Fertilizacao automatica


SKINNERBOY

Recommended Posts

Em relacao a fertilizacao NPK na agua sou um bocado leigo e o facto de ter de adicionar certas quantidades regularmente 'e um dos aspectos principais onde falho.

 

Assim sendo encontrei este topino na net acerca de um sistema de fertilizacao automatico que acho que vou fazer.

 

https://sites.google.com/site/yourcreativeautomation/diy-auto-dosing-system-for-the-aquarium

 

Existem sistemas no ebay que supostamente fazem algo de parecido mas a oferta ainda 'e pouca e o preco um bocado alto.

 

Alguem tem um sistema destes, DYI ou comercial? Funcionam ou teem uma desvantagem que eu ainda nao me apercebi?

 

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

antes de adquirir a minha bomba peristáltica também equacionei fazer uma.

atenção que pode nãocompensar, fazer bem as contas antes de avançar.

http://fish.aquaristic.net/GroTech-1-channel-metering-pump-TEC-1-NG.html

comprei esta,,funciona bem mas sei que existem melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

sim, pode nao compensar mas, pelo que tenho visto, sistemas com 4 bombas persitalticas custam por volta dos 250E minimo!

 

De momento ja comprei o material que vou precisar: 4 bombas peristalticas e um sitema de controlo atraves dum Arduino. As bombas ficaram a 22 euros e o arduino a cerca de 30 euros. O material foi todo adquirido pelo ebay.de e ebay.co.uk e deve chegar em poucos dias.

 

A minha intencao sera de fazer um sistema que permita fertilizar NPK e trace elements ou Ferro, dai precisar de 4 bombas.

 

O sistema tem de ter 2 modos de operacao, manual e automatico, e queria precisoes na ordem do 0.5mL, se possivel. Para alem disso, que avise assim que o fertilizante acabe. As dosagens e a frequencia vao ser programadas automaticamente no sistema de controlo, evitando um sistema de interface com o utilizador.

 

Vou colocar imagens do material que receber e da evolucao do projecto logo que possa arrancar com ele. Vou depois precisar de ajuda para as dosagens mais apropriadas para o aquario mas tenho a certeza que o pessoal do forum me ajudara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

um sistema com 4 bombas por esse preço compensa e muito!

é uma vantagem fazerDIY, mais divertido e configuras exactamente como queres.

vai deixando aqui toda a informação para a comunidade.

as receitas vê na seccão de plantas/fertilização.

tens lá muitas receitas e sites (ligações) preciosos.

eu faço tudo junto NPK+micros e vou ajustando a receita ás necessidades.

força com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Sim, tenho a mesma opiniao.

 

O sistema em si 'e muito simples e depende apenas da precisao com que consiga manipular as bombas. O controlo 'e apenas um temporizador que active cada bomba durante um periodo que tera de ser ajustado ao segundo. Se houvesse temporizadores comerciais desse genero entao o sistema ainda ficava mais simples e nao seria necessaria nenhuma programacao. Utilizando um controlador posso configurar mais algumas opcoes que ja tenho em mente.

 

O material deve estar para chegar em cerca de 1 semana, a partir da'i vou mantendo o topico actualizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boa ideia!

Ate porque tive a mesma ;)

 

Comprei ja umas bombas ha uns 2 anos mas andei entretido com outras coisas... uma delas a aprender a programar Arduinos, isto depois de varias tentativas de aprender PICs :P

 

Ha uns meses coloquei finalmente um LCD touch a funcionar com Arduino, fiz numa semana o q n fiz em anos com os PICs!

 

O passo seguinte sera por o relogio a funcionar e finalmente as bombas.

 

Chegaste a acabar este sistema? Da para partilhar o codigo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais