[Ajuda]Substrato fértil


xerox

Recommended Posts

Boas pessoal já á um tempinho que aqui não vinha ...

Vou agora iniciar um novo projeto mas queria a vossa ajuda e concelhos primeiro...

 

Bem o meu novo aquário vai ser de 120 litros ( 70*50) , já tenho termostato , filtro , sistema de co2 ...
Falta-me o substrato e a iluminação ...

Mas este tópico é sobre o substrato ...
Queria por substrato fértil pois quero um aquário plantado ( com tapete )
Mas o que tenho andado a ver foge assim um bocadinho ao meu orçamento :S

Alguém me pode ajudar ?
Tipo com um orçamento ou assim ...

Já andei a ler umas coisinhas sobre o humos de minhoca mas como não aconselham a "iniciantes" descartei a hipote-se ...

Ps: quando falo em substrato falo da camada fertil e da camada inerte ( é preciso camada inerte não é ? )

 

Desde já muito obrigado

Editado por xerox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá dos mais barato e funcional que podes comprar será subs. fertil JBL aquabasis e depois poes por cima subs. inerte tipo areão de rio.

uns 3 a 5l de fertil e mais uns 17l de areao.isto deve ficar por 16€ mais 18€.

Quanto a preço é uam questão de ires vendo nas lojas o que há e se vai ao teu gosto ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já leste este tópico, mas podes sempre dar uma vista de olhos e tirar algumas conclusões (ou ficar com mais duvidas ainda :naughty::shocked028::silly: )

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73968&page=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já li; alias li o tópico inteiro ...

Eu queria que a camada inerte fosse escura.. ( li sobre o manado , se acharem outro melhor digam )

Como achas que fico melhor servido :

 

humos de minhoca e manado por cima

 

1 camada - humos de minhoca (10kg ou 5 uteis) - 5 euros
2 camada - manado (16kg) - 32 euros

 

ou

 

aquabasis e manado por cima ( devo gastar uns 30 euros )

 

1 camada - aquabasis (5kg ) - 16 euros

2 camada - manado (16kg) - 32 euros

 

ou

 

1 camada - aquabasis (5kg ) - 16 euros

2 camada - areao negro (16 kg) - 27 euros

 

ou

 

1 camada - humos de minhoca (10kg ou 5 uteis) - 5 euros

2 camada - areao negro (16 kg) - 27 euros

 

Tenham em conta a relação qualidade preço

Editado por xerox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já li que o manado suja a agua toda e que é dificil de manter algumas plantas lá agarradas...mas também já ouvi o contrário.

Só uma nota com 16kg de areão ou manado não vais poder fazer grandes declives por isso caso querias fazer uns montes tem de ser mais.

Até porque os 16kg não correspondem aos 16l que precisas no minimo. (70*50*5) multipliquei por cinco que deve ser a média da altura entre a parte da frente e a parte de trás do aqua. O manado não sei mas oa areão constuma ser 1.6kg/l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...

Seja como for já comprei 25 litros de manado ( fica mais barato do que comprar 16 )

Agora a questão é o substrato fértil ...

Épa acho que vou optar pelo húmus de minhoca , como vou poder por uma camada de camada inerte bastante boa ( 7 cm) pode ser que não tenha problemas :)

 

Seja o que deus quiser ...

Editado por xerox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de voltar a colocar o link que a mim vai-me a parar a um sitio que nada tem a ver com aquarios :fart004:

 

Desculpa eu já editei o poste , decidi ir a loja perder o amor a uns trocos e comprar mais manato ( fiz as contas e olha ) ...

 

XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre complicado avaliar bem o que se precisa...

Pensa-se em 3-4cm à frente e uns 7-8cm atrás mas depois se se quer fazer algum declive (montes/vales) então é complicadissimo acertar com o volume de substrato.

Boa sorte com o humus.

Depois diz o que achaste do manado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.