Ajuda - Agua amarela - algum produto útil?


SuperPug106

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho vindo aqui de vez em quando a este fórum adquirir cada vez mais conhecimento sobre o mundo de aquariofilia e agora com mais tempo completei o meu perfil e vim-vos também pedir ajuda.

 

O que se passa é que tenho um áquario (óbvio) já á algum tempo e não tenho tido nenhuns problemas com o mesmo, nenhum mesmo mas, talvez de mês a mês faço TPA, isto porque, com o tempo o aquário vai ficando com a água amarelada e com um cheio estranho.

 

Sim, o que estou a dizer, penso que é normal, mas eu não uso nenhum produto para colocar a água mais cristalina / mais limpa / mais adequada para os bicharocos e queria-vos perguntar se devo usar ou não?

 

Sim, quem corre por gosto não cansa, mas é um pouco cansativo fazer esta limpeza por isso é que vos questiono se há algum produto que me ajude a prolongar ( não adiar ), mas sim prolongar o tempo que deva limpar o aquário.

 

Como disse acima e reforço, nunca usei nenhum produto para a água, nenhum mesmo e nunca tive nenhum tipo de problemas, nenhum mesmo.

 

Segue o setup:

 

Comprimento: 79 cm
Largura: 30 cm
Altura: 40 cm

 

Filtro: Aleas, modelo lpf-228

 

Luz: 8 w

 

Termostato não sei as especificações, apenas que dá para aquas até 150l

 

Animais:

 

1 * limpa vidros

4 * ciclideos negrofasciatus

1 * espada

1 * tetra

2 * caracóis "maçã"

2 * neons chineses

2 * zebras

1 * moly

1 * platy

1 * espada

1 * khuli

1 * tubarao azul

1 * tubarao bala

3 * guppys macho

 

E dão-se todos bem, aliás, muito bem...nunca tive nenhum tipo de problemas :dance:

 

Mas em relação á minha dúvida, conseguem-me ajudar?

 

Abraço!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !! Bem vindo ao forum
Agora vamos começar :b
O problema do teu aquario é a fauna, tantos peixes peixes tao difrentes peixes que vao ficar enormes e peixes de cardume so um exemplar :s

Tens de tudo e isso nao pode ser
O problema que falas é derivado disso mesmo sao demasiados peixes
A quanto tempo tens o aquario? costumas limpar o filtro? tudo isso podem ser as causas do teu problema

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !! Bem vindo ao forum

Agora vamos começar :b

O problema do teu aquario é a fauna, tantos peixes peixes tao difrentes peixes que vao ficar enormes e peixes de cardume so um exemplar :s

Tens de tudo e isso nao pode ser

O problema que falas é derivado disso mesmo sao demasiados peixes

A quanto tempo tens o aquario? costumas limpar o filtro? tudo isso podem ser as causas do teu problema

 

Boa noite Magikarp ( que saudades dos pokemons ) :P

 

Pois, eu calculei que fosse disso...o aquário é de cerca de 90 litros e eu olho e penso que eles têm espaço pois andam á vontade!

 

Eu tenho o aquário á quase 1 ano e meio e sim costumo limpar o filtro de 2 em 2 semanas....está tudo saudável, muito saudável mesmo...inclusivé o limpa vidros cresceu 10 cm em apenas 3 meses...

 

Tenho de mover os peixes para outro aqua já vi :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahah pokemon é do melhor :P
Que limpa vidros estamos a falar? é que eu achei que fosse um otto mas se cresceu 10cm não é de certeza absoluta
e se for um pleco pior ainda
Tens a possiblidade de dar alguns desses peixes? nomeadamente os ciclideos os tubaroes e o limpa vidros?
e arranjas mais tetras neons e zebras?

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahah pokemon é do melhor :P

Que limpa vidros estamos a falar? é que eu achei que fosse um otto mas se cresceu 10cm não é de certeza absoluta

e se for um pleco pior ainda

Tens a possiblidade de dar alguns desses peixes? nomeadamente os ciclideos os tubaroes e o limpa vidros?

e arranjas mais tetras neons e zebras?

 

Pois é!

 

É um pleco sim sr.

 

Trouxe o maiorzinho da loja e foi crescendo e crescendo mas parece que agora " estabilizou " , não noto grande desenvolvimento, secalhar porque precisa de um aquário maior :eusathink:

 

Dar alguns peixes acho que sim, tenho de ver, não sei é bem a quem...os ciclideos sim posso dar pelo menos 2 pois gostava de ficar com 2, nomeadamente o mais pequeno ( 4cm ) porque tem riscas pretas carregadas e a fêmea que é rosa clarinha e é muito bonita ( 7cm ) ...vou ver se tenho ai alguém que os queria...os tubarões não são assim muito grandes, o tubarao azul tem uns 12 cm talvez e o bala tem uns 9 cm...

 

O limpa vidros é que vou ficar com ele de certeza, para além de gostar muito dele e ele se deixar tocar, é a paixao da minha mulher também!! :mrgreen: :mrgreen:

 

Eu realmente neste aquário gosto mais de ver peixes pequenos tipo zebras, neos...realmente os ciclideos era uma opção a sair...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquahobby.com/gallery/b_auratus.php é este o ciclideo ?? é que se for o resto dos peixes não vai durar muito
O meu concelho era sem duvida dar os ciclideos e os tubaroes e uma tpa de 40%


se o pleco é a paixao da mulher é deixar por agora :tongue: mas ele ainda vai crescer! e bastante ate

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquahobby.com/gallery/b_auratus.php é este o ciclideo ?? é que se for o resto dos peixes não vai durar muito

O meu concelho era sem duvida dar os ciclideos e os tubaroes e uma tpa de 40%

se o pleco é a paixao da mulher é deixar por agora :tongue: mas ele ainda vai crescer! e bastante ate

 

Não o ciclideo não é esse...

 

Os ciclideos são assim http://77.91.202.134/mi/full/1683977574-2+Ciclideos+Nigrofasciatus.jpg

 

A femea é que é assim: http://www.aquahobby.com/gallery/img/Archocentrus_nigrofasciatus_7.jpg mas mais pequena e rosa!

 

Eu sabia e sei que eles são agressivos e muito territoriais mas como um amigo meu tem um aquario com 3 oscares e na altura teve uma ninhada desses eu safei-o e fiquei com esses 4 ciclideos.

 

Por acaso eles as vezes lá se zangam, andam lá uns atras dos outros mas é coisa rápida e nem se tocam, mas o mais interessante é que é só entre eles :eusathink:

 

O tubarao já me disseram que ele daqui a uns tempos poderá se "transformar" em carnívoro e disso sim eu tenho medo :surrender: por isso é que o vou tentar despachar para outro lado ( eu como sou muito pegado aos animais, custa-me dar ou vender :cry: )

 

Eu costumo fazer TPA de 30% , 20% e costuma ficar, na altura, tudo "brilhante"...mas vou fazer de 40%

 

Diz-me, tendo em conta o crescimento do meu limpa vidros, ele pode vir a crescer até que tamanho? Ele chega a uma tamanho em que tem que parar de crescer senão não cabe lá dentro, certo?? :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete no google chinese algae eater nas imagens e vê se não é o teu limpa vidros. Se for, cresce até 30cm e pode ser agressivo para várias espécies.

 

Tens peixes de diferentes áreas do globo com diferentes parâmetros de água, peixes de cardume sozinhos, etc.

 

Relativamente ás TPA, aconselho a fazeres 30%/semana. Fazer TPA's quando a água está amarela/cheirar mal significa que algo já está mais que passado do prazo. Lavas o filtro como? O filtro lava-se com água do aquário, não com água da torneira. Podes usar um condicionador quando fizeres as TPA e podes tambem usar resinas que absorvem certos resíduos da água, aumentando a qualidade desta. Mas sinceramente não encontro utilidade para isso no teu caso, o que falta é mesmo TPA mais frequentes e ajustar ao parâmetros da água aos peixes.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas superpug106, primeiro de tudo deverias postar fotos do mesmo... para vermos....e darmos as nossas opiniões...em relação a quereres ter a agua sempre limpa, ou melhor, "polida", tens o purigen da seachem, que te deixa a agua do aquário brutalissimo, eu uso purigen e não quero mais nada...:D a pessoal amigo que vem cá a casa dizem que o aquário parece que não tem agua... o se não e muito complicado ver representantes da seachem cá em portugal, este produto tens mesmo de mandar vir da net...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema parece-me simples.

 

Fauna a mais que podes nao querer resolver pois sentes-te ligado aos peixes.

TPA a menos. PAra essa fauna tinha de as fazer pelo menos 2x por semana.

 

1 vez por mês é extraordinariamente pouco.

Por isso o mau cheiro e a cor amarela.

 

Nao uses quimicos. Têm sempre efeitos indesejados.

 

O segredo na aquariofilia é só um TPAS e de qualidade.

 

Mais uma coisa os peixes nao morrem pois os que tens no aquario sao super resistentes. Alguns deles numa bacia com agua aguentava-se dias.

Nao devem estar é muito felizes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete no google chinese algae eater nas imagens e vê se não é o teu limpa vidros. Se for, cresce até 30cm e pode ser agressivo para várias espécies.

 

Tens peixes de diferentes áreas do globo com diferentes parâmetros de água, peixes de cardume sozinhos, etc.

 

Relativamente ás TPA, aconselho a fazeres 30%/semana. Fazer TPA's quando a água está amarela/cheirar mal significa que algo já está mais que passado do prazo. Lavas o filtro como? O filtro lava-se com água do aquário, não com água da torneira. Podes usar um condicionador quando fizeres as TPA e podes tambem usar resinas que absorvem certos resíduos da água, aumentando a qualidade desta. Mas sinceramente não encontro utilidade para isso no teu caso, o que falta é mesmo TPA mais frequentes e ajustar ao parâmetros da água aos peixes.

 

 

Bom dia JacJac,

 

Ja vi no Google mas não é esse, esse é um " chupa algas " ... o meu é um pleco, é parecido a este:

 

http://fc09.deviantart.net/fs70/i/2013/019/8/e/pleco_suckermouth_fish_loricariidae_by_emerald_stock-d5moweg.jpg ( mas não deste tamanho )

 

E ele nada de agressivo tem, muitos peixes passam por ele, tocam nele e ele fica " na boa ", calmo mesmo...como disse acima, ele até se deixa mexer biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Eu lavo o filtro com água da torneira, água quente...não sei se isso tem alguma influência :unsure:

 

Eu ia-te perguntar o que querias dizer com " Podes usar um condicionador quando fizeres as TPA e podes tambem usar resinas que absorvem certos resíduos da água, aumentando a qualidade desta " mas como dissestes, não fazer grande efeito no meu caso...

 

Diz-me, com esta variadade de peixes como é que eu consigo ajustar o parametro da água aos peixes? existe algum "standard" ? :whocares:

 

Abraço,

Obg pela ajuda

boas superpug106, primeiro de tudo deverias postar fotos do mesmo... para vermos....e darmos as nossas opiniões...em relação a quereres ter a agua sempre limpa, ou melhor, "polida", tens o purigen da seachem, que te deixa a agua do aquário brutalissimo, eu uso purigen e não quero mais nada...:D a pessoal amigo que vem cá a casa dizem que o aquário parece que não tem agua... o se não e muito complicado ver representantes da seachem cá em portugal, este produto tens mesmo de mandar vir da net...

 

Cumps

 

Boas Mr. Nc, tudo bem?

 

Antes de mais, não penses que me esqueci do aqua de 600l :ph34r::ph34r:

 

Obg pela tua resposta, agora estou no trabalho por isso fotos não consigo colocar :unsure:

 

Estive a pesquisar pelo produto, é este aqui assim? -> http://www.seachem.com/Products/images/Purigen_500mL.jpg ?

 

De onde mandas vir? É muito caro esse produto? bang

 

Abraço!

O problema parece-me simples.

 

Fauna a mais que podes nao querer resolver pois sentes-te ligado aos peixes.

TPA a menos. PAra essa fauna tinha de as fazer pelo menos 2x por semana.

 

1 vez por mês é extraordinariamente pouco.

Por isso o mau cheiro e a cor amarela.

 

Nao uses quimicos. Têm sempre efeitos indesejados.

 

O segredo na aquariofilia é só um TPAS e de qualidade.

 

Mais uma coisa os peixes nao morrem pois os que tens no aquario sao super resistentes. Alguns deles numa bacia com agua aguentava-se dias.

Nao devem estar é muito felizes...

 

Bom dia emfcoentrao,

 

Obg pela resposta.

 

Pois, já vi que o meu problema é mesmo a fauna! :unsure:

 

Vou tentar fazer TPA's mais frequentes, de 40% ... logo á noite já faço uma! :smile2:

 

A nível de resistência o "limpa-vidros" e os caracóis sei que são super resistentes...agora os outros é que não sabia...obrigado pela dica, eu hoje estou a aguardar resposta de um amigo meu para ficar com 2 ciclideos pois também estive a ler e li que os ciclideos normalmente costumam ser mais " porcos " que estes guppys, neons....

 

Abraço e bom dia!

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao usares água quente da torneira estás a matar a colónia de bactérias do filtro, que na prática é o que filtra a água.

 

Existem vários condicionadores,muita gente não usa. Deixam a água repousar para libertar os gases dissolvidos. Podes usar o Prime, aquilo dá para imenso tempo, e neutraliza cloro, metais pesados e mais umas coisas. As resinas acho que não vale a pena porque tens é de manter um regime de limpeza habitual. Mas tens o purigen que apanha uma data de coisas e segundo dizem deixa a água cristalina.

 

Quantos aos parâmetros, tens de ver o que cada um dos teus peixes gosta e fazer uma selação e equilibrar os parametros para cada peixe. Ve na net os parametros ideais de cada especie.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao usares água quente da torneira estás a matar a colónia de bactérias do filtro, que na prática é o que filtra a água.

 

Existem vários condicionadores,muita gente não usa. Deixam a água repousar para libertar os gases dissolvidos. Podes usar o Prime, aquilo dá para imenso tempo, e neutraliza cloro, metais pesados e mais umas coisas. As resinas acho que não vale a pena porque tens é de manter um regime de limpeza habitual. Mas tens o purigen que apanha uma data de coisas e segundo dizem deixa a água cristalina.

 

Quantos aos parâmetros, tens de ver o que cada um dos teus peixes gosta e fazer uma selação e equilibrar os parametros para cada peixe. Ve na net os parametros ideais de cada especie.

 

Boas JacJac,

 

Pois o Purigen foi o que Mr. Nc indicou e ando ver como e onde o comprar! :whocares:

 

Já estou aqui a pesquisar os parametros dos bichos para chegar a uma conclusão!

 

Obrigado pela ajuda!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.