não é reutilizavel) tipo algodão ou esponjas para as bactérias se agarrarem lá e fazerem o ciclo. E faz TPAs nos próximos dias...
Compra esse kit de testes ontem! O que tu queres é os 3 N's e o Gh!
P.S.: Cálcario e conchas não são maus em todos os aquas.

Editado por Miguel Guerreiro_10483
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes que o Miguel disse, são o mais importante neste momento. Ao saberes os valores, consegues ver se o aquário está estabilizado ou não.

Se conseguires coloca uma foto geral do aquário, para se tentar perceber outros erros que possas estar a cometer sem saber.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Muito obrigado pelos vossos comentários e ajudas, acredito que com o vosso auxílio e colaboração conseguirei vir a ter um aquário estabilizado com peixes saudáveis.

Passo a responder ás vossas questões:

O areão foi posto à três semanas e os medicamentos foram colocados hà cerca de um mês e entretanto já fiz uma troca parcial da água.

Sobre o filtro este já vinha com uma esponja na zona inferior e tenho vindo a mudar o carvão periodicamente (de dois em dois meses, mais ou menos).

As trocas parciais da água podem ser feitas utilizando água da torneira se colocarmos aquasafe e se deixarmos a água em repouso por um tempo ou isto aumentará a dureza da água?É preciso utilizar água mineral?

Irei comprar o kit multi test amanhã mas gostaria de saber qual o valor exacto de Gh que o meu aquário deve ter.Já agora os 3N's são os Nitritos, Nitratos e Amónia?

Durante a tarde o meu espada que andava estranho acabou por morrer :cry: .

Ainda não consegui completar o processo de colocar fotografias mas tentarei nos próximos dias.

Aguardo a vossa ajuda e agradeço toda a vossa informação.

Pedro Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Infelizmente os problemas não param de aparecer e estou a ficar realmente preocupado pois não sei se alguma vez conseguirei ter um aquário saudável :( e acho que apenas com a vossa ajuda posso vir a realizar este meu sonho.

Acontece que hoje de manha reparei que os meus peixes estavam doentes outra vez desta vez com a doença dos pontos brancos.

 

No entanto já comprei as tiras multi test 6 in 1 da Tetra e os valores são os seguintes:

Cloro= 1,5 mg/l (vou baixar colocando aquasafe)

pH=6,8 mas no meu antigo teste de gotas dá me 7,5 por isso acho que não vou alterar este valor e para além disso o pH tem estado constante hà várias semanas por isso penso que não haja problema.

KH=6ºd

GH=16ºd

NO2-= 0 mg/l ainda bem !!! Isto quer dizer que o ciclo do azoto já acabou certo?

NO3= 100 mg/l vou fazer uma tpa

 

Segundo estes dados o que poderá ter causado esta doença tendo em conta que o termostato está sempre ligado e o termómetro apresenta-me sempre valores da temperatura saudáveis (27ºC)?

 

Mais uma vez muito obrigado pela vossa colaboração e acredito com os vossos ensinamentos conseguirei chegar ao meu objetivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Os resultados dos testes deixam me de alguma maneira perplexo. A unica coisa que falta ai é mesmo a Amónia para pormos os parametros da água fora de questão como causa dos teus problemas(mas com o pH ácido do teu aquário, não me parece provável ser a amónia).

Eu acho que se devia rexaminar o teu areão:
-Trataste-o antes de o pores no aquário? Ferveste-o?

É que o pessoal mete areão no fundo dos aquários por 3 motivos:
-Ornamental;
-Substrato para as plantas se agarrarem;

-Ciclo de Azoto.
Mas o areão se não for devidamente tratado e mantido(limpo semanal ou mensalmente), torna-se um foco de doenças para os peixes.

 

Acerca do filtro de carvão:

Eu não tenho nos meus aquários, apenas quando administro medicação aos peixes.

 

 

Espero ter sido util,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

As coisas estão a ficar cada vez mais difíceis e neste momento não sei realmente o que fazer.

A coridora está muito mal e penso que não vai durar muito e agora a doença dos pontos brancos está a matar os filhotes da espada.

Entretanto o espada macho também começa a ficar com um nadar estranho.

Quanto ao areão, sim fervê-mo-lo antes de o colocar no aquário e lavá-mo-lo bem e quanto à manutenção costumamos aspirá-lo com um sifão mas no entanto não tínhamos noção da quantidade de vezes que é necessário realizar a tpa.Mais ou menos de quanto em quanto tempo se deve realizar a tpa ?

Quanto ao filtro agora ao pormos o medicamento tivemos que tirar o carvão segundo as indicações do medicamento. Foi correto termos feito isto?

Outra pergunta ao colocarmos o medicamento não matamos as bactérias e voltamos ao início do ciclo do Azoto??

E já agora o tubarão bicolor foi me vendido como sendo um peixe calmo, no entanto não é isto que acontece, ele está constantemente a perseguir os companheiros e a agredi-los. Poderá ser esta a causa do surto de doenças no aquário?

Agradeço a sua ajuda e peço desculpa por lhe fazer tantas questões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro Paiva,

Serei telegráfico agora, e mais logo me extenderei.
TPA se aquario sem plantas vivas -> 20% semanal
se plantado -> quinzenal
Lipeza do areão igual á TPA(mas melhor mesmo semanal!!!)
Medicamento e bactérias -> voltaste ao inicio do ciclo provavelmente
Cada animal tem um seu comportamento distinto.
Passo aconselhado, começar da estaca 0 :(

Até amanha de manha.

Editado por Miguel Guerreiro_10483
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Na minha opinião nunca conseguiste estabilizar totalmente o aquário, e com a agravante da utilização constante de medicamentos, poderá ter afetado a colónia de bactérias. Como diz o Miguel, será mais seguro começar da estaca zero e, em minha opinião, de preferência sem peixes(dado que os que tens poderão já estar doentes, o ideal neste casos é isolá-los num outro aquário exclusivamente para tratamento - tipo hospital) e também sem carvão ativado(apenas deve-se utilizar quando administrado medicamentos). E o filtro?, será que tem a capacidade suficiente e as matérias filtrantes necessária para criar uma boa colónia? Por fim, TPA`s e muita paciência

Abraço e vai atualizando

  • Votar + 1

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O que era preciso ser dito acho que já foi escrito e sublinhado.

Os teus Peixes são resistentes (os espadas são dos animais mais resistentes para aqua's doces quentes), e mesmo assim estão com graves dificuldades.
Eu ando no hobby á perto de 10 anos, e como tu, ao inicio aprendi várias lições tal como tu estás a aprender agora.
Acerca do uso de medicação:
-Tenta administrar a medicação apenas ao animal que esteja afectado, num recepiente isolado. Se não é possivel, isola o animal dos outros com uma maternidade, administra a medicação SEM as componentes do filtro biológico e fisico no aquario(tira as do recepiente do filtro, e mete os num bidé com água do aquário). Quando o tratamente tiver terminado (depende do medicamente, mas no máximo 2 horas), poe um saco de carvão activado no filtro e deixa o lá até a água estiver limpida/1 hora tiver passado. Só depois é que deitas fora o carvão activado(ou guardas em seco para reutilizares uma segunda vez) , e poes novamente os componentes de filtragem fisica e quimica no filtro.

Sabes alguma coisa acerca dos niveis de amonia/amonio do aquário? Tás com o pH acima de 7, o que torna estes dois quimicos mais tóxicos aos animais...

E tens de te informar também acerca desse filtro que tu tens.

 

O meu conselho é ou começar de novo, ou tratares desse filtro e aumentares as limpezas do aquário que te disse.

 

Cumprimentos,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Obrigado por todos os comentários e ajudas que colocaram neste fórum.

Infelizmente voltou me a morrer outro espada e os sintomas foram os seguintes: a barriga ficou inchada, permanecia sempre junto à entrada do filtro e parecia ter dificuldade em respirar.O que poderá ter causado isto outra doença?No espaço de duas semanas duas doenças diferentes?

Para além disso ao ler os vossos comentários surgiu-me uma dúvida. Em que circunstâncias se deve utilizar o carvão activado?Tendo em conta que o meu filtro interno tem na parte inferior uma esponja e na parte superior um recipiente para o carvão.Quando ponho o medicamento devo retirar ou não carvão, nas indicações do medicamento leio frequentemente que se deve retirar o carvão durante o tratamento.

 

Os valores da água hoje são os seguintes:

NO3=50

NO2=0

KH=6ºd

GH=8ºd

pH=6,8 no entanto no outro teste dá me 7,5 esta diferença de valores entre os testes é normal ou deverei questionar a loja sobre este assunto

Cl2=0,8

 

Os valores da água à três dias foram:

NO3=25

NO2=0

GH=8ºd

KH=3ºd

pH=6,4 a mesma situação com os testes

Cloro= entre 0,8 e 1,5

 

Sobre a amónia, de momento não tenho este teste.

Muito obrigado e aguarda mais uma vez a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo que tipo de água esta usando e qual a dureza da água , não tenho tanta experiência como os colegas mas, ja andei lendo q a dureza da água afeta a respiração dos peixes e um sinal disso e o nadar sempre na superfície

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Posso ja desmistificar a morte do espada. Não está relacionada com a dureza da água!
Foi o unico peixe que estava a superficie? Se não, tens que aumentar a turbulncia á superficie da água, para aumentar as trocas gasosas.

Já entendo as desventuras que tens com o teu aquário ao apresentares a duvida do teu filtro. Para te podermos ajudar acerca do problema do teu aquário, tens que te informar acerca do teu filtro primeiro( e em filtros em geral). A esponja é o filtro biologico principal e fisico secundário. O carvão activo é um filtro quimico.
Vou citar o que te disse na minha resposta anterior:
administra a medicação SEM as componentes do filtro biológico e fisico no aquario(tira as do recepiente do filtro, e mete os num bidé com água do aquário). Quando o tratamente tiver terminado (depende do medicamente, mas no máximo 2 horas), poe um saco de carvão activado no filtro e deixa o lá até a água estiver limpida/1 hora tiver passado. Só depois é que deitas fora o carvão activado(ou guardas em seco para reutilizares uma segunda vez) , e poes novamente os componentes de filtragem fisica e biológica no filtro.

Cumprimentos,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Sobre a morte do peixe, ele era o único que estava à superfície por isso acho estranho a causa da morte dele ser falta de oxigénio e para além disso não percebo o porque dele ter a barriga inchada e as escamas eriçadas. Será hidropsia?

Sobre o filtro quero lhe agradecer pois não fazia ideia da gravidade da situação pois quando me venderam o filtro deram me estas indicações e como novato que sou, segui-as. No entanto ainda fiquei com algumas dúvidas, o carvão é para tirar imediatamente segundo o que percebi certo?E então o que deverei colocar no lugar do carvão?Algodão de filtragem?E já agora qual é a diferença entre filtragem mecânica e física?

 

Os melhores cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Filtragem mecânica e física é a mesma coisa, e serve para retirar as partículas sólidas da água e outros compostos orgânicos.

No lugar do carvão deves colocar por ex:cerâmicas, que é onde se estabelece a colónia de bactéria fazendo desta forma a filtragem biológica, devendo estar colocado a seguir ou acima da esponja(filtragem mecânica).

  • Votar + 1

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O peixe espada morreu de Hidropisia!

Mete qualquer coisa no filtro que sirva para as bacterias se estabeleceres, ou seja, tenha uma grande relação area-volume, como algodão ou esponjas. Cerâmica para mim é um dos piores filtros biologicos por isso mesmo.

Quando puderes dizer alguma coisa acerca da debitagem do filtro e ou da amonia, manda pm

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,
O meu filtro quando foi comprado trazia e recipiente para o carvão activado e a esponja na parte inferior, portanto penso que estejam concretizadas as três filtragens: química, biológica e física.
Qual poderá ter sido a razão do peixe ter morrido com hidropisia ?
Obrigado por toda a sua ajuda.

Editado por PedroPaiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

As 3 filtragens podem estar concretizadas, mas:
1, Não precisas da filtragem quimica;
2, Ainda não disseste quanta debitagem tem o teu filtro; (Este ponto é essencial!!!)

3, Os peixes morrem de Hidropisia por maus tratos da água/alterações bruscas da água;
4, vê se arranjas o teste de Amónio, porque os outros parametros da água parecem bem, e não explicam a hidropisia.

Cumprimentos

Editado por Miguel Guerreiro_10483
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Antes de mais peço desculpa por não ter vindo aqui mais cedo.

Tenho estado a ler um livro sobre aquariofilia e nele continha um capítulo que falava sobre como medir a capacidade de filtragem do filtro.

Tendo em conta que não tenho nenhum documento ou informação sobre o meu filtro que me indique estes valores (o filtro foi comprado em segunda mão) achei este capítulo muito interessante e fui logo fazer o procedimento: medi a quantidade de água que o filtro deita num minuto e multipliquei por 60.

Achei assim a capacidade do filtro: 126,6 L/h (aproximadamente)

Tendo em conta que só tenho dois peixes no meu aquário e faço tpas de 9 em 9 dias acho que é suficiente.Estou enganado?

Outra pergunta a amónia é transformada em nitritos pelas bactérias nitrificantes formadas no ciclo do azoto certo??

Como posso fazer para que a água que coloco no aquário após as tpas ser o mais idêntico possível à água do aquário?Poderá ser esta a causa destas doenças?

Os melhores cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejo teu caso e lembro-me das imensas pessoas que fazem o que fizeste,

Ao menos tentas informar-te, é um passo muito importante,

 

Agora escolhe em batalhar com o aquário que tens ou meteres o joelho em terra e comecares do 0, desta vez como deve de ser!

 

Os teus peixes foram alvo dos erros que nao se pode ter,

Sofreram de companheiros incompativeis,

Muito possivelmente de uma aclimatizacao mal feita pois se a agua da loja for mole, a tua é dura e a diferenca é enorme para qualquer peixe,

O aquario nao tinha capacidade para os alojar, nao tendo filtragem suficiente,

Tens um aquario de uns 40-50litros e teres filtro de mochila tao fraco é quase que nada,

Andavas a colocar agua com cloro na agua, piorou a situacao e muito possivelmente o ciclo nem teve oportunidade de se dar,

Estes testes de tiras que tens são muito instaveis nas leituras, o que achas que estas vendo na realidade pode ser muito diferente,

 

Isso tudo faz com que os teus peixes estivessem stressados e sem defesas, resultando em doencas sem fim e mortes esperadas..

 

Agora que disse a maior parte das coisas más que tens, digote o que acho que devas fazer:

 

Nao forces a situacao, por esta altura ou investes rapidamente num filtro mais poderoso, preferencialmente externo, para uma solucao a medio e longo prazo, ou nao vale a pena andares nesta lenga lenga de curar e voltar a adoecer,

 

As tpa fazem-se por norma semanalmente se fores rigoroso, com temperatura igual dos dois lados, para que alem de tar á mesma temp, a agua do aqua ser sempre semelhante á da fonte,

Areja a agua por dois dias com uma bomba de ar pequena e barata, nao mais tempo que isto, e tratada com o condicionador (eu uso prime que é dos mais completos e eficazes)

 

Se fores por mim e comecares do 0, comeca mesmo por tirar este areao, ferve-lo de novo, limpar o aquario, e quando colocares tudo de novo, fazes um ciclo sem peixes para os meteres com o ciclo do azoto feito,

 

É a minha opiniao, dura mas sincera e amiga,

espero que nao cometas o erro de forçar um projecto com tanta variável descontrolada

  • Votar + 2

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Finalmente dizes a debitagem do filtro!
Tens de ter um filtro que por hora bombeie entre 3 a 4 vezes o volume do aquário. Ou seja, andas á procura de um filtro que com um débito de 180 a 240 litros por hora.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,
Penso que os testes que fiz para achar a debitagem do filtro não estivessem o mais corretos pois o valor a que cheguei é muito diferente do valor real.
Hoje depois de procurar na internet consegui finalmente encontrar um exemplar igual ao meu filtro atual: http://www.aquapor.com/filtros/aquapor/filtro_aq-300.html.
Entretanto voltei a fazer os testes:
NO3- = 50 mg/l
NO2- = 0 mg/l
GH= 8ºd
KH= 6ºd
pH= 6,8 no entanto o valor do outro teste de gotas é 7 vou dirigir-me à loja este fim de semana para esclarecer isso com o dono da loja
CL2 =0/0,8

Sobre a dureza da água, a água não é dura, está no valor certo não está?
Sobre o cloro eu normalmente deixo a água num recipiente por dois dias e depois aplico aquasafe por isso acho que não existirá cloro no meu aquário.
Sobre ferver o areão: isso não irá destruir toda a colónia de bactérias que possa existir?

Sobre a solução para estabilizar o aquário continuam a existir algumas dúvidas:
O que vai mudar no ecossistema do meu aquário se eu começar de novo? Os problemas que existirem vão continuar a existir.
Peço imensa desculpa por dizer isto mas estou apenas a tentar a perceber qual a razão para ter de começar de novo antes de entrar outra vez numa nova ronda de despesas sem resultados favoráveis.

Muito obrigado pela vossa ajuda e peço imensa desculpa pela minha ignorância e dúvidas.

Amanhã tentarei por fotos do meu aquário para facilitar o diagnostico do problema. :)

Editado por PedroPaiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo começar do 0 é mesmo começar se não tivesses aquário,

Este areão, com tanto tratamento que fizeste, garantes que está limpo de químicos e bactérias menos boas?

Se mais algo correr mal queres ter isto como variável?

 

Só digo o que eu faria,

Como ainda não estás avançado, mas sim a tropeçar no inico, usa isso como algo positivo, pois no futuro podes vir a arrepender-te pois não irás ter um aquário saudável..

  • Votar + 1
  • Votar - 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Muito obrigado por todas as vossas ajudas e espero que com tudo o que aqui me tem sido ensinado eu possa vir um dia a ter um aquário saudável e estável.

Primeiro que tudo quero vos dizer que sim vou começar de novo como a maioria me aconselhou mas no entanto isto só será possível quando eu voltar de férias em 2 de Janeiro e quando eu tiver conseguido dar a alguém o tubarão bicolor albino .

Vou retirar o areão e as decorações e lavá-las bem e fervê-las.Depois vou retirar toda a água e encher o aquário com nova água devidamente tratada com aquasafe. No final quando isto tudo estiver feito foi fazer a ciclagem e deixar que o ciclo do azoto se dê no meu aquário por 6 ou 5 semanas.

 

Para além disto ainda me restam algumas perguntas:

 

Não é possível continuar com o meu espada no aquário durante a ciclagem para acelerar o processo? eu gostaria mesmo de manter este peixe.

Para completar o ciclo do azoto é mesmo necessário comprar o teste de amónia para saber quando acabou o ciclo ou o teste de nitritos é suficiente?

 

Para além disso já tenho algumas fotografias para colocar aqui para que possam ter uma imagem mais completa da situação no meu aquário (uma imagem vale mais que 1000 palavras) :smile2: :

vnw0.jpg

kybi.jpg

0i8e.jpg

 

Mais uma vez muito obrigado e acredito que com a vossa sabedoria e experiência eu irei finalmente alcançar o meu sonho de um aquário saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Credo que coisa amarela é aquela?? icon_Mete na lista de compras umas plantas, tens ate janeiro para leres informacoes sobre elas,
Se queres peixes felizes nao podes ter plantas falsas ;)

O espada o aguentar o ciclo aguenta, mas nao é mesmo nada bom para ele pois vais ter se o expor a niveis prolongados de amonia e nitritos,
O que podes fazer é meter o espada num aquario secundário, pode ser um de 15litros que compras por 20 euros, e dia sjm dia nao mudavas uns 20% de agua,
Isto para nao acumular dejectos,

Depois com o aqua principal podes fazer é ir á loja e pedir que te dêm materia filtrante madura, isto para te acelerar o ciclo pois vais permitir que bacterias de um la da loja vao po teu aquario ;)

 

Edit: queria dizer 15 litros obviamente

Editado por Tiago Nicolau
  • Votar + 1
  • Votar - 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.