Naso elegans URGENTE ajuda :-(


rwcl

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

 

Preciso de ajuda vossa para ajudar o meu Naso que tanto adoro, é a minha jóia do aquário e estou a ficar muito preocupado. Ja la vão uns 5 dias que lhe apareceu "tipo pontos brancos" mas em vez de brancos são pretos a sair da pele e fazem risco pequenos por baixo. Ja lhe apanhou o corpo todo e agora o focinho e esta com a respiração acelerada. Ontem dei lhe um banho de agua doce durante 5mn foi o que me aconselharam, ele esta na sump agora. Qual a vossa opinião sobre isso? Disseram para continuar a dar lhe banho de agua doce todos os dias durante 5 mn. Custa a brava fazer isso porque stress muito o bicho e ele ja tem um tamanho considerável e uma força bruta. Comer come mas não como antes.

Os outros peixes estão todos bem são eles, hepatus, zebrassoma, japonicus é um stressado brutal , 3 palhaços, peixe folha, anemona bubble e uma catalaphylia nada mais... As medidas do aquario sao 160x60x50 mais sump 100x45x45...

 

Cump a todos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo

 

Sim piquei alho com mysis comeu mas assim sem grande vontade. Come melhor spirulina mas o que ele gosta muito é folhas de algas verdes. Isto sem grande apetite. Ja fui a arrecadação buscar um aquário de 20 litros brutos antigo para fazer de hospital para amanha. Vou por a agua a 1015 de densidade com 0,75 mililitros de cobre. Vamos ver no que vai dar... :unsure:

 

Cump a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde,

Penso que os banhos de água doce, apesar de eventualmente stressantes, podem ser uma boa solução, mas cinco minutos parece-me pouco; na minha opinião devias prolongá-los até aos 8/10 minutos.

 

A hipossalinidade, como complemento também me parece bem, mas baixa-a até 1012 e depois tem cuidado com a subida que não deve ser mais do que 3 pontos por dia.

 

Tal como já aqui alguém referiu, hipossalinidade em conjunto com cobre é uma mistura perigosa.

 

O que poderá e deverá ser usado nesta situação, é o praziquantel, usado na água do aquário hospital, neste caso se calhar com a salinidade a 1015/1016.

O praziquantel existe no mercado já em formulação para aquários, penso que da Sera, ou poderá ser comprado em algumas farmácias e clínicas veterinárias sob o nome de Droncit, ou Tenil Vet (mais barato) e têm concentrações de 50 mg por comprimido.

Na água deve ser usado em concentrações de 1 a 2 mg por litro, ou como alternativa ainda mais eficaz, misturado na comida na razão de 250 mg/100 gramas de comida.

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Desde ja muito obrigado pelas ajudas e opiniões. Decidi e não arrisquei nada, simplesmente meti o Naso na sump e dava-lhe comida. De dia para dia notava melhorzitas nele mais animado e a comer cada vez melhor. Hoje decidi voltar a por no aquário. Fiquei muito contente de ver o bicho a recuperar por ele. Vamos la ver se ele nao volta a ter aquilo.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não tenho palavras e sem vontade de mais alguma coisa... ontem a noite morreram-me 4 (quatro peixes) foi um desgosto brutal, zebrassomas que já estava comigo a 4 anos, o japonicus, um escenius midas, e um muito parecido com o gramma loreto também roxo e amarelo. Ficaram com os olhos tipo embaciados. O meu naso que ate estava a recuperar já esta novamente a piorar, o hepatus igualmente, os únicos que estão bem são os palhaços, holoturia, anemona bubble e catalaphylia. :confused4:

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...