Moldura de madeira para cubo


PST

Recommended Posts

Saudações aquariofilísticas,

 

Venho aqui apresentar-lhes um projecto que é mais um "não faça assim" do que um "faça você mesmo" mas que talvez possa ser útil a alguém.

 

Ponto de partida. Tenho um antigo cubo de criação de discus que decidi transformar num salgadito. O cubo tem algumas boas características, como o vidro de um centímetro de espessura e uma espécie de sump interna que dá jeito para ter o termostato e um bocado de chaetomorpha. O problema é que os acabamentos eram bastante toscos, com a silicone bem visível nos cantos, e a "patroa" não se cansava de refilar com o facto de ter o "mono" na sala. Aqui fica o aspecto que tinha o "bicho":

 

 

aqua_antes.jpg

 

A minha ideia foi fazer-lhe um contorno simples com moldura de madeira branca, que se compra em medidas de 2,40 metros numa daquelas grandes superfícies de bricolage. Como sou forreta e o aquário está a um canto, a minha ideia inicial era tapar apenas as frentes visíveis (asneira número 1). Fui então comprar a moldura, com as medidas na cabeça a olhómetro (asneira número 2). Na loja, consegui convencer o funcionário a fazer-me uns cortes na diagonal. Trouxe ainda umas sobras com o mesmo corte, sem me preocupar muito com as medidas, para o caso de no futuro vir a completar a moldura. Com um tubo de prego líquido, um bocadinho de tinta e um pincel pensava ter todo o material necessário:

 

molduras_prego.jpg

 

E aqui as molduras alinhadas:

 

Molduras.jpg

 

 

Feita a montagem, era este o aspecto do "mono":

 

aqua_durante.jpg

 

 

Promissor mas esquisito nas partes que não estavam cobertas. Decidi voltar à loja para comprar mais 2,40 metros. Aproveitei para comprar também outro tipo de moldura para preencher as junções do vidro em altura. Desta vez até levava medidas e tudo parecia ir correr sobre rodas:

 

reforccedilos.jpg

 

Mas (asneira número 3) devo ter explicado qualquer coisa mal ao (outro) funcionário, porque as molduras vieram com os cortes todos ao contrário :( . Resultado: ou voltava à loja, deitando fora este material, ou metia mesmo mãos à obra. Optei pela segunda opção.

 

Munido de uma serra:

 

Serra.jpg

 

E com esta pasta de madeira para preencher falhas, que tinha lá por casa:

 

pasta_madeira.jpg

 

...Cortei as madeiras como queria, usando as sobras para inventar uma espécie de puzzle para os cantos. Aqui, um dos cantos de baixo, ainda sem a pasta de madeira:

 

remendo_bruto.jpg

 

 

...E aqui o canto de cima já com a pasta (esqueci-me de referir que também usei lixa no final):

 

canto_tratado.jpg

 

 

 

Et voilá, o aspecto actual da coisa. Ainda falta pintar, forrar o móvel de baixo (vai mesmo com papel autocolante branco) e substituir aquele candeeiro tosco por um que ando para aqui a magicar. Mas isso já é outro projecto:

 

aqua_depois_dois.jpg

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mesmo com as várias "falhas" ficou com um aspecto engraçado e invulgar para aquário.

Confesso que pessoalmente prefiro o ar em bruto do vidro mas são gostos.

 

Espero que com a pintura os acabamentos fiquem bonitos para a "patroa" não se zangar...mas pelo menos pelo esforço acho que já não o devia fazer :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Orion318,

 

Obrigado pelo feedback.

 

Acho que estou safo. Com um bocado de sorte até a convenço a aprovar um upgrade ao meu comunitário de água doce :cool2:.

 

Quando acabar de pintar a moldura do aquário meto aqui as fotos do aspeto final.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais