Lampada led


tixxa

Recommended Posts

Ola

tenho uma lampada led c 6500k, 850 lumens, 10watts (acho que equivale a 80watts nas lampadas normais).

Será que posso colocar num aquario com 30 litros com feto de java, anubias e cryptocoyne brown?

A mim, olhando para o aquário não me parece luz a mais... mas fazendo conversão dos 10watts em lampadas led para os watts em lampadas "normais", dá cerca de 80, já é um valor puxado, mas como são lampadas completamente diferentes, não sei o que pensar..

 

Podem-me dar uma ajudazita por favor?
Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa lampada é mais do que suficiente.

Não podes é colocar muito próxima do aquário, no mínimo 20cm. Mas isso depende das medidas.

Quais são as medidas do aqua?

 

Cumps.

Ola,

 

o aquario tem 35 cm, é um cubo. A lampada ta a cerca de 5 cm da coluna de agua e mais uns 10 cm da primeira folha da anubia e mais 5cm abaixo fica o feto de java, nao sera luz de mais nem de menos?

 

é que o feto de java esta a ficar c buracos pretos, como que roído, ja li que poderia ser falta de luz e/ou nutrientes, mas c este tipo de lampada tenho receio de ter colocado luz a mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso também me aconteceu quando comecei a usar leds. É luz a mais.

Tens de meter a lâmpada mais alto.

Quando puderes coloca uma foto.

 

Cumps.

 

 

 

Espero que dê para perceber...

 

9e92.jpg

 

 

as folhas do feto de java:

 

9h28.jpg

 

 

 

luwg.jpg

 

 

 

hqiq.jpg

 

 

 

 

Entao pelo que percebi, apesar de ser luz a mais posso continuar a usá-la? tenho é que levantar mais a lampada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens mesmo de levantar a lâmpada.

Eu ñ sou muito de plantas, mas acho que é um crypto verde, demasiado enterrada.

Tem um "caule" grande ñ tem?

 

Cumps.

 

 

 

um grande caule ou raíz?? caule praticamente n tem, raiz é que é muito grande... nunca desenvolveu... mesmo quando consegui desenvolver uma lotus red, esta ficou sempre na mesma e pior do que está, sempre com muitas algas ou la o que é mas folhas... Será que está muito enterrada?

 

Ok, vou levantar a lampada... obrigado! este tipo de lâmpada será que dá mesmo aqueles 80watts como disse no início? (ela é uma led de 10 watts) é que estava tentada a comprar um bolbo da lotus red mas p isso preciso de luz.... se a lampada equivaler a 80watts estou com mais de 2 watts por litro... o que é muito, supostamente mais que suficiente para plantas vermelhas...

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tixxa,

 

led de 10W com 850lumens equivale a teres uma t5 de 24w por isso tens quase 1w/L

 

a equivalencia que referiste para lampadas normais deve ser em relação as lampadas de filamento incandescente, a relação que a malta usa aqui tem a ver com lampadas florescentes,

 

plantas vermelhas não depende só da luz, também tem a ver com a fertilização sobretudo com suplemento ferro

 

 

edit

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JoaoRRM penso que tem 42 leds sem certezas...

 

Sabuguense, sim estava a referir me mesmo a lampadas normais, confundo tudo pk n sei como diferenciar... eu faço suplemento de ferro e flourish e quando consegui a lotus tava a fazer co2 caseiro. entao se pelas tuas contas da 1w/l, só fazendo contas a luz dará p a lotus... acho eu... mas daqui a umas semanas tambem tenho o feedback da cryptocoryne brown k c deficiencia quer de luz quer de nutrientes começa a ficar mais verde...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Reabrindo este topico... preciso de uma opiniao...

estou a pensar trocar a lampada acima referida (lampada led c 6500k, 850 lumens, 10watts) por um projetor que tem entre 1100 e 950 lumens de 10watts e so tem 1 led de 6000k. nenhuma destas lampadas é "fabricada" para plantados, ou seja sao lampadas leds normais, podem me dizer se aconselham a troca?

O aquario tem cerca de 27litros, com anubias e fetos de java e cryptocorine brown...

o motivo de querer trocar é para arranjar uma melhor maneira de poder levantar a iluminaçao, o que nao estou a conseguir fazer com esta lampada, logo ocorreu me a ideia deste projetor..

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tixxa,

 

não percebi bem a questão de levantar, queres por a lampada mais alta?

 

vejamos, vejo algumas desvantagem nesse projector, a pesar de ter um pouco mais de capacidade luminosa perde em termos de temperatura de cor logo não consegue penetrar tão bem na coluna de agua se a vais levanta ainda menos,

 

depois ter só um led também pode ter alguns efeitos nefastos visto que os leds têm um ponto em que a intencidade é maior, quando tens varios leds esse efeito não é tão notório, mas só com um quase de certeza que nesse ponto de maior intencidade vais ter problemas de algas, só um led também não faz uma distribuição uniforme da luz por todo o aquario,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tixxa,

 

não percebi bem a questão de levantar, queres por a lampada mais alta?

 

vejamos, vejo algumas desvantagem nesse projector, a pesar de ter um pouco mais de capacidade luminosa perde em termos de temperatura de cor logo não consegue penetrar tão bem na coluna de agua se a vais levanta ainda menos,

 

depois ter só um led também pode ter alguns efeitos nefastos visto que os leds têm um ponto em que a intencidade é maior, quando tens varios leds esse efeito não é tão notório, mas só com um quase de certeza que nesse ponto de maior intencidade vais ter problemas de algas, só um led também não faz uma distribuição uniforme da luz por todo o aquario,

 

 

Queria levantar pois pelo que me disseram acima o feto de java esta a ficar preto por estar muito perto da luz e esta ser muito forte (acho eu). o feto de java cada vez esta pior, está com as folhas mais pretas, mais esburacadas e aparenta um "ar de murcho". apenas esse era o principal motivo de trocar por um projetor, esse e por questoes de estetica, mas isso e o menos... o que me podes dizer sobre esta questao do feto de java?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Queria levantar pois pelo que me disseram acima o feto de java esta a ficar preto por estar muito perto da luz e esta ser muito forte (acho eu). o feto de java cada vez esta pior, está com as folhas mais pretas, mais esburacadas e aparenta um "ar de murcho". apenas esse era o principal motivo de trocar por um projetor, esse e por questoes de estetica, mas isso e o menos... o que me podes dizer sobre esta questao do feto de java?

bem tixxa plantas não é a minha praia,

 

mas a minha experiencia com aumento de luminosidade e fetos de java aconteceu exactamente o oposto, os fetos eram pequenos e escuros e o crescimento quase imperceptível depois quando aumentei significativamente mais a iluminação, para níveis próximos dos teus e também em led, começaram a ganhar uma tonalidade mais clara de um verde bem vivo a crescer a olhos vistos para o triplo do tamanho,

dizes que as folhas têm buracos isso é sinal de carência de potássio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, as folhas parece q foram roídas e essas mesma folhas começam a ficar castanhas, e nota-se que ele esta a ir abaixo...

vou tentar fazer uma pesquisa, pensei k fosse da iluminaçao estar tao perto das plantas como se ve nas fotos acima e estar a "queimar"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.