The Dream


André Martins

Recommended Posts

The dream,

À cerca de duas semanas desmanchei o meu aqua para fazer um update. Livrei-me da velhinha biobox.

A ideia deste projecto é andar, semelhante ao antigo, rondar o plantado low tech. Não sei ainda ao certo como vou fazer, mas pretendo fazer upgrades aos poucos e conforme for sentindo necessidade.

Pretendo dar o salto para high tech, mas cada coisa a seu tempo. Já diz o velhinho ditado, de pressa e bem não há quem. Quero aprender por mim e com a vossa ajuda.
Actualmente e sujeito a muitas alterações:

SETUP
- Aquário Aquatlantis 80x30x45 (96L brutos)
- Filtro JBL cristalprofi e700 700l/h
- Termostato 150w
- Calha gro lux 18w 8500k + 3x50 cm LED 7000k
- Kit Co2 Aquagro 550ml + solução caseira com powerhead difusora DIY

PARAMETROS
- PH: 6.9
- NH3: 0
- KH 5

SUBSTRATO
- Areão 3mm
- JBL manado

FERTILIZAÇÃO
- 2ml de KH2P04 semanal
- 2ml de KCL diários
- 10ml micros semanais


FLORA
- Alternanthera reineckii Purple
- Echinodorus Ozelot
- Cyperus Helferi
- Ceratophyllum demersum 'Foxtail'
- lilaeopsis macloviana
- Bacopa Australis
- Hydrocotyle verticillata
- Hemianthus micranthemoides
- Hygrophila corymbosa Angustifolia

FAUNA
- Tetra Neon
- Tetra Cardinal
- Tetra Neon Rosa
- Escalar
- Nariz de bêbado
- Corydora Panda

Estado actual dia 13/11/2013
day14a.jpg


Inicio da montagem
E agora umas fotos para abrir o apetite :)

IMG_20131020_220604.jpg

IMG_20131020_225954.jpg

IMG_20131022_180740.jpg

IMG_20131022_182753.jpg

IMG_20131022_194518.jpg

Pormenor da alteração da tampa para passar a tubagem do JBL e700
IMG_20131022_221205.jpg

IMG_20131023_204738.jpg

IMG_20131023_211336.jpg

IMG_20131023_213323.jpg

aquaupdate_FINAL.jpg

Com meia hora de vida, o panorama era este
aquariofacebook2.jpg

aquariofacebook3.jpg

As plantas não chegaram a tempo para as plantar no dia em que ia encher o aquário, teve de ser mais tarde, mas sem problema, correu tudo bem.
A montagem ainda não está completa, ele ainda está muito muito muito despido de verde. Amanha há mais...

Vou continuar a actualizar o The Dream. Todas as criticas são bem vindas :)

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui estão as fotos de hoje :)

Este é o estado actual do The dream.
aqua_TPA.jpg

DSC02520.jpg

DSC02518.jpg

DSC02535.jpg

DSC02526.jpg

DSC02527.jpg

O vaidoso a mostrar o seu lindo padrão
DSC02514.jpg

A Bacopa Australis já está a lançar os primeiros runners, espero que com o upgrade da iluminação e do co2 acelere o processo.

Faltam ainda algumas plantas, mas vou ter de esperar que o investimento este mês foi forte.
Venham criticas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje instalei os leds, e como estava com a mão na massa adiantei a TPA semanal.
Já fiz umas podas na foxtail e replantei a cyperus.

Amanha devo receber mais plantas, assim como o CO2. Vou também começar as fertilizações de macros esta semana.

Aí esta ele, espero que gostem :)

tpa2a.jpg

escalar2.jpg


  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto

 

Tem potencial :drool3::drool3::drool3::drool3:

 

Espero que corra tudo bem.

 

Obrigado Bruno :)

Ontem quando fiz a TPA reparei que havia um muco branco agarrado as ventosas, semelhante ao muco que o tronco liberta nos primeiros tempos, o que me leve a crer que é uma alga.

 

Tive a pensar e vou adicionar 3 ou 4 otocinclus affinis para me resolverem o problema, mas parece que não há à venda em lado nenhum. Já procurei em todas as lojas da zona e nada.

Vou adicionar anuncio nos classificados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tens néon, juntos com escalares?

 

só te queria dizer que é um grande erro, por o escalar gosta muito de néon, isto e apenas um conselho que sei por experiência de um amigo que tinha escalares e adicionou-lhe alguns neon e passados 2 dias já não havia nenhum néon.

penso que deva haver pessoas com a mesma opinião, não leves a mal.

 

mas de resto goto muito do aspecto do teu aquário, as plantas também estão porreiras, mas vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tens néon, juntos com escalares?

 

só te queria dizer que é um grande erro, por o escalar gosta muito de néon, isto e apenas um conselho que sei por experiência de um amigo que tinha escalares e adicionou-lhe alguns neon e passados 2 dias já não havia nenhum néon.

penso que deva haver pessoas com a mesma opinião, não leves a mal.

 

mas de resto goto muito do aspecto do teu aquário, as plantas também estão porreiras, mas vai actualizando.

 

Realmente não é aconselhável juntar escalares com neons ou até mesmo com bêbados, mas este escalar para alem de ainda ser pequeno já vive com neons desde os seus 3cm e nunca tive um problema.

Com sorte o gajo vai preferir artémia e flocos do que peixe :tongue:

Há vários relatos de sucesso com estas duas espécies juntas, espero que este seja mais um.

 

As plantas deveram ter um boom com a fertilização e com o CO2 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update day 13

Hoje entraram mais 3 plantas:

- Hydrocotyle verticillata
- Hemianthus micranthemoides
- Hygrophila corymbosa Angustifolia

Vieram dar o verde que eu precisava. Tanto a verticillata como a micranthemoides vão ser um desafio, mas é para isso que cá estou :)

Vou iniciar também hoje as fertilizações.
- 2ml de KH2P04 semanal
- 2ml de KCL diários
- 10ml micros semanais

Falta-me ainda os nitratos, tenho de encontrar um que me agrade.

Fica a foto da praxe, espero que gostem e critiquem :)

day13.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do aspecto geral, esta agradavel :).

 

Apenas faço um reparo tens uma ozelot a frente, ela cresce muito e fica com folhas grandes, portanto devia ser metida atrás para não tampar tudo e depois é pior para tirar fica com raízes muito grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do aspecto geral, esta agradavel :).

 

Apenas faço um reparo tens uma ozelot a frente, ela cresce muito e fica com folhas grandes, portanto devia ser metida atrás para não tampar tudo e depois é pior para tirar fica com raízes muito grandes.

Eu nunca usei a ozelot por isso não tenho bem a noção do que ela pode crescer. Ou melhor, não sem bem em que formato fica.

Mas vou seguir o teu conselho e acho que a vou colocar no lugar da foxtail que está ao lado direito da pedra central.

 

Obrigado pela dica :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres uma ideia na minha montagem 3 horizontes, tens uma no lado direito da montagem na zona baixa é a que fica colada ao vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres uma ideia na minha montagem 3 horizontes, tens uma no lado direito da montagem na zona baixa é a que fica colada ao vidro.

Já fui espreitar, fica mesmo bonita.

Mas pelo que percebi, ela cresce muito para os lados e não para cima, correcto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim abre muito, e vai no máximo aos 40cm, nunca teve folhas acima disso.

então acho que a vou deixar ali, isto porque tanto a alternanthera reineckii como a bacopa estão a subir muito e está a criar um declive bonito..

 

 

Grandes novidades, ontem quando analisava o desenvolvimento das plantas reparei em 3 ou 4 ovos. Como já andava desconfiado, penso que sejam das corys, alias, não podem de ser de mais ninguém.

 

Os ovos já estavam brancos e com uma película fungosa à volta, reparei tarde de mais. O que acho estranho é que sejam só 3 ou 4 ovos. Mas ela continua inchada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu já estava a achar estranho o aquário estar tão quietinho.. aquela sessão de que as coisas estão a correr bem demais, estão a ver !?

Pois bem, estou com um ataque de BBA nos troncos de videira. É normal visto que a montagem é recente, mas estava na esperança que não viessem.

Vou fazer o tratamento com água oxigenada, mas tenho algumas dúvidas no mesmo.
Que quantidade devo aplicar e com que regularidade ?

Deixo umas fotos das malucas
DSC02621.jpg

DSC02622.jpg

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca usei agua oxigenada e não posso ajudar nesse sentido, consulta o blog do FAAO que já li lá isso.

nessas situações eu usava excel ou easycarbo na quantidade recomendada pelo fabricante, colocando directamente nas zonas afectadas com uma seringa...no fundo o mesmo procedimento da agua oxigenada sem ser necessário fazer TPA a seguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, já com a máquina nova e ainda a explorar este novo mundo do dslr, deixo-vos aqui uma foto do estado actual do the dream.

Levou um upgrade de luz (calha boyu 2x55w) e vamos lá ver se consigo para breve um sistema de co2 pressurizado.

A montagem já tem os dias +/- contados. Tenho o novo substrato fertil a mineralizar, e quando ficar pronto vou desmontar este.

Vou dar inicio a uma nova fase na aquáriofila, o aquascaping. Ainda esta tudo na fase inicial, mas já tenho algumas ideias na cabeça.
Entretanto esta montagem vai dar para testar algumas coisas, fertilizantes, plantas etc..

4uh9.jpg

Espero que gostem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela foto aparenta ter luz com fartura, até parece demais.

 

O que queres dizer com "Tenho o novo substrato fertil a mineralizar, e quando ficar pronto..."

 

Fiquei curioso...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela foto aparenta ter luz com fartura, até parece demais.

 

O que queres dizer com "Tenho o novo substrato fertil a mineralizar, e quando ficar pronto..."

 

Fiquei curioso...

 

Abraço,

Estou a mineralizar um substrato de bonsai com akadama.

Basta deixar num recipiente com água e ir acrescentando conforme vai evaporando.. A ideia e consumir toda a matéria orgânica antes de entrar no aquário.

 

Há aqui no fórum, montagens muito muito boas com este substrato, vê http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154475

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,
Deixo aqui mais umas fotos. Peço desculpa pelas macros que ainda estão muito trapalhonas, espero melhor bastante neste campo.

O pequenote sobreviveu e parece estar a crescer. É uma corydora panda ;)
t1q0.jpg

m3jo.jpg

gl15.jpg

7f1o.jpg

5kxc.jpg

3tll.jpg

ibw9.jpg

5vcz.jpg

69n7.jpg

As BBA's que insistem em não desaparecer, tenho muito trabalho pela frente ainda
0lgo.jpg

3teg.jpg

jo6o.jpg

O casal feliz
v5ev.jpg

ykgo.jpg

Foto frontal
fxul.jpg

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.