Aquecimento do aquario atraves do painel solar...


Recommended Posts

Bom dia, já tem algum tempo que não posto aqui no forúm... Preciso de ajuda: É o seguinte, estou a construir habitação e queria aproveitar o painel solar que vai fornecer agua quente a toda a casa, usar para aquecer o aquario neste caso a sump... Acham que é possivel?

A ideia seria colocar um aquario de 450l mais uma sump de 120l.... usar a agua do aquecimento central para ajudar ou mesmo aquecer o aquario, pois como vai ficar muita agua sem utilizar ( dispendio de agua) iria ajudar... Se alguem na forma como poderei resolver a situação era ideal...agradecia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

não me parece grande ideia.

são sistemas pensados para fins bem diferentes.

No entanto... qual era a ideia? uma serpentina metálica na sump?

no entanto acho muito bem aproveitar a luz solar como fonte de energia (sistema fotovoltaico).

o investimento é avultado mas talvez dê para pensar num mais pequeno orientado para o consumo do aquário.

se a casa estiver climatizada (aqucimento vidros e isolamentos) o uso de aquecimento será quase residual. Tudo depende da casa e do ecosistema escolhido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

não me parece grande ideia.

são sistemas pensados para fins bem diferentes.

No entanto... qual era a ideia? uma serpentina metálica na sump?

no entanto acho muito bem aproveitar a luz solar como fonte de energia (sistema fotovoltaico).

o investimento é avultado mas talvez dê para pensar num mais pequeno orientado para o consumo do aquário.

se a casa estiver climatizada (aqucimento vidros e isolamentos) o uso de aquecimento será quase residual. Tudo depende da casa e do ecosistema escolhido...

Boas, a ideia deste tópico era dar sugestões..Era usar a agua que corre nos tubos para aquecer o aquário... se era tipo banho-maria( pois a agua que sai do aquecimento é muito mais alta...) ou por a circular a agua....

sim era uma serpentina...mas tenho uma duvida a agua não pode ser a mesma? Isso acho que não pode ser a mesma.... e como funciona a serpentina?A ideia era ser um aquario ecologico...sim a casa está a ser preparada para ser bem climatizada...A ideia seria usar no aquario escalares ou discus e cardinais... dentro destes peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a serpentina na SUMP, a médio/longo prazo vai fazer com que tenhas a agua cheia de componentes metálicos do cobre... ou seja peixes vão possivelmente morrer... mais vali investir num fotovoltaico para fazeres aproveitamento de energia para o aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É possível não é assim tão complicado. Uma serpentina na sump, com um controlador de temperatura para ativar ou não o fluxo de água. A serpentina não podera ser em cobre mas sim num outro material.

 

A qualidade da água que sai do painel é boa? Para consumo humano? Também podes fazer um drop system, assim tens logo tpa permanente, com água aquecida no inverno e frio no verão.

 

Não compensa investir num fotovoltaico na minha opinião para já. Mas isto só é proveitoso se compares os custos de construção e tamanho do aquário. Se for para qualquer coisa com menos de 400L aposto que demora muito tempo a dar retorno.

 

Outra coia: A serpentina só se torna viável caso a diferença de temperatura entre o líquido a circular e o exterior seja considerável. Se for pouca a diferença a taxa de transferência de calor é mínima.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota: Serpentina é um permutador (de calor) e existem vários tipos uns mais elaborados com maior facilidade de permutar o calor e outros mais simples

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas minhas contas deve ser perto de 600l, por isso tem de ser bem pensado...

 

"Mas isto só é proveitoso se compares os custos de construção e tamanho do aquário."? O aquario é de 150cm com a possibilidade de termos mais uma bateria se isto for rentavel para outro aquario de 240lts....mais uma sump claro... ou seja dois aquarios com sumps... é muita agua.... e alguns aquarios...

 

Queria uma boa solução a custo baixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

boa solução a custo baixo, e se a casa ficar bem climatizada, é a tradicional resistência.

Uma casa bem isolada vai fazer trabalhar muito pouco a resistência, muito barato, testado e conveniente.

 

Acho perfeitamente possível aquecer via serpentina (no material mais adequado), no entanto pode ser mais difícil e caro de implementar.

Nada que um bom DIY não faça! Dependa da paciência e jeito para o bricolage. (eu gosto!)

 

A solução que o jacjac aponto poderá ser interessante.

Partindo do princípio que a água é também para consumo humano, e que vais colocar um sistema termodinâmico (é o mais eficiente no inverno),

neste caso um 'drop system' é uma boa solução. Resolve a temperatura e as TPA's.

 

O meu sistema (2 aquários) que deve ter uns 220litros brutos consome muito pouco para aquecimento.

A divisão onde está montado é pequena e muito bem isolada.

Tanto de inverno como de verão a temperatura não varia muito.

 

O sistema que pretendes é termodinâmico?

A água é para consumo ou só aquecimento?

Quais as características do sistema?

 

Acho muito positivo que equaciones agora estas questões.

Assim o teu ecossistema vai funcionar em harmonia com a casa e evitas muitas dores de cabeça futuras.

Força com a atitude ecológica e poupança!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O sistema que pretendes é termodinâmico?

A água é para consumo ou só aquecimento?

Quais as características do sistema?"

 

A primeira questão nao consigo responder, pois não a percebi ( não sei.. pode explicar isso?)

 

Segunda questão: A água é para banhos e é aguas quentes.... se me faço entender....

 

O sistema seria um aquario de excelencia na sala o de 450 litros e o de 240lt seria na garagem para reprodução ou outro tipo de peixes ( uma especie de bateria ...)

 

Muitas duvidas se poem nesta altura e estar aqui a questionar tudo....E agora posso fazer as alteraçoes todas e a um custo menor...

 

Jeito para a bricolage ainda é pouco...

 

Sim na parte da ecologia....

Editado por filipe33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o aquecimento termodinâmico é auxiliado por um compressor. Sistema mais caro.

Tem um painel (exterior que recebe a luz) mais pequeno e consegue aquecer a água mesmo com temperaturas negativas.

Com este sistema temos água quente todo o ano. Com o compressor a funcionar temos um ganho de rendimento de 5x (quando comparado com a resistência eléctrica).

 

Com o sistema mais usado(existem vários desenhos) temos uma eficiência superior a 100% no verão e cerca de 50% no inverno.

Isto implica fazer o reforço nos messes com menos sol através de resistência ou gás.

Este sistema é mais barato e talvez mais rentável para zonas com boa exposição solar.

 

Eu tenho o segundo sistema (o mais barato) e é muito económico.

Mas não o usaria para o aquário. Para ser eficiente no aquecimento do aquário teria de ter a resistência sempre ligada para compensar as oscilações térmicas.

A resistência do meu depósito tem 3000W. Este sistema é eficiente para um uso mais cuidado, tomar banho ao final do dia quando a água acumula o máximo de energia solar. De verão não tenho preocupações é mais que suficiente para todos os gastos (à larga). Mas agora com os dias mais curtos convém ter alguma atenção, senão a conta da luz.... (upa upa!).

 

Já agora que ainda está a pensar no sistema aconselho:

um ponto de água e esgoto na parte traseira do aquário.

Antes não tinha mas agora tenho e simplifica tudo, e muito! (acabaram as mangueiras e as queixas dos pingos no chão!)

Cumprimentos.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte de ponto de agua e esgosto foi logo pensada... para não ter essas procupaçoes e dores de coluna... quando fazia as tpas, teria de ser com ou mangueiras ou então com garrafões....mas deixava semore aguma coisa suja... assim com o ponto de esgoto e de agua penso que fica assegurado....

 

Eu tambem gostava do mais barato....e porque não usa para o aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não uso para o sistema para o aquário por vários motivos:

- não foi inicialmente pensado para tal, a instalação do painel e depósito é no exterior. Não existe forma de aproveitar a água quente em circuito fechado, ao contrário do aquecimento central o meu sistema só tem um caminho. Teria de gastar a água para aquecer e não a poderia reaproveitar.

- a variação de temperatura no tanque de inverno é grande (entre os 15º e o máximo que calibro 45/50º) nessa altura deixaria de ter água quente para aquecer.

- se quisesse manter a temperatura constante no deposito teria que fazer reforço com a resistência nos dias sem sol, bem mais caro que aquecer o aquário.

- não existe tubagem de água quente até ao aquário...

 

De momento tenho uma apenas uma UPS (bateria) no meu ecosistema, serve a penas para manter o filtro e a iluminação por umas horas.

Já por várias vezes tive a analisar os painéis fotovoltaicos, como o consumo do meu sistema é moderado é possível ser 100% autónomo com baterias pequenas.

Fazendo as contas demoraria uns 40 anos ou mais a pagar o investimento...

Pelas contas que fiz já compensa fazer aproveitamento fotovoltáico para o consumo mínimo da casa (frigorifico, box tv, iluminação led, etc).

Para o que gasta a sério, (máquinas de lavar, secadoras, ferro de engomar, etc) isso ai já é outra conversa e outros valores.

Um investimento muito avultado (ainda)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não uso para o sistema para o aquário por vários motivos:

- não foi inicialmente pensado para tal, a instalação do painel e depósito é no exterior. Não existe forma de aproveitar a água quente em circuito fechado, ao contrário do aquecimento central o meu sistema só tem um caminho. Teria de gastar a água para aquecer e não a poderia reaproveitar.

- a variação de temperatura no tanque de inverno é grande (entre os 15º e o máximo que calibro 45/50º) nessa altura deixaria de ter água quente para aquecer.

- se quisesse manter a temperatura constante no deposito teria que fazer reforço com a resistência nos dias sem sol, bem mais caro que aquecer o aquário.

- não existe tubagem de água quente até ao aquário...

 

Pelo que entendi, se tudo for pensado, podemos então usar a agua para o aquario? o Deposito de água vai ser dentro de casa para não haver essas diferenças de temperatura..

Vai tubagem para o aquario,tubagens entradas e saidas de agua......pelo menos está a ser pensado nesse sentido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Tu podes usar, e não é muito complicado de projectar. Na minha opinião tens de ter em conta o seguinte:

- Grandiente de temperatura (se for pequeno não vale a pena que a transferência de calor é mínima)

- Comparar custos de desenvolvimento e manutenção com alternativas mais baratas

 

Se tiveres a casa a uma temperatura à volta dos 20-22º no inverno não vais ter perdas que compensem o investimento. E mesmo assim, tem de se fazer as contas para ver se compensa.

 

Penso que o que o tmirevent falou num post atrás foi a utilização de uma bomba de calor. Basicamente é um dispositivo que através da variação de propriedades de um fluído circulante consegue ir "buscar calor a um sítio mais frio". Seria a melhor solução, mas para aquecer a casa toda, não um aquário. Uma bomba de calor é cara, e não usa água como fluido de trabalho.

 

Relativamente ao drop system, também é viável. Precisas de algo para controlar. Se perceberes de arduino dá para fazer facilmente. Tpa + Aquacimento todo ao mesmo tempo e automatizado.

 

Pessoalmente, faria isto mais pela piada que pela poupança de custos, porque não acho que compense, a não ser que tenhas a casa "ideal" para o sistema. Ainda dá algum trabalho.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Tu podes usar, e não é muito complicado de projectar. Na minha opinião tens de ter em conta o seguinte:

- Grandiente de temperatura (se for pequeno não vale a pena que a transferência de calor é mínima)

- Comparar custos de desenvolvimento e manutenção com alternativas mais baratas

 

Se tiveres a casa a uma temperatura à volta dos 20-22º no inverno não vais ter perdas que compensem o investimento. E mesmo assim, tem de se fazer as contas para ver se compensa.

 

Penso que o que o tmirevent falou num post atrás foi a utilização de uma bomba de calor. Basicamente é um dispositivo que através da variação de propriedades de um fluído circulante consegue ir "buscar calor a um sítio mais frio". Seria a melhor solução, mas para aquecer a casa toda, não um aquário. Uma bomba de calor é cara, e não usa água como fluido de trabalho.

 

Relativamente ao drop system, também é viável. Precisas de algo para controlar. Se perceberes de arduino dá para fazer facilmente. Tpa + Aquacimento todo ao mesmo tempo e automatizado.

 

Pessoalmente, faria isto mais pela piada que pela poupança de custos, porque não acho que compense, a não ser que tenhas a casa "ideal" para o sistema. Ainda dá algum trabalho.

Para aquecimento da casa em principio nao vamos colocar a bomba de calor que seria uma boa soluçao... Arduino?drop system? o que é isso?....seria isso mesmo que pretendo...A piada estava em realizar isto para mostrar que se pode ter um aquario de agua quente sem muito trabalho...e que projetando uma casa podemos ter estas coisinhas todas se bem pensadas...

Como tenho uma criança pequena temos de ter a casa a temperatura bem agradavel e essa temperatura de 20 22º será a mais acertada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o jacjac tem razão.

acrescento só, caso ainda não esteja bem esclarecido, que o aquecimento do aquário funcionará se tiveres sistema de aquecimento centralizado. Com aqueles radiadores de calor que funcionam num circuito fechado. De outra forma irias gastar muita água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o jacjac tem razão.

acrescento só, caso ainda não esteja bem esclarecido, que o aquecimento do aquário funcionará se tiveres sistema de aquecimento centralizado. Com aqueles radiadores de calor que funcionam num circuito fechado. De outra forma irias gastar muita água.

Vamos ter aquecimento central sim... desculpem se nao dei a entender...E de uma forma(aquecimento central) ou outra (painel solar) queria aproveitar para aquecer o aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já vai um bocado confuso. Estar a falar sem saber mais ou menos como são as coisas: é tudo na onda das ideias e do palpite.

 

Drop System é um sistema conta a gotas. Pode ser utilizado para fazer TPA's em modo permanente. Neste caso usavas água quente. Claro que tens de pensar nas desvantagens. Dependendo das perdas de calor e da temperatura da água que estás a injectar podes precisar de MUITA água (ou não).

 

Arduino é um microcontrolador relativamente fácil de implementar, que usavas para algumas variáveis controlar variáveis. Por exemplo tinhas sensores de temperatura no aquário, e quando a temperatura lida no sensor era inferior à que tens definida, injectas água quente até à temperatura desejada. Com alguma criatividade ainda arranjas uma função que vá estimando as perdas e injecte logo a água antes de o sensor apitar. Ideias... :P

Um problema: Tens de ver se os parâmetros da água que vais injectar são os que queres para o aquário senão é complicado porque está constantemente a entrar água nova. Se forem, é uma ideia a pensar!

 

Mas continuo a dizer que não sei se é a solução mais económica. Se fosse uma fishroom com vários aquários talvez. Mas para 1 aquário de 600L. Não sei. O meu aquário tem 550+120L e não gasto assim tanta energia mesmo no pico do inverno.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK,

então vais ter um sistema de aquecimento central solar com apoio alternativo (gás, gasóleo, etc).

Então parece viável aproveitar. Pelo menos nos dias em que usam/aquecem a casa.

É fazer a instalação como se fossem instalar um aquecimento.

Terás de ligar uma electroválvula [para ligar e desligar a circulação de água no circuito], sensor de temperatura [medição] e controlador [que comanda a acção de ligar e desligar a electroválvula - talvez em arduino seja o mais fácil].

De qualquer forma deve equacionar se compensa manter o aquecimento central ligado [caso não estejam em casa no fim de semana ou férias] só para aquecer o aquário. Neste caso talvez compense mais o tradicional...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK,

então vais ter um sistema de aquecimento central solar com apoio alternativo (gás, gasóleo, etc).

Então parece viável aproveitar. Pelo menos nos dias em que usam/aquecem a casa.

É fazer a instalação como se fossem instalar um aquecimento.

Terás de ligar uma electroválvula [para ligar e desligar a circulação de água no circuito], sensor de temperatura [medição] e controlador [que comanda a acção de ligar e desligar a electroválvula - talvez em arduino seja o mais fácil].

De qualquer forma deve equacionar se compensa manter o aquecimento central ligado [caso não estejam em casa no fim de semana ou férias] só para aquecer o aquário. Neste caso talvez compense mais o tradicional...

Sim, vamos ter aquecimento central solar com o alternativo que em principio seria uma caldeira a lenha ou pellets...mas de uma forma ou de outra, caso nao estejamos em casa, o sistema solar pode sempre aquecer o aquario certo?

Temos de ter sempre uma alternativa e a tradicional para os casos de emergencia seria o mais indicado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.