Uma espécie de aquascaping...


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas pessoal…

A minha última montagem... a fugir um pouco da minha "zona de conforto". Era para ser algo mais iwagumi saiu mais holandês, mas como o aquário está na sala houve outrém com uma palavra a dizer. Não me arrependo, deu para experimentar algo diferente.

Nunca me considerei fã de coisa híper-caras mas a verdade é que tirando o Manado da JBL todas as outras marcas estão equiparadas por cima. Oliver Knot, Elos, Équo, Ada, TMC os preços são todos equivalentes ou com diferenças marginais.Assim sendo para substrato escolhi 4l de power sand ADA e 18l aqua soil.

Como referi originalmente não tinha este layout em mente, mas no que diz respeito à flora tive uma surpresa; oferta de muitas plantas. Resumindo acabei com 17 espécies.

A partir daqui o objetivo do layout teve de ser alterado e passou a ser o hardscape e render-se à flora e não o contrário como seria normal . Tentei criar algo aberto e agradável sem grades pretensiosismos em que a flora terá sempre o papel principal

Estou com um esquema de luzes de 1h-3X39W + 7h 2X39W. Como podem ver a luz está bastante alta. Preferi ficar assim, com menos intensidade .

SETUP

Data de Montagem : 22/06/2013

Aquário: 108cm©X50cm(P)X40cm(A). vidro 10mm sem travamentos

Móvel:Aquartistic

Luminária: Aquaeden 3X39W

Filtragem: Eheim 2217 (1000l/H) e Eheim 2213 (440l/h)

Aquecimento/Arrefecimento: hydror 300w acopolado ao Eheim 2213 (440l/h)

Outros Equipamentos: Co2 Pressurizado com reator externo aquamedic 1000. UV aquamedic 9w ligado 2h/dia,acopolado ao Eheim 2213 (440l/h)

Substrato: Substrato fértil, ADA (4l) Power sand. Inerte - ADA aquasoil 18l

Fertilização: EI

Fauna: 30 C. japónicas, N R. Cherries e 10 R. Arlequins. 30 Melanotaenia Preacox, 15 Boraras Maculatus, 1 Nariz de bebado (velho-te e foi o que sobrou de hà mt tempo atrás),16 Oto. Afinnis

Flora:

-Hemianthus cuba

-E. Parvula (apenas uns Pés)

-Staurogyne sp. repens

-Glossostima etalenoides (só uns pézinhos)

-P. Palustris Cuba

-Limnophila hippuridoides

-Hygrophyla pinnatifida

-Staurogyne sp. `porto velho`

-Hydrocotyle verticillata

-Lagenandra meeboldii "pink"

-Blyxa japonica

-Echinodorus "aquartica"

-Rotala wallichii

-Pogostemon erectus

-Sagittaria subulata

-Anubia barteri nana

-Anubia barteri nana var "petit"

-Microsorum pteropus "narrow"

 

Começou assim: (a maquina fotografica e eu uma relação de ódio! só pode) ;)

4_zps39126021.jpg

Faltavam os promenores e ficou assim.

12_zpsc2b45557.jpg

depois foi deixar crescer e ao fim de 4 meses esta assim:

Out20132_zps2f9e25bc.jpg

Out20133_zps6a2e69cf.jpg

 

Out20135_zpsf58ef36c.jpg

 

Out20131_zpsf0a436b9.jpg

 

Out20134_zps983cdbde.jpg

 

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PTuga!

 

Em primeiro lugar há que enaltecer o facto das plantas parecerem todas muito saudáveis, o que é a primeira coisa que me ressalta à vista.

 

Em segundo, gosto do teu aquário, acho que pode evoluir para algo muito bom. A Rotala walichii acho que devia estar no centro, na parte de trás, isto porque se pensarmos no teu layout como 3 ''secções'', deves fazer um triângulo e jogar com as plantas neste sentido.

 

Outra coisa menos boa é a Hemianthus ''Cuba'' que está naquele sítio um pouco deslocada. Deves decidir se pretendes colocar uma planta de tapete em todo o aqua, ou ficar apenas com o substrato. O que podes fazer é arrancar a Cuba, dividi-la por pés e plantar todo o aquário com ela.

 

Parabéns, tens ai um layout que pode evoluir para algo muito bom! Com o tempo, se entenderes o modo como as plantas se estão a comportar, podes jogar com isso e tentar harmonizar todo o layout, tentando ocupar bem todos os espaços. Força ai! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vasco

Antes de mais obrigado pelo teu comentário..

 

 


 

Em segundo, gosto do teu aquário, acho que pode evoluir para algo muito bom. A Rotala walichii acho que devia estar no centro, na parte de trás, isto porque se pensarmos no teu layout como 3 ''secções'', deves fazer um triângulo e jogar com as plantas neste sentido.

 

 

Pois eu compreendo a tua opinião...faz todo o sentido! A rotala foi posta ali pela sua cor e jogar com o verde/vermelho da blixa/rotala. Nas fotos vem ao de cima uma coisa... a PREGUiÇA para a podar. Obviamente se ela estivesse atrás poderia estar daquele tamanho. Para ficar na ilha onde está tem obrigatóriamente de ter menos 10cm de altura

 

 

Outra coisa menos boa é a Hemianthus ''Cuba'' que está naquele sítio um pouco deslocada. Deves decidir se pretendes colocar uma planta de tapete em todo o aqua, ou ficar apenas com o substrato. O que podes fazer é arrancar a Cuba, dividi-la por pés e plantar todo o aquário com ela.

 

 

Aqui tenho de te dar toda a razão, o objetivo era ter três ilhas com diversos tipo de plantas, uma posterior com plantas de fundo, uma ilha intermédia com plantas de meio e uma ilha posterior com plantas de tapete. A cuba não se destaca e fica meio abandonada ali. Ainda n sei bem o que vou fazer ali, tlv a pogostemon helferi, que achas?. Como "trabalho" com pouca luz (pouco trabalho e poucas algas) ela cresce...mas devagar. Em quase 5 meses ainda só se espalhou para uma área de dois cds, quanto mais pelo aquário todo.

 

Abraço Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A únics questãso em relação à Pogostemon é que tem a HZ por detrás e têm uma forma parecida, mas experimenta!

 

Por detrás da ilha mais à esquerda, está um espaço vazio né? Podias pôr uma moita de Rotala green ou Rotala rotundifolia a subir da esquerda para a direita, em direcção à ilha central.

 

Continuação de boa aquariofilia!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal...

Deixo aqui, apenas como registo, o estado atual das coisas.

Penso que o objetivo a que me propus foi alcançado. O objetivo era usar plantas caule numa grande variedade e manter a coisa saudável.

Graças também à cara metade cujo o mote é quanto maior o numero de plantas diferentes melhor optei por esta espécie de holandês sem grande aquascaping. Mesmo com pouca luz consegui por todas as plantas a crescer e bastante saudáveis. Está engraçado ao vivo com muita "textura" mas definitivamente não é a minha praia.

A verdade é que já tenho a mente noutro projeto, algo mais a meu gosto com um scaping decente. Mais uns mesinhos, algum tempo, algum dinheiro e alguma conversa...

Peço desculpa pelo estado dos lily pipes mas a preguiça é mesmo uma coisa muito feia!

 

Aqui ficam as fotos

 

gallery_11684_2039_830947.jpg

 

gallery_11684_2039_859814.jpg

 

gallery_11684_2039_804610.jpg

 

gallery_11684_2039_597048.jpg

 

 

 

gallery_11684_2039_762917.jpg

Editado por Ptuga
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continua com um aspecto bem saudável que é o que se pretende.

 

A tua luz está sempre a essa distância do aquário?

 

Por falar em preguiça... já juntavas este na tua "assinatura" não ;)

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alterado....

Quanto à iluminação é sempre essa a distância...cerca de 20cm até à coluna da água! Menos luz, menos chatices.

Apenas acho que se fosse para fechar um tapete no aquário todo, p.e. cuba, teria de ser com a calha mais baixa. Não que ela não cresça ou não esteja bonita, mas obviamente tem uma taxa de crescimento mais lenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Sr. Vasco, onde param as novidades? :tapfoot:

 

Esse tapete já fechou?

 

De resto tudo muito bonito :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António andava-te "a cheirar" ...só pode!

O tapete nunca foi intenção de fechar

Nova montagem no próximo fds...agora que já "tive mão" nas plantas, já reaprendi ao certo o que crescem e como crescem está na hora de fazer o rearranjo espacial total por forma a sair um holandês com H grande!!!!

Vai ser holandês hardcore a primar pela ausência total de hardscape, apenas vou aproveitar os pequenos seixos. Será que vou conseguir fazer um plantscape? :) :)

Sim e desta vez é para aproveitar a cube e ter tapete

Plantas vão sair todas, fauna vai sair para caixas de plástico, colocar substrato fértil em zonas onde não tinha e voltar a montar tudo outra vez.

 

Anda-me a dar para ter um holandês...n sei o que se passa cmg! :shock4: :shock4: :shock4:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dus veel succes met dat Nederlandse

 

Vamos lá ver António...

É um estilo que está em desuso e que acaba por ser difícil de conseguir, mais do que à primeira vez aparenta. Sendo a meu ver muito mais difícil de manter que um iwagumi ou um nature.

Tenho a coisa estudada e analisada, planta recolocadas em locais próprios e intercaladas pra conseguir texturas e cores alternadas.

Mas acho que o mais difícil vai ser manter aquele ponto em que as plantas estão todas com a maturação correta e com o tamanho correto para que o layout faça sentido.... isso é que é o verdadeiro desafio. Á linha entre matagal e uma coisa decente é ténue.

 

Abraço e vou dando noticias.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem nova já existe desde sábado passado falta é máquina fotográfica. Estou a ver se consigo uma este fds senão lá vai ter de ser com o belo do telemóvel!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.