Ajuda na manutenção das plantas


afonso321

Recommended Posts

Boas

preciso da vossa ajuda

Há muitos anos que tenho aquários e sempre mantive plantas com grande dificuldade, após as TPAs e limpeza dos vidros e poda de algumas plantas , elas acabam por voltar ao mesmo, negras e cobertas por vezes com algas pretas outras folha maiores parece que tem pó agarrado que sai depois de sacudir a folha.

vou colocar umas fotos mas antes deixo o meu setup

 

150x50x50 = 375 litros (brutos) + 12 litros dos filtros externos

iluminação 128W distribuidos por 2xT5 de 54W + 20W em Leds

Fotoperíodo 10 horas

substrato não fértil (nunca tive substrato fértil)

CO2 pressurizado (mas controlado por controlador de PH)

Fertilizante liquido Sera Flora Drydrops

Fertilizante sólido Flourish Tabs

 

Testes quimicos

PH = 6,8

KH = 3

GH = 8

NH4 = 0

NO3 = 25

NO2 = 0

PO4 = 1

TDS = 131ppm

 

Fotos:

 

DSCF4528_zps8bb79a23.jpg

 

DSCF4525_zpsf2844f65.jpg

 

DSCF4523_zps255fe939.jpg

 

Não pretendo um plantado mas gostava de ter plantas mais viçosas , toda a ajuda é bem vinda

obrigado

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

obrigado pela resposta, todas as dicas ajudam claro, eu por sistema anoto as dicas que me dão e no final sempre dá para tirar conclusões acertadas.

não descarto nada.

cumprimentos

afosno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja da iluminação, mais me parece um desequilíbrio de nutrientes.

Desconheço a composição do Sera Flora Drydrops, mas se este não contem potássio, o Flourish Tabs tem muito pouco e seria de equacionar adicionar KCI

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Sr. Afonso, talvez tentar primeiro identificar a/s algas.

este link ajuda. Não consigo identificar com as fotografias,talvez com o pc ai ao lado do aquário seja mais fácil.

http://aquariumalgae.blogspot.pt

 

No entanto questiono:

fotoperiodo 10 horas (eu reduzia para 8h)

as T5 estão no prazo? suponho que sim

led? de tiras mas sem lente? talvez muita luz na parte superior, pouca penetração?

ver qual o nutriente em falta, micros? (não conheço esses fertelizantes)

não ter substracto fertil não me parece que seja problemático.

talvez tentar plantar mais de crescimento rápido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Senhor Afonso!

Um dos problemas é mesmo a falta de um substrato fértil de modo a que as plantas assimilem nutrientes pelas raízes e assim crescerem com mais vigor. Um substrato fértil é muito importante num plantado. Antigamente existia a ideia que não se podia colocar Nitrato e Fosfato no aquário pois as algas atacavam. Agora sabe-se que um dos problemas de aparecimento de algas é a falta destes dois Macros e/ou deficiente fertilização. Outro problema é CO2 em pouca quantidade.

Um aquário com plantas e injecção de CO2, necessita de ser fertilizado na coluna de água com N,P e K, mais Micros, Ferro incluido, e também Magnésio e Cálcio. Num aqua de Discus, devido à alimentação destes peixes, os Nitratos e Fosfatos devem estar sempre dentro dos valores bons para as plantas. Caso não seja o caso, um fertilizante líquido com os Macros seria bom.

 

Aconselhava-o a mudar de fertilizante, pois esse da SERA já usai e não é dos melhores. E na próxima montagem use um substrato fértil que contenha os Macronutrientes, pois as Flourish tabs também deixam a desejar.

 

Já agora, sabe a concentração de CO2 do seu aquário?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

mais uma vez obrigado

vou confessar uma coisa: eu pensava que só a água salgada me dava cabo da cabeça, mas confesso que me descuidei muito com a água doce que tem muito que se lhe diga também.

bom pelo link dá para identificar a alga e vou tentar actuar de acordo.

vou comprar o teste de potássio e de co2 já agora fica na colecção (não ganho para testes lol) mas se conseguir evoluir dou por bem empregue o dinheiro.

em relação á iluminação, as T5 ainda estão em bom estado e os Leds não são fitas são leds de 1W cada montados em PCB sobre uma barra de alumínio para dissipação do calor.

quando tiver resultados virei aqui dar conhecimento

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Afonso, vou dar a minha opinião resultante da experiencia que tenho nos meus aquarios e tendo em conta que cada aquario é diferente logo têm necessidades proprias.

 

Concordo que realmente um substtracto fertil faz falta, mas no meu ver só vale para cobrir carencias ou desleixos nossos quando não fertelizamos segundo um padrão e com todos os nutrientes, no meu ver não vejo nas fotos que coloca falta de potassio, normalmente quando este está em falta as folhas começam a ficar com buracos e a ficarem quase opacas.

Sugiro que começe realmente por baixar a iluminação gradualmente até chegar ás 8horas por dia, e que estabeleça um regime de fertelização, terá de usar macros e micros e apartir daí observar como as plantas se comportam pois algumas consomem mais determinados nutrientes e aí sim começam-se a ver as carencias e começar a combater essas carencias.

Eu pessoalmente sigo o metodo Ei e utilizo fertelizantes diy.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

entendi perfeitamente, vou alterar o meu método e depois darei notícias

foi bom estas dicas vossas, pois é verdade que me tenho desleixado com o aquário de água doce embora seja o aquário mais antigo que tenho (talvez por isso) mas penso que é a altura de olhar mais para ele.

estou a pensar a médio prazo fazer uma remodelação total a este sistema ao fim destes anos já merece.

no entanto gostava de vos deixar um vídeo deste aquário feito em Março 2013

abraço

afonso

Editado por afonso321
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais