Que raio de verme é este?


Ivoabs

Recommended Posts

Boa noite,

À pouco, a espreitar para o aquário de camarões red cherrys, reparei que estava algo esquisito no vidro, olhei atentamente e apercebi-me disto, o que será?!

Parecia estar a tentar entrar ou sair da casca de um planorbis, não percebo... Removi-o de seguida para um recipiente em quarentena e agora está enrolado à volta da casca como um bicho de contas.

 

(peço desculpa pela má qualidade)

 

81sg.jpgh6yc.jpghvas.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Ivo.

 

É uma sanguessuga, um glossifonídeo que se alimenta de caramujos ("snail leech"). Estas estruturas ramificadas são divertículos intestinais (caecum) repletos de alimentos. Indica que ele acabou de se alimentar, deve ter predado seu Planorbídeo. Veja aqui:

 

Grande abraço!

Walther

  • Votar + 1
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um grande obrigado, walther!

Já agora, posso voltar a colocá-la no aquário para ir comendo alguns caracois ou pode ficar perigosa para peixes e camarões?

 

Aproveito para perguntar que tamanhos pode atingir, sim porque não quero um animal assustador a passear pelo aquário a meter medo inclusive a mim quando ponho lá a mão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho melhor soltá-lo em algum lago ou riacho por vários motivos.

 

Primeiro, porque por algum motivo que desconheço, é muito difícil criar esses vermes por um período longo. Já tentei aqui em casa em um aquário sem peixes, somente com caracóis para alimentá-los, e não passaram de pouco mais de um mês. Não sei, talvez seja a longevidade natural destes vermes.

 

Outra coisa, eles não oferecem perigo para os camarões e peixes, mas muitas vezes são vetores de patógenos para estes animais. Isto é bem mais comum em sanguessugas que sugam sangue de peixes (agem como vetores de doenças desta forma), mas eles podem agir como vetores mecânicos, transportando patógenos que irão infectar peixes que se alimentem destes vermes.

 

E, finalmente, eles não são muito eficientes como caçadores de caracóis. É bem interessante observá-los (basta ver o vídeo do link), mas a quantidade de animais que eles caçam por dia é pequena. Se a idéia é usá-los para controle populacional de caracóis, não vai funcionar muito bem. Atingem no máximo uns 2~3 cm.

 

Não sabia que você ainda estava com ele. Consegue bater fotos melhores?

 

Abraços!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei a colocá-lo no aquário entretanto.. Mas se o encontrar tiro mais fotos. No entanto é igual ao do video que colocou aqui.

Assim que o pus, passado meia hora já estava de volta de um caracol. Parece-me ser mais eficiente a caçar caracois, que os Anentome Helena, apesar de mais feios hahaha

 

Parece-me que deve ter crescido no aquário, porque não adiciono nada ao aquário à bastante tempo mesmo, deve ter ido em ovo e nasceu lá, palpito eu...

 

Enquanto tiver vivo e a caçar caracois, não me faz diferença. Desde que não me toque nem nos camarões, fica tudo perfeito. Agora se durar pouco, muito ou não reproduzir, já é com o verme, ele que se desenrasque pois tem bastante planorbis e melanoides para comer heheh

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais