green spot e BBA


rodribike

Recommended Posts

Boas!

estou com green spot e BBA no meu aquario, ja tinha colocado esta duvida no forum e foi me dito para reduzir a o periodo de luz e aumentar a dose de profito, mas estas teimosas insistem em nao desaparecer :S

 

aquário de 95L

72W de luz (neste momento 7h por dia)

1x por semana ou de 2 em 2 semanas 20%

uso easy carbo 2ml e profito 10ml por semana (nestas ultimas 3 semanas tenho posto 10ml a segunda e + 5ml a quarta e a sexta)

Ph 7.5 NO2 0 NO3 5 kh 4 gh 7

de plantas tenho anubias nana, nana petit e outra grande que nao sei o nome, tenho feto java, blyxa cryptocircone (se é assim que se escreve), hygorphila polysperma e cabomba

 

notei que ao aumentar a dose as plantas que tinham buracos nas folhas (polysperma) começaram a crescer mais rapido e sem os furos mas algas continuam la :/

 

o que achas que faça? umas 3 tpas durante a semana e deixar a luz desligada ou diminuir ainda mais o tempo de luz? devo ou nao retirar a green spot do vidro?

 

espero por respostas pessoal nao sei mesmo o que fazer :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Já equacionaste comprar uma botija de CO2 pressurizado? A presença de uma fonte de CO2 que mantenha os niveis deste estáveis é um dos principais factores de modo a deixar um aquário plantado livre de algas.

 

Eu sou da opinião que o tempo de luz deve ser sempre igual. 8 a 10h. A quantidade de luz é que deve variar de acordo com o aquário que queremos manter. Ou optamos por um plantado low-tech em que as plantas são de fácil manutenção e colocamos menos luz e apenas um pouco de easycarbo, K e micros ; ou então optamos por um high-tech, em que a luz é mais forte, um sistema de CO2 é indispensável e as plantas são maioritariamente de crescimento rápido, e aqui é também indispensável uma fertilização mais cuidada, com todos os Macros e Micros.

 

Como estás a fertilizar o aquário?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ja pensei em comprar uma botija mas é um investimento um pouco puxado

fertelizo com profito 1x por semana 10ml e easy carbo 1.8ml por dia

 

eu noto que as anubias quando as folhas abrem no dia a seguir começa se a notar pintas verdes na folha e passado 1 semana ja tem a folha coberta de BBA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Fizeste a pergunta se deves retirar as green spot e sim, deves retirar sempre que puderes. Na manutenção devemos remover o máximo de algas possível.

 

Como já disse noutro post, a água oxigenada, se usada com precaução também ajuda a remover as BBA. Paras o filtro, enches uma seringa de água oxigenada e devagar aplicas sobre as algas.

 

Claro que o água oxigenada não deve ser usado como um anti-algas, só podemos usar muito pouco de cada vez, e é um processo lento até erradicarmos as algas. Resulta bem quando vemos um foco recente de BBA numa pedra por ex. Quando já estão espalhadas por todo o lado torna-se muito dificil.

 

Se usares um filtro UV também ajuda a prevenir o aparecimento de novas algas.

 

Quanto ao CO2, podes arranjar um extintor de CO2 e uns manómetros/redutor de pressão. Aqui nos classificados arranja-se material a preços convidativos.

 

Já agora esse Profito não tem Nitratos nem Fosfatos, dois dos 3 Macro nutrientes, muito importantes para as plantas...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinham me dito para não retirar mas

a green spot não desapareceu

Na próxima tpa limpo a green spot

Já ouvi falar de fluorish Excel acham que devo comprar para compensar a falta de fosfato? Ou apenas aplico na bba água oxigenada?

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A falta de Fosfato só pode ser suprimida se usares ou um fertilizante de marca que contenha Fosfato ou se comprares na farmácia Fosfato monopotássico e diluires em água destilada.

 

E como disse muita calma na aplicação da água oxigenada, por si só não é um anti-algas.

 

Mas como disse no teu caso falta mesmo um sistema de CO2 pressurizado, pois essa quantidade de luz já faz com que as plantas tenham um metabolismo mais acelerado e necessitem do CO2 e de todos os nutrientes, Macro e Micro...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais