[Ajuda] Eleocharis Párvula


webrangerpt

Recommended Posts

Boas pessoal. Á cerca de um mês iniciei um novo projecto de um Aquário de 360 litros (120x50x60) e estou com muitos problemas com as plantas. No outro aquário com 180 litros nunca tive muitos problemas, As plantas até cresciam muito bem.

 

No inicio pensei em fazer um tapete de Parvula de um lado e de Cuba do outro. A cuba passado 15 dias foi logo ao ar e a Parvula está a ficar toda castanha como se estivesse a secar. Por baixo parece ter muito rebentos, mas assim que cresce um milimetros começa a ficar castanha.

 

Deixo o setup do Aqua:

 

Aqua : 120x50x60

Flitro: JBL e1501 greenline

Iluminação: 4x54w (8 horas) A luz está a cerca de 15 cm do aqua.

Aquecedor: Ehneim 200w a 27,5 ºC

Substrato: Fertil da tropica e JBL manadoo

Co2 pressurizado com 3 a 4 bolhas por segundo

plantas: Párvula, anubias, valisnerias

PH 6,5

Nitritos: 0

Amonia:0

Nitratos: não sei o valor ao certo mas sei que são altos

 

Também acho que o Co2 não se está a espanhar pelo aqua como deve ser, mas já comprei 2 difusores e fica igual. Adicionei uma bomba de circulação para ver se espalhava melhor o co2 mas pouco melhorou.

 

Segue algumas fotos

 

 

ypxtv8c0zqh2oxwqdj6_thumb.jpg

 

po5qf4ocfzo976cpsx61_thumb.jpg

 

940g7724agds6so2k309_thumb.jpg

 

s2jpi8gcfzl8ahm56dsb_thumb.jpg

 

ipgph1vn2zu198l5mp6_thumb.jpg

 

ugvxj1tr79z1tpux6ny_thumb.jpg

 

zpx2uvbp2bpyu08yqc6_thumb.jpg

 

Desde já o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fazes ideia como tens os fosfatos?

Porque é que não usas um reactor externo para ligares ao filtro e assim teres melhor rendimento e dissolução do CO2?

 

Já agora, como estás a fazer a nível de TPA's? Percentagem e frequência?

 

Estás a usar substracto fértil? EDIT: já vi que sim...

Fazes fertilizações líquidas? Se sim, o que usas e as doses...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os fosfatos são superiores a 2 não tendo valores exactos visto neste momento não ter agua destilada em casa para diluir melhor a solução.

Quanto a TPA's, faço cerca de 100 litros por semana.

Não faço fertilizações liquidas, pois até agora nunca tinha tido problemas com plantas, visto a água aqui da zona ser bastante boa.

O substrato fertil é o da Trópica.

Quanto ao reactor externo, se calhar vai ser o passo seguinte, recomendam algum?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As fotos não são muito claras, mas isso parece-me BBA.

 

Eu tenho um plantado num aquário dessas medidas, menos luz (o meu vinha com 4x30W T8 e nunca mudei para T5), com reactor de CO2 externo e acredita que estou a injectar bem mais de 3-4 bps (mais do tipo não consigo contá-las) para ter níveis de CO2 minimamente decentes. Injecção de CO2 com níveis baixos ou instáveis apenas leva à proliferação da BBA.

 

Um drop-checker para verificar o CO2 ajuda (apesar de não ser 100% fiável).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho um drop-checker do lado oposto ao difusor de co2, mas nunca consegui que aquilo mudasse de cor, o que me leva a pensar que o co2 não chega lá. o problema, é que se eu aumento o co2, ele chega muito depressa à superficie. Quanto a ser BBA, até pode ser, mas o que acontecesse é que assim que a Párvula tem 3 ou 4 mm começa a ficar castanha nas pontas e vai tipo apodrecendo até ao fim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho um drop-checker do lado oposto ao difusor de co2, mas nunca consegui que aquilo mudasse de cor, o que me leva a pensar que o co2 não chega lá. o problema, é que se eu aumento o co2, ele chega muito depressa à superficie. Quanto a ser BBA, até pode ser, mas o que acontecesse é que assim que a Párvula tem 3 ou 4 mm começa a ficar castanha nas pontas e vai tipo apodrecendo até ao fim.

 

Julgo que para usares um difusor de cerâmica nesse aquário tens de ter uma circulação de água muito bem montada de forma a que as bolhas de CO2 sejam empurradas para baixo e de forma a que a água circule pelo aquário todo. Não é fácil. Um reactor externo é muito mais eficiente para grandes quantidades de CO2.

 

O mais conhecido deve ser o Aqua Medic 1000, mas é um bocado caro. Eu optei por fazer um com tubos de PVC.

 

Quanto à parvula, vê lá bem se nas pontas não tens uns filamentos agarrados nas zonas que dizes ficarem castanhas. Pelo menos nas fotos dá a impressão que sim. Continua a achar que pode ser BBA ou Staghorn, o que é sintoma de CO2 insuficiente ou inconstante.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Boas, os fosfatos são superiores a 2 não tendo valores exactos visto neste momento não ter agua destilada em casa para diluir melhor a solução.

Quanto a TPA's, faço cerca de 100 litros por semana.

Não faço fertilizações liquidas, pois até agora nunca tinha tido problemas com plantas, visto a água aqui da zona ser bastante boa.

O substrato fertil é o da Trópica.

Quanto ao reactor externo, se calhar vai ser o passo seguinte, recomendam algum?

 

Obrigado

Pois... Se tens PO4 suficiente, fazes TPA's em boa percentagem e frequência, então tudo leva a crer que tens pouco CO2 na coluna de água.

Reactores externos tens também os da AquaGro que são bastante baratos e para aquilo a que se destinam, chegam e sobram.

Dizes que não fazes fertilização na coluna de água, mas devias... Nem que fosse muito ténue. Não te esqueças que lá por teres NO3 e PO4 na coluna de água, não significa que tenhas tudo o resto. E no início duma montagem, enquanto as plantas não desenvolvem os seus sistemas radiculares, só absorvem nutrientes pelas folhas... E basta-te calhar um, até pode ser o CO2, e elas não absorvem nada...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É possivel manter E. parvola sem CO2? A vantagem seria evitar as BBAs.

 

Suspeito que, com TPAs semanais, as parvola iriam crescer razoavelmente mas é simplesmente uma hipotese: não tenho experiencia com a planta.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive a ver o reactor da Aquagro 1000 e pelo que percebi aquilo utiliza mangueiras de 12 mm. Eu no meu JBL e1501 utilizo mangueiras de 16mm. Assim não dá para utilizar este reactor pois não?

Fazes uma derivação para não estrangulares o filtro

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes uma derivação para não estrangulares o filtro

Boas Sr. Zé, apesar de não estar a ver muito bem como fazer essa derivação, depois falamos na sua loja.

 

Alguém sabe se o Aquamédic 1000 também tem este problemas das mangueiras a 12mm?

 

Obrigado por todas as respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais