Primeiro aquário


Caracoleto

Recommended Posts

Boa tarde!

O meu nome é João e comprei ontem o meu primeiro aquário!

Tinha lá em casa um cantinho "desocupado" e apercebi-me que um aquário podia ficar lá muito bem...

Nunca tive qualquer aquário ou peixes e por isso comecei a fazer alguma pesquisa e a ouvir alguns conselhos.

Comprei ontem um kit de aquário, com filtro, iluminação e termostato - o Emotions Nature 80 da Ciano Aquariarium, que leva uns 120 litros.

Comprei ainda alguma decoração, apenas 3 "pedras".

Ontem lavei o aquário de mangueira, coloquei-o no lugar e enchi com água da torneira. Lavei as "pedras" e coloquei-as também dentro.

Aconselharam-me a deixar assim uns 6 dias antes de colocar qualquer peixe.

Hoje já comprei seixos e godos "brita" pequenos, que vou lavar bem pra colocar ainda hoje no fundo do aquário

Ainda não pensei no tipo de peixes nem de plantas que vou colocar, mas talvez opte por plantas artificiais, por serem mais fáceis de "manter" no aquário...

 

Mais logo coloco algumas fotos do que já tenho...

 

 

Espero que me possam orientar!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So convem meteres os peixes quando o ciclo estiver concluido.

O ciclo demora mais ou menos 1 mês a ficar concluido, podes procurar aqui no forum pelo ciclo do azoto que é MUITO importante.

 

Também sou novato nisto e tive o meu primeiro aquario hoje.

Não querendo estar a fazer off-topic, mas para se fazer o ciclo não se deve colocar um peixe de raça resistente para ir produzindo a amónia??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bem vindo

acho que as plantas artificiais não seria uma boa opção existem plantas bonitas e baixa manutenção e ajudam na manutenção do aquário pois elas alimentam-se dos nutrientes que os dejetos dos peixes fornecem, na forma de amônia, nitratos, e fosfatos. Daí a importância das plantas na limpeza da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo bmbarbosa, obrigado pela sua resposta.

Sabe dizer-me o nome das plantas mais aconselháveis para dar saúde ao aquário e que tenham pouca manutenção?

Já agora, que peixes me aconselham comprar? Queria o mais coloridos possível e o quanto menos agressivos, melhor...até agora, ainda só me decidi por um cardume de neons...todos os outros estão em aberto...lol

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, antes de mais bem vindo ao hobby e ao forum.

 

Não posso deixar de recomendar a leitura atenta deste tópico. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

É um manual com muita informação directa e clara sobre o ciclo do azoto e a melhor altura para adicionar a fauna.

 

Quanto à dúvidas das plantas, tens as Anubias, Cryptocorynes, Bolbitis e musgos. São plantas bonitas e que não precisam de grandes cuidados.

 

Força e nisso e vai com calma ;)

 

 

Abraço

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a aquariofilia!!
Entao quanto a tua duvida sobre o ciclo eu sou contra isso de colocar um peixe resistente antes de fazer o ciclo porque o mais provavel é o peixe morrer :s
para fazeres o ciclo basta deixares o aquario montado ja com agua, fazeres de vez em quando umas tpa´s, meter um poco de comida tambem de vez em quando e controlar os parametros do aquario com kits que se compram em qualquer loja de animais.
Boa sorte :D

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Desde já agradeço as respostas!

 

Outra pergunta...moro em Fafe, mas ando muito pela zona de Guimarães, Braga...há pra estes lados alguma loja com maior variedade de peixes e plantas?

 

 

Aqui vão umas foto do aquário de há 2 dias:

 

pvsv.jpg
is0r.jpg
E ontem, já com o fundo...
jgww.jpg
Lavei tudo antes de colocar no aquário com umas 10 águas limpas pra tirar o máximo de pó e sujidade, mas mesmo assim a água do aquário ficou turva quando coloquei o fundo...hoje de manhã já estava melhor, mas a água ainda não está tão límpida como antes de meter o fundo...

 

Tenho seixos no fundo e completei com godos "brita" pequenos...este fundo serve para colocar plantas naturais? Não quero muita "verdura" no aquário...as plantas serão mais para dar saúde ao aquário, mas estando lá, quero plantas que fiquem bonitas!

 

 

Que me dizem?

Editado por Caracoleto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas na minha humilde opinião acho que antes de tudo deverias pensar naquilo que queres para esse aquário pesquisares os tipos de peixes que queres manter os que mais gostas se são compativeis em espaço e comportamento, e se vais querer plantas se não vais e só depois começares a colocar coisas dentro do aquário porque vais fazer o que 90% das pessoas faz que vais andar a comprar pedras e areão e etc á pressa e depois vais andar a comprar tudo novamente porque agora que já leste mais coisas não é bem aquilo que queres... é uma opinião...

Agora uma certeza que tenho nestes meus 10 anos de aquariofilia é que isto é um hobby para gente com paciência, muita paciência e calma, ponderar o projecto com calma e depois executar...

 

 

Cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tens de ter atenção as espécies que queres por tens pouco espaço já que 1 cm de peixe e equivalente a 1 l de agua

Boa continuação ...

Boas!

Não quero muitos peixes nem peixes que cresçam muito...do que já andei a pesquisar não vou colocar ciclídeos, nem coisa que se pareça...quero um limpa-vidros, um limpa-fundos, um bom cardume de néons e mais algumas espécies coloridas...

O aquário leva cerca de 120 litros, por isso ainda dá pra meter uns quantos peixes...

Mas que espécies de plantas e de peixes me sugerem?

 

Cumprimentos

Editado por Caracoleto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas na minha humilde opinião acho que antes de tudo deverias pensar naquilo que queres para esse aquário pesquisares os tipos de peixes que queres manter os que mais gostas se são compativeis em espaço e comportamento, e se vais querer plantas se não vais e só depois começares a colocar coisas dentro do aquário porque vais fazer o que 90% das pessoas faz que vais andar a comprar pedras e areão e etc á pressa e depois vais andar a comprar tudo novamente porque agora que já leste mais coisas não é bem aquilo que queres... é uma opinião...

Agora uma certeza que tenho nestes meus 10 anos de aquariofilia é que isto é um hobby para gente com paciência, muita paciência e calma, ponderar o projecto com calma e depois executar...

 

 

Cumps

Obrigado pelos conselhos! Foi por opinião como a sua que me registei no fórum, mas como pode ver, já tenho o aquário cheio, com o fundo colocado e com alguma decoração...

Agora mediante o que apresentei, estou a pedir sugestões em termos de plantas (espécie e número de plantas...) compatíveis com o fundo que coloquei, que tenham pouca/nenhuma manutenção e que ajudem a manter o aquário e os peixes saudáveis.

Em relação aos peixes, aconselharam-me os típicos "limpa-vidros" e "limpa-fundos" por razões óbvias.

Gosto muito de cardumes de neons e como sou um "noobie" em aquariofilia, venho também pedir sugestões para outras espécies coloridas e interessantes que se dêem bem com neons, e a quantidade e sexo de cada um, tendo em conta os 120 litros que o aquário leva...

 

Ex.: "Tento em conta o que referes, optaria por 2 Anubias e 1 Bolbitis, colocava um cardume de 20 neons, 3 Guppys...... "

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ando "às voltas" com ideias pró aquário...mas uma coisa de cada vez, para não me precipitar como fiz inicialmente...

Não vou começar do zero, mas vou tentar perceber algumas coisas, como por exemplo o material que vinha com o kit do aquário, nomeadamente com a bomba de água e o filtro.

 

Equipamentos incluídos:

- Filtro biológico

- 1 aquecedor 150 W (pelo que já pecebi, é suficiente para manter a àgua à temperatura que me aconselharam na loja, entre os 25 e os 28 graus)

- 1 bomba de água 260 L/h (tem débito suficiente para os 120 litros do aquário?)

- 1 sistema de iluminação 2x24 W T5 (dependendo do tipo de plantas que colocar, posso ver a ter de alterar, correcto?)

- 1 esponja de filtração 15 PPI (aqui começam as minhas dúvidas maiores, que descrevo em baixo...)

- 2 doses de filtração API® Crystal tamanho 5 (não sei bem o que é, mas não me entregaram nada na loja...tenho de ir lá reclamar...)

- Amostras gratuitas de condicionadores de água API® (também não me entregaram nada...tenho de ir lá reclamar...)

(Aqua Pur / Aqua Filter Activ)

Voltanto à esponja de filtração, esta esponja que vinha com o kit parece-me bastante básica e "aberta"...parece-me apenas fazer uma filtração "mecânica" de partículas grandes, que ironicamente não andam na água suspensas à altura que o filtro aspira a água...por isso, não me parece muito eficaz para as "poeiras" que vejo em suspensão desde que coloquei o fundo. É verdade que hoje a água já está mais límpida, mas suspeito que seja mais por deposição das partículas no fundo, que propriamente por filtragem...ontem lavei a esponja e estava limpa como quando a coloquei no aquário no 1º dia...

Que me aconselham? Ir já à loja para pedir as 2 doses de filtração API Crystal e colocar já no filtro? Ou esperar que esta espuma faça este trabalho mais pesado inicial pra filtrar todas as partículas que o fundo lançou para a água e quando estiver já tudo mais limpo, aí sim colocar o API Crystal?

Onde se coloca esse material? Em cima da espuma?

Devo trocar esta espuma de 15 PPI por uma com maior capacidade de filtração ou esta é a indicada?

Cumprimentos

Editado por Caracoleto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos! Foi por opinião como a sua que me registei no fórum, mas como pode ver, já tenho o aquário cheio, com o fundo colocado e com alguma decoração...

Agora mediante o que apresentei, estou a pedir sugestões em termos de plantas (espécie e número de plantas...) compatíveis com o fundo que coloquei, que tenham pouca/nenhuma manutenção e que ajudem a manter o aquário e os peixes saudáveis.

Em relação aos peixes, aconselharam-me os típicos "limpa-vidros" e "limpa-fundos" por razões óbvias.

Gosto muito de cardumes de neons e como sou um "noobie" em aquariofilia, venho também pedir sugestões para outras espécies coloridas e interessantes que se dêem bem com neons, e a quantidade e sexo de cada um, tendo em conta os 120 litros que o aquário leva...

 

Ex.: "Tento em conta o que referes, optaria por 2 Anubias e 1 Bolbitis, colocava um cardume de 20 neons, 3 Guppys...... "

 

Cumprimentos

esses 3 guppys se for 1 macho e 2 fêmeas em 6 meses tens 40 guppys lolol...

 

eu limpa vidros e limpa fundos não gosto apostava mais em corydoras, SAE, por aí, em termos de peixes é um gosto pessoal teu mas um bom cardume de neons e de nariz de bêbado, meu gosto pessoal vai para os bótias palhaço por exemplo...

em termos de plantas não te sei ajudar muito mas o que tenho lido por aí podes colocar umas anubias, valisnérias, egéria tudo plantas de fácil manutenção

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as medidas do teu aquario?

Pelas fotos não parece levar 120 Litros.

Para filtração dessas particulas mais pequenas podes meter no filtro lã acrilica que se vende nas lojas de animais ou comprar filtros para exaustores que é a mesma coisa mas mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.