Ciclar o aquário


Iris Almeida

Recommended Posts

Boas!

 

Algumas dúvidas, ando a ler diferentes matérias de aquariofilia e não encontro consenso quanto ao ciclo de azoto. Já li diferentes sites, diferentes tópicos e pareçe que cada cabeça sua sentença.

Eu montei um aquário de 54l,pus a água e o anti-cloro/metais pesados, etc...; pus o areão, as decorações e liguei o filtro e bomba.

 

Qual é o próximo passo para ciclar o aquário?

 

Para um aquário de água fria é necessário ligar o termostato?

 

Qual a intensidade a que a bomba deve estar?

 

 

Obrigada!!!! :animal_fish:

Editado por Iris Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bocadinho de comida para quando se decompor inserires amónia e posteriormente aparecerem as bactérias.

Obrigada Pela resposta Nelson.

 

Algum tipo específico de comida, já agora?

 

Não queria sacrificar peixes neste processo, mas também não tenho plantas naturais, para ajudar no ciclo...algum conselho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer tipo serve. Eu também não sou apologista de ciclar com peixes.

Pões um pouco de comida e periodicamente fazes testes à amónia até obteres o pico e depois chegar a zero e aos nitratos/nitritos.

Há até quem ponha amónia pura diluida para ciclar e também quem utilize activadores biológicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer tipo serve. Eu também não sou apologista de ciclar com peixes.

Pões um pouco de comida e periodicamente fazes testes à amónia até obteres o pico e depois chegar a zero e aos nitratos/nitritos.

Há até quem ponha amónia pura diluida para ciclar e também quem utilize activadores biológicos.

 

 

Os testes de nitratos/nitritos tb faço periodicamente?

O objetivo é haver um pico de amónia e depois esta voltar a zeros, certo?

Provavelmente vou usar um ativador biológico, só para acelerar um pouco, visto que é um aqua de agua fria...

 

 

Obrigada pelos esclarecimentos.

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:huh: Surgiu-me uma dúvida, qts kilos de areão usam em media, na montagem do aquário?

 

 

Boas noites.

 

Isso depende do Tamanho do aquário,. normalmente, falo por experiência própria coloco 1 dedo e meio de substrato e coloco 2 dedos de areão.

 

Isto se tiveres plantas claro! Se a tua ideia não for colocar plantas " Naturais " colocas 1 dedo de areão deve ser quanto baste, Aproveitas mais litros do aquário!

onepeh.jpg


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas noites.

 

Isso depende do Tamanho do aquário,. normalmente, falo por experiência própria coloco 1 dedo e meio de substrato e coloco 2 dedos de areão.

 

Isto se tiveres plantas claro! Se a tua ideia não for colocar plantas " Naturais " colocas 1 dedo de areão deve ser quanto baste, Aproveitas mais litros do aquário!

É um 60x30x30. eu pus mais ou menos dois dedos, mas estava a ver aqui pessoal a dizer que eram necessários 5 cm....

Para já não tenho plantas naturais...irei por mais tarde talvez.

 

Já agora pus ontem à tarde o aquário a ciclar, hoje pus um bocadinho de comida, visto que não tenho nenhuma fonte de amónia...agora a agua parece que esta a ficar turva, tipo como se tivesse pó la dentro (meio esbrabquiçado). É normal?? :blink:

 

Obrigada!! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um 60x30x30. eu pus mais ou menos dois dedos, mas estava a ver aqui pessoal a dizer que eram necessários 5 cm....

Para já não tenho plantas naturais...irei por mais tarde talvez.

 

Já agora pus ontem à tarde o aquário a ciclar, hoje pus um bocadinho de comida, visto que não tenho nenhuma fonte de amónia...agora a agua parece que esta a ficar turva, tipo como se tivesse pó la dentro (meio esbrabquiçado). É normal?? :blink:

 

Obrigada!! :animal_fish:

 

 

Antes de mais se tens ideias de mais tarde colocar plantas naturais deverias colocar o substrato antes de encheres o aquário, pois visto depois tens de esvaziar o aquário todo e já com uma colónia de bactérias estabelecida não era lá muito boa ideia.

 

Quanto á agua esbraquiçada é normal. Usaste algum produto para acelerar o processo? p ex " sera nitrivec etc...

onepeh.jpg


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não usei nenhum produto para acelerar.

Ora agora falaste em algo que não tinha pensado.... Bem, se calhar lá vou eu esvaziar tudo e começar de novo. cabecadura

 

De qualquer das maneiras obrigada pelos conselhos!! ;)

 

 

Se não usaste tambem não tem problema! convinha era teres os teste de ph e amonia para controlar os valores da agua.

 

se so comecaste a ciclar hoje é facil! :drool3:

 

Tirar tudo fora e montar novamente heheheheh :naughty:

onepeh.jpg


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Se não usaste tambem não tem problema! convinha era teres os teste de ph e amonia para controlar os valores da agua.

 

se so comecaste a ciclar hoje é facil! :drool3:

 

Tirar tudo fora e montar novamente heheheheh :naughty:

 

Estava a pensar ir amanha comprar os testes todos. Podia aproveitar e comprar o substrato fértil, achas que amanha já vou tarde? :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Porque tarde????

Bem, tirar tudo, por tirar ,mais vale que seja o mais cedo possivel senao é tempo perdido.

Ja agra sabes dizer-me mais ou menos que preço ronda o substrato e quais as plantas mais faceis de manter? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Então vou parar o meu aquário. Para a semana já tenho pilim para comprar td isso. Agra não dá.... enfim, obrigada pela paciência e prontidão. ;) qd recomeçar para a semana ponho aqui fotos para ter algumas opiniões.:)

 

Sent from my LG-E610 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de ires gastar dinheiro com substrato fértil e desmontares o aquário, convém dar uma vista de olhos no catalogo da trópica, tens montes de plantas que não necessitam de substrato fértil

  • Votar + 1

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.