Aquário 60 Litros – Nova Montagem (Substrato - Filtro Externo - Fertilização)


v_nogueira

Recommended Posts

Boa Noite.

 

Já conheço este site há algum tempo, pois tenho um aquário há já alguns anos, mas nunca meti em prática as ideias/experiencias aqui relatadas, como tal, aquilo que investi no aquário foi aquilo que na altura o vendedor me aconselhava. E como muitos de vocês devem saber, normalmente os vendedores de loja, ou não percebem nada daquilo que estão a vender, ou, fingem não saber para maximizar lucros.

 

Por isso estou cá para que me possam esclarecer algumas dúvidas, já que vou restruturar todo o aquário, que não está nas melhores condições…

 

Dados do aquário:

- Aquário: 60 Litros: 58cm x 30cm x 40cm (igual a este)

9i87.jpg

 

 

1º- Vou comprar um filtro externo, mas como o dinheiro, não abunda, vi um na loja pet4you, com o nome de Resun Cyclone, com um caudal de 200L/H, pelo que li penso ser suficiente para o meu aquário, será suficiente?
Link do Filtro: http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/resun-cyclone.html

 

 

2º- Vou investir num substrato fértil e claro está na fertilização liquida, e estava a pensar fazer uma combinação de JBL AquaBasis Plus (substrato) , JBL FerroPol e JBL FerroPol 24 (fertilização liquida), será isto suficiente para fazer um aquário plantado nas melhores condições? Pois vejo que falam muito de ferro e potássio, terão estes fertilizantes as dozes suficientes para um bom crescimento das plantas?

 

 

3º- Quanto a testes estou a pensar comprar o Aquili Teste 5 em 1, pois tem quase todos os testes e a nível de preço realmente é muito apetecível, só peca por não ter teste de NH3/NH4, mas será que vale a pena?

Link do Produto de Testes: http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/testes/*kits-de-testes/aquili-teste-5-em-1.html

 

 

4º- Vou tentar comprar todo o material necessário, na mesma loja online, e por uma questão prática, queria fazer tudo de uma só vez, então a minha última questão é…falta-me mais alguma coisa que seja essencial para este novo projecto? Tais como acondicionadores de agua ou testes que não tenha mencionado aqui?

 

 

 

Melhores cumprimentos,

Obrigado.

Editado por v_nogueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Deixo a minha opinião pois já tive uma aquário igual a esse.

 

1 - 200L/h chega perfeitamente. Por outro lado nesse filtro eu acho que substituía a cerâmica por uma matéria filtrante biológica.
Por exemplo EHEIM substrat pro ou biomech. Mas se der investe um pouco mais num filtro melhor. não te vais arrepender.

 

2 - Nunca usei material da JBL. Sugiro-te substrato Tropica e o fertilizante deles o Premium se tiveres vários peixes ou o specialized se não houver fauna.

São bastante acessíveis e o fertilizante é um frasco só.(cerca de 9€ por um saco de 2,5L que chega pra esse aquario e 5€ pelo fertilizante)

 

3 - Sim vale a pena investir em testes para poder controlar àgua e perceber o que se passa quando algo corre mal

 

4 - Se pretendes ter um aquário plantado, sugiro-te troca a lâmpada que vem com esse aquário. as plantas que tinha com essa lâmpada não desenvolviam grande coisa e assim que troquei, por uma mais adequada notou-se a diferença. essa lâmpada é de 24W mas é uma branca e outra azul que é ótima pra fazer sobressair as cores dos tetras mas para plantas não é grande coisa.

 

foi bem difícil arranjar uma lâmpada adequada para esse aquario, mas encontrei uma de 24W de 6500K - Philips MASTER PL-L 4p 24W/865 2G11
numa loja de lisboa a ILUMINA.

 

De resto falta o termostato pra aquecer a agua, caso queiras ter plantas e peixes de agua "quente".
e areia, areão ou algo para colocar em cima do substrato fértil.

 

E para começar já não é uma lista pequena. :cool2:

 

Boa sorte!

Editado por andit
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta andit.

 

 

1º- Quanto ao filtro vai ser mesmo esta a escolha, o preço é realmente muito apelativo, e se é suficiente para fazer o servicinho, vou ter de me ficar por uma marca mais rasca. :thumbdown2:

 

2º- Bem quanto ao fertilizante/substrato também fiquei em dúvida entre esses dois, a diferença é que o JBL tinha um fertilizante liquido diário (JBL FerroPol 24), mas se a junção do Tropica Plant Substrat e o Tropica Plant Growth Premium for melhor/suficiente, en tão irei adquirir esses mesmos.

 

3º- Obrigado, se esses testes são suficientes vou optar por eles.

 

4º- Quanto ao termostato tenho 2 até…um da Sera e outro da Eheim. Quanto há iluminação, realme nte a que vinha com o aquário era mais bonita, mas entretanto fundiu a lâmpada e já tenho outra que comprei num electricista, agora se é adequada, ou não, não faço ideia, pois ainda não me informei nessa parte (algo que vou fazer depois de escrever este post). :coffee:

 

5º- Realmente esqueci-me de falar da areia/areão, mas tinha em mente comprar areão negro, gosto bastante dos fundos escuros :rolleyes:, 10Kg serão suficientes para o aquario das minhas dimensões?
Link do areão negro: http://www.pet4you.net/peixes/acessorios/decoracao/areia/areao-negro-10-kg.html

 

Cumprimentos…

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Não interessa o que diz na etiqueta...esse filtro é pequeno para um aquário de 60litros além de não ter grande potência o que o obriga a ficar ao mesmo nível do aquário.

Sou inteiramente a favor dum filtro externo em vez de qualquer outro, mas no teu caso se tens limite de orçamento, opta por um filtro de cascata que custa quase o mesmo, não é inestético e procura um de maior caudal, ex:

Eheim Liberty 130 que faz 560 l/h e na loja que indicaste custa cerca de 24€.

Quando estiveres mais folgado compras um externo melhor.

 

Em relação a esta resposta do user andit, farei comentário em outra mensagem separada.

"...200L/h chega perfeitamente. Por outro lado nesse filtro eu acho que substituía a cerâmica por uma matéria filtrante biológica"..

 

Quanto aos outros pontos não tenho nada a acrescentar, excepto uma pequena ajuda para calculares a litragem de areão que poderás necessitar que partindo do principio que queres uma altura média de 3cm de areão (pode ser outra qualquer) e tendo o teu aquário 58 cm de comprimento por 30 de largura, os cálculos são os seguintes:

 

(58*30*3 )/1000 = 5,22 litros de areão.

 

Isto é um guia, arredondas para o que fizer mais sentido exemplo 5,7,10 litros/kg consoante as embalagens.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Deixo a minha opinião pois já tive uma aquário igual a esse.

 

1 - 200L/h chega perfeitamente. Por outro lado nesse filtro eu acho que substituía a cerâmica por uma matéria filtrante biológica.

Por exemplo EHEIM substrat pro ou biomech. Mas se der investe um pouco mais num filtro melhor. não te vais arrepender.

 

Boa sorte!

Desculpa andit mas deves esclarecer o user v_nogueira ou outro qualquer novato deste fórum e a cerâmica é uma matéria filtrante Biológica, não é física e química com certeza também não é... e é bastante boa por sinal.

As que indicaste poderão ser melhores ou não, mas a velhinha cerâmica sempre teve sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Manuel Resende.

 

O mal é que o meu aquário é tapado, como pode verificar na foto em cima, e alem disso tenho 2 gatos, por isso retirar a tampa está fora de questão. :unsure:

 

Eu como vi nas notas do produto, o filtro em questão, realmente tem de ficar ao nível do aquário, mas não é problema para mim, e se os 200Litros/h são suficientes, não pode ser este um filtro temporário ideal, até eu ter a possibilidade de comprar um melhor??

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Manuel Resende.

 

O mal é que o meu aquário é tapado, como pode verificar na foto em cima, e alem disso tenho 2 gatos, por isso retirar a tampa está fora de questão. :unsure:

 

Eu como vi nas notas do produto, o filtro em questão, realmente tem de ficar ao nível do aquário, mas não é problema para mim, e se os 200Litros/h são suficientes, não pode ser este um filtro temporário ideal, até eu ter a possibilidade de comprar um melhor??

 

Cumprimentos.

sim pode ser temporário pelo tempo que quiseres, a questão era ficares mais bem servido pelo mesmo dinheiro ou menos.

Nos meus usei sempre ao longo de 20 anos de aquariofilia a regra de caudal do filtro entre 8 a 10 vezes o volume do aquário...por isso faz as contas

Mas isto não é uma regra rígida, importa também para além do caudal, as matérias filtrantes e peridiocidade das Tpa´s que usas/realizas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se podes usar o filtro de cascata com a tampa que referiste, mas existe outra opção.

O filtro eu tenho um aquário com cerca de 70 litros e uso o eheim liberty 200, contudo penso que para o teu, poderás usar o eheim 130, neste link: http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/eheim-liberty-130.html.

É uma questão de gosto, mas prefiro este filtro ao Resun que escolheste.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se podes usar o filtro de cascata com a tampa que referiste, mas existe outra opção.

O filtro eu tenho um aquário com cerca de 70 litros e uso o eheim liberty 200, contudo penso que para o teu, poderás usar o eheim 130, neste link: http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/eheim-liberty-130.html.

É uma questão de gosto, mas prefiro este filtro ao Resun que escolheste.

 

robintiago não deve ter reparado que o v_nogueira escreveu a respeito de ter 2 gatos por isso tirar a tampa :stop: e se a tirar é :baned: para que os gatos não queiram petiscos, o que digamos é só uma questão de tempo até ..........

 

Obrigado pela resposta Manuel Resende.

 

O mal é que o meu aquário é tapado, como pode verificar na foto em cima, e alem disso tenho 2 gatos, por isso retirar a tampa está fora de questão. :unsure:

 

Eu como vi nas notas do produto, o filtro em questão, realmente tem de ficar ao nível do aquário, mas não é problema para mim, e se os 200Litros/h são suficientes, não pode ser este um filtro temporário ideal, até eu ter a possibilidade de comprar um melhor??

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente...e que petiscos :drool3:

 

 

robintiago não deve ter reparado que o v_nogueira escreveu a respeito de ter 2 gatos por isso tirar a tampa :stop: e se a tirar é :baned: para que os gatos não queiram petiscos, o que digamos é só uma questão de tempo até ..........

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um tronco no aquario que tenho que lavar e limpar, pois tem um genero de algas/sujidade, que quando está dentro de agua, levantam, mas fora de agua ficam viscosas e são muito dificies de retirar, qual a melhor maneira de o fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.