Nano 20l - 1 ano


joanacarinaa

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Venho mostrar a evolução do meu aquário ao longo dos tempos.

 

Actualmente:

 

-Filtro: Magic Filter 50 Prodac

-Termostato 100w

-Luz 11w (7 a 8h/dia)

-Substrato JBL Aquabasis Plus

-Cascalho natural fino

 

-Flora:

Eleocharis acicularis

Cryptocoryne wendtii brown

Sagittaria subulata

Musgo de java

Echinodorus vesuvius (que está um pouco "depenada")

(e mais 2 outras que não sei o nome porque vieram de oferta da loja :dance:)

 

-Fauna:

4Oryzias woworae

4Guppys selvagens da colombia

3Pseudomugil gertrudae

3Corydoras habrosus

3 red cherrys

1 neritina

 

-PH 7.2 7.5

-Temp. 25 - 25ºC

 

A montagem do aquário iniciou-se em Outubro de 2012, após "dissabores" com a fauna inicial decidi voltar a iniciar e em Dezembro de 2012 adquiri novos peixes. Até agora apenas uma baixa de uma fêmea de guppy selvagem.

Após um ano, decidi fazer umas alterações no layout, pois não estava satisfeita com o resultado. A ideia será daqui a uns 6 meses ter um tapete de eleocharis acicularis e o musgo de java totalmente agarrado ao tronco.

 

O que acham do novo layout?

 

Desculpem a qualidade das imagens (sobretudo a mais recente) :unsure:

 

Out 2012 ainda em ciclagem

20121106123430.jpg

 

 

Abr 2013b4rd.jpg

 

Actualmentehzpa.jpg

 

Vou tentar colocar novas fotografias e com melhor qualidade...

 

Já agora o fundo preto é uma cartolina que neste momento está toda degradada, como é possível ver na foto. Onde posso comprar um fundo todo preto que seja autocolante e resistente à água?

 

Boa aquariofilia a todos :dance:

Editado por joanacarinaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das plantas que não sabes o nome parece uma valisneria spiralis, o que sugiro é que a coloques atrás, pois fica mais alta e cresce por novos filhos a partir da raiz.

A outra planta parece ser um microsorum pteropus, mas aguardo uma foto melhor.

Caso possas considera substituir o areão por uma mais fino como se fosse areia de praia(sem sal), mas isso são gostos.

Tens feito fertilizações liquidas?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das plantas que não sabes o nome parece uma valisneria spiralis, o que sugiro é que a coloques atrás, pois fica mais alta e cresce por novos filhos a partir da raiz.

A outra planta parece ser um microsorum pteropus, mas aguardo uma foto melhor.

Caso possas considera substituir o areão por uma mais fino como se fosse areia de praia(sem sal), mas isso são gostos.

Tens feito fertilizações liquidas?

 

A que dizes que é a valisneria é a echinodorus vesuvius. A que não sei o nome é a do tronco (julgo que te referes a esta como microsorum pteropus) e a que está ao lado do termostato.

Sim eu ponderei isso mas como o areão já la estava e tinha o substrato não me pareceu que fosse correr bem. Mas asem dúvida ia valorizar o layout.

Fiz a montagem ontem e não fiz fertilização. Mas também nunca fiz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

O aquario está bem estruturado, só acho que terás alguma dificuldade em alastrar a eleocharis sem fertilização/CO2

 

 

 

cumprimentos!

 

Obrigada!

Pois já pensei em fazer CO2 caseiro, mas não sei se será boa ideia, não tenho muito jeito para a bricolage :sorry:

Que tipo de fertilizantes me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou a usar o JBL Ferropol, mas prefiro o fertilizante da Tropica, se vires carências de nutrientes, gosto de usar da Seachem.

Em relação às plantas, penso que a planta que não sabes o nome poderá ser outra echinodorus.

A outra sempre parece mais a echinodorus vesuvius.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou a usar o JBL Ferropol, mas prefiro o fertilizante da Tropica, se vires carências de nutrientes, gosto de usar da Seachem.

Em relação às plantas, penso que a planta que não sabes o nome poderá ser outra echinodorus.

A outra sempre parece mais a echinodorus vesuvius.

 

Ok obrigado pelas dicas. Vou então ver os fertilizantes.

 

A Echinodorus Vesuvius tenho a certeza. Vou tentar tirar uma foto melhor entretanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já parabéns pelo aquário, está porreiro.

Quanto ao Co2 caseiro não tem nada que saber, arranjas uma garrafa de coca cola (uso destas pois acho que são mais resistentes) fazes um furo na tampa para que possas meter o tubo e colas com cola de contacto, é uma bricolage simples :), depois é só usar uma válvula antirretorno e o resto do tubo juntamente com um difusor. Arranjas umas quantas receitas para isso. Falando agora dos fertilizantes, o ferropol é porreiro mas achei que com o tempo as plantas iam ficando meias amareladas, talvez devido a quantidade de ferro, por isso aconselho os fertilizantes da Tropica. Teras que comprar 2, o PLANT GROWTH PREMIUM FERTILIZER que é micro e o PLANT GROWTH SPECIALIZED FERTILIZER que é macro. O preço destes dois é mais ou menos o do ferropol e a meu ver terás melhor resultado.

 

Cumps

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já parabéns pelo aquário, está porreiro.

Quanto ao Co2 caseiro não tem nada que saber, arranjas uma garrafa de coca cola (uso destas pois acho que são mais resistentes) fazes um furo na tampa para que possas meter o tubo e colas com cola de contacto, é uma bricolage simples :), depois é só usar uma válvula antirretorno e o resto do tubo juntamente com um difusor. Arranjas umas quantas receitas para isso. Falando agora dos fertilizantes, o ferropol é porreiro mas achei que com o tempo as plantas iam ficando meias amareladas, talvez devido a quantidade de ferro, por isso aconselho os fertilizantes da Tropica. Teras que comprar 2, o PLANT GROWTH PREMIUM FERTILIZER que é micro e o PLANT GROWTH SPECIALIZED FERTILIZER que é macro. O preço destes dois é mais ou menos o do ferropol e a meu ver terás melhor resultado.

 

Cumps

 

Obrigada pelas dicas. Cola quente será suficiente? Onde posso comprar a tal válvula anti retorno?

Bricolage simples é :chores007: agora fazer C02 caseiro não parece nada fácil :unsure: , mas vou tentar

Ok, já tinha visto esses da trópica e vou investir neles então :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca testei mas já vi montagens com isso e nunca vi queixas, por isso penso que podes usar a vontade.

 

Podes comprar a válvula em qualquer loja de aquariofilia e caso vás ao Nuno ele costuma ter por lá.

 

Fazendo o Co2 numa garrafa de Coca-Cola de 1,5l usas 500gr de açúcar, uma colher de sobremesa de fermento de padeiro e outra de bicarbonato de sódio e deitas um litro de água, podes agitar um pouco para acelerar o processo mas com calma para não fazeres tipo garrafa de champagne depois de agitada. E tens Co2 mais ou menos para 15 dias :) you can do it

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca testei mas já vi montagens com isso e nunca vi queixas, por isso penso que podes usar a vontade.

 

Podes comprar a válvula em qualquer loja de aquariofilia e caso vás ao Nuno ele costuma ter por lá.

 

Fazendo o Co2 numa garrafa de Coca-Cola de 1,5l usas 500gr de açúcar, uma colher de sobremesa de fermento de padeiro e outra de bicarbonato de sódio e deitas um litro de água, podes agitar um pouco para acelerar o processo mas com calma para não fazeres tipo garrafa de champagne depois de agitada. E tens Co2 mais ou menos para 15 dias :) you can do it

 

 

Ahahaah vou ao Nuno ainda esta semana (espero eu) acho que vai receber nova encomenda.

Ando a ver se arranjo uma "camaroada". Já agora sabes se ele recebe frequentemente camarões? Sou nova cliente da loja e ainda não conheço os hábitos!

Vou comprar a válvula e depois mãos à obra... :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz também e não correu mal, usei uma garrafa de 1,5L , não é difícil, e antes de mais muitos parabéns pelo aquário está realmente bonito e nota.se que colocaste bem tanto as rochas como as plantas em termos de distribuição, se ainda não tens os peixes no aquário, secalhar tendo em conta que ele tem apenas 20 litros porque não optar por corrydoras panda ? são mais pequenas que as que escolheste e também talvez 2 ou 3 ottocinclus não fossem mal pensados , são giros de se ver e não passam os 2 cm

Tenho de meter fotos do meu agora quando o acabar também de montar, tinha um parecido com o teu mas era de 16 litros apenas agora é que mudei

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos.

O projecto tem estado um pouco parado... Então decidi comprar uns peixes e aconteceu o pior ... e tive o aquário em tratamento.

 

Entretanto vou fazer o CO2 caseiro.

 

Deixo algumas fotos.

 

http://imageshack.com/i/nh1m29j

 

http://imageshack.com/a/img716/4822/6y4o.jpg

 

http://imageshack.com/a/img43/2535/xm2h.jpg

 

http://imageshack.com/a/img707/9295/o8gv.jpg

Editado por joanacarinaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá,

não sei se entretanto já resolveste o problema do fundo, de qualquer forma deixo aqui a dica de procurares numa gráfica, que trabalhe com decoração de montras, arranjo sempre alguns bocados "a certa" e como são sobras deles consegue-se bom preço. pergunta por vinil autocolante, para o meu de 80cm*40 paguei cerca de 5€.

 

Acho que o layout ficará bom quando assim que as plantas desenvolverem, no entanto, penso que se realmente colocaste a eleocharis aciculares como planta de tapete não foi uma boa escolha pois essa cresce muito e usa-se atrás ou então é andar com a tesoura por perto.

 

Para tapete o mais normal é a eleocharis parvula ou o ideal a eleocharis sp. mini ou então a cuba.

 

Quanto ao resto, força no projecto, não sei se é impressão minha ou acho que tens pouca luz para essas plantas de tapete...

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devias por a corrente da agua em paralelo com o comprimento e nao com a 'flauta' apontada para a frente.

A ideia é fazer pouca corrente, porque os meus peixes nao gostam muito.

Mas porquê? Qual é a diferença? ;)

 

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa, a ideia é movimentar mais a agua e na sua totalidade para poder tambem levantar todos os cocos do peixe :P. Parece que a agua no lado direito fica um pouco parada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi. Contudo julgo que num nano um filtro que debita 300l/h é suficiente para movimentar toda a água. A minha ideia é mesmo agitar o menos possível, mantendo a qualidade da água

 

quote name="diogoreis" post="1274924" timestamp="1387373996"]

 

Opa, a ideia é movimentar mais a agua e na sua totalidade para poder tambem levantar todos os cocos do peixe :P. Parece que a agua no lado direito fica um pouco parada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 galaxy. Porquê? ;)

Desculpa so responder agora , perguntei se tinhas colocado muitos porque ás vezes uma introdução grande enfraquece os parâmetros do aquario

 

o que deixa os peixes com mais probabilidades a doenças ou mesmo morrer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro , é de facto suficiente , e faz bem em não exagerar com o movimento da água ,peixes que quanto menos movimento melhor, eu tem um aquário

apenas com 3 channas bleheri , e elas são peixes que não querem mesmo movimento na água , como tal eu tenho um filtro que apenas deixa o mínimo de

movimento, pois não te esqueças que o movimento da agua ajuda a oxigenar, no meu caso não é muito relevante porque elas são peixes que vêm respirar á

superfície (tipo baleia ou golfinho) , mas tens de ter cuidado pois a falta de ar pode matar os peixes por asfixiação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa so responder agora , perguntei se tinhas colocado muitos porque ás vezes uma introdução grande enfraquece os parâmetros do aquario

 

o que deixa os peixes com mais probabilidades a doenças ou mesmo morrer

o aquário já está montado desde outubro ou novembro de 2012, adicionei agora as galaxy mas estava tudo ok.

Em relação à oxigenação julgo não ter problemas não andam à superfície nem parecem ofegantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Tens um nano muito bonito, parabéns.

Deve dar algumas dores de cabeça, pois será mais propenso a grandes desequilíbrios do que seria, se fosse maior.

A questão da circulação ao longo do comprimento, a meu ver, prende-se mais com a temperatura homogénea da água. Isto é, evitar que a água esteja a diferentes temperaturas em zonas diferentes.

Para isso, também é necessário ter a preocupação de colocar o termostato numa zona em que haja alguma circulação.

Recordo que os peixes variam a temperatura do corpo de acordo com a temperatura do meio, ao contrário de nós que temos pouca variação da temperatura corporal, quase independentemente da temperatura ambiente.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.