Projecto 20L - Escolha de peixe(s)


Vlad

Recommended Posts

Boas

 

Ora... dia de grandes mudanças aqui em casa. :)

 

O amazónico de 240L recebeu os peixes amazónicos que estavam no comunitário de 80L. O comunitário por seu lado recebeu as mollies que estavam num aquário de 20L onde nasceram.

 

Fiquei por isso com um aquário de 20L com muita luz, filtragem mais do que necessária e totalmente rodado e filtrado e bacterizado. Sem peixe! Isso é que não pode ser! bowdown

 

A minha ideia é tirar a praga de Higrophylias Difformis que lá está, fazer um lindo tapete de glosso com um calhau em forma de paralelipipedo no meio.

 

Não faço a mais pequena ideia que peixe(s) lá vou pôr. Quería fugir aos cardinais e neons e mollies e espadas e bettas que normalmente são colocados neste tipo de aquário, mas quería que o(s) bicho(s) estivessem à larga dentro do aquário.

 

Ideias? e desde já obrigado! bowdown O que sería de mim sem as vossas ideias? :)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me muito boa ideia... resta saber onde os encontrar e desatar a ler coisas. Acho que nunca vi nenhum numa loja nem nunca li nada a respeito dos bichos.

 

Trabalho de casa... :roll:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vocês não se estão a esquecer que aqui no forúm existe o sub-forúm dos Killies, pois não? :wink: É que melhor informação sobre as espécies do que lá deve ser dificil de encontrar, e existe ainda a APK, que se te fizeres sócio parece que te dão uns ovos.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vocês não se estão a esquecer que aqui no forúm existe o sub-forúm dos Killies, pois não? :wink: É que melhor informação sobre as espécies do que lá deve ser dificil de encontrar, e existe ainda a APK, que se te fizeres sócio parece que te dão uns ovos.

Cumps

Antonio Silva

 

Não estou nada esquecido, apenas em fase de investigação. :D Mas obrigado!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reacendendo o tópico...

 

Não me estou a ver com killies. Parecem-me um peixe apaixonante e que nos leva a criar mais e mais e o objectivo não é esse.

 

O que me leva a virar-me para a minha paixão do momento... Tanganika.

 

Não me apedrejem :twisted: É uma perguntinha de pé de orelha... Existirá algum casal de Tanganikanos adultos que gostasse de morar num aquário de 20L. Não é que não se importasse... é que gostasse mesmo?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que me leva a virar-me para a minha paixão do momento... Tanganika

Fico contente por ver que cada vez mais, existem membros a interessarem-se pelos ciclideos africanos dos lagos :oops:

Embora se iniciem quase todos pelo tanganyika...Pensando talvez que estes são mais faceis de manter porque são menos agressivos e como são de forma geral mais pequenos que os do Malawi ou do Victória podem ser mantidos em aquários de reduzidas dimensões.Não é bem assim...

Segundo a minha experiencia com os ciclideos africanos dos lagos (que não é ainda muito grande , mas tenho várias espécies dos 3 lagos...separados) os Tanganyika são os menos faceis de manter, pois o seu tamanho não é proporcional á sua territorialidade e agressividade e são os menos tolerantes em relação a qualquer falha que exista na qualidade da água...

Não estou a dizer isto para desmotivar ninguem(antes pelo contrário), mas sim para quem se inicie Pesquise, leia e pergunte antes de antes de povoar o aquário.

Após esta divagação :twisted: , vou responder á tua pergunta:

20 litros de água não chegam nem de perto , nem de longe para manteres

um casal dos mais pequenos habitantes do lago: os Shell-dwellers(conchiculas):N. Similis, N.multifasciatos,N.Brevis, e.t.c

Eles preferem viver em colónias e segundo a minha (modesta) opinião o minimo para essa colónia serão uns 60 litros de água...para uma colónia da mesma espécie com uns 6 individuos...sem + nenhuma espécie misturada.

Cumps

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já estava desconfiado... e não escrevi shell-dwelers no meu post para não limitar as opções de resposta.

 

Tenho de pensar em mais hipóteses... quando só haviam aquários minusculos cá em casa e eu não entendia nada disto era tudo tão mais fácil... :twisted:

 

Já agora e em relação à escolha Tanganika vs. outros lagos... é mesmo pela beleza e dimensão dos peixes. Admito que ainda não vi Victorias, mas os Malawis parecem-me todos tanques de restaurante pelo tamanho dos bichos. :oops: Gostos!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e em relação à escolha Tanganika vs. outros lagos... é mesmo pela beleza e dimensão dos peixes. Admito que ainda não vi Victorias,

De facto o tamanho dos Tanganyika de forma geral é determinante para quem não quer ou não tem possibilidade financeira para ter aquário de maiores dimensões, mas mesmo assim considero que para ter 1 biotopo do lago Tanganyika com algumas espécies de pequeno/médio porte é no minimo dos mínimos 200 litros, e não pode ser muito povoado e as espécies bem escolhidas em termos de compatibilidade...

Quanto á maior beleza dos Tanganyika...são gostos , como disses-te :oops:

Eu pessoalmente não concordo, mas para comparar deixo aqui um Link que me parece muito bom:

www.cichlid-forum.com/profiles

 

Se quiseres conhecer alguns Victória , mas não te babes :oops::twisted:

 

www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=16

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad,

Nesse aquário podes tentar 4 ou 5 similis ou multifasciatus desde que com uma filtragem de qualidade, um filtro de cascata.

Digamos que mesmo para eles o aquário e pequeno mas para já serve, também estou a dar esta dica porque sei que vais gostar deles e que depois vais mudá-los para um de 50 ou 60 lts :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Joalmag... tenho andado a ver e a estudar Tanganikas sempre que posso... mas acho que sería um crime depois não ter as condições necessárias.

 

Se não fosse as asneiras que fiz com o comunitário, o de 240L seria para Tanganikas o que ainda doi mais. Não que não esteja satisfeito ou não goste de amazónicos, mas... enfim... tu és o maluquinho dos CAs compreendes o que estou a dizer.

 

Em relação aos Victoria... pois... são lindos, mas não ficam um bocado jinga-donga-king-size como os do Malawi?

 

Mas agora tenho é de encontrar qualquer coisa para pôr no de 20L! :lol:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad, eu quando falei nos similis estava a falar a sério :lol: tenta um casalito de similis ou dos primos multifasciatus :lol:  

 

Já agora quais são as medidas do aquário?

 

Não estou em casa, como tal as medidas são meio de cabeça, mas deve ser qualquer coisa do género 20x10x10.

 

Tem um filtro interno com cerâmicas, lã e esponja de muito bom débito, salvo erro 8x o volume do aquário, sem fazer grande xinfrim e promovendo uma boa oxigenação.

 

A flora é irrelevante porque é para saír e entrarem umas pedritas calcárias (para CAs) ou um ligeiro aquascaping (para outra coisa qualquer).

 

Que me dizes?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te digo é o seguinte: 20x10x10 não é de certeza, isso dá 2L :lol:  :lol:  :lol:  :?:  

 

cumps

 

Havias de me ver agora a olhar para uma régua... :? Quando chegar a casa vejo e posto as medidas... achas que dá para pôr trifasciatus num garrafão de 1,5L? Estava a pensar em usar o de CO2 assim aproveitava o garrafão. :lol:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Felizmente vou ter de abortar esta escolha de peixe para o aquário de 20L. É que os apistogramas cacatuoides triple red que pus no amazónico na 5ª feira à noite já têm uma postura. 8)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas que dá para pôr trifasciatus num garrafão de 1,5L? Estava a pensar em usar o de CO2 assim aproveitava o garrafão.
~

 

Desde que metas o garrafão na horizontal não há problema :lol: :D :lol:

 

Parabéns pela postura

 

Abrasses

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.