Globos de vidro


Pedro Dc

Recommended Posts

Quem visitar o supermercado continente do centro comercial colombo em Lisboa poderá encontrar uma prateleira cheia de fabulosos aquários em promoção.

Para meu espanto na embalagem publicitam que é IDEAL para peixes vermelhos e ainda tartarugas.

Acho muito grave que ainda se vendam estes aquários.

E sendo no continente .. Em menos de nada ja venderam todos os aquários a pessoas desinformadas que são enganadas e vão matar peixes e tartarugas .

É muito triste.Imagem colocada

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, então proíbam a venda de kinguios e outros do género sem informarem as pessoas das condições que devem oferecer aos peixes. Ainda ontem vi uma sra levar 2 ou 3 e de certeza q eram p um globo...

 

Se acharem por bem, peçam o livro de reclamações.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que a maior parte dos clientes, infelizmente, não aceita que as lojas lhes digam o que podem e o que não podem comprar...

 

Já vi casos de lojas que se recusaram a vender peixes a quem tinha acabado de comprar o aquário e depois lá foram as pessoas comprar os peixes a outra loja... e claro, passado 1 semana estavam a pedir ajuda na loja pois os peixes tinham morrido todos...

 

Não há só más lojas. Há também muitos e maus clientes...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Certo e concordo com tudo o que dizes.

 

No entanto dizer na embalagem "Ideal para peixe vermelhos e tartarugas" é claramente um atentado à Natureza e à Lei.

 

Neste caso não é o que os clientes fazem com o Globo, mas sim o que (neste caso) o Continente ACONSELHA a fazerem: Meter lá X peixes vermelhos (sim, eles usam o PLURAL) e tartarugas!

 

De que modo pode o forum agir? A quem se pode fazer a queixa? Não queremos proibir a venda do Globo, mas sim retirar aqueles conselhos de bosta!

 

Agora para os mais entendidos na matéria jurídica da coisa: Onde podemos encontrar o artigo/lei que fala da venda e uso proibido de globos?

 

Abraços

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto dizer na embalagem "Ideal para peixe vermelhos e tartarugas" é claramente um atentado à Natureza e à Lei.

 

Neste caso não é o que os clientes fazem com o Globo, mas sim o que (neste caso) o Continente ACONSELHA a fazerem: Meter lá X peixes vermelhos (sim, eles usam o PLURAL) e tartarugas!

 

De que modo pode o forum agir? A quem se pode fazer a queixa? Não queremos proibir a venda do Globo, mas sim retirar aqueles conselhos de bosta!

 

Agora para os mais entendidos na matéria jurídica da coisa: Onde podemos encontrar o artigo/lei que fala da venda e uso proibido de globos?

São problemas diferentes... um diz respeito aos fabricantes, outro aos revendedores/lojas, outro aos clientes... todos eles são culpados.

 

Se não houvesse o produto para venda, não haveria problema....

 

O fórum não pode fazer nada pois o fórum juridicamente não existe... cabe aos membros actuarem e de forma organizada, para se conseguir ter algum impacto.

 

Relativamente à lei lembro-me que havia um tópico com essa informação... direitos dos animais salvo erro... na Conversa Aquática.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Se não houvesse o produto para venda, não haveria problema(...)

Lei da oferta e da procura, se não houvesse procura, o produto não era fabricado e posto à venda.

 

Diário da República nº 241 de 17/10/2001

Decreto-lei nº 276/2001 de 17 de Outubro.

Artigo 31º

 

http://www.azp.pt/ficheiros/dl_276_2001.pdf

 

Houve alteração ao texto da lei, mas mantém o disposto anteriormente.

http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/DL_315_2003.pdf

 

Só não percebi se aplica também a quem os tem como animal de estimação, mas parece-me que não.

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lei da oferta e da procura, se não houvesse procura, o produto não era fabricado e posto à venda.

Isto aplica-se quando a lei permite a disponibilização do produto... o que não é o caso :) A venda dos globos com o propósito de manutenção de peixes, é proibida por lei.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está, acho que o direito depende da interpretação das leis, e para mim não especifica que não se pode vender globos.
O decreto só determina que não podem ser mantidos peixes nos globos, mas não que não se podem vender.
Parece parvo mas é a interpretação que faço. Deveria ser proibida a venda, não a colocação/manutenção dos peixes em globos.

 

Até agora não vi globos com peixes em lojas, mas os bettas em 1 litro de água faz-me uma confusão brutal, neste sábado vi um que estava a arfar no fundo de um cubo de 10cmx10cm. Não o resgatei pois não iria conseguir dar-lhe condições melhores em casa e parecia já não haver nada a fazer. Nisso penso um pouco como com os cães abandonados, infelizmente não os posso "salvar" a todos.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podem vender o globo se tiver lá peixes dentro, caso não tenha podem vender sem problemas, afinal o globo de vidro até é uma peça de decoração / fruteira para muitas famílias.

 

Conheço lojas que vendem o globo e o peixe no saco logo depois... :( infelizmente é assim, parte da consciencialização das pessoas o que não é tarefa nada fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passei por lá ontem é ja têm mais globos de outras marcas. Um deles ainda é pior é de 3 litros !! E na fotografia tem dois peixes vermelhos.

Eu não fiz reclamação. Falta de tempo (tenho sempre alguma urgência em sair destes híperes) e falta de argumentação.

Resta-me alertar para quem queira ouvir que estes globos não são adequados para manter peixes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

passei hoje na loja...tinha um beta num globo de vidro com cerca de 1 litro de agua (verde) a morrer...ja quase nem se mexia

senao tivesse com pressa, fotografava para verem a pouca vergonha

fiquei com pena

apetece-me compra-lo...ao menos se morrer, morria com mais dignidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais