Aquário cheio de BBA's e Green Spot


Andreia Caetano

Recommended Posts

Boa noite!

 

Já coloquei um pedido de ajuda no tópico que tenho do meu aquário (link na minha assinatura) por causa deste problema com algas que estou a enfrentar de momento. Como ainda não obtive qualquer resposta, decidi postar aqui, que afinal é o sítio correto!

 

A pouco e pouco as BBA's e as Green spot foram aparecendo e apesar de ter introduzido CO2 para ver se resolvia a questão, elas agora tomaram conta das minhas plantas, do tronco e pedras :(

 

 

Aquário de 65 lts

Filtro Eheim Ecco Pro130

Iluminação: PL5 de 24 W com um refletor - 9 horas (sei que é mt fraquinha, mas neste momento não posso investir numa calha)

CO2: Tropica System 60

Fertilização: Tropica Specialized Fertilizer 2.4 ml/ em cada TPA

TPA: Estava a fazer de 20 lts por semana, mas nos últimos 2 meses, tem sido de 2 em 2 semanas

Testes: NO3-10 / NO2-0 / Gh- 4º / Kh-3º / ph-6.4 / Cl-0

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi introduzido CO2 para resolver BBAs? Normalmente é ao contrário, as BBAs gostam de CO2... em especial das flutuações.

 

O combate às algas deve começar ainda antes de elas existirem, controlando os diferentes termos da Equação Anti-algas - vou colocar um tópico sobre isto.

 

Quando a infestação já existe só nos restam as soluções de recurso que, em casos extremos, passam por reinstalar o aquário.

 

 

Miguel

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a indicação que tive na loja foi que as plantas e as algas combatem pelos mesmos nutrientes. Como as plantas não estavam a desenvolver quase nada devido ao facto de ter pouca luz e não ter CO2, introduzi o co2 e comecei a fertilizar com o Specialized fertilizer da tropica.

 

Noto que as plantas estão a desenvolver mais, mas as algas também :(

 

Já para não falar no facto de, neste momento, se tornar um pouco "pesado" no orçamento estar a introduzir CO2, mesmo sendo o das garrafas descartáveis!

 

A ideia inicial do meu aquário, era mantê-lo o mais low tech possível, para não ter custos elevados. Até porque, apesar de ter algumas plantas, não tenho conhecimentos, nem disponibilidade para ter um plantado e pretendo-me focar mais nos peixes.

 

Fico a aguardar o seu tópico sobre este assunto. E desde já, obrigada!

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu tópico sobre as algas, Miguel!

Estava a pensar fazer o seguinte:

- retirar as pedras, mergulhá-las em agua oxigenada e depois esfrega-las bem para retirar as BBA's

- voltar às TPA's semanais. 20 lts será suficiente?

- parar de fertilizar e de introduzir CO2

- Colocar água oxigenada nas plantas com uma seringa. Mas não sei que quantidade. E aquilo não fica td diluído?

- Devo desligar as luzes durante um tempo??

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta não usar tudo ao mesmo tempo.

 

Se a coisa está mesmo má, não uma alga ou outra mas quase tudo coberto de algas, então eu começaria com uma mudança de água e 10 dias de escuridão.

 

Ao fim desses 10 dias, nova mudança de água e luz normal, a ver se as plantas arrebitam. Também deves ter camarões e/ou caracois para petiscarem os restos das algas.

 

Deves depois começar a fazer TPAs de 50%, com a maior frequencia que puderes (usa um bom anti-cloro), se não conseguires mais, então uma vez por semana.

 

A partir daí depende, a água oxigenada é perigosa, podes usá-las mas algumas plantas, como a C. demersum morrem tanto como as algas... e, se errares na dose, os peixes quinam também.

 

Há já muitos anos que não tenho que usar H2O2 e já não tenho presente as dosagens exatas mas, se tiveres necessidade, procura na net a quantidade aconselhada por litro, há bastante informação disponivel.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria pôr aqui umas fotos, mas não sei porquê não estou a conseguir...

 

De momento não tenho tudo coberto de algas, por isso se calhar avançava com a TPA e escuridão. E os peixes não se irão ressentir de estar sempre sem luz?

 

As TPA's começo já com 50 %? Continuo com o CO2 e fertilização??

Anticloro uso o Diamante da Equo.

 

 

Tenho 4 caridinas japónicas e 3 ottocinclus affinis, mas esta equipa como é obvio, gosta mais de paparoca boa do que BBA's. Eu acho que também gostaria!

 

Vou deixar o H2O2 para último recurso, pois não quero arriscar matar os meus peixes!

 

Desculpe estas perguntas todas, mas tenho este aquário desde Março e tudo o que vai acontecendo é novo para mim. Sou uma iniciante! Tive muita ajuda vossa no início, antes de montar o aquário, e isso evitou-me muitas asneiras. Mas não todas pelos vistos ;)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não irão ressentir-se da falta de luz: haverá sempre alguma luz ambiente, suficiente para eles comerem.

 

As TPA's começo já com 50 %?

Sim.

 

Continuo com o CO2 e fertilização??

Para quê? Vamos cortar a luz, portanto não vai haver fotossíntese. Nada de CO2 nem de fertilização.

 

Anticloro uso o Diamante da Equo.

Não conheço, admito que possa ser bom, se também remover amónia e metais pesados. Porém, se os peixes um dia tiverem problemas após uma mudança de água (já me aconteceu) então muda de anti-cloro.

 

Eu, após muitos percalços, uso unicamente um produto que nem existe em Portugal mas provavelmente haverão vários outros produtos, também bons.

 

Tive muita ajuda vossa no início, antes de montar o aquário, e isso evitou-me muitas asneiras. Mas não todas pelos vistos ;)

CO2 e fertilização constante são conselhos hi-tech, não precisas nenhum dos dois para manteres um aquário muitissimo bem plantado, incluindo algumas plantas de tapete.

 

Claro que, para determinadas espécies, o hi-tech é essencial mas deves começar primeiro por dominar o mais simples.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os produtos que uso são comprados na Aquaeden (Malveira), uma loja da especialidade. É tb a marca da alimentação em granulado que dou, e a indicação que tenho é que este condicionador remove também os metais pesados.

 

Acho que depois desta fase de erradicação das algas, se tudo correr bem, quero mesmo voltar a ter um aqua low tech, bonito, mas simples de manter e cuidar :)

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andreia, não me vou repetir ao que tenho escrito no tópico que o Miguel abriu (e te deixou o link em cima) sobre o que penso de algas e seus tratamento vs nutrientes.

Mas a verdade é que, qq das soluções que tomares para "tratar" das algas, te vai (eventualmente) acabar com as algas mas não resolve o problema. Isto é, mesmo que se vão embora, no caso de não resolveres a causa das algas, elas voltarão dias ou semanas depois.

 

Escuridão, água oxigenada, etc, resultam... mas têm que ser aompanhadas de ações que, depois da erradicação, não possibilitem o aparecimento das algas.

 

Tens uma boa "biblia", de fácil leitura, sobre as principais algas no James Planted Aquarium.

 

Resumidamente as green spots são, geralmente, poucos fostatos ou nitratos altos comparados com a quanidade de fosfatos (estas duas coisas podem não ser bem a mesma coisa).

 

Não há ninguem melhor para te aconselhar do que o Rui da Aquaeden :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o Rui tem sido excelente, mas eu não moro perto da loja e não é fácil lá ir para pedir aconselhamento, de cada vez que tenho um problema.

 

Falei com ele no início desta semana e ele disse-me que deve haver um desequilíbrio qualquer no aqua que está a provocar o seu aparecimento. E agora... saber qual é o desequilíbrio?

 

Quando introduzi o CO2 a conselho do Rui, tinha algumas filamentosas e essas efetivamente desapareceram. Já as BBA's têm aumentado. Os nitratos estão a 10 normalmente, e os fosfatos nem sei qual é o seu papel no aquário! Acho que vou ter de queimar mais umas pestanas a aprender... :eusathink:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais