L201 Hypancistrus sp.


Tiago Ralha

Recommended Posts

Depois de ter tido sucesso na reprodução de ancistrus cf. cirrhosus vou tentar saltar um nível...não pelo grau de dificuldade, mas sim pelo desconhecimento de casos de sucesso em Portugal na reprodução de L201.

 

A aquisição inicial foi de 3 exemplares selvagens (F0), vindos da Colômbia.

20q1188.jpg

 

Ao que parece identifico um Macho (exemplar maior - 10cm) e uma fêmea (a mais "gordita" - 6cm), o outro tenho sérias dúvidas, mas aponto para outro macho.

 

Agradeço todas as sugestões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quando disseste F0 pensei que ia ser mais carote.
Pena desconfiares que o 3º é macho...duas femeas e uma macho era excelente para reproduzir.
Eu também quero ver se compro uns plecos mas são tantos e tão bonitos que a maior dificuldade é escolher :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tenho só 1 neste momento mas ainda não consigo perceber se é macho ou fêmea!

mas é realmente um peixe muito bonito, no inicio muito envergonhado mas depois começa a "passear# mais pelo aquário, talvez também me aventure ou o venda para tentar a reprodução de outra espécie!

 

BOA SORTE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tenho só 1 neste momento mas ainda não consigo perceber se é macho ou fêmea!

mas é realmente um peixe muito bonito, no inicio muito envergonhado mas depois começa a "passear# mais pelo aquário, talvez também me aventure ou o venda para tentar a reprodução de outra espécie!

 

BOA SORTE

Coloca umas fotos do peixe para ajudar a sexar.

Já é adulto? Está com que tamanho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o "Off-Topic", mas se quiseres juntar um quarto elemento para te aumentarem as probabilidades (não sei se é macho ou fêmea), tenho um para venda a um preço também simpático.

 

Estou-me a desfazer do meu comunitário e tenho alguns L's entre os quais um L201selvagem.

 

Em tempos tentei fazer o mesmo com L018 mas sem sucesso, espero que vás mais alem !

 

Cmpts,

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o "Off-Topic", mas se quiseres juntar um quarto elemento para te aumentarem as probabilidades (não sei se é macho ou fêmea), tenho um para venda a um preço também simpático.

 

Estou-me a desfazer do meu comunitário e tenho alguns L's entre os quais um L201selvagem.

 

Em tempos tentei fazer o mesmo com L018 mas sem sucesso, espero que vás mais alem !

 

Cmpts,

Mandei mp ;)

Os L018 são difíceis de reproduzir em cativeiro, ficam muito grandes e necessitam de grandes aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mandei mp ;)

Os L018 são difíceis de reproduzir em cativeiro, ficam muito grandes e necessitam de grandes aquários...

 

Boas,

 

Não recebi nenhuma MP : \

 

Não tenho a caixa cheia.

 

Podes re-enviar sff ?

 

Obrigado.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as características do Aquário:

 

60x30x35cm - 63 litros brutos

 

Aquecimento - Eheim Jäger 75W

Circulação - Wave Maker Resun 2000 - 600l/h

Filtragem - Eheim Liberty 2042 - 760l/h

Iluminação - Natural indirecta

Substrato - Areia de silica

 

Parâmetros da água:

 

Temperatura - 26ºC

pH - 7,0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde Tiago?

 

Vejo estes tópicos com algum orgulho e motivação, locarideos sao dos peixes mais bonitos existentes no mercado. Ja mantenho locarideos a mais de dois anos, de várias espécies. O L201 é muito bonito especialmente a variação dos pontos brancos grandes! Apesar de serem caros na compra compensam em muito uma vez reproduzidos. Na minha experiência de reprodução de Locarideos, posso te dizer que tens a temperatura muito baixa e o pH muito alto. Tens simular as condições naturais do seu habitat, uma fotografia geral do aquário ajudava. Mas antes de mais nada reproduzir Locarideos é um processo que leva o seu tempo e muita paciência, nao aconselho a novatos com pressa para reprodução. Um locarideo leva entre 3 a 6 meses a aclimatizar-se ao aquário, alimentar-se propriamente e ganhar massa gorda, e só depois as fêmeas começam a produzir ovos e começa a demonstrar algum interesse no macho.

 

O comprimento maximo de L201 sao 10cm por isso os peixes têm de ter pelo menos 8 cm para reproduzirem.

 

Gostava de saber o alimento que dás? quantas vezes ao dia e em que altura? de manha, de tarde, horas? quanitade de lus e esconderijos? Uma foto geral do aquario ajuda muito

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jorge,

 

É sempre bom trocarmos ideias para aprender mais sobre os Loricarideos em geral e algumas espécies em particular.

 

Eu sou um novato nestas andanças, apesar da minha experiência com ancistrus remontar a 2009 (altura em que adquiri alguns exemplares cf. Cirrhosus) e ter tido sucesso na reprodução dos mesmos, mas a conversa agora é outra :) julgo que os L201 não são assim tão fáceis de reproduzir.

 

O pH baixou até aos 6,8 e há 3 dias introduzi algumas folhas de amendoeira da Índia (terminalia catappa) mas ainda não medi o resultado. A temperatura está agora nos 27ºC. O aquário está em remodelação com esconderijos improvisados, mas vai ter um tronco e algumas tocas em cerâmica que encomendei da Holanda (breedingcaves.com). Só depois colocarei fotos para opiniões e ajudas ;)

 

Como alimento estou a dar pastilhas e flocos (origem vegetal e animal), bloodworms, pepino, courgette, por aí...1x dia, à noite.

 

Tenho pesquisado acerca da espécie e há relatos de reprodução com exemplares de 6cm e com 2 meses de ambientação ao aquário, mas acredito que sejam casos muito pontuais.

 

Já agora estou curioso por saber que loricarídeos tens e que espécies conseguiste reproduzir. Preciso de mais umas dicas ;)

 

Luz, só mesmo natural.

 

Obrigado ;)

Editado por TTiago
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho reparado que esta espécie é regularmente confundida com outra espécie...L102 Hypancistrus Inspector. Mas existe uma diferença notória, os L102 têm uma faixa negra na barbatana dorsal e caudal, como é possível ver na imagem.

2zqrcyd.jpg

Imagem retirada da net

 

Os Hypancistrus Contradens são outra espécie que se confunde com os L201, mas aqui a diferenciação é mais difícil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Ja mantive L75, 81, 18, 177, 201, 333, 134, LDA 01, Panaque sp "Bruno".

 

Reproduzi L333, 134.

 

Em projto tá: 134, LDA 33 (falta comprar), L46 (falta comprar) entre outros que eu gosto.

 

Quanto ao 201 e 102, são os dois hypancistrus, são difíceis de reconhecer e separar, porque existe o 201 big spot, que é muito parecido ou 102

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais