Níveis de oxigénio na água


Jony-by

Recommended Posts

Olá a todos,

Tenho aquario de 100litros a cerca de 10 anos e a cerca de 2 anos resolvi dedicar-me na criação de peixes escalares (ja repararam que nao devo ser leigo nestas coisas) mas há sempre aquela duvida que fica.

Comprei 6 escalares e com criações que se foram seguindo fiz um aquário de 300 litros para por a malta toda, tudo contente por agora, ja vão 38 peixes todos alegres. No de 100litros ainda continua o macho e a fémia com cerca de 50 miúdos... :) Confeço que nunca usei testes de nitritos ou nitratos e por ai fora, somente me intereço por manter o ph. talvez por fazer tpas mensais nunca deu problema.

 

A minha triste dúvida será mesmo por curiosidade

 

Tem alguma forma de saber se a água do aquario esta bem a nivel de oxigénio ou basta somente a movimentação na superficie para renovar o oxigénio? :) Abraços....

Editado por Jony-by
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jony-By!

 

Uma maneira de saber se os níveis de oxigénio estão bem é vendo a maneira dos peixes se comportarem. Quando o oxigénio é escasso, perdem a cor e encostam-se ofegantes à superfície.

 

Não sei se será o teu caso, mas principalmente num aquário com injecção de CO2, de noite é essencial haver uma boa circulação de água na superfície, não só para a Fauna como para a Flora.

 

E só um dado extra: os níveis de CO2 e O2 são independentes um do outro. Ou seja, não é o teor de CO2 que vai limitar a presença de Oxigénio na água.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for muito plantado não tem problema, senão for e tiveres bomba de ar também não. Agora como o user disse em cima e bem se usares co2 já é outra coisa.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco.

 

De certa forma sabia que tinha de ter movimento da água na superfície, os meus escalares estao como sempre bastante alegres e nunca verifiquei que se mantinham na superfície. O que me leva a ter na certa que está tudo bem.

Como aquarista penso que nunca estamos satisfeitos com o bem estar dos nossos peixes e surge sempre uma duvida, :)

 

Quanto a ter injeção de CO2, nunca tive. As plantas que introduzi no aquario são devoradas pelos escalares em pouco tempo, assim sendo não estou com ideias de os alimentar com plantas :) .

 

 

 

Obrigado pelo seu dispor (y)

Editado por Jony-by
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Shaking.

 

Uso de CO2 não tenho, somente boa movimentação da água e na zona onde cai a água de retorno para o aquario está a fazer umas bolhinhas que se formam com a queda da água. Deve ser suficiente suponho eu....

 

Abraço, ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.