Agua Amarela, Now What?


WarMode

Recommended Posts

Boas tardes gente!

 

Aquário de água doce novo, água amarela!

 

 

História resumida, que não estamos a ficar mais novos:

  • Arranjei aquário novo.
  • Lavei substrato e coloquei no fundo
  • Coloquei um tronco/raíz com Fetos de java lá agarrados
  • Coloquei anubias nana no fundo
  • Enchi o aquário na totalidade
  • Iniciei o ciclo do azoto ao adicionar Nutrafin Cycle.

 

No dia seguinte, água esbranquiçada, das bactérias... sem problemas.

Hoje o esbranquiçado foi-se, no entanto a água está bastante amarela.. quase acastanhada...

 

Só aqui me lembrei que não fiz mudanças de agua ao tronco, nem sequer o fervi. (eu sei, burrice aguda e cansaço de andar a trabalhar demais)

 

A questão que ponho agora é a seguinte:

O que fazer para que o amarelo desapareça do aquário

(e deixe de ouvir a minha mulher a refilar? :tongue:)

 

Nesta fase vale a pena retirar o tronco e fazer águas e ferver o dito?

 

 

Não estou em casa para dar muitos detalhes técnicos, poderei apenas dizer o seguinte:

  • Aquário 50L
  • Filtro que vinha com o aquário, com filtragem mecânica, carvão, e cerâmicas.
  • Aquário encontra-se a fazer ciclo de azoto sozinho, não contém peixes.
  • O aquário tem neste momento 3 dias depois de enchido.

 

 

Agradeço qualquer contribuição.

 

Abraço

Editado por WarMode
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O mais indicado é de facto tirares o tronco, vais bem a tempo (falo por experiência própria). Já agora, qual o tipo de tronco ? É importante para avaliar a durabilidade da água de chá, no entanto, essa situação é "normal".

 

Ferve-o, faz TPAs num balde\recipiente diárias. Enquanto fazes o ciclo de azoto tens mais que tempo, e a ausência do tronco não fará assim tanta diferença de momento.

 

Mais para o final, nada que umas TPAs no aqua e carvão ativado não limpem.

 

Com o tempo isso vai ao lugar,

 

Cmpts

  • Votar + 1

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Faz o que já foi dito.

Venho acrescentar que existem alguns produtos no mercado que deixam a água transparente. Seachem purigen penso que é um deles (confirma) com grandes resultados.

 

Estás a usar carvão ativado no filtro para quê?

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm, remove o tronco mas retira as plantas claro! Ja agora, qual foi o substracto que meteste? Nao sera culpa do substrato?

Eu deixava ficar o carvao, ajuda na limpeza de algumas impurezas da agua. Mas com uma agua amarela porreira e poucas plantas podes sempre fazer um biotopo amazonico, mas deduzo que nao seja o objectivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Desde já obrigado por todas as respostas.

 

 

Cheguei a casa, removi o tronco para efetuar as lavagens e fervuras todas, deixando claro, as plantas no aquário.

 

 

Entretanto tirei uma foto para demonstrar o problema:

Aquario_agua_turva_II.jpg

 

 

Entretanto comprei Tetra Crystal Water, que como tantos outros(como o fluval aqua clear) afirma transformar os compostos que sujam a àgua, em compostos mais grossos para serem apanhados com sucesso pelo filtro.

 

 

Detesto usar estes quimicos, mas como podem ver a àgua está mesmo péssima.

 

 

Alguma sugestão?

 

Obrigado malta!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom assim com foto a agua amarela que te referias torna se acentuadamente AMARELA.

 

No meu aqua tambem tenho agua amarela mas nada desse genero!

 

Isso leva a crer que foi o tronco que nao ferveste nen o trataste pois isso ta com aspecto de agua "Podre".

 

Visto que ainda estares a fazer o ciclo, aconselho tpas semanais de 30% edeixa ficar o carvão até a agua clariar!

 

E trata o tronco como manda a lei! :tongue:

onepeh.jpg


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Estou então a fazer umas quantas fervuras ao dito tronco, que verdade seja dita, tem largado porcaria como a boca de alguns políticos neste país. :tongue:

 

 

Ontem coloquei o tal produto Tetra Crystal Water, mas como já suspeitava, não fez peva. Taninos tem disto.. só me vou livrar desta àgua com as TPA's depois do ciclo (daqui a 3 semanas portanto).

 

Entretanto lembrei-me que colocar lã de vidro no filtro pode acelarar o limpar da àgua.. se calhar estou redondamente enganado... alguém concorda com esta opção?

 

 

Jacjac: O carvão vinha com o filtro, pus para não o deixar guardado numa gaveta qualquer, e seja como for, nesta altura mal não faz :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chamo a atenção para o facto de alguns desses quimicos que supostamente branqueiam a água, removerem também alguns nutrientes benéficos á fauna e flora (esta opinião já me foi dada por alguns profissionais do ramo).

 

Atenção ás TPAs visto que a litragem do teu aquário não é muita, e estás no inicio do ciclo.

 

Na minha opinião, acalmava as TPA's e pensava nelas mais para o fim do ciclo, ia apenas limpando os vidros do aquário, neste momento o que queres é bactérias no aquário e filtro.

 

Sei que custa ver o sujo, mas, faz parte.

 

Eu já fervi troncos, lavei, "raspei", e fiquei com agua de chá na mesma, só passados 4 meses e TPA's semanais fiquei com "água de cristal" como tenho agora (e noutros aquários)

 

O segredo é paciência e fazer as opções acertadas nos momentos certos.

 

Abraço,

Boa sorte

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia André Alves,

 

Se calhar não fiz transparecer isso, mas eu não ando a fazer TPA's nenhumas.

 

Desde que encho os meus aquários e até ao fim do ciclo, nunca mexo na água.

 

 

Como disse no meu post anterior, só pretendo fazer a primeira TPA daqui a umas 3 semanas ( supondo que a amónia e nitratos estão todos no sitio certo claro)

 

 

Normalmente faço sempre o tratamento da madeira, ou trago madeira encontrada em rios, e nunca tive águas de chá.. daí ter criado este tópico, para ver de que maneira posso acelerar o limpar da água, que já estou farto de ouvir a patroa :cool2:

 

 

Obrigado pelo teu input :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas,

 

Faz o que já foi dito.

Venho acrescentar que existem alguns produtos no mercado que deixam a água transparente. Seachem purigen penso que é um deles (confirma) com grandes resultados.

 

Estás a usar carvão ativado no filtro para quê?

ajuda aquerio novo amarelo. aqurio sem tromco sem plamta . aqua 40l. fauna: 3 cascudos 2pacus etc

Editado por Lucas Lu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

Os taninos funcionam assim, nada de alarmante, vai fazendo os tpa´s regularmente e coloca um pouco de carvão ativado se tiveres filtro externo que irá resolver o problema

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

vai fazendo umas tpas diárias tiras um pouco de agua todos os dias que isso resolve o filtro é externo?

ok tenho peixes de rios do brasil pacu bagre etc

meus peixes estam se matamdo eles brigam ate a morte o que fazer?

utimamente andei criando tilapias morreram todas so sobrou uma o que pode ter acontecido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

Os taninos funcionam assim, nada de alarmante, vai fazendo os tpa´s regularmente e coloca um pouco de carvão ativado se tiveres filtro externo que irá resolver o problema

por favor estou temdo muitos ploblemas como agua com cheiro ruim agua turva peiches brigamdo e morendo etc

se puder queria que o senhor me passase umas dicas o mais rapido o posivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já colocas-te carvão ativado no aquario? que tive filtro tens?


Quando disse carvão no aquario queria dizer no filtro, um filtro uv tb resolve mt desses problemas em conjunto com o carvão ativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim isso é agua verde não é amarela do tronco (ou entao um pouco de cada).

 

Se fosse eu faria uma tpa de 10% todos os dias, durante 2 semanas e desligava a luz do aquário durante a primeira semana.

 

Acho que comprar filtro UV para um aquário de 40L é um bocado overkill sinceramente, guardem o dinheiro para peixes e plantas.

Mas como em tudo cada um sabe de si, boa sorte e espero que se resolva.

 

edit: e evitar remexer no substrato também, para já!

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.