Corydoras aeneus vs Corydoras panda


SérgioSF

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho ambas as espécies no meu aqua comunitário. 8 aeneus e 3 panda.

Li algures que os últimos são mais exigentes e sensíveis.

Os cuidados a ter as duas espécies diferem bastante?

Que conselhos me dão?

 

Obrigado e cumprimentos.

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio!

 

As diferenças entre estas duas espécies são ténues. Ambas as espécies têm as fêmeas com um corpo maior e mais robusto, e os machos mais pequenos e delgados.

 

o pH das Corydoras aeneus (provenientes das Ilhas Trinidad) deve andar +- entre 6.5 a 7.2, o pH das Corydoras Panda,(provenioentes de Aquas Amarillas, trib. of Río Pachitea,sistema do Río Ucayali, Huanuco, Peru), querem um pH pouco mais ácido entre 6.0 e 7.0 +-. O gH deve andar entre 2 e 8.

 

A alimentação deve ser variada, com flocos de qualidade e comida congelada, para além das pastilhas de fundo próprias destas espécies.

 

A procriação não é difícil, já consegui criar ambas as espécies, as Panda quase que por acaso, pois um dia num dos meus aquas surpreendeu-me o facto de 6 crias estarem a nadar no fundo. Para activares o frenesim da procriação, faz uma tpa com água fria, imitando as águas frias que descem as montanhas e despoletam a renovação. A fêmea desova e eu retiro os ovos um a um, sem rebentar, e coloco-os noutro aqua, com a mesma água e boa oxigenação. Porém é comum ver crias, mesmo sem estes passos...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Info "Prática" - Tenho no meu aquário comunitário 4 espécies de Corydoras diferentes, entre as quais as espécies que mencionas.

 

PH a 7, TPAs em condições, Filtro UV q.b., é o que uso para manter a minha água sempre em condições (além da filtragem quimica\fisica claro).

  • Votar + 1

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pelas respostas.

A água que utilizo é de superfície (barragem) e tem pH a rondar os 7.

As TPA's são de um modo geral semanais.

O alimento das corys são pastilhas de fundo (sinking wafers hikari for bottom feeders + vipachips da Sera) que complemento com alguns flocos tetra min (que conseguem passar pelos néons e cardinais), granulado e ainda artémia congelada ou viva.

Também comem algae wafers (hikari) e wels-chips (sera) destinados aos ancistrus.

Com 9 kuhlis, 11 corys e 4 ancistrus, que quantidade de pastilhas/granulado acham que devo colocar?

Obrigado.

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais