Novo na aquariofilia


Calmcacilis

Recommended Posts

Olá chamo-me David Marques.
Moro na Merceana e adquiri no sábado um aquário a um membro aqui do forum.
O meu pai tinha e sempre teve aquários mas todos pequenos e eu agora decido aumentar a fasquia.
Mas ele nunca fez nada de mais ao aquário e pelo que aqui li nem trocas de agua faz. Simplesmente limita-se a manutenção do filtro interno e a dar comida, alem de o aspirar de vez em quando.

Ele diz que assim que o meu ficar operacional vai largar o dele, só que ele tem alguns 80 guppys dentro do aquário de 76L e eu não queria encher logo o meu com esse peixes todos.
Ando a ver se os vendo ou troco, estou disposto a dar 40 peixes por 2 casais de espadas ( outra espécie que ele tem e que era a que eu queria continuar).

Dito isto tudo falta a minha idade, tenho 23 anos, estou a acabar um curso de mecatronica no carregado.

E actualmente só tenho o aquário 1200x500x40
Já tenho 25kg de areia sílica.

Pretendo alguma ajuda pois pouco sei alem do que li e espero poder ajudar no que estiver ao meu alcance.

 

A nível de luzes vou por 3 lâmpadas de 1200mm e uma fita led azul que só se vai ligar e desligar antes e depois das outras como que um esbater da luz natural.
Ainda me falta comprar os temporizadores, mas a ideia é das 3 lâmpadas elas irem apagando uma a uma ate se acender a de leds.

A calha vai ser home-made assim como o móvel pois o meu pai como serralheiro se ofereceu a fazer e o desenho já está feito falta só pormenores agora, mas a calha vai ficar sobre o aquário sem nenhum elemento que toque no vidro o suporte vem do próprio móvel.

 

A nível do aquário quero por uma madeira grande de um dos lados e criar um plano de desnível ate o outro com pedras e alguma flora, só ainda não sei que flora que se adapte bem a um aquário low-tech, e tendo em conta que não pretendo um plantado.

 

O filtro será externo mas ainda ando a ver modelos, mas só para o mês invisto em um pois já fiquei em baixo no orçamento tendo em conta que o aquário vai ser montando com as "sobras" por assim dizer dos meses que forem passando.

 

Alguma ideia que queiram dar já ou mesmo dar na cabeça sou todo ouvidos ( olhos neste caso).

Cumprimentos a todos e desculpem o testamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso.

E coloca fotos que é o que o pessoal gosta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Calmcacilis.

Não fazes juz ao teu nick(Calm), na aquariofilia é um dos principais atributos.

Mas que comentários queres que demos, tu ainda só projectaste, o que pretendes e muito bem, agora não pediste ajuda no filtro nem na iluminção dizes que já tens substrato, tirando as plantas que deixaste assim no ar que ias ver quais a colocar, todas as outras coisas mostrastes que estás mais ou menos elucidado e mais uma vez muito bem.

Agora além do comentário que o Esousa deu , se tens dúvidas em algo, posta aqui vamos tentar te ajudar, mas tens de nos encaminhar, por ex se tens dúvidas entre 2 ou 3 filtros exteriores vens aqui a este tópico e colocas quais os 3 filtros que tens em mente e porque razões o pessoal por experiência te dirá com quais se deram melhor e até dar outro como opção, ou se pretendes colocar troncos ou pedras ou ambos, quais as posições.

Estamos cá para tentar desfazer todas as tuas dúvidas mas encaminha-nos :naughty::naughty:

Já agora deixo aqui um tópico que ajudará naquilo que possas ter dúvidas, mas não exites em vir aqui postar dúvidas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

 

AHHHHH e uma coisa muito importante , coloca FOTOSSSS nós queremos FOTOSSS :dance::dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quis parecer agressivo com aquele comentário e peço desculpa se passei essa ideia.

Só lamentei por saber e ter lido muito no forum antes de postar algo o facto de que costuma haver sempre ideias e sugestões mesmo para ideias que já estão em andamento.
E fiquei com medo de ter errado tudo, pois sei que acertar em tudo não o fiz.

 

Obrigado pelo link, felizmente já o tinha lido e foi o que me guiou em algumas ideias e me fez ponderar outras, pois o forum se procurar-mos com vontade de saber consegue-se encontrar resposta a quase todas as duvidas que uma pessoa iniciada tenha, desde que haja disposição para isso.

 

Eu duvidas não costumo colocar por vergonha e porque primeiro gosto de ler bastante para ter uma ideia geral sobre o assunto e ter um pouco de base para saber sobre o que estou a falar.

 

O filtro já encomendei e será um SunSun 303-B que andei a ler muito e o feedback no estrangeiro é positivo e pelo valor parece ser uma boa aposta.

As lâmpadas a nível de cor também já me descobri a informação aqui no forum.

As plantas e o aquaescaping é que me está a deixar perdido.
Pois não queria recorrer a CO2 ( apesar de ter facilidade para a executar ), queria algo simples e de plantas que cresçam rápido mas que não seja necessário nada de mais para elas se desenvolverem.
Já li muito mas a nível de flora perco-me muito pois os nomes e o que cada uma faz e como reage é muita informação que corre nas paginas e porque se calhar não a filtrei correctamente.
Nem sei se deva colocar um substrato especial para plantas por baixo da areia sílica nem nada ainda foi onde me perdi mais.
Só sei que estou apaixonado pelo musgo e por aquelas bolas verdes que entraram na moda ( que não sei o nome)

 

Queria colocar troncos e pedras mas ainda não fui ao rio para recolher esses objectos, que procedimentos de tratamento e o que fazer com eles antes também já descobri

 

Como podem ver o forum ajudou-me muito e o que quero é que sejam honestos e se acharem algo neste projecto desproporcional ou estúpido ou mesmo que se fossem vocês fariam de maneira diferente era o ideal pois pegar em muitas ideias e transformar em algo único é que é do interesse de todos, pelo menos é a ideia que tenho..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa não estava a insinuar que estavas a ser agressivo de modo algum, só um pouco impaciente.

Deduzi que já tivesses lido, mas não custa nada colocar caso não tivesses.

Vergonha!!!! aqui não é sitio para vergonhas pá!! lol eu continuo sempre que tenho duvidas a colocá-las cá, pelo menos serve sempre para ajudar outros e ninguém nasce ensinado, todos aprendemos algo todos os dias.

Desculpa se te dei entender algo que não era minha intenção, mas como tu fostes tão concise na tua apresentação e na do teu projecto, que só nos restava mesmo era com disse o Esousa esperar pelas FOTOSSSSSS lol :naughty::naughty:

 

As plantas e o aquaescaping é que me está a deixar perdido.
Pois não queria recorrer a CO2 ( apesar de ter facilidade para a executar ), queria algo simples e de plantas que cresçam rápido mas que não seja necessário nada de mais para elas se desenvolverem.
Já li muito mas a nível de flora perco-me muito pois os nomes e o que cada uma faz e como reage é muita informação que corre nas paginas e porque se calhar não a filtrei correctamente.
Nem sei se deva colocar um substrato especial para plantas por baixo da areia sílica nem nada ainda foi onde me perdi mais.
Só sei que estou apaixonado pelo musgo e por aquelas bolas verdes que entraram na moda ( que não sei o nome)

Epá se encontrares caminho avisa pois o aquascaping é uma coisa que não me assiste,lol

 

Em relação aos musgos, fetos, e a Cladophora aegragopila(aquelas bolas verdes que entraram na moda ( que não sei o nome))), não necessitam de substrato fertile, pois os rizomas não podem ser enterrados na areia pois apodrecem, daí não haver necessidade para essas plantas, mas também não há necessidade de 3 lampadas pois muita luz sem fertilização hummmm, cheira-me a algas num instante.

 

 

 

 

Como podem ver o forum ajudou-me muito e o que quero é que sejam honestos e se acharem algo neste projecto desproporcional ou estúpido ou mesmo que se fossem vocês fariam de maneira diferente era o ideal pois pegar em muitas ideias e transformar em algo único é que é do interesse de todos, pelo menos é a ideia que tenho..

assim sim pedir ideias de layout e plantas, já nos dás um fio conductor para te podermos ajudar em algo, mas no aquascaping vamos mesmo de ter de esperar que venha o pessoal mais esclarecido nisso para te ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho andado um bocado ausente mas estou vivo.

Agradeço desde já as dicas que me deu e a ajuda, realmente o aquascaping é algo complicado

 

Bem eu já tinha recebido o filtro e já estava a funcionar no aquário pequeno para as matérias ganharem "calo" quando hoje o meu cão se lembra de mandar uma pancada no móvel do aquário e não sei como rachou... começou a perder água e tive de ir a pressa mais o meu pai há oficina fazer um suporte rápido para o aquário que só era suposto ser montado depois do natal.

 

Lá fui tirar o pó ao aquário, dar uma limpeza decente e hoje durante a tarde lá o pus a funcionar.

Mas infelizmente só tem substrato fértil e areia sílica pois não tenho € para mais, agora quero uma plantas mas só para o mês.
E aí aparece o meu pedido de ajuda.
Eu quero plantas de crescimento rápido, mas que não precisem de muitos cuidados e que aguentem bem, mas não sei quais escolher.
Precisava de umas que fossem altas para tapar os aquecedores e o tubo do filtro.
E algo mais rasteiro mas meia-altura.
É complicado explicar.

Mas como a tela está em vazio peço agora que me deiam algum apoio, quem puder claro, a dar ideias e sugestões.
Se possível com fotos ou links pois por nomes científicos eu sou um zero a esquerda.

 

Como gostam de fotos fica aqui uma ainda sem fauna, pois a agua ainda está a regular temperatura pois reaproveitei grande parte da agua do outro para conseguir colocar ainda hoje os peixes, e ainda fui comprar um produto para regular a agua para ver se os níveis de amónia não sobem em demasia, pois só consegui aproveitar 60L para um aquário de 240L sei que é um risco mas não tinha como me safar de outra maneira.

PS: Já agora plantas flutuantes conseguem-se arranjar facilmente?
e desculpem a desorganização mas não tive tempo de por tudo digno de apresentação.

 

20131207_164034.jpg

Editado por Calmcacilis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como estás com dúvidas sobre as plantas eu vou te deixar aqui um site muito bom para veres quais as plantas que mais gostas e que ficam dentro dos parâmetros que desejas http://www.tropica.com/dk/forside.aspx.

Neste site também podes ver layouts onde as plantas que desejas por no teu aquário, estão integradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse site foi muito util para a escolha de plantas e aprender um pouco mais.
Já adquiri pés destas duas espécies e já estão na agua... a ver se agora tiro umas fotos para verem o novo layot, mas ainda incompleto.
Entretanto o meu pai perdeu a cabeça e apareceu em casa com 1 beta macho e 3 fêmeas.

 

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=056A

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=055A

Editado por Calmcacilis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Depois de muito tempo sem cá vir.
A vida não facilitou e com muitas mudanças de casa e possivelmente mais uma para acontecer mas lá consegui dedicar mais tempo aos meus peixes.

 

Mas como querem é fotos.
Comentem e opinei sou todo ouvidos e sejam boas ou más eu quero melhorar e aprender mais.

 

5nqv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante engraçado.

Podias por um fundo escuro, vai realçar as cores dos peixes e das plantas.

Quanto as plantas tenta arranjar vasileria para colocares a frente das tubagens, e talvez uma anubias agarradas a esse tronco.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Demorei a tirar fotos e mesmo assim não ficaram nada de jeito, mas cá vão alguns exemplares.
Alem da praga de caracóis.

Já agora, comprei musgo de java e sem saber trazia caracóis assassinos, que cresceram e já criaram, e sempre se deram bem com os camarões, mas como são eles com as plantas?
Tenho receio de os por no comunitário por causa da plantas.

 

PS: Depois da fotos vendi 30 guppys logo o aquário agora está mais espaçoso e mais elegante, estava muito cheio.

 

20140422_221551.jpg

20140422_221558.jpg

 

20140423_150610.jpg

 

20140423_150627.jpg

 

20140423_150631.jpg

 

20140423_214903.jpg

Editado por Calmcacilis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.