Alternativa à "receita" tudo em 1 do EI


whiteweasel

Recommended Posts

Boas,

 

estava com ideias de começar a utilizar a receita tudo em 1 do Estimative Index:

 

 

As an example here is a formulation that is based on my PMDD+PO4 formula:

10g Potassium Nitrate
2.3g Potassium Phosphate (monobasic)
4.0g Potassium Sulphate
8.0g Magnesium Sulphate Heptahydrate (Epsom Salts)
0.5g E300 Ascorbic Acid
0.2g E202 Potassium Sorbate
6g EDTA Chelated Trace Elements Mix (TNC Trace, CSM+B)
500ml distilled water

 

 

Como não percebo nada de química precisava de ajuda para uma questão:

 

Alguém conhece alguma variante e sabe se é possível, se em vez de sulfato de potássio (K2SO4), ser utilizado cloreto de potássio (KCl)?

 

É que tenho uma embalagem de 1Kg de KCl cá em casa e não queria estar a comprar mais pós...

 

Utilizando esta calculadora os 4g de K2SO4 vão dar 0.45ppm à solução (5ml em 40litros). Para substituir por KCl e obter a concentração equivalente teria de adicionar 3,4g deste pó.

 

Isto pode ser assim tão linear ou este pensamento está errado.

 

Obrigado

Editado por whiteweasel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse raciocínio estaria certo se a percentagem de potássio fosse a mesma em cada uma das soluções.

 

Como assim não o é, sugiro o uso da calculadora que está neste site onde diz "Fertilizantes caseiros" ou esta outra calculadora que dá logo as ppm's.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Esse raciocínio estaria certo se a percentagem de potássio fosse a mesma em cada uma das soluções.

 

 

Boas amigo,

 

obrigado pelo seu comentário... no entanto fazendo as contas com essas calculadoras que me deu o link, os gramas necessários de KCl a adicionar à solução para que esta mantenha os níveis de potássio fornecidos pelo K2SO4 são os mesmos que obtive pelas contas que já tinha feito anteriormente, ou seja:

 

3,4g de KCl = 0,45 ppm

4g de K2SO4 = 0,45 ppm

 

isto para uma solução de 500ml e adicionando 5ml a 40litros

 

 

pelo que percebi a percentagem de potássio do KCl é maior (52.4%) do que o K2SO4 (44.9%), daí termos que adicionar menos gramas para obter a mesma concentração certo?

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É isso mesmo. Em quantidades pequenas não faz diferença, em grandes quase que também não, é apenas uma questão de rigor.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KCL precisa de menos quantidade para atingir as mesmas ppm que K2SO4 :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Apesar de já estar esclarecido, agora venho aqui chatear um bocado... :P

 

O que é melhor para fertilizar os nossos aquários com Potássio?

KCl, K2SO4, ou mesmo K2CO3 (carbonato de potássio, o que a ADA utiliza no Brighty K)?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O k2so4 usa-se porque foi o mais usado ate hoje mas o kcl tem mais k em percentagem,

O kco3 usa-se pa quem quer aumentar um pouco o kH sem aumentar o gH

 

Ou muito me enganou ou o SO4 tem efeitos no pH pois une-se com algun quimico mas isso nao tenho certeza e é algo que ando a ver se esclareço,

 

O da ADA nao sei mas também nao me interessa pois é mais para fanhoys :P

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Apesar de já estar esclarecido, agora venho aqui chatear um bocado... :P

 

O que é melhor para fertilizar os nossos aquários com Potássio?

KCl, K2SO4, ou mesmo K2CO3 (carbonato de potássio, o que a ADA utiliza no Brighty K)?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Bem agora também fiquei com curiosidade de saber a resposta hehe ;)

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais