Apuramento de Caracois


Recommended Posts

Olá neste momento possuo "Planorbis Corneus Azuis" gostava de saber se é possível apura-los do género seleccionar os mais azuis e reproduzir: Será que a descendência nascerá com o tom mais azulado?

Gostava de saber se realmente é possível fazer isto, tal como fazem com as Grades dos camarões.

 

Obrigado

Edited by Betta Home
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Muito bom Francisco, depois manda ai umas fotos para o pessoal ver os teus planorbis :D

 

Já agora notaste diferença na descendência? Estão-te a sair com cores mais estáveis mais puras?

Edited by Betta Home
Link to post
Share on other sites

Hm... essas folhas de amoreira é interessante! Tenho aqui na minha casa silvado com amoras e framboesas, será que é essas folhas que te referes?

Link to post
Share on other sites
  • 11 months later...

boa tarde BETTA HOME eu tenho muitas cores de planorbis e tenho estado a por as cores mais puras separadas das mais fracas e tenho azuis,vermelho ,rosas mais bonitos.

cumpts

Boas, sei que o topico ja é antigo...

Tens as 3 variações no mesmo aqua ou separados?

Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Eu crio Ampularias Pigeon Blue e Marfim há já bastante gerações e penso que isso não é possível. mas ampularias nada tem a ver com esses caracois, vejo que muita gente cria isso e physas, que são mesmo caracois e não tem nada a ver com "caracois" comerciais como as ampularias, que são ampularideos.

 

Estas estirpes de ampularias parecem ter sido desenvolvidas em laboratorio. Se cruzares Pigeon Blue com marfim, não vais obter uma mistura. Vais obter parte da criação pigeon blue e parte marfim. Ou seja, completamente diferentes. Pela logica o que fizeram foi manipulação genética e liga e desliga algum gene.

 

aqui estirpes de ampularias

colors_brigs.jpg

 

a maneira de termos é mesmo comprando. As minhas pigeon blue custaram-me 20 euros. 5 cada uma e as marfim, 4 euros/cada uma. As douradas no mesmo sitio custam 50 centimos. Agora vou ver se arranjo as roxas, mas nunca vi. Tive umas parecidas. O ideal é alguem trazer para Portugal e depois criar.

Edited by Quo
  • Upvote 3
  • Downvote 1
Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Eu já tive roxas e rosa compradas a um membro aqui do fórum há alguns anos, mas penso que já não faz criação. O que disseste do cruzamento das azuis com as marfim é verdade, ou saem azuis ou saem marfim, no entanto se cruzares azuis com douradas podem sair azuis, douradas ou verde azeitona (corpo escuro e concha dourada), já tive no meu aquário também.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Ola Joana obrigado pelo teu input.

 

Curioso isso de cruzar azul com dourada. Nunca arrisquei. tens foto dessas verde azeitona em adulto? é tipo a de baixo de tudo na foto?

  • Upvote 1
  • Downvote 1
Link to post
Share on other sites