algas BBA


Filipe1973

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Aquario de 200 litros

Co2 pressurizado com umas 4 ou 5 bolhas/seg

Cerca de 0.6/0.7 w por litro

Filtro XP4 de 1600l/h

Flourish Excell

Um misto de plantas de cresimento lento e rápido, com mais plantas de crescimento lento que rápido, mas já estou a resolver isso também. Só falta crescerem mais. :tongue:

 

Ph-7 -7 -7
Kh-4 -3 -3
No2- 0 -0
Nh3/nh4- 1- 0,5 -0
Fe- 1,5 -1 -1
No3-25-25
Po4-0,5 -0,5 -0,5

 

Cada um destes valores tem 3 dias de diferença.

Como se pode ver, tenho consumo de Ferro e redução na amónia (tive um pico, muito provavelmente por alguma matéria orgânica a decompor-se que não tirei a tempo).

Os camarões não reclamaram.

 

O problema é que tenho algas BBA no aquário e quase não vejo as plantas a fazer o O2 produzido.
Já tenho o difusor por baixo da saída do filtro para aproveitar a corrente e distribuir melhor o CO2.como nunca o tinham feito. ALgumas plantas estavam com bolhas agarradas que mais parecia que o aquário era feito com água com gás :naughty: O que me leva a pensar que tenho algum nutriente em falta.

 

Tem levado com fertilização DIY, mas já nem sei que valores lhe tenho que colocar. Micros....já tem ferro qb. N também tem. P também acho que sim. E por norma, 10x na dose de K.

O por quê das algas BBA e principalmente, qual será o nutriente em falta para ter as BBA e o peeling que tive depois da TPA.

 

Obrigado pela ajuda.

Editado por Filipe1973
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Boas,

 

Problemas com BBA em aquários high-tech, invariavelmente são causados por CO2 baixo.

 

Ao que parece a BBA dá-se bem com níveis de CO2 intermédios (10-20ppm), daí que normalmente apenas cosntitui um problema em aquários com injecção de CO2 com níveis insuficientes.

 

Solução: aumentar o CO2. Não te esqueças que provavelmente também vais ter que aumentar a oxigenação (agitação da superfície) de forma a conseguires aumentar os níveis de CO2 sem causar asfixia nos peixes.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

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Está com o drop cheker quase no amarelo à cerca de uma semana e com excel localizado. Algumas já estão vermelhas e acho que abrandou bastante o crescimento. A ver vamos.

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Olá.

 

O por quê das algas BBA e principalmente, qual será o nutriente em falta para ter as BBA e o peeling que tive depois da TPA.

Deduzo que estejas a falar de pearling, certo?

 

Pelo que descreves, nunca tiveste pearling no aquário... O que tu tiveste, foi o aprisionamento de gases dissolvidos na água da canalização, dentro do teu aquário. Perfeitamente normal, após uma TPA... Pensa lá um pouco, os teus vidros, troncos, rochas, filtro, termostatos, materiais inertes também não ficaram cheios de bolhas? E acho que estes ainda não são foto-sintéticos :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

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Enganei-me a escrever....é pearling mesmo :tongue:

 

Também pode ser libertação dos gases biggrin.png' alt=':biggn:'> , mas por acaso só estava mesmo nas plantas. As folhas carregadas de bolhas e mais nada. Não tinha em mais lado nenhum.

E já agora, pelos testes não consigo ver o que está em falta, mas a BBA aparece na mesma. Sugestões ou ideias???

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Boas

Relativamente as bba, eu estou com um focozinho delas... ja fiz a poda das plantas afectadas mas ha sitius como k termoestato e algumas no substrato... pois bem o problema e luz a mais e co2 a menos, por isso venho ja agora perguntar se eu em vez de por uma garrafa a debitar co2 meter duas a concentracao de co2 se torna suficiente para tratar delas... e que pelo que tive a ver o flourish exvcel e simplesmente carbono para aumentar a concentracao na agua... que acham de por 2 garrafasna bombar malta? Claro que vou por a bomba de ar a noite se nao fico sem fauna...

Brevemente... ;)

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E isso é em quantos litros???

Se a mim já custa perceber, sem os dados do aquario não vai passar de adivinhas. Em relação às 2 garrafas não precisas. Basta 2 difusores e mesmo assim depende do tamanho do aquario.

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Boas! O pearling é tão somente a água carregada de oxigénio. Quando as plantas respiram O2, como este não se pode dissolver na água (pois o O2 já estão no máximo), as bolhas caminham para a superfície.Depois de uma tpa, há muita agitação na água o que cria O2 e é normal o consequente pearling.

 

A melhor maneira de nos livrarmos das BBA's é manter a concentração de CO2 no período diurno constante, digo período diurno pois de noite desligo o sistema de CO2 e providencio uma boa oxigenação na água através da saida do filtro mais próxima da superfície.

 

A par disto é fazer uma boa manutenção no aquário, principalmente nos primeiros meses de vida. Quando vejo as folhas mais velhas com focos de BBA a aparecer, corto. Quando vejo as BBA a despontar numa pedra, páro o filtro e com uma seringa com um pouco de água oxigenada deito sobre as superfícies afectadas. Espero um pouco e depois com uma escova de dentes limpo o local, aspirando com uma mangueira fina a zona envolvente.

 

Uma luz forte no inicio também ajuda a proliferar estas (e outras) algas, pelo que no inicio já me apercebi que elevar a calha ou meter menos luz é benéfico.E claro, fertilizar com todos os nutrietes, sem haver faltas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Olá.

 

 

Está com o drop cheker quase no amarelo à cerca de uma semana e com excel localizado. Algumas já estão vermelhas e acho que abrandou bastante o crescimento. A ver vamos.

Hmm... atenção que um drop-checker amarelo, não é sinal que haja boas concentrações de CO2 no aquário... :confused4:

Se a água que usaste para servir de solução no drop-checker já fôr ácida, ou tiver um poder tampão baixo por si só, poderás estar a medir valores errados...

Uma maneira fácil de avaliar isso, é tirares o drop-checker cá para fora. Se em 10 minutos ele ficar azul (sinal de pouco CO2) é porque está a funcionar correctamente... pois a nossa atmosfera tem muito pouco CO2.

 

Boas! O pearling é tão somente a água carregada de oxigénio.

Não é tão linear quanto isso... o pearling ocorre quando a taxa de produção de O2 numa planta é superior aquela que a água do aquário consegue dissolver.

No entanto, há bastantes factores a ter em conta, sendo os mais importantes o formato da folha e a espécie de planta em questão.

 

Por exemplo, plantas que realizem a fotossíntese a taxas mais elevadas, regra geral fazem pearling mais facilmente. No entanto, nem sempre isso ocorre... Uma limnophyla consegue crescer centímetros em altura durante um dia, mas mesmo assim, devido ao formato das folhas, não faz pearling facilmente.

Uma Glossostigma, por exemplo, por ter folhas curvas, facilmente aprisiona bolhas de O2 no verso inferior da mesma (por alguma razão as folhas têm mais estomas no verso inferior do que no superior). Uma Hemianthus callitrichoides, por exemplo, quase sempre faz pearling no verso superior. Uma Riccia é indiferente, pois tem estomas igualmente distribuídos em ambos os versos...

 

Quando as plantas respiram O2, como este não se pode dissolver na água (pois o O2 já estão no máximo), as bolhas caminham para a superfície.

Acho que querias dizer "produzem", certo?

 

Depois de uma tpa, há muita agitação na água o que cria O2 e é normal o consequente pearling.
Pois... aqui estás completamente equivocado...
Não é a agitação da água que cria O2. Agitares a superfície da água apenas fará com que as concentrações de CO2 e O2 tendam para um equilíbrio com as da atmosfera. E como se pode admitir que a concentração de CO2 na nossa atmosfera é praticamente nula, daí que não se deva ter muita agitação superficial durante o foto-período num aquário plantado high-tech/energy.
As bolhas que se vêm a formar num aquário após uma TPA, são tão somente criadas por gases, quase todos eles existentes na água da nossa canalização. Porque é que só os vemos passado algum tempo? Porque enquanto a água está sobre pressão, eles encontram-se dissolvidos. A partir do momento em que a pressão baixa (passa para a pressão atmosférica), esses mesmos gases que se encontravam dissolvidos, passam para o estado gasoso. Um exemplo clássico, é uma garrafa de refrigerante gaseificado... Enquanto a garrafa está fechada, não vês uma única bolha (pressão superior à da atmosfera). Assim que a abres... acho que não é preciso meter aqui nenhum vídeo :)
E então, porque é que as bolhas não passam para o estado gasoso e sobem logo para a superfície do aquário indo directamente para a atmosfera?
Porque tal e qual como no pearling, a geometria e a química dos materiais que temos dentro do aquário também interferem bastante nesse processo... Havendo micro-rugosidades que contenham minúsculas bolhas de ar no nosso aquário, estas funcionarão como centros de nucleação das mesmas bolhas. Por isso é que quando se faz uma TPA, quase sempre nos vidros do nosso aquário, vamos ver bolhas aprisionadas... mas se repararem com atenção, quase nunca têm bolhas a formar-se abaixo do limite de onde pararam de esvaziar o aquário... porquê? Porque o vidro abaixo desse limite, permaneceu sempre molhado... já o que está para cima, esteve em contacto com o ar, e facilmente se criaram minúsculas bolhas de ar que serviram como os tais centros de nucleação...
Bem... ide lá dormir, que depois da aula de físico-química já devem estar a cair para o lado :)
Cumprimentos
Luís Fortunato
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Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

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Boas

 

 

Peço desculpa pelo off-topic, mas o que pretendes na realidade?

Procuras que as plantas 'perlem', que cresçam ou que as algas se vão embora?

 

O que queres dizer exactamente com: "Tem levado com fertilização DIY, mas já nem sei que valores lhe tenho que colocar. Micros....já tem ferro qb. N também tem. P também acho que sim. E por norma, 10x na dose de K."?

Estão para aí umas coisas mal explicadas...

Fertilizas à la DIY, mas não sabes bem o quê, presumes que tendo ferro os Micros estão bem, reconheces que o N está bem, assim como o P e terminas com uma afirmação no mínimo estranha...

 

Muito sinceramente não vejo onde está o mal, não haverias no entanto de ter essas algas pois segundo o membro Micro-chip essas algas dão-se bem nas fasquia 10-20 ppm de CO2 e tu com 4 ou 5 bolhas por segundo não deves estar nesse patamar. Não te esqueças é de " aumentar a oxigenação (agitação da superfície) de forma a conseguires aumentar os níveis de CO2 sem causar asfixia nos peixes."???

Então para não ter algas não podemos ter peixes? Afinal era bastante fácil, obrigado...

 

Se testas e não consegues ver o que está em falta, e vamos presumir que os testes até estão bons e que os calibraste, pergunto eu: O que procuras encontrar, se dizes não saber quais os níveis óptimos?

 

Não era melhor seguir o conselho do Vasco Matos e seringar-lhe água oxigenada para cima?

Tornava árdua a tarefa que há pouco parecia fácil, de manter o CO2 nos ppms recomendados pelo Micro-chip, afinal é só esguichar água oxigenada e em seguida aspirar com um tubo fino, e PLIM nada de algas...

Estou para aqui a divagar, mas já vi um sujeito a demonstrar num vídeo um 'truque', que consistia em aspergir com um comum borrifador água oxigenada durante as TPA's.

 

Do além!!!!

 

Se me permites só mais este aparte, fertiliza com PO4, troca metade dessa água semanalmente e deixa-te de invenções.

Mas atenção não te fies naquilo que digo, lê, cruza informações e pensa.

Pode ser que descubras os valores aconselhados para esses nutrientes, que tens CO2 suficiente (e digo isto sem saber o resultado do teste ao foto período) e que a água oxigenada foi inventada para descolorir o cabelo.

Ou então não.

 

 

 

Abraço

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Boas! O pearling é tão somente a água carregada de oxigénio. Quando as plantas respiram O2, como este não se pode dissolver na água (pois o O2 já estão no máximo), as bolhas caminham para a superfície.Depois de uma tpa, há muita agitação na água o que cria O2 e é normal o consequente pearling.

A melhor maneira de nos livrarmos das BBA's é manter a concentração de CO2 no período diurno constante, digo período diurno pois de noite desligo o sistema de CO2 e providencio uma boa oxigenação na água através da saida do filtro mais próxima da superfície.

 

Tinha lido que o pearling era sinónimo de boa concentração de gases e consequentemente, de bom funcionamento do aquário na fertilização. Li mal ou percebi mal. Já vi que estava bem enganado.

 

 

Olá.

 

 

Hmm... atenção que um drop-checker amarelo, não é sinal que haja boas concentrações de CO2 no aquário... :confused4:

Se a água que usaste para servir de solução no drop-checker já fôr ácida, ou tiver um poder tampão baixo por si só, poderás estar a medir valores errados...

Uma maneira fácil de avaliar isso, é tirares o drop-checker cá para fora. Se em 10 minutos ele ficar azul (sinal de pouco CO2) é porque está a funcionar correctamente... pois a nossa atmosfera tem muito pouco CO2.

 

 

Está com uma solução de 4Kh ( e não uso a água do aquário) , mas tenho de fazer esse teste.

Boas

 

 

Peço desculpa pelo off-topic, mas o que pretendes na realidade?

Procuras que as plantas 'perlem', que cresçam ou que as algas se vão embora?

 

Que fique sem algas e que as plantas cresçam.

 

O que queres dizer exactamente com: "Tem levado com fertilização DIY, mas já nem sei que valores lhe tenho que colocar. Micros....já tem ferro qb. N também tem. P também acho que sim. E por norma, 10x na dose de K."?

Estão para aí umas coisas mal explicadas...

Fertilizas à la DIY, mas não sabes bem o quê, presumes que tendo ferro os Micros estão bem, reconheces que o N está bem, assim como o P e terminas com uma afirmação no mínimo estranha...

 

"""""""""N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)
P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)
K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)
Usei estas contas que retirei do forum e tenho seguido estes valores.
CO2 (25-35ppm)
NO3 (5-30ppm)
K (10-30ppm)
PO4 (1.0-3.0 ppm)
Fe (0.2-0.5ppm)
GH (3 graus ~ 50ppm ou mais)
Tenho usado estes valores como sendo os normais para o plantado (ou tentado) e vou colocando fertilizante para compensar o consumo diário de acordo com os testes.
Como para K não existe teste, tenho colocado mais 10x o que tiver de consumo de PO4
Tenho colocado os micros do kit de iniciante que mandei vir de UK.

 

com 4 ou 5 bolhas por segundo não deves estar nesse patamar. Não te esqueças é de " aumentar a oxigenação (agitação da superfície) de forma a conseguires aumentar os níveis de CO2 sem causar asfixia nos peixes."???

Já está

 

 

Se testas e não consegues ver o que está em falta, e vamos presumir que os testes até estão bons e que os calibraste, pergunto eu: O que procuras encontrar, se dizes não saber quais os níveis óptimos?

 

O que levou ao aparecimento das BBA, ou pelo menos uma ideia para não voltar a acontecer.

 

Não era melhor seguir o conselho do Vasco Matos e seringar-lhe água oxigenada para cima?

Tornava árdua a tarefa que há pouco parecia fácil, de manter o CO2 nos ppms recomendados pelo Micro-chip, afinal é só esguichar água oxigenada e em seguida aspirar com um tubo fino, e PLIM nada de algas...

Se me permites só mais este aparte, fertiliza com PO4, troca metade dessa água semanalmente e deixa-te de invenções.

 

Mas atenção não te fies naquilo que digo, lê, cruza informações e pensa.

 

Isso tento eu fazer com toda a informação que recebo

 

Pode ser que descubras os valores aconselhados para esses nutrientes, que tens CO2 suficiente (e digo isto sem saber o resultado do teste ao foto período) e que a água oxigenada foi inventada para descolorir o cabelo.

Ou então não.

 

Pelo que li, é preciso ter bastante cuidado com o uso da água oxigenada.

Parti pelo mais seguro que foi o mesmo procedimento, mas com excel. Mais uma vez fiz mal....ás tantas :naughty:

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Se me permites só mais este aparte, fertiliza com PO4, troca metade dessa água semanalmente e deixa-te de invenções.

 

Já li algures que o aparecimento de algas também pode ser originado por fosfatos altos.

Também posso estar a "inventar" muito, mas os receios de serem os peixes a pagar as asneiras também são grandes.

Prefiro perguntar e ouvir .

 

Vasco, obrigado. Vou tentar fazer isso. 2 das plantas consigo fazer fora do aquário. As restantes vai ter de ser dentro de água mesmo. A ver como corre com as plantas e com os peixes.

Editado por Filipe1973
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Boas

 

 

Então afinal sabes os valores!

Será desconfiança dos testes ou falta de fertilização?

Não reconheces que o P está muito baixo, que o N está muito alto, que provavelmente ou não tens K ou o tens por excesso e que o Fe está mal medido?

 

Se calhar estás decepcionado por não veres o tal do 'perling'...

Como em tantas outras ocasiões na vida, acredita-se no que se quer, e teres visto aquas com vidros imaculados e as plantas imponentes a 'perlar' levou-te a acreditar que isso é a realidade e que um aqua 'qualquer' se comporta assim desde que acordas até te ires deitar.

Quando a concentração de O2 atinge a saturação, a água deixa de o poder dissolver (independentemente das condições necessárias para a saturação), outra forma de veres 'perling' é parando a movimentação da água, pois os gases dissolvem-se nela a um ritmo muito inferior ao que se passa na atmosfera, a mais difícil fácil, é forneceres os nutrientes que estão em falta, para que as plantas o produzam de forma rápida o suficiente, para que antes deste se dissolver o possas ver, a esta última baptizei-a como 'aquariofilia'.

 

Não deixes que falte nenhum dos nutrientes, fertiliza com uns dois ou três ppm's de P dia sim dia não até que as algas se vão embora, troca metade dessa água semanalmente, limpa o filtro e de hoje a quinze tens o aqua limpo.

'Perlar' é que só depois das plantas se recomporem e mesmo assim não vão estar nisso a toda a hora e instante.

 

 

 

Abraço

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Não é tão linear quanto isso... o pearling ocorre quando a taxa de produção de O2 numa planta é superior aquela que a água do aquário consegue dissolver.

Exacto, foi exactamente o que eu disse Luis, as tuas palavras é que foram outras, mais elaboradas.

 

Quando eu disse respiram claro que era produzem obviamente...

 

Não é a agitação da água que cria O2.

Quanto a esta afirmação já não concordo. Concordo com a parte dos gases que falas, e esses gases podem ver-se por exemplo agarrados às plantas e rochas. Mas são coisas distintas. Agora, o pearling está a vir das plantas, e das plantas sai o oxigénio... Ora se vem oxigénio das plantas voltamos ao mesmo, é porque a água está saturada de O2. Se está saturada de O2 e antes não estava, ora foi devido a um qualquer processo da tpa...

 

E se a agitação superficial da água promove a oxigenação da água (apenas devemos fazê.lo durante a noite), porque razão eu a deitar com uma mangueira água (às vezes mais fria que a que está no aqua) não há-de oxigenar a água?

 

Tinha lido que o pearling era sinónimo de boa concentração de gases e consequentemente, de bom funcionamento do aquário na fertilização. Li mal ou percebi mal. Já vi que estava bem enganado.

Mas estás correcto Filipe, se calhar eu na parte que disse ''...o pearling não é mais que...'' minimizei-o. Quando as plantas fazem pearling sabemos à partida que: o aquário está rico em oxigénio, o que é optimo para as plantas ; se está rico em oxigénio é porque as plantas o estão a produzir, logo estão em actividade plena, supostamente a assimilar os nutrientes, etc.

 

Por último Babykhan...isto é aquariofilia, supostamente um hobby, para quê essa maneira estúpida de falares com as pessoas como se fosse todas parvas e tu o iluminado? Na volta o teu aquário é um ninho de algas. Parece que estamos a falar de assuntos parlamentares...Epá eu sei que isto é uma paixão, mas temos de falar com as pessoas com termos.

 

E sim a água oxigenada nas manutenções do aquário fazem com que as algas fiquem vermelhas e depois podes retirá-las sem que elas se dispersem. Mas tu nunca precisaste claro, és um iluminado né?

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

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Se me permites só mais este aparte, fertiliza com PO4, troca metade dessa água semanalmente

 

Não reconheces que o P está muito baixo, que o N está muito alto, que provavelmente ou não tens K ou o tens por excesso e que o Fe está mal medido?

Para quem sabe, é só mandar lá para dentro. Para quem não sabe, duvida sempre se vai fazer bem ou mal.

Por isso pedi ajuda. Para perceber essa parte.

 

Não deixes que falte nenhum dos nutrientes, fertiliza com uns dois ou três ppm's de P dia sim dia não até que as algas se vão embora, troca metade dessa água semanalmente, limpa o filtro e de hoje a quinze tens o aqua limpo.

 

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Vasco. Eu não diria melhor. Um dos problemas do forum são os iluminados que sabem tudo e quando aparece "um nabo" as explicações são escassas e irónicas.

Em relação valores a baixo, altos e mal medidos. Não reconheço isso, mas com ajuda posso passar a reconhecer.

Ferro mal medido, porquê???

 

Com os azares de principiante, já custa continuar e não desmoralizar. Com ajudas destas ainda a ajudar à festa, melhor ainda.

Será que em 2007 alguém tivesse tido respostas assim ainda andaria por cá??

 

Mais uma vez, obrigado Vasco.

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[quote name="babykhan" post="1269973" timestamp=é forneceres os nutrientes que estão em falta, para que as plantas o produzam de forma rápida o suficiente, para que antes deste se dissolver o possas ver, a esta última baptizei-a como 'aquariofilia'.

Abraço

 

Gosto mais da definição do dicionário

Significado de Aquariofilia

 

n.f.

1. Designação atribuida aos sujeitos que nutrem de profundo gosto ou prática de criação de peixes em aquários, principalmente peixes ornamentais.

(Etm. aquário + o + filia)

 

Ou

Segundo a wikiopedia

Artigos relacionados com aquários como entretenimento

 

E com isto fecho este assunto e volto para os aquários e familia, que de problemas está o mundo cheio.

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Boa discussão, obrigado pelas dicas vasco pois tambem estou na mesma situacao que o Filipe... ainda estou um pouco nabo nisto, principalmente em plantados que e onde me estou a inciar.

 

Bem outra tecnica um pouco mais maluca e arriscada que vi para acabar com as algas, foi tirar as plantas com folha rija e todo o material afectado e deixar 2 min numa solucao de 1 de lixivia para 19 de agua... eu fiz isto com a minha anubia e os resultados foram plenos!...

O problema e que esta alga chata volta a aparecer passado uns tempos... bahhh.

 

Mas pronto podem.me chamar maluco mas que a anubia esta ali para as curvas e todos os peixes perfeitos estam.

 

Desculpem la a ortografia mas isto de por acentos no tablet chateia xD

 

Cumps

Brevemente... ;)

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Esquece lá isso Filipe...

 

Voltando ao que interessa, de modo a procederes a uma fertilização correcta do teu aquário deves comprar numa farmácia: Nitrato de potássio (para fertilizar com Nitrato/NO3);

Fosfato Monopotássico (para fertilizares com Fosfato/PO4) ;

Cloreto de potássio (para fertilizares com Potássio/K)

 

E numa loja de aquariofilia compras Micronutrientes que contenham um bom teor de Ferro. Eu agora estou a usar o Tropica PlantGrowth mas há outros. Segues as indicações na embalagem.Há quem a par dos Micronutrientes fertilize com outro apenas com Ferro.

 

Se reparares tanto o nitrato de potássio como o Fosfato monopotássico têm Potássio, pelo que a fertilização com este nutriente pode ser escassa.

 

Diluis 100 gr. de cada um dos nutrientes em 500ml de água destilada. Para o teu aquário, eu fertilizava com:

12 a 15ml de NO3 - 3x semana

2,5 a 4ml de PO4 - 3x semana

10 a 15ml de K - 1x semana

2,5ml de Tropica PlantGrowth diariamente

 

O intervalo que dou na quantidade de nutriente a meter, depende da quantidade de massa vegetal que tens no aqua. É muito importante uma tpa de 40 a 50% 1x semana.

 

É verdade DarkAxe, cada um tem a sua maneira de fazer as coisas, e se algo resulta para nós...mas quanto à água oxigenada esta é mais eficaz no inicio da contaminação. Por isso é que a observação detalhada do aquário é importante, e agir no inicio. Até porque podemos estar a fertilizar correctamente, ter a luz ideal...e apanhar algumas algas, vindas de uma qualquer planta que compremos.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

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Boas

 

 

Afinal já estamos a ir no sentido correcto.

 

Pelo menos já estamos a tentar acabar com as algas através de uma correcta fertilização e não com mezinhas.

 

As plantas necessitam de fertilização, a água oxigenada não resolve nada, a lixívia muito menos, se queres ter plantas saudáveis fertiliza, não tem muito que saber.

 

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
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deves comprar numa farmácia: Nitrato de potássio (para fertilizar com Nitrato/NO3);

Fosfato Monopotássico (para fertilizares com Fosfato/PO4) ;

Cloreto de potássio (para fertilizares com Potássio/K)

 

E numa loja de aquariofilia compras Micronutrientes que contenham um bom teor de Ferro. Eu agora estou a usar o Tropica PlantGrowth mas há outros. Segues as indicações na embalagem.Há quem a par dos Micronutrientes fertilize com outro apenas com Ferro.

 

Se reparares tanto o nitrato de potássio como o Fosfato monopotássico têm Potássio, pelo que a fertilização com este nutriente pode ser escassa.

 

Diluis 100 gr. de cada um dos nutrientes em 500ml de água destilada. Para o teu aquário, eu fertilizava com:

12 a 15ml de NO3 - 3x semana

2,5 a 4ml de PO4 - 3x semana

10 a 15ml de K - 1x semana

2,5ml de Tropica PlantGrowth diariamente

 

O intervalo que dou na quantidade de nutriente a meter, depende da quantidade de massa vegetal que tens no aqua. É muito importante uma tpa de 40 a 50% 1x semana.

 

N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)

P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

E juntar o magnésio com o mgso4 e na diluição de 400ml para 60g e juntar 10ml por cada 200l. (são valores de cabeça e podem estar errados)
Usei estas contas que retirei do forum e tenho seguido estes valores.
CO2 (25-35ppm)

NO3 (5-30ppm)

K (10-30ppm)

PO4 (1.0-3.0 ppm)

Fe (0.2-0.5ppm)

GH (3 graus ~ 50ppm ou mais)

Tenho estes compostos, que são os mesmo que mandaram comprar, com essas diluições.
Os valores de nutrientes estão mais ou menos esses, apesar de ter o ferro alto e ter de confirmar os restantes valores. (fiz os testes ontem, mas não me lembro dos valores).
O que sei é que tenho pouco ou quase nenhuma diferença nos valores depois do período de luz.
Como não tenho testes do K e como os restantes não tem tido variação, poderia ser por falta de nutrientes. Coloquei K e Mg sem acrescentar nos restantes. Tenho os valores iguais e sem alteração.
Se acrescentei K e Mg, não deveria ter algumas diferenças nos valores??
O Fe uso o chelated trace com:
Analysis: Supplied by Solufed Tec

Fe 8.2%

Mn 1.82%

Zn 1.16%

B 1.05%

Cu 0.23%

Mo 0.15%

Micros dia sim, dia não.Os restantes, dia sim, dia não também. Pelo menos era o plano que tentava seguir, só que não tenho conseguido saber o consumo de nutrientes pela flora.

Tenho feito TPA de semana a semana, de aproximadamente 50%.

Se tenho quase todos os nutrientes e continua a ter a não ter consumo. Posso ter 2 hipóteses, o consumo não existe ou os nutrientes criados pela fauna estão em equilíbrio com os consumidos pela flora.

Já tinha lido da lixivia (arriscado)

já tinha lido da água oxigenada (arriscado a fazer dentro do aquário)

Já tinha lido do excel

Mas nenhuma dessas alternativas mostra de como evitar e\ou resolver o problema de algas, estas ou outras. Lógico que já poderia ou deveria ter retirado as plantas, mas como não são assim tantas as que tem algas, serve para teste e para tentar perceber mais um pouco do surgimento de algas nas plantas e soluções para as mesmas.

Não vale de muito tratar as algas retirando as plantas, mas sim tratando a base do problema.

Resumindo.....

 

Peço desculpa pelo off-topic, mas o que pretendes na realidade?

.........., que cresçam ou que as algas se vão embora?

As duas coisas e ao mesmo tempo, perceber o porquê das coisas.

 

PS- Já imagino que poderei ter uma mistura de conceitos e ideias e que seja o que está a baralhar tudo, mas é o que percebi até agora.

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Pelo menos já estamos a tentar acabar com as algas através de uma correcta fertilização e não com mezinhas.

 

As plantas necessitam de fertilização, a água oxigenada não resolve nada, a lixívia muito menos, se queres ter plantas saudáveis fertiliza, não tem muito que saber.

 

 

Obviamente que um aquário que tenha falta de nutrientes as plantas não vingam e as algas vão apoderar-se do aquário. E obviamente que é melhor começar a fazer as coisas de um modo correcto de maneira a que as algas nunca apareçam.

 

Porém, se virmos um foco de algas a aparecer, aplicar com uma seringa água oxigenada mata as algas naquele local. Estás a afirmar algo sem conhecimento de causa. Eu já o fiz e as algas ficaram vermelhas, depois escovei o local. Isto chama-se manutenção do aquário.

 

Quanto à lixivia, estás outra vez enganado. Realmente é uma das maneiras de desinfectar as plantas que compramos, principalmente as que vêm de forma submersa (pois a maior parte que vemos nas lojas vêm da forma emersa). Mergulhar as plantas num balde e deitar uma tampa de lixivia. Claro que há produtos mais apropriados para isto, mas a lixivia faz o trabalho.

 

Porque se pensares um pouco, como achas que as algas aparecem? Ou por esporos no ar ou então por contaminação vindas de outros aquários, agarradas às plantas que compramos. De certeza que não aparecem por magia nos nossos aquários.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Voltando ao meu :)

Assumindo os nutrientes nos valores que dei.

Assumindo que coloquei Fe e K e Mg.

 

Os valores não baixam porquê??? Problemas de CO2?? Muito débito, mas um difusor não chega (são 120cm de frente)??? Má circulação???Pouca luz?? Algum outro factor limitante???

Ainda nem estou a colocar o problema das algas. Esse vem depois de perceber os valores :) (apesar de estar tudo ligado e o mau funcionamento de um, origina o segundo)

Mesmo que um dos nutrientes acabe e as plantas deixem de "consumir", quando coloquei mais, deveria ter existido uma redução, certo???

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