Substituição matérias filtrantes


Recommended Posts

Bom dia,

 

Tenho andado a ler os tópicos que por aqui há respeitantes a este assunto, mas fiquei um pouco confuso no que diz respeito à periodicidade da substituição das matérias filtrantes em filtros com o Heim 2217 ou outros modelos.

Há algum limite de tempo em que as cerâmicas e mesmo as esponjas devem de ser substituídas? Pode este período variar de acordo com a quantidade de cerâmicas diferentes e com o litragem de filtragem do aquário?

A minha ideia é de que seria sensivelmente anualmente, mas dado o custo das mesmas, pode esse período ser aumentado?

 

Cumprimentos,

João Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

da experiência que tenho, a periodicidade da substituição depende de vários fatores.

as cerâmicas da filtragem mecânica, dificilmente ficam degradadas ao ponto de terem de ser substituídas. podem ser limpas com agua do aquario pra retirar algum lixo maior, mas de resto aguentam anos.

a matéria filtrante biológica (substrat pro no caso do eheim) também aguenta muito tempo (anos), exceto no caso de haver problemas com algas. o que acontece é que as esponjas permitem que as algas mais pequenas passem na mesma e se alojem na matéria filtrante biológica, ocupando espaço que devia ser para as bactérias, perdendo alguma da sua eficiência.

 

eu costumo trocar a matéria filtrante biológica a cada 2 ou 3 anos, mas se calhar aguentavam mais. é uma medida mais preventiva.

e convém trocar aos poucos. eu troco tipo um terço ou um quarto, deixo ficar 1 mês ou dois, para as bactérias colonizarem e vou trocando o resto.

para impedir que se misturem ponho meia esponja das finas (brancas) entre a matéria antiga e a nova.

 

já as esponjas, isso sim vou trocando com alguma regularidade. as brancas (finas), troco de 6 em 6 meses. e a azul apenas uma vez por ano.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, e concordo com a parte das matérias filtrantes mecânicas, visto serem de plástico e têm sido suficiente lavar.

Em relação às biológicas é que tinha ideia que seria períodos de tempo mais curtos, entre as substituições faseadas das mesmas!

 

Obrigado e venham mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais