Tentativa de Criação de Neritinas Zebra


Alexandre Ferreira

Recommended Posts

O primeiro passo, é de facto conseguir que as meninas ponham ovos.

No meu aquario comunitario (330L), nunca foi problema. Pelo contrario, sempre foi uma chatice.

 

No aquario onde as tens, manténs as condições que indicaste acima: ?

pH - 7.4 , NO3 - 10mg/l , NO2 - 0MG/L , KH - 3ºd , GH - entre 3 e 6ºd

Que tipo de sal estás a adicionar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro passo, é de facto conseguir que as meninas ponham ovos.

No meu aquario comunitario (330L), nunca foi problema. Pelo contrario, sempre foi uma chatice.

 

No aquario onde as tens, manténs as condições que indicaste acima: ?

pH - 7.4 , NO3 - 10mg/l , NO2 - 0MG/L , KH - 3ºd , GH - entre 3 e 6ºd

Que tipo de sal estás a adicionar?

Boas! Os parâmetros mantêm-se! Não estou a adicionar sal mas sim água salgada (directa do mar) previamente filtrada! Tenho feito tpa´s de 30% da água com uma mistura de 50/50 água salgada e água da rede!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

O projecto é giro, estou até numa de tentar também!

 

Para já, creio que existem duas referencias que valem a pena a leitura:

 

1: NeriteHeadPost

2: Estudo Académico: Spawning_and_intra-capsular_development_of_Neritina_zebra

3: Salinidade em aquariofilia

4: Salinidade x Densidade da agua

5: Proper way to breed snails (yahoo group)

6: Relato extenso de tentativa de criação no forum plantedtank

7: Topico detalhado no forum applesnail

8: Criação bem sucedida, relatada no forum aplesnail

Vou manter nesta mensagem, as referencias que for encontrando.

Muito bons os artigos....já tinha lido alguns...e...força nisso, tenta também que assim podemos trocar ideias :gameboy:

 

 

Cumps.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Após fazer mais um pouco de pesquisa, e ter percorrido em detalhe os links que deixei acima, estou quase convencido, que isto é um projecto quase impossível de realizar.

 

Os relatos que considero credíveis, juntamente com o estudo académico, são coerentes, e destaco o seguinte:

1- A postura das neritinas é facil de acontecer, mas elas não gostam de concentrações muito altas de salinidade

2- Os indices de salinidade são um factor chave para conseguir a oclusão dos ovos. Os valores ideis rondarão os 10-15ppm. É crucial um densimetro, para controlar este parametro

3- Garantidas as condições ideais, não é dificil eclodir os ovos, e nos varios relatos, chega-se ao ponto de se conseguir observar as larvas planktonicas na água (com ajuda de lupas ou microscopios).

4- É praticamente impossível conseguir fazer crescer estas larvas planktonicas. Em todos os relatos mais detalhados, estas criaturinhas sucumbiram por volta dos 20/30 dias, acredita-se por falta de alimento.

 

Um dos tópicos, é concluido de uma forma que sumariza bem o grau de dificuldade que estamos a falar:

 

Breeding these snails is not a beginners project. While several people like Donya have published that they have had success (and she is a pretty advanced snail keeper), virtually no one else has duplicated their results.

Until the a mothodolgy is published that can be duplicated by others, breeding these snails in captivity is an art, not a science.

My experience in keeping these is that they will lay eggs in fresh water, but not in salt. I have a fair number of olive nerites that I've kept in a variety of slat levels from brackish to full marine and in salt water I get no eggs. I even took some eggs from fresh water and moved them to salt, but got no hatches.

My personal belief is that they breed in tidal river areas where the salt changes from pure fresh to pure salt twice a day. That would be a tough thing to set up in an aquarium.

 

 

Em resumo, creio que isto pode ser um projecto para durar muitos meses, mesmo anos, e com perspectivas de sucesso, muitissimo baixas.

 

Espero não te ter desanimado :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Alexandre!

Muito interessante este tópico, estou acompanhando com bastante interesse.

 

Gostaria de fazer uma observação que talvez possa ser importante: existe uma grande confusão com a identidade desta espécie que você está tentando reproduzir.

 

Certamente não é uma "Neritina zebra", uma espécie brasileira, com a concha mais arredondada, além do fato desta espécie não ser exportada do Brasil. Ou seja, não se baseie muito na tese do Dr. Barroso.

 

Muito provavelmente não é tampouco a "Neritina natalensis", apesar de muitas fontes na net identificarem como sendo esta espécie. Novamente, a forma da concha é outra, com ápice mais baixo, apesar da cor e padronagem serem bastante parecidas.

 

Provavelmente se trata da "Neritina turrita", uma espécie asiática.

 

Não existem trabalhos documentando a reprodução desta espécie, mas sabe-se que filogeneticamente ela é próxima a espécies que não têm fase de larva planctônica (veliger), apesar de depender de água salobra, como a brasileira "Neritina virginea".

Ou seja, talvez possa ser reproduzida em cativeiro.

 

Boa sorte!

Grande abraço,

 

Walther

Editado por Walther
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Alexandre!

Muito interessante este tópico, estou acompanhando com bastante interesse.

 

Gostaria de fazer uma observação que talvez possa ser importante: existe uma grande confusão com a identidade desta espécie que você está tentando reproduzir.

 

Certamente não é uma "Neritina zebra", uma espécie brasileira, com a concha mais arredondada, além do fato desta espécie não ser exportada do Brasil. Ou seja, não se baseie muito na tese do Dr. Barroso.

 

Muito provavelmente não é tampouco a "Neritina natalensis", apesar de muitas fontes na net identificarem como sendo esta espécie. Novamente, a forma da concha é outra, com ápice mais baixo, apesar da cor e padronagem serem bastante parecidas.

 

Provavelmente se trata da "Neritina turrita", uma espécie asiática.

 

Não existem trabalhos documentando a reprodução desta espécie, mas sabe-se que filogeneticamente ela é próxima a espécies que não têm fase de larva planctônica (veliger), apesar de depender de água salobra, como a brasileira "Neritina virginea".

Ou seja, talvez possa ser reproduzida em cativeiro.

 

Boa sorte!

Grande abraço,

 

Walther

Boas! Isto partiu-me todo!!! Tens a certeza disto?

 

Abraço!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre, curte só este tópico que descobri:

 

Criação de Neritinas Portuguesas!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98813

 

Muito interessante. O unico problema que lhes vejo, é serem tão minusculas, Mas podem ser uma excelente alternativa a considerar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como muito bem o Walther disse, as neritinas não são todas iguais.

Na verdade, existem umas 30 ou 40 especies de neritinas.

O desafio será encontrar uma especie que seja mais facil de reproduzir, como é o caso da Fluviatilis, como relatou o Rui Monge, no tópico que deixei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como muito bem o Walther disse, as neritinas não são todas iguais.

Na verdade, existem umas 30 ou 40 especies de neritinas.

O desafio será encontrar uma especie que seja mais facil de reproduzir, como é o caso da Fluviatilis, como relatou o Rui Monge, no tópico que deixei!

Boas...muito à frente o tópico! Não sabia que existiam Neritinas em Portuga! Vou tentar saber mais sobre isto bem como aprofundar-me mais sobre as diferentes espécies de Neritinas para poder fazer algo a sério!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Encontrei este tópico sobre a Neritina comum ou Neritina Virgínia : http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=27&id_subcategoria=&com=1&id=133&local=2

 

Parece-me interessante pois a reprodução é relativamente fácil e seria um bom ponto de partida para começar no apuramento do conhecimento sobre as Neritinas!

 

Estas possuem padrões interessantes...é uma questão de experimentar :gameboy::gameboy:

 

Estou a ver se arranjo umas colónias de espécies de Neririnas diferentes, se souberem onde arranjar comuniquem!

 

Cumps.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Alexandre!

 

Faço parte da equipe de um site brasileiro sobre invertebrados de água doce, e quando começamos a escrever os textos da "Neritina zebra" (uma espécie brasileira), passamos pela mesma confusão envolvendo identificação. O problema é que na internet as infomações são repassadas sem checar sua veracidade, muitas vezes sites conceituados postam informações incorretas que são repassadas sem critério.

 

Acredito que a informação incorreta chamando esta espécie de "Neritina natalensis" tenha começado em fóruns alemães, e "virou verdade incontestável" depois de ser publicado no site "Planet Inverts":

http://www.planetinverts.com/zebra_nerite_snail.html

 

Só como exemplo, se você pesquisar no Google Images como "Neritina natalensis", a maioria dos resultados mostra exatamente esta sua espécie, ou seja, NÃO É o "Neritina natalensis".

 

Como bem disse tat, existem muitas espécies de "Neritinas", muito parecidos, muitas vezes com exatamente a mesma cor e padronagem. Baseado somente na morfologia da concha, é praticamente impossível garantir a espécie. Felizmente a espécie mais disponível em Portugal tem a concha mais cônica, com o ápice mais elevado, o que estreita bem mais as possibilidades. Por este motivo, eu "aposto todas as minhas fichas" na "Neritina turrita".

 

Infelizmente você vai ter trabalho para encontrar fotos corretas de espécies, você vai ter que procurar em portais de zoologia e conquiliologia, ao invés de sites de aquarismo. Por exemplo, este é projeto LifeDesks, parceira do Encyclopedia of Life:

 

"Neritina zebra":

http://neritopsine.lifedesks.org/pages/788

 

"Neritina natalensis":

http://neritopsine.lifedesks.org/node/498

 

"Neritina turrita":

http://neritopsine.lifedesks.org/pages/805

 

Uma discussão é sobre a reclassificação das neritinas em outros gêneros e sub-gêneros, como está no Lifedesks. A maioria dos autores prefere chamar todos de "Neritina", ao invés de utilizar "Vitta", "Vittina", etc. Mas ainda é uma questão em aberto.

 

Esta é a página do nosso site sobre o "N. zebra":

http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=27&id_subcategoria=&com=1&id=132&local=2

Colocamos alguns comentários sobre esta questão de identificação.

 

E aqui uma discussão antiga em um forum de língua inglesa exatamente sobre essa confusão:

http://www.crustaforum.com/board/showthread.php?747-Neritina-confusion

 

Grande abraço!

Walther

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante.

Não sei se estão de acordo, mas na minha opinião, o desafio passa então por identificar dentro das neritinas, quais as que são reproduziveis em aquario (seja ele doce, semi-salgado ou salgado).

 

Feita então esta identificação, passaríamos á fase de triagem. A escolha da espécie com um padrão interessante, tamanho razoavel e que seja possível obter caracois desta espécie....

 

Sem aprofundar muito mais, parece-me que já temos duas especies candidatas:

Neritina Virginea

Neria fluviatilis ou Theodoxus fluviatilis

 

Walther, tens experiencia na reprodução de Neritinas?

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente acho o "Theodoxus" uma ótima opção para começar. E talvez depois se aventurar na reprodução de alguma outra espécie que precise de água salobra.

 

Tat, infelizmente não. Já mantive Neritinas, mas nunca tentei reproduzi-las.

Mas já reproduzi caranguejos de estuário, com larvas planctônicas que necessitam água salobra:

http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&com=1&id=90&local=2

 

E já tentei reproduzir alguns "Macrobrachium" com padrão primitivo de reprodução, água salobra ("M. acanthurus" e "M. olfersii"), mas não tive sucesso total. Não consegui criá-los até a fase de juvenil.

http://www.crustaforum.com/board/showthread.php?1567-Macrobrachium-acanthurus-mating-and-breeding

 

Quer dizer, tenho alguma experiência sim. No que puder ajudar vocês, contem comigo.%

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante o seu relato, sobre a reprodução do caranguejo Sesarma rectum!

Muito trabalho na fase inicial, naqueles primeiros 18 dias, mas claramente acabou por compensar :)

 

Relativamente ás neritinas, tenho lido que não são hermafroditas, nem sequer semi-hermafroditas, sendo por isso necessário um macho e femea para a reprodução.

Quer isto dizer, que se colocarmos no nosso aquário, apenas machos ou fêmeas, nunca vamos ter postura de ovos?

Qual o período máximo que poderá decorrer desde a fertilização até á postura dos ovos?

 

E finalmente, quão difícil é fazer o dimorfismo sexual destas especies de caracóis.?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat! Pelo que consegui apurar as fêmeas até podem por ovos, mas se não forem previamente fertilizados pelos machos são apenas "capsulas" vazias!!! É extremamente dificil distinguir o macho de uma fêmea! Dizem que só mesmo na altura da reprodução é que podemos observar que o macho fica "normalmente" à direita da fêmea!

 

Não te quero induzir em erro estas info's podem estar erradas, mas o Walther pode dizer-nos se é verdade! :gameboy:

 

Quanto à ideia é mesmo isso! Arranjamos uma espécie que seja "mais fácil" de reproduzir e começamos por aí...

 

Depois logo se vê :D

 

CUMPS

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat! Pelo que consegui apurar as fêmeas até podem por ovos, mas se não forem previamente fertilizados pelos machos são apenas "capsulas" vazias!!!

 

 

 

Esta é uma duvida que eu tenho. Já li que uma femea sozinha, nao coloca ovos.

Em teoria, num aquario com 20 neritinas, todas femeas, nunca deverias ver um unico ovo.

Carece de confirmação.....

 

 

É extremamente dificil distinguir o macho de uma fêmea! Dizem que só mesmo na altura da reprodução é que podemos observar que o macho fica "normalmente" à direita da fêmea!

 

 

Pois, isto é algo que também gostaria de aprofundar..... Há quem diga, que é possível distinguir pela concha.

Muitas duvidas, muitassss duvidassssssss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola Alexandre, entao alguma evolução?

 

Boas! Não tenho evoluções! Começo a desconfiar que tenho tudo machos ou tudo fêmeas porque nem ovos põem!!!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas! Não tenho evoluções! Começo a desconfiar que tenho tudo machos ou tudo fêmeas porque nem ovos põem!!!

 

Não creio.

Após alguma investigação concluí, que até uma femea sozinha coloca ovos.

Ainda no outro dia, troquei impressões com um gajo, que me jurou a pés juntos, ter uma unica neritina sozinha há mais de um ano num aquario, e que ainda assim coloca ovos. Não são é obviamente fertilizados.

Diria que estás com os parametros do teu aquario, nuns nívies que inibem as posturas.

Talvez sal a mais? Será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...