Água gordurosa


SandraM

Recommended Posts

Olá a todos,

 

eu tenho um aqua com 96L que neste momento so tem gouramis. Apesar de eu fazer tpa´s todas as semanas, a àgua parece estar gordurosa à tona, fica mesmo com esse aspecto. E continua sempre apesar das tpa´s.

 

Tenho outro aqua mais pequeno, faço as tpa´s com os mesmo garrafões e a àgua proviniente do mesmo sítio e a àgua está impecavel.

 

Alguem tem conhecimento do que possa ser? Já utilizei o Sera toxivec mas os aspecto oleoso à tona da àgua permanece.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gordura pode ser proveniente de troncos mal curados, comida, filtro insuficiente(matérias filtrantes pobres) e finalmente (acontece comigo) se por qualquer motivo introduzir as mãos na àgua do aquário pode libertar gordura.

Claro que estou a formular hipoteses, pode ser outra coisa.

Por acaso não tem o aquário na cozinha, pois não?!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas! Não tenho o aqua na cozinha XD

 

Hoje reparei que o meu aqua de 20L com camarões também está assim.. Ou seja, 2 aquas estão assim e o meu 3º não está.. Os dois aquas que estão assim têm ambos biobox com varias materias filtrantes (lã de vidro, ceramica, esponja). Um deles tem realmente um tronco.. Também introduzo mais as mãos nesses dois, pois ando constantemente a passar alevinos para o aqua pequeno e no aqua maior tenho introduzido plantas o que implica meter as mãos na àgua mais vezes. Como têm biobox, pôr filtros de superficie penso que roubava muito espaço... Será que pondo o filtro a agitar mais a àgua consigo acabar com isso? Cmogsantos como resolves isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma rapaziada... atenção a esses conselhos!

 

A película de gordura é à superfície? se tocares "parte"?

Aumenta a circulaçao na superfície, direccionando a saída do teu filtro. Podes também ajudar, colocando papel absorvente de cozinha (o que chamo Mega-Guardanapo) na superfície, e assim que absorver água retiras. Vais ver que consegues exportar uma boa parte da gordura superficial.

 

Fazeres o truque com o papel de cozinha ajuda imenso mas não serve de nada se não aumentares a circulação/movimento da superfície da água.

 

Se mesmo assim não conseguires, podes sempre optar por um filtro de superfície (a Eheim tem um espectacular).

 

Atenção que só aconselho a compra de um filtro de superfície se o problema for realmente grave, porque tipicamente resolve-se rapidamente com o aumento da circulação da superfície da água.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela conselho do papel de cozinha, vou experimentar!

 

Sim é somente à superficie e se tocar a película desaparece no local.. Vou tentar aumentar o caudal para agitar a superficie.

 

Este problema não me tem causado danos a nivel dos peixes ou das plantas, mas é algo que realmente é estranho e anti natura. Tento sempre ter todo o cuidado quando tenho que por as mãos no aquário..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as causas provaveis? Para eu tentar corrigir e eliminar o problema, pois realmente tenho cuidado com a àgua que ponho nos aquários. É àgua da torneira que guardo em garrafões limpos e é a mesma para os 3 aquários, sendo que só 2 ficam asssim. Curioso que são os 2 que têm biobox....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra,

 

Que tal a experiência com o guardanapo?

 

Fala-me dessas BioBox: como estão montadas, quais as matérias filtrantes e com que frequência lavas cada um delas?

 

A película de gordura nunca se soube ao certo como aparece... no meu caso posso dizer-te que em 16 aquários cada um com 9L de Aquasoil nunca tive um único problema com gordura. No entanto nos últimos tempos montei um 17º em que estou com uma película de gordura espessa que até mete dó!!! hehehe

 

Tipicamente com o agitar da água na superfície consegues quebrar/diluir a película que entretanto deveria ser retida pelos filtros mecânicos do filtro/biobox.

 

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o guardanapo resulta mas a curto prazo, passados uns dias volta novamente.

 

As biobox são iguais nos 2 aquários: têm 3 compartimentos, um para o termostato, outro para as materias filtrantes e outro para a bomba de circulação. As materias que tenho são lã de vidro, ceramica, esponja e carvão. No aqua de 20L so tenho esponja e ceramica porque nao ha espaço para mais.

 

Já aumentei o caudal para agitar mais a àgua e parece realmente resultar.

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Olá a todos.

eu tenho o skimmer da Eheim e acontece que de dois em dois dias tenho que limpar a esponja. Tenho também uma bomba de circulação com esponja para dar mais circulação à superfície. Portanto o assunto no meu ver não é por falta de circulação, ainda assim elevei o pype de saída.

Vamos ver se resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.