Aquário 220L - Desleixo (AJUDA)!!


Igor Cunha

Recommended Posts

Olá, Boa Noite, sou o Igor Cunha, tenho 23 anos e sou de Almada.

 

Então é o seguinte, eu sempre fui apaixonado por Aquariofilia, e mais ou menos, há uns 2 anos montei um aquário comunitário com cerca de 120L, no inicio deste ano ele criou "barriga" no vidro da frente, ou seja, eu corria o risco de haver uma inundação cá em casa, de perder o dinheiro que investi, mas mais importante que isso perder os meus peixitos! Entretanto comprei um novo aquário, já que não estava a entrar opções que justificassem não mudar de aquário, e assim foi, mudei para um Sun-Sun com cerca de 220L (brutos).

Tudo corria bem até +/- Julho, quando me apareceu bastante trabalho e eu não consegui organizar bem o meu tempo e o aquário ficou para 2º lugar. Começou a ficar um pouco sujo e inclusive morreram alguns peixes.

 

1º de tudo, gostaria de saber quais os testes de parâmetros da água que vocês recomendam, para conseguir ficar mais a par das condições em que ela está.

 

Aquário:

 

- Dimensões:

 

100*50*43

 

- Fauna:

 

- 2 barbos (não sei qual a espécie);

- 6/7 nariz de bêbado;

- 3 danio zebra;

 

e apareceram uns (muitos) caracóis muito pequenos e castanhos, o que são?

 

- Flora:

 

- Vallisnérias;

- Anubias Nana;

 

inclusive deixei de dar a comida das plantas, mas, estranhamente elas não morreram, quererá isso dizer que já se criou um ciclo entre as plantas e os peixes? Ou seja, os peixitos fazem as suas necessidades e as plantas fazem disso alimento?

 

Até agora, acho que já não fiz mais nenhum disparate! E pff sejam piedosos comigo, mesmo que eu não mereça! :(

 

Desde já MUITO OBRIGADO!

 

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as plantas que tens são relativamente resistentes, por isso se aguentaram, mas podes dar a fertilizantes para as melhorares, só vendo as fotos do aquário.

os caracois podes controlar com helenas caso não gostes do aspecto.

quais as mudas de águas que tens feito(TPA's)?

mostra umas fotos do aquário e diz o setup do aquário( a iluminação, filtro, substrato, pedras e troncos)

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não me é possivel tirar fotos, mas assim que for possivel posto.

 

Tenho feito 1 vez por mes, mas daqui para a frente pretedo fazer mais vezes.

 

Setup:

 

- Iluminação:

 

O aquário vinha com calha é já com as lâmpadas dentro, sei que são 3 mas já não me lembro quais são os W de cada uma.

 

- Filtro:

 

JEBO 815 - 1000L/h

 

Mas neste momento uso o filtro interno que está integrado no aquário.

 

- Substrato:

 

Cascalho de rio (pequeno/médio)

 

- Pedras/Troncos:

 

Neste momento apenas 1 tronco de rio acho eu (veio de outro aquário de um amigo).

 

Tentei responder a tudo!

 

Cumps

Editado por Igor Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Igor,

 

Em primeiro lugar, sugiro que alteres rápidamente 2 procedimentos:

 

- Filtro: Utiliza o externo logo que possível e coloca o setup de matérias filtrantes (esponjas, lã, ceramicas, outros)

- TPAs: Após o filtro externo, consoante a lixeira que resulte, deves fazer TPAs no máximo de 15 em 15 dias para manteres uma condição de água aceitável, embora o interessante seria todas as semanas, mas como não consigo calcular a "sujeira" que o teu aquário produz, é dificil avaliar.

 

Para os caracois, tens boas opções, como inserir ai umas botias para os paparem que eles gostam.

 

Boa sorte,

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado(!), pelas sugestões.

 

O caracóis não me fazem assim tanta confusão mas se eles não estivessem ali ainda era melhor! Mas antes de introduzir os Botias, queria "retocar" o stock de testes, quais é que achas/indicas para ter sempre guardados?

 

Setup do Filtro:

 

- O filtro tem 3 divisórias, na 1º tem cerâmica, na 2º tem esponja e na 3º tem carvão.

 

Mas neste interno que tenho a funcionar no aquário tenho 4 divisórias, na 1º tem pedra cinzentas pequenas, na 2º igual, na 3º tem cerâmica e na 4º tem esponja.

 

Espero ter ajudado com a dita análise.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

isso agora vai precisar de alguma calma, o pessoal esta aqui para ajudar mas costumamos estar ocupados a fazer TPA's :)

 

Primeiro limpa muito bem o filtro e renova as esponjas. Depois TPA's certinhas todas as semanas e, se a sujidade actual for muita, 2 vezes por semana nas primeiras 2 semanas. Muda 1 terco, nao mais. Depois, vidros limpos dao logo outro aspecto.

 

Depois de tudo isto, se tiveres com muitas algas, podes sempre comprar um filtro UV que, na minha opiniao, vale bem o investimento.

 

Ja agora, em termos de lampadas, quais os modelos que tens? Normalmente os aquarios tipo "tudo completo" podem trazer lampadas de baixa qualidade que te causam problemas com algas. Uma descricao do setup completo era bem vinda.

 

Ficam algumas dicas, a n'os dava-nos jeito tambem algumas fotos: nao percas a motivacao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.