Monitorização de gasto energético de aquários


Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Decidi partilhar esta minha experiência/brincadeira com vocês. Sou aluno de engenharia electrotécnica e de computadores, e estou virado para os lados de energia, especialmente no que toca à monitorização de consumos. Juntando isto à paixão por aquários, o que é que resolvi fazer? Comprar um brinquedo destes:

 

Eu-font-b-energy-b-font-font-b-meter-b-f

 

Então deixei passar 2 dias para tirar valores de 5 aquários, com o material consumidor de energia de seguida listado:

 

Lâmpadas:

2x tubulares t8 15W (+balastros)

1x e27 led SMD 5050 7W

1x e27 led SMD 5050 5W

1x g23 15W

total nominal - 59W

 

Filtros/bombas:

total nominal 20W

 

Aquecedores:

1x 40W

3x Tetratec HT 75W

1x 50W

total nominal - 315W

 

Aquários:

1x 30x25x20cm - 15lt

1x 55x35x30cm - 57.75lt

2x 60x35x30cm - 68.25lt

1x 50x30x25cm - 37.5lt

total - 246.75lt (brutos)

 

------------------------------------------------------------------

 

Valores tirados:

 

Potência máxima (pico) nos 2 dias: 353W

Factor de Potência: 0.94

Consumo médio por dia: 2.85kWh

Valor monetário equivalente por dia: 0.485€ (0.17€/kWh)

 

Sendo assim, por contas minhas, em termos de índice de € / (litro x dia)tenho:

 

0.485/246.75 = 0.002€

 

Ou seja, por cada litro bruto de aquário que tenho, gasto 0.002€ por dia para o manter activo... Isto falando apenas em termos de consumos energéticos e tendo em atenção as condições impostas aos aquários (estão numa zona bem protegida de mudanças de temperatura e a uma temperatura ambiente aceitável, com temperatura de termostatos regulada para 24º).

 

Para outros casos estes valores podem variar e bastante até... Decidi partilhar estes meus pensamentos para verem o que acham :)

 

Estou a pensar monitorizar agora cada aquário individualmente e quem sabe monitorizar o comportamento de cada termostato para cada aquário que tenho... :eusathink:

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Seria interessante experimentar isso em aquários maiores. Muito provavelmente os custos gerais relativos ao aquecimento serão muito menores. Ou seja, o gasto/litro vai baixar.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Isso é verdade clik :D

 

Sergix12, comprei-o no ebay :)

 

cumps, David

 

boas, se não for indiscrição, quanto custa um brinquedo desses?

 

Tiveste oportunidade de aferir os resultados com algum equipamento de consumo "conhecido"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Seria interessante experimentar isso em aquários maiores. Muito provavelmente os custos gerais relativos ao aquecimento serão muito menores. Ou seja, o gasto/litro vai baixar.

Pois seria, mas o meu aquário de maiores dimensões é um 60x35x30 :D

 

A tendência seria essa, se conseguisse manter o resto das condições (tipo ser um aqua tapado, numa zona com pouca alteração de temperatura, etc...)

 

 

boas, se não for indiscrição, quanto custa um brinquedo desses?

 

Tiveste oportunidade de aferir os resultados com algum equipamento de consumo "conhecido"?

Eu paguei 10€ por ele, mas o preço normal é um pouco superior... Só comprei mesmo por ser da minha área e querer fazer esta brincadeira ;)

 

Não, mas vou ver se no meu departamento arranjo algo de marca conhecida ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gastas cerca de 15 mocas por mês, é isso?

 

Já me estragaste o dia...

 

:tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gastas cerca de 15 mocas por mês, é isso?

 

Já me estragaste o dia...

 

:tapfoot:

 

Abraço,

 

Um pouco mais ainda, dado que também tenho outro 60x35x30 com biobox na sala de estar. Maravilha não é? :tongue:

 

com 7 aquários :eusathink:é melhor não me por a fazer contas :sad2:

 

É por isso que estava com ideia de fazer a monitorização diária de cada tipo de equipamento (um dia ligava um aquecedor, outro ligava um filtro, outro dia uma lâmpada, etc...). E assim sabia por exemplo quanto consumia um dos meus termostatos Tetratec ht75 diariamente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

já que se discute o controle/gestão de energia venho dar um pequeno contributo.

Antes de montar o meu aquário na nova casa tive um 'pequeno' problema com consumos de energia!

Comprei este aparelho: (versão antiga sem ligação ao pc, este é melhor)

http://www.efergy.com.pt/store/product.php?id_product=10

 

Tem um monitor wireless, que pode ser colocado num sítio bem visível,

Mostra o consumo instantâneo, diário, mensal e custos.

Serve de alarme caso o quadro esteja quase no limite (antes de saltar o disjuntor).

A medição é feita por uma pinça amperimétrica que se coloca no quadro ou em qualquer ponto da rede que queremos medir.

No meu caso foi muito útil para perceber 2 coisas:

- o sistema de controlo remoto dos estores consumia 20W (em standby)

- o ar condicionado consumia 100/150w (em standby)

 

tinha cerca de 150W de consumo constante para nada! passei a perceber e controlar os consumos de cada electrodoméstico, da casa no total.

Este tipo de aparelhos permite ver variações com o acender de uma lâmpada de 2W.

 

 

Para mim foi muito importante e recomendo (para quem tiver consumos estranhos e quiser saber quem anda a gastar lá em casa)

agora já existem várias marcas e modelos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante tmiravent!

 

Estou precisamente á procura de uma coisa dessas.

Já tinha visto os serviços de uma empresa Portuguesa, que vendo algo similar, com uma pinça, e multiplos medidores individuais. Disponibilizam depois os consumos numa pagina web, aconselhando inclusivé, o melhor plano e potencia. Mas era um produto que custava 150€, um balurdio.

 

Depois, andei a investigar a http://www.currentcost.com/ , que é algo parecido ao que mencionas.

 

Chegaste a ver este current cost? Apenas dá para medir directamente no quadro? Não dá para fazer medições por tomada? Dá para passar a info para o PC, e fazer uns graficos engraçados?

Suporta tarifas bi-horarias? O wifi tem bom alcance?

 

Obrigado!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pode colocar a pinça amperimétrica onde quiseres (qualquer fio).

Logo podes fazer a leitura de uma zona ou local especifico ou do geral (directamente no fio principal do quadro).

É muito flexível.

A minha versão é a mais básica (e antiga) e não tem ligação ao pc (na verdade não acho absolutamente necessário no meu caso).

Outra solução é comprar uma pinça amperimétrica (tipo electricista) mas essas não são vocacionadas para leituras a longo prazo (apesar de serem ainda mais rigorosas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva tmiravent,

 

Sim, já vi esse aparelho entre outros. Os 'smartmeters caseiros' :)

 

Um amperímetro não convém usar, porque é preciso deixá-lo pendurado e não mede consumos, apenas a corrente instantânea... Não ajudando muito, a não ser que queiramos passar 24h a olhar para aquilo!

 

E quanto a nível de racio qualidade/custo, de tudo o que vi no mercado, penso que o que comprei era o mais adequado ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva tmiravent,

 

Sim, já vi esse aparelho entre outros. Os 'smartmeters caseiros' :)

 

Um amperímetro não convém usar, porque é preciso deixá-lo pendurado e não mede consumos, apenas a corrente instantânea... Não ajudando muito, a não ser que queiramos passar 24h a olhar para aquilo!

 

E quanto a nível de racio qualidade/custo, de tudo o que vi no mercado, penso que o que comprei era o mais adequado ;)

 

cumps, David

 

David,

 

Creio que não entendeste do que estamos a falar.

O medidor de consumo que estás a falar, é algo trivial, já se vende há 3 ou 4 anos em qualquer AKI ou Lidl.

Tem interesse sem duvida, principalmente pelo seu baixo custo, mas não é comparavel, há solução de controlo de consumo que o tmiravent está a falar.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tat, entendi perfeitamente.

 

Sou do ramo, pelo que sei bem o que estamos a falar. Uma coisa é um aparelhito destes que tenho que só me dá valores para uma tomada... Outra é o aparelho que o tmiravent tem.

 

O que eu disse foi que para o que eu pretendia, bastava bem... Mas quando tiver casa própria, irei certamente querer instalar um medidor de consumos dedicado. :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.