Algas azuis-verdes AKA cianobacterias


vic_nunes

Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente, instalei um aqua de 170L uteis, ao fim de cerca de 1 mes e meio após o inicio tive um surto de cianobacterias, como bom aquarista q se preze e q nunca tinha passado pelo mesmo, fartei-me de ler acerca do assunto, para determinar a causa e possiveis soluções.

 

Todas as soluções me pareceram muito, drásticas, blackout por 3/4 dias... e/ou antibioticos... enfim, muito agressivo pro meu gosto.

Fartei-me de ler, e algures neste forum alguem surgiu que talvez a ideia de usar esha 2000 desse uma ajuda, e claro verificar a carencia/excesso de nutrientes.

 

Então vim a constatar o facto de que não tinha Nitrato NENHUM! no aqua, assim como Fosfato.

 

Fiz a limpeza, corrigi então a falta de nutrientes ( com uma produtos q comprei num fornecedor de laboratórios -Nitrato de potássio, cloreto de potássio e fosfato de potássio. Fiz a diluição segundo um colega aqui do forum ) e fiz o tratamento de 3 dias com o esha 2000, reduzi a quantidade de luz, e o nr de horas para 6.

 

Já passaram 5 dias, e não vejo sinais delas regressarem, agora a ver vamos.

 

Tenho mantido o valor dos nitratos e do fosfato dentro do recomendado.

 

Abraços

Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update: ao fim de 2 semanas voltaram....

 

ja troquei a lampada de 2800k ( vi algures num forum do UK, q a cor da luz poderá ter influencia no crescimento) para uma de 6500k.

aumentei o ntratos ligeiramente ( para cerca de 10 ppm )

aumentei a circulação de água.

 

Agora vou ver o resultado...

 

Se tiverem alguma ideia a acrescentar, força ai :)

 

Abraços

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update: ao fim de 2 semanas voltaram....

 

ja troquei a lampada de 2800k ( vi algures num forum do UK, q a cor da luz poderá ter influencia no crescimento) para uma de 6500k.

aumentei o ntratos ligeiramente ( para cerca de 10 ppm )

aumentei a circulação de água.

 

Agora vou ver o resultado...

 

Se tiverem alguma ideia a acrescentar, força ai :)

 

Abraços

boas,

não sei se já venceste a luta com as cianobacterias, espero que sim...

 

Realmente 2800k é um espectro nada recomendado para as plantas. Há uma grande radiação que não é absorvida pelas mesmas.

Para mim, 6500k é o minimo.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

não sei se já venceste a luta com as cianobacterias, espero que sim...

 

Realmente 2800k é um espectro nada recomendado para as plantas. Há uma grande radiação que não é absorvida pelas mesmas.

Para mim, 6500k é o minimo.

 

abraço

 

Boas,

 

As ciano, ainda chateam... ja tenho o NO3 a 30ppm a ver se elas se vão de vez, este fim de semana limpei td, aspirei o maximo que pude, agora vamos ver. está dificil.

 

Actualmente, a lampada dos 2800k tem exactamente os comprimentos de onda q as plantas querem, nos vermelhos e azuis ( mais vermelhos ) é uma flora glo, as plantas fartam-se de crescer, mas para cima, o que nao quero q aconteça com a cuba, mas isso é outra história :)

 

Mas penso que as ciano desenvolvem-se mais com a 6500k do que com esta...

só para dar a entender, tenho 1 flora glo 2800k, 1 power glo 18000 e uma tira de led 14w 6500k, estou a espera de mais 3 tiras de led iguais. Neste momento a de 2800, esta fora. tenho 6500k em vez da outra.

 

vou manter a de 6500k mais uma semana ou 2 a ver, e depois se continuarem a crescer, vou mudar... Tentativa e erro...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Update: passadas umas semanas valentes e sem conseguir tomar conta das ciano, rendi-me a Eritromicina.

 

Consegui arranjar através de uma pessoa, fiz o tratamento por 4 dias. pq ao fim de 24h, não notava absolutamente nada ( devo ter dado a menos ) depois nos outros dias desfiz 1 comp e pimba la pra dentro, ao fim de 48h ja se notava qq coisa, mas so ao fim de 72h é q notei alguma melhoria significativa, mas continuei por mais um dia para evitar o reaparecimento.

 

Isto foi feito no dia de Natal, e por enquanto, não vejo vestígios de voltarem, embora tenha ficado com marcas da asfixia numas plantas, de resto nada se nota.

 

apliquei um comp de 500mg para um aqua de 200L brutos.

 

Não tive qualquer tipo de baixa, alias, o aquário ficou melhor do que estava :P andava com a agua turva desde a montagem, e ja tinha metido mais um ecco pro 300 e um filtro interno de 400L/h e nada. E depois do antibiótico, melhorou bastante, a agua agora está impecável :P

 

Espero ajudar futuras "vitimas" das ciano... qd nada mais funciona, Eritomicina pra cima :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais