Neons afinal são peixes de cardume ou não?


Sergio pinto

Recommended Posts

Boas amigos,

 

Estou um bocado confuso com o comportamento dos meus neons pois tenho 9 no meu aquário de 100 lt e eles não nadam em cardume como por exemplo fazem os nariz de bêbado pelo contrario estão em constantes lutas territoriais entre eles e depois ficam cada um em seu canto e é curioso que apenas se juntam na altura das tpa`s julgo que com o propósito de manobra de defesa.

 

será que são os suficientes para formar cardume? são muitos para o tamanho do aquário? serão todos machos ou fêmeas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O minimo para um cardume, julgo que seja 5.. portanto, são mais que suficientes.. talvez seja normal, mas é esperar por mais opiniões... o pessoal anda com medo de responder a tópicos..

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teres 9 machos era mais que azar lol

Parece-me algo de errado no teu aquario

Para tirares a prova dos 9, ve tudo o que possa tar mal desde substrato a parametros a falta de comida

 

Unirem-se em TPA pode ser mesmo sinal que a estejas fazendo mal, como por exemplo nao veres se os parametros tao iguais na agua de aquario e agua de tpa incluindo temperatura

 

Posta aí parametros, todos os que consigas

 

Btw, a tua agua se for demasiado dura/condutora, eles nao mostram comportamentos naturais caso nao tejam adaptados

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O minimo para um cardume, julgo que seja 5.. portanto, são mais que suficientes.. talvez seja normal, mas é esperar por mais opiniões... o pessoal anda com medo de responder a tópicos..

parece que sim Soldamdp, o que é uma pena pois são muito uteis estes fóruns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que sim Soldamdp, o que é uma pena pois são muito uteis estes fóruns.

Verdade. Eu fico um pouco triste, pois estou a montar um aquário , e tenho pedido feedback , e são muito poucas as opiniões , é claro que há questões que podem ser evitadas, o que se entende , pois há imensa informação no próprio fórum , mas no meu caso, são apenas opiniões simples , nada que eu tenha de pesquisar, e mesmo assim , o pessoal não fala.. é um pouco frustrante..

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teres 9 machos era mais que azar lol

Parece-me algo de errado no teu aquario

Para tirares a prova dos 9, ve tudo o que possa tar mal desde substrato a parametros a falta de comida

 

Unirem-se em TPA pode ser mesmo sinal que a estejas fazendo mal, como por exemplo nao veres se os parametros tao iguais na agua de aquario e agua de tpa incluindo temperatura

 

Posta aí parametros, todos os que consigas

 

Btw, a tua agua se for demasiado dura/condutora, eles nao mostram comportamentos naturais caso nao tejam adaptados

Boas Tiago,

 

Pois se calhar passa mesmo por aí, pois não ligo muito a parâmetros apenas ao ph que anda perto de 7.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom mas se for os parâmetros que não sejam os ideais por que é que os bêbados e os serpae andam muito bem e em cardume, serão mais resistentes?


Já agora quais são os parâmetros principais e como medir pois nunca me preocupei muito com isso porque é muito raro morrer-me um peixinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os neons são peixes de cardume embora não tão unidos como os nariz de bêbado e que se unem em caso de perigo externo. O estranho é estando juntos com um escalar não terem tal comportamento. Aliás, olhando para as imagens que colocaste devo dizer-te que devias era preocupar-te com a decoração do teu aquário. Tu colocaste plantas de plástico, até um tapete falso - certo? Isso além de artificial não é bom para a qualidade da agua, nada substitui as plantas verdadeiras dentro de um aquário, elas fornecem oxigénio consomem dióxidos de carbono, absorvem os nitratos e permitem refugio a alevins.

 

Pois se calhar passa mesmo por aí, pois não ligo muito a parâmetros apenas ao ph que anda perto de 7.5

 

Pois se calhar devias ligar aos parametros, o pH por si não é suficiente para avaliar a qualidade da agua num aquário. Valores como os de amónia, nitritos, gH, kH pelo menos são essenciais.

 

 

o pessoal anda com medo de responder a tópicos..

 

Medo do que? Se souberem de algo relevante podem sempre alertar a moderação.

 

Verdade. Eu fico um pouco triste, pois estou a montar um aquário , e tenho pedido feedback , e são muito poucas as opiniões , é claro que há questões que podem ser evitadas, o que se entende , pois há imensa informação no próprio fórum , mas no meu caso, são apenas opiniões simples , nada que eu tenha de pesquisar, e mesmo assim , o pessoal não fala.. é um pouco frustrante..

 

Por muito que queiramos nem sempre do outro lado há disponibilidade para responder às nossas questões, seja por desconhecimento ou por as mesmas já terem sido respondidas muitas vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os neons são peixes de cardume embora não tão unidos como os nariz de bêbado e que se unem em caso de perigo externo. O estranho é estando juntos com um escalar não terem tal comportamento. Aliás, olhando para as imagens que colocaste devo dizer-te que devias era preocupar-te com a decoração do teu aquário. Tu colocaste plantas de plástico, até um tapete falso - certo? Isso além de artificial não é bom para a qualidade da agua, nada substitui as plantas verdadeiras dentro de um aquário, elas fornecem oxigénio consomem dióxidos de carbono, absorvem os nitratos e permitem refugio a alevins.

 

 

Pois se calhar devias ligar aos parametros, o pH por si não é suficiente para avaliar a qualidade da agua num aquário. Valores como os de amónia, nitritos, gH, kH pelo menos são essenciais.

 

 

 

Medo do que? Se souberem de algo relevante podem sempre alertar a moderação.

 

 

Por muito que queiramos nem sempre do outro lado há disponibilidade para responder às nossas questões, seja por desconhecimento ou por as mesmas já terem sido respondidas muitas vezes.

Antonio podes ajudar como fazer esses testes, quanto aos plásticos sim sei que tens razão mas quando iniciei o projeto não tinha como adquirir substratos e plantas naturais e pensei que para me iniciar seria mais fácil, quando tiver mais conhecimentos e meios poderei me iniciar nos naturais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho um cardume de Cardinais que muito raramente se juntam.

Por norma andam dispersos pelo aquário.

No primeiro mês andavam sempre a nadar em grupo agora é cada um para seu lado.

Eu penso que eles só se juntam enquanto não se sentem a vontade no aquário ou quando tem receio de algo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Sergio.

Eu acho que começando com plantas de facil manutenção era mais facil do que com as de plastico, pois ajudavam-te na ciclagem do aqua e na eliminação dos nitratos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho um cardume de Cardinais que muito raramente se juntam.

Por norma andam dispersos pelo aquário.

No primeiro mês andavam sempre a nadar em grupo agora é cada um para seu lado.

Eu penso que eles só se juntam enquanto não se sentem a vontade no aquário ou quando tem receio de algo.

Espetáculo o teu aquário Esousa, então pelos vistos os neons e cardinais não são tao de cardume como se pensa, também tenho pensado em adquirir discus mas não sei se são muito compatíveis com os escalares e neons e também se fala muito nos cuidados que eles precisam pois são muito sensíveis.

 

gostava de ter o teu feedback sobre isso.

boas Sergio.

Eu acho que começando com plantas de facil manutenção era mais facil do que com as de plastico, pois ajudavam-te na ciclagem do aqua e na eliminação dos nitratos .

Olá Paulo,

 

A ciclagem está feita durou um mês, agora quanto ao controle de nitratos e outros parâmetros é que não tenho muita experiencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio eu não tenho problemas com os escalares estarem juntos com os Discus, mas há quem não aconselhe.

Eu acho que vai do tamanho (idade) que o peixe é habituado aos outros habitantes do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 10 neons e 2 escalares no meu aqua de 200L...no inicio os neons adaptavam um comportamento de cardume...pois os escalares aquando da sua introdução não os deixavam em paz e no primeiro dia os ataques foram constantes e houve duas ou três baixas; mas depois com o tempo e habituação os escalares deixaram de importunar os neons e eles passaram a andar mais à vontade...deixando desse modo de ter um comportamento de cardume. No fundo é assim na natureza...sendo peixes pequenos e indefesos...a sua unica defesa em caso de perigo é formarem cardume...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

A ciclagem está feita durou um mês, agora quanto ao controle de nitratos e outros parâmetros é que não tenho muita experiencia.

Os nitratos removes com TPA, e com a ajuda de plantas naturais por exemplo as flutuantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as plantas consomem nitratos, umas mais que outras, penso que quando se falou em plantas flutuantes, foi apenas porque removem bem os nitratos e a manutenção é fácil...é só ir retirando os excessos, ou seja, é excelente para quem não tem experiência.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem voltando aos Neons. Já os tive por vários anos.

 

Quando se sentem confiantes no aquário e quando têm contacto entre eles (mesmo afastados conseguem.se ver entre eles) tendem a dispersar-se sem perderem contacto visual.

Se for aquário pequeno, com pouca decoração tendem a ficar separados.

 

Quando se sentem ameaçados na TPA juntam.se mas quando as coisas acalmam voltam a dividir-se.

 

Sao peixes de cardume principalmente na mãe natureza onde existem constantes ameaças e principalmente porque anda num rio sem fim. Se se perdem viram refeiçao.

 

No aquário isso não acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem voltando aos Neons. Já os tive por vários anos.

 

Quando se sentem confiantes no aquário e quando têm contacto entre eles (mesmo afastados conseguem.se ver entre eles) tendem a dispersar-se sem perderem contacto visual.

Se for aquário pequeno, com pouca decoração tendem a ficar separados.

 

Quando se sentem ameaçados na TPA juntam.se mas quando as coisas acalmam voltam a dividir-se.

 

Sao peixes de cardume principalmente na mãe natureza onde existem constantes ameaças e principalmente porque anda num rio sem fim. Se se perdem viram refeiçao.

 

No aquário isso não acontece.

Boas,

 

Acho que a questão deve muito passar por aí, o teu ponto de vista tem muita logica.

Já agora uma questão, se juntar cardinais a neons eles se misturam ou formam grupos á parte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe de cardume tem tendência em andar em cardume, ou seja, vao-se unir.

 

MAs como disse se nao existir perigo ou se existir contacto visual entre eles, eles sentem.se seguros e têm têndencia a separa-se. ISto num pequeno espaço que é o aquario!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Neon gosta de uma água mais envelhecida, uma água a mais tempo no aquário

 

Este peixe gosta de aquários plantados (com locais para se esconder)

 

Troncos, pedras podem ser usados...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

Para fazeres os testes poderás comprar um kit de testes da aquili 5 in 1, tens teste para ph, no2(nitritos), no3(nitratos), kh e gh...depois para a amónia tens os da sera, que é o Nh3 e Nh4...
Os testes são mesmo muito importante...

Em relação as plantas, poderias trocar os plásticos por duas ou três anubias que são plantas que são de fácil manutenção... e entre essas existem outras...

Os neons apreciam agua mais acida, com um ph 6.0, 6.5...a parte de andarem em cardume tens um aquário muito pequeno para isso, eles num aquário maior apenas ficam numa parte do aquário mas não tão juntos como os narizes bêbados, e lá está quando sentem algum perigo, tendem logo tendência para se juntarem e ficam em cardume como tu querias...

Mas antes de te preocupares com eles andarem em cardume preocupa-te neste momento com os parâmetros da agua...Vê se estas oferecer o que eles necessitam...

 

E o pessoal não responder logo, pois sabes, que todos temos as nossas vidas, e as vezes não há tempo para ver todas as questões, e ás vezes há os que não tem lá muita paciência, pois se tu leres alguns tópicos aqui no forum irias estar mais informado e irias chegar a algumas conclusões, é uma das principais funções dos fóruns... ;)

Mas mais alguma duvida que tenhas não hesites em perguntar se eu poder ajudar, ajudo ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

Para fazeres os testes poderás comprar um kit de testes da aquili 5 in 1, tens teste para ph, no2(nitritos), no3(nitratos), kh e gh...depois para a amónia tens os da sera, que é o Nh3 e Nh4...

Os testes são mesmo muito importante...

Em relação as plantas, poderias trocar os plásticos por duas ou três anubias que são plantas que são de fácil manutenção... e entre essas existem outras...

Os neons apreciam agua mais acida, com um ph 6.0, 6.5...a parte de andarem em cardume tens um aquário muito pequeno para isso, eles num aquário maior apenas ficam numa parte do aquário mas não tão juntos como os narizes bêbados, e lá está quando sentem algum perigo, tendem logo tendência para se juntarem e ficam em cardume como tu querias...

Mas antes de te preocupares com eles andarem em cardume preocupa-te neste momento com os parâmetros da agua...Vê se estas oferecer o que eles necessitam...

 

E o pessoal não responder logo, pois sabes, que todos temos as nossas vidas, e as vezes não há tempo para ver todas as questões, e ás vezes há os que não tem lá muita paciência, pois se tu leres alguns tópicos aqui no forum irias estar mais informado e irias chegar a algumas conclusões, é uma das principais funções dos fóruns... ;)

Mas mais alguma duvida que tenhas não hesites em perguntar se eu poder ajudar, ajudo ;)

 

Cumps

 

 

Boas, muito obrigado pela explicação, tenho mesmo que fazer esses testes, nunca liguei muito a isso pois também nunca tive baixas que não soubesse o porquê mas realmente tenho que começar a me preocupar com isso.

 

E esses testes serão muito caros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.